Cartilha "Educação não é MERCADORIA!"

Page 16

UNE NA LUTA: estatização DAS UNIVERSIDADES PRIVADAS DESCREDENCIADAS A proposta da UNE é criar um amparo legal para que a estatização seja regra, a partir do momento em que uma instituição privada entre em colapso. O objetivo é absorver professores, funcionários e alunos na compreensão de que educação é um direito, não uma simples mercadoria.

O descredenciamento de duas grandes e tradicionais instituições de ensino do Rio de Janeiro, a Gama Filho e a Universidade da Cidade (UniverCidade), realizado pelo MEC no mês de janeiro de 2014, traz à tona novamente o cenário caótico em que se encontra a educação no ensino superior privado no País, responsável por “atender” a mais de 65% dos estudantes brasileiros. Enfrentar o sucateamento do ensino superior exige clareza da trajetória da educação brasileira e das forças que, hoje, encontram-se em disputa. As lutas históricas da União Nacional dos

Estudantes apontam que as políticas educacionais sempre estiveram ligadas a um projeto de nação. Para seguir esse projeto, é necessário regulamentar o ensino privado. O descredenciamento das instituições do Rio de Janeiro foi a resposta amarga à total falta de regulamentação do ensino privado. Enquanto isso, outras universidades podem entrar em colapso. Outros sonhos podem ser interrompidos por falta de estrutura e excesso de descaso. O que fazer diante desse dilema? A UNE defende a estatização das universidades descredenciadas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.