Jornal Imprensa ABC - Edição 646

Page 1

Governo oferece mais de 1,7 mil vagas em cursos na RM de S. Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está com inscrições abertas para mais de 1,7 mil vagas em 25 opções de cursos gratuitos para a qualificação profissional de jovens

nas áreas Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação na Região Metropolitana de São Paulo.

Os cursos foram desenvolvidos para

atender às demandas atuais do mundo do trabalho e aos interesses daqueles que buscam qualificação para o primeiro emprego. No Grande ABC as vagas são para os municípios de Mauá (160), Santo

André (100), São Bernardo do Campo (155) e São Caetano do Sul (175). Os curscos estão disponíveis e outras 11 cidades da Grande SP.

Jovens entre 14 e 24 anos com en-

sino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio de escolas estaduais e de Etecs. Página 2

Santo André mapeia todas as ruas e avenidas para melhorar a acessibilidade

Uma pesquisa de campo em mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas estão sendo feitas em Santo André para realizar um diagnóstico preciso do sistema viário, corredores de transporte público, trechos que integram a malha cicloviária e grandes áreas de concentração de pessoas. Esse estudo vai balizar ações de curto, médio e longo prazo

Projeto prevê isenção de IR para mulheres vítimas de violência

VEÍCULOS com equipamento especial irão fotografar e mapear mais de 200 quilômetros de ruas

Morando tem garantia dos investimentos da Sabesp em parceria com São Bernardo

Em reunião com o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, acompanhado de executivos da empresa, o prefeito de São Bernardo - Orlando Morando obteve a garantia da manutenção dos robustos investimentos a projetos conjuntos da empresa com o município.

A reunião tratou das perspectivas da nova gestão à frente da Sabesp e de futuros projetos; - visto que o município de São Bernardo está entre as maiores clientes da Sabesp, bem como uma série de projetos segue em andamento graças a parcerias firmadas entre a Prefeitura e a companhia. Página 2

Projeto proíbe condenados por violência contra mulher de exercer cargo público

O Projeto 539/23 a ser encaminhado para as comissões da Câmara, proíbe condenados por praticar violência con-

tra a mulher de participar de concursos públicos e de exercer funções de confiança na administração pública. Pág. 3

para que os equipamentos de acessibilidade existentes sejam analisados ou mesmo instalados em vias deficitárias. Para a realização deste trabalho, o consórcio vencedor do processo licitatório utiliza um veículo instrumentado com uso de câmeras e GPS, que permitem verificar as condições das vias por onde passa. Página 4 Página 2

Mauá reforça a sinalização noturna em 17 cruzamentos

O maior programa de investimentos para modernização da cidade que uma administração de Mauá conseguiu fazer (500 milhões de reais), já está dando frutos. O prefeito Marcelo Oliveira agora esta modernizando os semáforos e melhorando o trânsito da cidade. Página 4

SP ganha lei de apoio no trabalho para pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência que vivem no Estado de São Paulo passarão a contar com uma série de novas ações

e incentivos para acesso e permanência no emprego. Foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas a Lei 17.645/

2023, que institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio voltada a esse público. Página 3

Palmeiras

ENTREVISTA DA SEMANA
GEOVANE Correa fala de seu primeiro mandato como vereador em Mauá, sua eleição para presidente do Legislativo, sua amizade com o prefeito Marcelo Oliveira e da controversa pesquisa eleitoral realizada recentemente na cidade. Página 3
Página 4 Página 2
5
Página
Microchipagem de cães e gatos para adoção, já está disponível em Mauá
e São Bernardo abrem as quartas de final do Paulistão neste sábado no Allianz Parque
Comitiva de Diadema vai a Brasília em busca de investimentos e reune-se com ministro

Governo do Estado oferece mais de 1,7 mil vagas em cursos na RM de São Paulo

São 25 opções para jovens acima de 14 a 24 anos que buscam qualificação para o primeiro emprego

Projeto prevê isenção de IR para mulheres vítimas de violência

O deputado Marcos Pollon vai despachar para análise das comissões da Câmara, seu Projeto de Lei 955/23 que determina a isenção do Imposto de Renda (IR) para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos termos da Lei Maria da Penha. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 7.713/88, que trata do IR.

“Uma vez que o Estado não conseguiu cumprir sua obrigação de manter a população segura, em especial as mulheres em ambiente doméstico e familiar, não poderá exigir da cidadã qualquer prestação pecuniária sobre rendimentos”, diz o deputado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está com inscrições abertas para mais de 1,7 mil vagas em 25 opções de cursos gratuitos para a qualificação profissional de jovens nas áreas Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, Tecnologia da Informação e Comunicação na Região Metropolitana de São Paulo. Os cursos foram desenvolvidos para atender às demandas atuais do mundo do trabalho e aos interesses daqueles que buscam qualificação para o primeiro emprego. As vagas são para os municípios de Barueri (50), Cotia (185), Diadema (75), Franco da Rocha (50), Itapevi (20), Mairiporã (40), Mauá (160), Mogi das Cruzes (225), Osasco (200), Pirapora do Bom Jesus (30), Santana de Parnaíba (140), Santo André (100), São Bernardo do Campo (155), São Caetano do Sul (175) e Suzano (100).

Jovens entre 14 e 24 anos com ensino fundamental completo estão aptos a participar. O programa prioriza estudantes matriculados no ensino médio de escolas estaduais e de Etecs. Os cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizados ao longo de quatro meses no formato presencial, com aulas na

unidade de ensino escolhida. As inscrições vão até o dia 13 de março e o estudante não precisa realizar processo seletivo. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site Novotec , fazer um cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis.

A comunicação com os inscritos será feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site. As aulas têm previsão de início no dia 3 de abril. Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual ainda terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso. Para receber a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários-mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares. O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.

Vereador Marcel Munhoz é autor de projeto de lei que autoriza a criação da Casa da Mulher no município

O “Dia Internacional da Mulher”, foi comemorado no dia 08/03 e nos remete às lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, salários dignos, direito ao voto, dentre tantas outras coisas.

O tema merece destaque e junto a ele, às questões relacionadas a segurança das mulheres.

Segundo o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Datafolha, nos últimos 12 meses, cerca de 18,6 milhões das mulheres relataram algum tipo de violência ou agressão.

O vereador destaca que, apesar do contentamento em ver as diversas conquistas das mulheres desde suas primeiras batalhas até os dias atuais, muito se faz necessário, como mais espaço, mais proteção e mais empenho da sociedade como um todo.

“Há um grande avanço no poder feminino em todo o Brasil e no mundo, mas, mesmo assim, não devemos deixar de nos mobilizar para que esse cenário fique cada vez mais consolidado. Um aspecto que me preocupa e está em pauta no trabalho como legislador, é à violência contra a mulher, que segue presente em nosso dia a dia”, comenta o parlamentar.

Marcel é autor de projeto de lei que autoriza a criação da Casa da Mulher em São Caetano do Sul, equipa-

mento público municipal que poderá prestar atendimento às mulheres vítimas de violência, celebrar convênio com órgãos de segurança e contar com profissional de saúde e de assistência social.

Professor Jander propõe Moção de Apoio à Diocese pela solidariedade

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou uma Moção de Apoio em homenagem à Diocese de Santo André na pessoa do Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em reconheci-mento aos esforços empreendidos pela instituição no âmbito da Campanha da Fraternidade de 2023, cujo lema é “Dailhes vós mesmos de comer”.

A iniciativa partiu do Vereador Professor Jander, que reconheceu o compromisso da Diocese em fomentar o engajamento social, incentivando a participação de fiéis e demais cidadãos em ações solidárias de apoio àqueles que mais necessitam, sobretudo diante do cenário de pós-pandemia que afeta todo o país na questão da fome.

A Campanha da Fraternidade de 2023 reforça a importância do amor ao próximo e da solidariedade como valores fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. A Moção de Apoio da Câmara Municipal de São Caetano do Sul representa um reconhecimento aos esforços da Diocese de Santo André e do Reverendíssimo Senhor Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini em prol desse ideal.

Professor Jander ao lado de sua mãe (já falecida)

Câmaras em Destaque

Confira as 25 opções de cursos:

Administração de Redes Linux Administração de Redes Windows Ajudante de Logística Aprenda a Programar em C# Auxiliar de Vendas Computação em Nuvem Criação de Aplicativos Criação de Sites com Mkt Digital Criação de Sites e Plataformas Digitais Desenho no AutoCAD Desenvolvimento de E-commerce Desenvolvimento de Software para web e celular Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário

Edição de Vídeo para Youtube

Excel Aplicado à Área Administrativa Gestão de Pequenos Negócios Introdução a Banco de Dados Introdução à Robótica Utilizando Arduino

Morando tem garantia dos investimentos da Sabesp em parceria com a cidade

Encontro do prefeito Orlando Morando com presidente da companhia renovou parcerias com a cidade

Em reunião com o diretor-presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), André Salcedo, acompanhado de executivos da empresa, o prefeito de São Bernardo - Orlando Morando obteve a garantia da manutenção de robustos investimentos a projetos conjuntos da empresa com a cidade. O encontro aconteceu no gabinete provisório de Morando, situado no Parque Chácara Silvestre, bairro Nova Petrópolis.

A reunião tratou das perspectivas da nova gestão à frente da Sabesp e de futuros projetos; - visto que o município de São Bernardo está entre as maiores clientes da Sabesp, bem como uma série de projetos segue em andamento na cidade, graças a parcerias firmadas entre a Prefeitura e a companhia.

“A Sabesp tem mantido relação de extrema harmonia com a Prefeitura, com fortes investimentos. Temos em São Bernardo o Pró-Billings, que vai remover os resíduos da região do Grande Alvarenga, todo o esgoto não tratado, e a limpeza do Rio Tietê, que afeta positivamente a cidade, além de outros convênios como no caso do Jardim das Oliveiras, do PósBalsa e do Alvarenguinha”, pontuou o prefeito Orlando Morando. “A companhia é importante para São Bernardo, estratégica não apenas para assegurar a universalização do

COMPROMISSO - reunião entre prefeito e representantes selaram a continuação dos acordos e investimentos na cidade saneamento básico, mas como parceira em investimentos. O encontro sela essa parceria.”

Engenheiro de formação, Salcedo endossou as palavras do prefeito, frisando que a Sabesp construiu “relação muito boa” com São Bernardo. “A conversa se deu para renovar os votos de parceria na cidade, e a gente possa planejar investimentos em benefício da população, no melhor interesse do município e da Sabesp. Temos compromisso de reforçar o relacionamento com as prefeituras, e essa reunião é parte da jornada, com transparência e priorização de investimentos em linha com o planejamento da Prefeitura

e, assim, coordenar a equipe para fazer o trabalho de forma eficiente essa alocação dos recursos.” O presidente da Sabesp elencou que a gestão da companhia possui compromisso de investimentos com a limpeza do Rio Tietê e da Represa Billings. “A Billings, certamente, é prioridade para nós também para que possamos, de fato, mudar a realidade das pessoas que moram no entorno, não só de São Bernardo, mas a Região Metropolitana de São Paulo. Afeta vários corpos hídricos do Estado. Estamos alinhados em termos de prioridades, o que inclui ainda a universalização do saneamento em São Bernardo.”

Serviço de Microchipagem de cães e gatos para adoção já está disponível em Mauá

65 animais receberam o dispositivo nos primeiros dias da implantação do serviço

por

Santo André Comunicação em alta A presidência da Câmara continua seu trabalho de encontros para melhorar a comunicação entre os departamentos visando buscar melhorias no trabalho e evitar dificuldades no dia a dia.

São Caetano do Sul Trabalho e Economia

Taiane Spinello da Comissão de Justiça e Redação, é a responsável por analisar a constitucionalidade e competência de todos os projetos que tramitam na casa, antes que sigam a votação em Plenário.

São Bernardo do Campo Emprego para Mulheres Feirão de Emprego exclusivo para ELAS em S. Bernardo e dan-do o primeiro passo para realizar seus sonhos profissionais. Danilo Lima ajudando a mudar a realidade das mulheres no mercado de trabalho.

Mauá Bombeiro Mirim Vereador Junior Getúlio esteve no Poliesportivo Celso Daniel para acompanhar um grupo de jovens que integram o projeto ‘Bombeiro Mirim’. Sob coordenação da Andreia Gobo Martimiano.

A Prefeitura de Mauá vem promovendo uma série de iniciativas em prol do bem-estar animal e agora o, passou a oferecer o serviço de microchipagem gratuita em pets da cidade, ação realizada no Centro de Proteção Animal Adoções (antiga Zoonoses) para a realização do procedimento em pets que estão no local e aguardam por um novo lar. Um total de 65 animais foram atendidos.

Agora, os cães e gatos disponíveis para adoção tanto no “Plantão Me Leva Para Casa”, aos sábados, quanto nas feiras mensais promovidas pela gestão, receberão o microchip. A medida tem papel fundamental nas iniciativas de políticas públicas para o controle desses animais.

O dispositivo eletrônico, do tamanho de um grão de arroz, é inserido debaixo da pele. Nele constam informações sobre o tutor e o animal. Os dados ajudam na identificação em caso de perda ou abandono do pet.

Moradores da cidade podem se cadastrar para que o microchip seja implantado em seu animal de estima-

MARCELO Oliveira acompanhou a instalação dos primeiros chips nos pets

ção. Para isso é necessário comparecer ao Centro de Proteção Animal levando os originais de RG, CPF e comprovante de residência. Depois, basta aguardar o chamado. O Centro de Proteção Animal fica

na Rua Almirante Tamandaré, 191, Vila Bocaina, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4512-7489.

IMPRENSA ABC - 11 de Março de 2023 - Página 2 cotidiano
Neci Lira e o Bispo Dom Pedro Introdução ao Desenv. em Java Jogos Digitais Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais Rotinas de Recursos Humanos Segurança Cibernética Fundamental Técnicas de Atendimento Tecnologia e Eletricidade Automotiva

Geovane Correa fala de seu mandato como presidente da Câmara de Mauá e da contraditória pesquisa eleitoral

Eleito em 2020, para o seu primeiro mandato como vereador pelo Partido dos Trabalhadores, Geovane Correa, assumiu neste ano, a presidência da Câmara de Vereadores de Mauá e a comandará no biênio 2023/2024, ano eleitoral importante para a

Jornal Imprensa ABC: Fale um pouco deste seu primeiro mandato como vereador e agora presidente?

Geovane Correa: Estou vereador em primeiro mandato, sempre estive ao lado do prefeito Marcelo Oliveira, venho de movimentos sindicais. Primeiramente vim conhecer o sistema e saber como funciona –porque o vereador tem um papel importante por ser um elo entre a população com o executivo e os secretários municipais procurando dar atenção e resolver os problemas pontuais. Nosso mandato tem como destaque a área social em parcerias com as ONGs e associações. Muitas vezes o poder público não tem como chegar a todos os lugares periféricos, aí entra o vereador.

Imprensa: O senhor tem algum projeto importante em parceria com o executivo na área social?

Geovane: Foi apresentado na Câmara neste mês de março, quando já estamos em nosso terceiro ano como vereador, um projeto especial que irá ser votado; o “Projeto Mais Solidário” que acontecerá sempre no mês de março, projeto de minha autoria, que busca pessoas que possam doar algo, ou alguma coisa e a pandemia nos ensinou a ser solidário com as pessoas. Qualquer tipo de doação serve roupas, sangue, alimentos e até “carinho”, porque a população está carente de tudo. Aí também entram as instituições não governamentais, para fazer este papel na periferia da cidade.

Imprensa: Como é sua relação hoje com o prefeito Marcelo Oliveira, depois de vários problemas causados pelo grande volume de águas que atingiu o município nas últimas semanas causando grandes transtornos a população da periferia?

Geovane: Nossa relação é bem próxima, conheço o prefeito bem antes da política o conheço na área de metalurgia, ele da GM e eu da Paranapanema, e nos conhecimentos nos movimentos sindicais. Daí ele se elegeu depois de três mandatos e se tornou prefeito. Uma pessoa que irá fazer muito pela cidade ainda, reconstruindo a cidade que estava praticamente abandonada pelos exprefeitos, principalmente o último prefeito. E quanto as catástrofes?

Nós pegamos o governo da cidade de Mauá, em dois momentos muitos críticos e distintos

cidade, comandada pelo prefeito Marcelo Oliveira. Geovane falou de seus planos e metas para este biênio, principalmente no que tange a área social que foi deixada de lado pelos ex-prefeitos nos últimos mandatos, o que não vem acontecendo agora.

- a pandemia da Covid-19 isso foi mundial a qual o prefeito Marcelo enfrentou com maestria durante os dois anos e a segunda, foi a catástrofe administração do ex-prefeito Atila Jacomussi, que depois de fazer uma desastrosa administração e ser preso pela Polícia Federal e a presença constante do Gaeco, os casos de dinheiro na panela de pressão. Mauá com todos os problemas que teve com a administração Atila, perdeu toda a credibilidade e não tinha crédito em lugar algum, porque foi um entra e sai de prefeitos durante todo o seu mandato, quando esteve preso por duas oportunidades pela Polícia Federal por desvio do dinheiro da Merenda Escolar, deixando nossas crianças sem alimentação e dinheiro do hospital de Campanha. A cidade ficou ao Deus dará. Marcelo com apoio da Câmara, deu a volta por cima e através de muito trabalho está fazendo um governo sério, e acima de tudo conseguiu investimentos que a cidade jamais

“Nós pegamos o governo da cidade de Mauá, em dois momentos muitos críticos e distintos - a pandemia da Covid-19 isso foi mundial a catástrofe administração do ex-prefeito Atila Jacomussi que foi preso por duas vezes pela Polícia Federal”

Vereador e Líder do governo Gilberto Costa

4ª Idade na cidade

Gilberto Costa, vereador e líder do prefeito, protocolou indicação nº 839/23, no último dia 27 de fevereiro, solicitando estudos visando à criação de um Hospital da Quarta Idade em São Caetano do Sul.

O município, no passado, preocupado com o elevado índice de crianças, priorizou o atendimento desta faixa etária criando o Hospital Infantil Márcia Braido, referência em questão de saúde tanto de pronto socorro como ambulatorial, de exames e até de internações.

No momento atual, os números apontam que a população de São Caetano do Sul envelheceu, tanto que é proporcionalmente a cidade com maior número de idosos das sete cidades do Grande ABC. Pelos números dos últimos estudos, para cada 100 crianças com menos de 14 anos, o município apresenta no quadro 166, 34 com idade acima de 60 anos.

Para o vereador, o Hospital da Quarta Idade se destinaria a atender

a população de São Caetano do Sul com idade superior a 80 anos, com médicos, além de especialistas em geriatria, neurologista e equipe multidisciplinar. Com a construção desse hospital, o Pronto Socorro Municipal ficaria menos sobrecarregado, e poderia atender a forte demanda em um tempo reduzido. Por outro lado, os idosos da quarta idade passariam a receber um atendimento mais objetivo em um tempo também bem mais curto. “A construção de um hospital para a Quarta Idade seria essencial em São Caetano do Sul, considerando que o percentual de idosos é grande e cresceu muito o número de pessoas com mais de 80 anos. Assim, essa parcela da população deve ter acesso a um tratamento que atenda às peculiaridades de sua faixa etária em nossa cidade, em nossa Saúde e pela nossa Prefeitura”, finaliza Gilberto Costa.

teve em toda a sua história. Várias obras estão em andamento em todo o município, como recapeamento em diversos bairros, obras de zeladoria e a chegada de novas empresas que viram a oportunidade de aqui se instalarem com o novo governo sério que foi estabelecido na prefeitura. Posso dizer que a casa está quase em ordem, depois da catástrofe, e aparece agora nas páginas de jornais com manchetes positivas e com crédito para fazer obras prioritárias e investimentos. Os frutos plantados pela administração com nosso apoio, estão aparecendo.

Imprensa: Essas transformações também serão de combate as enchentes que ocorreram nos últimos dias?

Geovane: A questão das chuvas que aconteceram em Mauá será combatida com a construção de piscinões ao lado do teatro municipal. Por falta de vazão para acabar com as enchentes; iniciando esta obra vai aumentar a vazão através das bocas de lobo no Centro. A catástrofe natural causou uma morte na cidade. Depois de conversado com o governador de São Paulo foi decretado estado de emergência na cidade por seis meses. O presidente Lula, também se solidarizou com a situação que se instalou em nossa cidade com as chuvas e está providenciando recursos para atender a todas as famílias atingidas através de ministros das cidades.

Imprensa: Quais os projetos de relevância poderiam ser votados na Câmara para amenizar o sofrimento da população no biênio 2023/24?

Geovane: O vereador não pode apresentar projeto que onere os cofres públicos do município, mas temos um projeto que todos estamos trabalhando juntos com a administração. Um projeto muito importante é para as mulheres, em comemoração do mês da mulher. É o projeto acolhedor para proteger as mulheres de agressões em conjunto com a Secretaria da Mulher. Não é uma casa acolhedora, por que em muitos casos as vítimas nem podem ficar na cidade – esse projeto a ser debatido no Legislativo destina um auxílio para a mulher se manter longe de seu agressor. Um dos projetos mais importantes na cidade, é permitir que o prefeito faça empréstimos para serviços de recapeamento em evidência, que já está em

andamento na cidade.

Imprensa: Como o senhor vê as pesquisas divulgadas recentemente que colocam o exprefeito como o favorito em 2024 depois de ter sido preso pela PF em duas oportunidades?

Geovane: Acho que está muito cedo para divulgar as pesquisas. As pesquisas na nossa visão, andando pela cidade, - porque nosso mandato está nas ruas e nos bairros trabalhando e não reflete em nada os números apresentados, é bem diferente.

Imprensa: A pesquisa pode ter sido direcionada?

Geovane: Sim, pode. São vários fatores que fazem uma pesquisa. Sendo que depende de onde foram feitas as pesquisas, quantas pessoas foram ouvidas, em quais bairros, com quem, qual direcionamento e principalmente quem a contratou e qual o intuito – só interessa a pesquisa a quem encomendou. A pesquisa não condiz em nada na administração.

Eu quero acreditar que a população de Mauá não quer de volta um prefeito que tirou merenda escolar da boca de nossas crianças, foi preso duas vezes pela Polícia Federal, desviou dinheiro do Hospital de Campanha que foi instalado no Paço Municipal durante a pandemia prejudicando a população além de esconder dinheiro em panelas – que foi apreendido em sua casa.

Essa pesquisa não nos preocupa é muito contraditória no atual momento e só beneficia quem a contratou. “Tanto que não se elegeu”.

Considerações finais Eu quero dizer que estamos tranquilos em

nosso mandato e fazendo um diálogo muito aberto e importante com todos os vereadores e o prefeito. Um diálogo independente de partidos políticos, - por que quando nos propusemos a estar como vereador e agora presidente do Legislativo, foi para trabalhar em prol da cidade e de sua população, acima de qualquer coisa.

“Eu quero acreditar que a população de Mauá não quer de volta um prefeito que tirou merenda escolar da boca de nossas crianças e pego com dinheiro público em panelas”

São Paulo ganha lei de apoio no trabalho para pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência que vivem no Estado de São Paulo passarão a contar com uma série de novas ações e incentivos para acesso e permanência no emprego. Foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas a Lei 17.645/2023, que institui a Política Estadual de Trabalho com Apoio voltada a esse público. A nova legislação foi publicada na quartafeira (8) no Diário Oficial.

Nova legislação estadual proposta visa ampliar as condições de acesso e permanência no emprego as oportunidades de empregabilidade para as pessoas com limitações permanentes ou duradouras. A ideia geral, por meio dessa política, é intensificar a inclusão nesses espaços e promover condições dignas para o desempenho das atividades.

Aprovada pela Assembleia Legislativa, a proposta é do deputado estadual Teonilio Barba (PT) e tem o objetivo de ampliar as condições e

A legislação A Política Estadual de Trabalho com Apoio para Pessoas com Deficiência prevê uma nova metodologia para que as empresas e instituições empregadoras tenham um plano personalizado e, assim, pessoas com de-

Projeto proíbe condenados por violência contra mulher de exercer cargo público

Conforme a proposta, proibição será consequência automática da condenação, independentemente de ser mencionada na sentença

O Projeto de Lei 539/23 a ser encaminhado para as comissões da Câmara, proíbe condenados por praticar violência contra a mulher de participar de concursos públicos e de exercer funções de confiança ou cargos em comissão na administração pública. A proposta, que altera o Código Penal, está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

O texto ainda estabelece que a proibição é uma consequência automática da condenação, independentemente de ser mencionada na sentença.

“O objetivo é aperfeiçoar a legislação vigente para impedir o ingresso, no serviço público, de agressores de mulheres, fazendo com que os condenados por crimes envolvendo violência contra a mulher fiquem impedidos de prestar concursos públicos e de exercerem cargos e funções na administração pública”, explica o autor da proposta, deputado Bebeto. Fonte: Agência Câmara

ficiências de diferentes naturezas possam se adaptar ao dia a dia no emprego. Também prevê suporte a essas pessoas, para que consigam buscar uma oportunidade de trabalho condizente com suas capacidades.

A nova legislação prevê a realização de serviços de mediação para que tanto instituições empregadoras quanto as próprias pessoas com deficiência possam se adaptar, com objetivo de que haja a manutenção desses empregos. A ideia é que, com isso, funcionários com deficiência possam ser capacitados,

levando em consideração suas características particulares. Ainda de acordo com a lei, todas a pessoas com deficiência podem se manter no mercado de trabalho, desde que recebam os devidos apoios. Além disso, o documento estabelece que sejam oferecidos remuneração e benefícios iguais aos demais colegas que desempenham a mesma função. Isso vale também para profissionais autônomos e empreendedores, que poderão receber capacitação para que consigam ser competitivos no mercado.

Consórcio Grande ABC e UFABC articulam novas parcerias

Secretário-executivo Mário Reali visitou a reitoria da instituição de ensino e se colocou à disposição para o desenvolvimento de projetos voltados à região

O reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus, recebeu, representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para debater novas parcerias e projetos voltados para a região.

Representaram a entidade regional realizado na reitoria da instituição de ensino, o secretário executivo Mário Reali e o diretor de Programas e Projetos Vitor Hugo Rossini.

Na reunião, Reali ressaltou a importância de o Consórcio ABC e a UFABC desenvolverem em conjunto projetos que beneficiem a região. Dácio Matheus da UFABC resgatou o histórico do trabalho já realizado pela instituição de ensino e pelo órgão intermunicipal, incluindo a elaboração de planos regionais, e destacou que a parceria é fundamental para desenvolver políticas públicas na região.

cotidiano IMPRENSA ABC - 11 de Março de 2023 - Página 3 ENTREVIST ENTREVISTA A A
defende a construção de um Hospital para a

Prefeitura mapeia Santo André para melhorar acessibilidade em todas as ruas e avenidas

Ação, que integra uma das ações do Plano de Mobilidade Segura e Inclusiva, prevê pesquisa de campo em mais de 200 quilômetros de vias

Uma pesquisa de campo em mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas estão sendo feitas em Santo

André para realizar um diagnóstico preciso do sistema viário, corredores de transporte público, trechos que integram a malha cicloviária e grandes áreas de concentração de pessoas. Esse estudo vai balizar ações de curto, médio e longo prazo para que os equipamentos de acessibilidade existentes sejam analisados ou mesmo instalados em vias deficitárias.

Para a realização deste trabalho, o consórcio vencedor do processo licitatório utiliza um veículo instrumentado com uso de câmeras e GPS, que permitem verificar as condições das vias por onde passa. Estes equipamentos capturam fotos do trajeto de forma automática em intervalos de tempo e de distância, que possibilitem a análise da malha viária como um todo.

O trabalho de pesquisa de campo vai percorrer locais estratégicos, como as proximidades de equipamentos públicos municipais que prestam serviços de atendimento a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A análise espera abranger diversos grupos de pessoas com mobilidade reduzida, com dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, incluindo idosos, gestantes, lactantes, pessoa com criança de colo ou obesos.

EQUIPAMENTOS que capturam fotos do trajeto de forma automática foram instalados nos veículos

Entre as vias analisadas estão as que são consideradas polos geradores de tráfego, com grandes quantidades de viagens, como regiões de hospitais, instituições de ensino e supermercados. Além dessas, serão percorridos trechos próximos aos modais de transporte, como Terminal Vila Luzita, Estação Prefeito Celso Daniel, Prefeito Saladino e Utinga.

De maneira colaborativa, o Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva (PMSI) está em construção e conta com a participação da população neste processo. O endereço da página é https://pmsi-santoandre.com/ O plano tem objetivos centrais bem definidos e será uma importante ferramenta de planejamento das políticas públicas de segurança

cultura

Exposição "O vazio abarcado" chega em São Caetano

A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul recebe a exposição “O vazio abarcado”, de Aline Moreno e Jeff Barbato. A abertura será neste sábado (11), a partir das 14h, na Pinacoteca Municipal (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula). A exposição fica em cartaz de 13 de março a 7 de junho: visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

e de acentuada transição, ambas atravessadas pela linha férrea Sorocabana, considerada historicamente uma região de passagens, rasgos e transitoriedades. Aline tem o foco na criação e apropriação de paisagens e Jeff na criação de percursos a partir de fissuras, buracos, feridas e cicatrizes.

viária de Santo André, estabelecendo um sistema de mobilidade seguro e inclusivo.

O site conta também com informações importantes sobre o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Santo André, que está em andamento e é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Tem início das aulas da UniSênior, para 160 alunos acima de 50 anos

O prefeito José Auricchio Júnior, participou da abertura da UniSênior, do Fundo de Apoio à Universidade Municipal de São Caetano do Sul, para 160 alunos acima de 50 anos.

São Caetano tem duas universidades voltadas especificamente aos idosos. Além, da UniSênior, que é paga, a cidade também conta com a UniMais, gratuita e exclusiva para moradores da cidade. Mais de 2 mil pessoas já passaram pela UniMais e 4 mil pela UniSênior.

“É um orgulho enorme termos em São Caetano duas universidades voltadas especificamente para a terceira idade. Podemos dizer que a UniSênior é a pós-graduação de quem se formou na UniMais”, afirmou.

Comitiva de Diadema vai a Brasília em busca de investimentos

prefeito José Auricchio

A curadoria é do jornalista e poeta Jurandy Valença, diretor da biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A atividade em São Caetano tem o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória. O projeto conta com recursos do ProAC - Programa de Ação Cultural São Paulo.

As obras expostas, em sua grande maioria, foram produzidas especificamente para a exposição, entre 2021 e 2022, no intuito de propor reflexões acerca do envolvimento dos artistas com os municípios de Campinas e de Sorocaba (SP). Para a edição em São Caetano, foram inseridas novas obras, incluindo trabalhos expostos nas paredes.

A pesquisa de Aline e de Jeff para o projeto passa por regiões geograficamente acidentadas, com elevações

"Ambos discutem a representação da natureza, da paisagem por meio de operações poético-visuais que remetem à cartografia. Mas não aquela que entendemos como a representação geométrica plana, simplificada e convencional da superfície terrestre ou de parte dela. Eles, de certa maneira, exibem - cada um ao seu modo - um trompe l’oeil, expressão francesa e um recurso técnico-artístico empregado com a finalidade de criar uma ilusão de ótica”, diz o curador Jurandy Valença.

A Pinacoteca de São Caetano foi inaugurada em 2002, integrando a estrutura da Fundação Pró-Memória. Teve como proposta inicial abrigar uma coleção de arte premiada nos Salões de Arte Contemporânea que ocorreram no município entre 1967 e 1980. Hoje é considerada equipamento público de referência entre os espaços culturais do Grande ABC.

Grupo Namakaca encena três peças no Sesc Santo André

A UniSênior é o projeto do FAU SCS para a Unatis (Universidade Aberta à Terceira Idade), que é um programa amplamente implantado nas instituições de Ensino Superior, com objetivo de descrever o panorama dos programas que têm como foco a inserção da pessoa idosa.

Mauá reforça a sinalização noturna em 17 cruzamentos

Em parceria com o Detran foram instaladas luminárias em faixas de pedestres

Secretários municipais e a prefeita interina de Diadema desembarcaram em Brasília para apresentação, a vários ministérios, de projetos estruturantes para a cidade. Um dos mais relevantes foi a solicitação de investimento federal para construção do novo hospital municipal.

A prefeita Patty Ferreira, o secretário de Governo, Dheison Renan, e a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, realizaram diversas agendas na Esplanada dos Ministérios.

O protocolo de aporte federal para o novo hospital foi feito junto ao Ministério das Relações Institucionais. O novo hospital, que está em fase de projeto executivo, será construído onde hoje funciona o Paço Municipal, na Rua Almirante Barroso, e integra plano amplo de reformulação do sistema de saúde em Diadema, que terá três novas Unidades de

Pronto Atendimento, um novo Pronto Socorro e um Hospital de Urgências. Outro pedido de recursos da União foi feito junto ao Ministério da Educação para a construção da segunda unidade do Quarteirão da Educação. O primeiro prédio está em fase de construção no Jardim Promissão, na Rua Pau do Café, com investimentos municipais. O Quarteirão da Educação será um conglomerado que inclui de salas de aula e estruturas para a educação infantil, berçários e creche em tempo integral, ampliação das salas para Ensino Fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de equipamentos como quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de biblioteca, oficinas culturais, teatro e cineteatro.

MODERNIZAÇÃO da malha viária da cidade e melhorar o trânsito

Dentro do programa de investimentos para modernização da cidade. O prefeito Marcelo Oliveira agora que modernizar os semáforos e melhor o trânsito da cidade, principalmente os acessos mais problemáticos.

Com esse objetivo, estão sendo instaladas várias luminárias nas faixas de pedestres, medida que deve dar mais segurança a mo-

toristas e transeuntes. A iniciativa conta com o apoio do Programa Respeito à Vida, do Detran-SP e do governo estadual. São cerca de 30 luminárias em led, espalhadas por 17 cruzamentos em pontos de grande circulação de pessoas e veículos. O facho de luz é direcionado para a faixa de pedestres, melhorando a visibilidade no período noturno.

Durante o mês de março, o premiado Grupo Namacaka se apresenta no Sesc Santo André com três espetáculos. Sempre aos sábados, às 16h, este mês a mostra reúne duas peças e um cabaré circense com convidados especiais para divertir adultos e crianças. Formado pelos artistas circenses Cafi Otta, Du Circo e Montanha Carvalho, o grupo - criado em 2004 - tem a proposta de ampliar, contribuir e preservar os horizontes da linguagem do palhaço e das artes do circo.

Confira a programação: Quebrando a bacia Dia 11/3, sábado, 16h O palhaço, multiartista Montanha Carvalho, integrante do Grupo Namakaca, com mais de 16 anos de carreira no circo, lança seu primeiro espetáculo solo. A peça conta, em 50 minutos, a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia a dia do nosso herói. Atrás das cortinas do circo, o personagem transita por vários tipos do imaginário do circo: malabarista, palhaço, mágico, tudo terminando sempre em grande confusão. Para não irritar o bravo dono do circo, e na tentativa de melhorar de vida, Slivinski se arrisca no picadeiro, para realizar uma antiga performance da família, o inimitável número das bacias chechenas. O espetáculo é permeado pelo constante improviso, convidando o público a aventurarse em uma vivência intensa e comovedora.

Zé Preguiça Dia 18/3, sábado, 16h Com palhaçadas, malabaris-

mos e contação de história, o Grupo Namakaca narra as peripécias de Zé Preguiça - um camponês indolente que, ao ser forçado a trabalhar, se envolve em uma série de trapalhadas e situações inusitadas. A peça infantil é uma infiel adaptação de Lazy Jack, conto folclórico britânico que imortalizou a figura arquetípica do preguiçoso presente em diversas culturas, inclusive no Brasil, onde o escritor Monteiro Lobato criou o emblemático Jeca Tatu, baseado nos caboclos sossegados do interior paulista. Assim é Zé Preguiça, um humilde camponê s, que, apesar de considerado preguiçoso, demonstra inúmeras habilidades e, ao final, recebe uma inesperada recompensa. Cabaré Namakaca Dia 25/3, sábado, 16h O Grupo Namakaca convida artistas e parceiras de trabalho que tem seus números solos ou em dupla, para dar protagonismo ao feminino no circo. Desta forma, dividem o picadeiro com Ju Lazzari, acrobata e atiradora de facas, fundadora da Cia. Casca de Nós; Natalia Presser, acrobata e aerelista, fundadora da Cia. do Polvo, e Cintya Rodrigues, integrante do espetáculo Dual. O formato do Cabaré permite a interação de linguagens, onde os artistas do grupo Namakaca são os apresentadores e podem também ser parceiros nos números das convidadas e vice-versa.

O Sesc Santo André fica na Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar, Santo André. Tel. 4469-1200. www.sesc.org.br. Estacionamento R$ 5,00 a primeira hora e R$ 1,50 por hora adicional [Credencial Plena] mediante apresentação de Credencial Plena. R$10,00 a primeira hora e R$ 2,50 por hora adicional [outros].

cotidiano IMPRENSA ABC - 11 de Março de 2023 - Página 4
AULA inaugural da UniSênior - tem presença do

Palmeiras e São Bernardo abrem as quartas de final neste sábado

Corinthians x Ituano e Red Bull Bragantino x Botafogo jogam domingo, enquanto São Paulo x Água Santa na segunda

As datas, horários e locais das quartas de final do Paulistão Sicredi 2023 foram definidas após reunião virtual do Conselho Técnico na última segunda-feira (6).

Donos das melhores campanhas, Palmeiras e São Bernardo abrem os confrontos neste sábado (11), às 19h, no Allianz Parque com transmissão do YouTube, Premiere e Paulistão Play.

No domingo, às 16h, o Corinthians recebe o Ituano na Neo Química Arena com transmissão da TV Record, do Premiere e Paulistão Play.

Mais tarde, às 19h30, Red Bull Bragantino e Botafogo se enfrentam em Bragança Paulista, no estádio Nabi Abi Chedid, com transmissão do Premiere e Paulistão Play.

Encerrando os confrontos, o São

Paulo recebe o Água Santa na segunda-feira, às 20h, no Allianz Parque. A partida terá transmissão exclusiva da TNT no HBO Max.

Confira os jogos: Sábado, 11 de março, 19h

Allianz Parque

Palmeiras x São Bernardo

Domingo, 12 de março, 16h Neo Química Arena Corinthians x Ituano

19h30 - Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista

Red Bull Bragantino x Botafogo

Segunda-feira, 13 de março, 20h

Allianz Parque São Paulo x Água Santa

Classificação 1ª fase - Paulistão Sicredi

São Caetano briga contra rebaixamento na A2 neste sábado

LIGA DE BASQUETE FEMININO

Santo André se impõe sobre Unisociesc/Blumenau

A 15ª e última rodada do Campeonato PaulistaSérie A2 2023 tem início no fim de semana, com o encerramento da primeira fase e definição dos dois clubes rebaixados da competição. Na briga pela fuga do rebaixamento, três times ainda tem possibilidades de decréscimo: São Caetano, Lemense e Monte Azul, todos com chance de permanência. Na rodada, os dois últimos colocados se enfrentam para decidir um dos rebaixados. Nenhum time sofreu decréscimo com rodada de antecedência.

Pela A3, EC São Bernardo perde para o Barretos

nas de uma empate entre os dois rivais para permanecer. Mesmo que perca, em empate do Monte Azul, o Azulão permaneceria por número de vitórias. No desempate com Lemense, São Caetano permaneceria pelo saldo, já que tem oito negativo, enquanto Lemense 17. No caso de vitória de um dos times, o Azulão seria automaticamente rebaixado.

Classificação Série A2

GLENDA arremessa para dois pontos cestinha da noite

O Santo André mostrou força para conquistar a vitória fora de casa na estreia pela LBF 2023. No ginásio Galegão, em Blumenau (SC), o clube paulista imprimiu seu ritmo pra vencer o Unisociesc/Blumenau por 62 a 45.

A ala/pivô Glenda foi a maior anotadora do jogo, com 16 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 24 de eficiência que lhe renderam o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida. A armadora Lays distribuiu 12 assistências e esteve perto de um triplo-duplo, terminando com 9 pontos e 8 rebotes. A ala Tassia, que reestreou com a camisa andreense após sete anos, teve 14 pontos (com 4 bolas de três) e 6 rebotes.

Em uma noite para esquecer, o

Unisociesc/Blumenau converteu apenas uma bola do perímetro, terminando a estatística com apenas 3% de aproveitamento (1 em 26).

Leila foi a única a pontuar em dígitos duplos, com 14 pontos e 7 assistências. A boa notícia para a equipe foi o retorno da capitã Mariana, que ficou quase um ano parada por conta da lesão no joelho direto sofrida na estreia da LBF 2022. A ala teve 4 pontos e 6 rebotes. Na próxima sexta-feira (17) às 19h30, a AD Santo André estreia em casa contra a Sodiê Mesquita, no ginásio Laís Elena, no ABC paulista, enquanto o Unisociesc/Blumenau visita no domingo (19) às 17h, o SESI Araraquara.

Na 14ª colocação, São Caetano é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 12 pontos conquistados, e depende apenas de si próprio para permanecer na primeira divisão. Com vantagem de um ponto em relação a zona, o Azulão precisa de apenas uma vitória simples em seu jogo contra o Linense, neste sábado (11), às 15 horas, em jogo fora de casa no Gilbertão. Caso vença a partida, Lemense e Monte azul serão os rebaixados independentemente de seus resultados. Em caso de empate ou derrota, o clube do ABC paulista precisa ape-

Matheus Costa crê em título do Santo André na Taça Independência

Treinador também pensa no futuro e discute com a diretoria a contratação de reforços para o Brasileiro da Série D

Na primeira rodada da Taça Independência, sábado (11), o Santo André recebe a Inter de Limeira às 16h em jogo marcado para o Estádio Bruno José Daniel na competição que assumiu o lugar do Troféu do Interior e tem ainda Guarani, Portuguesa e Mirassol. O vencedor do torneio embolsa R$ 400 mil e o vice, RS 250 mil.

E para esse jogo diante do time de Limeira, no Santo André, o técnico Matheus Costa já iniciou a preparação e considera que sua equipe pode buscar o título. “É uma nova competição que se

inicia, de mata-mata. Cada jogo é uma final para nós”, disse.

E considera importante jogar em casa na estreia. “A próxima partida será ao lado do nosso torcedor. Será uma partida de muita batalha e disputa, até pela característica da Inter de Limeira. Estaremos no mesmo nível para avançarmos para a próxima fase”, destacou.

O treinador também pensa no futuro e discute com a diretoria a contratação de reforços para o Brasileiro da Série D, que começa em abril.

Na quarta-feira (8), o EC São Bernardo recebeu o Barretos pela 13ª rodada do Campeonato Paulista da Série A3. A partida que aconteceu às 15h, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo, terminou com a vitória de virada dos visitantes por 2 a 1. Os gols do Barretos foram marcados por Furlan e Gabriel Zanini. Pelo lado do EC São Bernardo, Ronaldo balançou a rede. Com a vitória, o Barretos somou 13 pontos e saiu da 15ª posição para a 13ª. Já o EC São Bernardo perdeu a chance de colar no líder Marília e continua com 22 pontos na vice-liderança. Na próxima rodada, o EC São Bernardo enfrenta o Sertãozinho neste sábado (11), às 18h, fora de casa. No domingo, o Barretos recebe o Votuporanguense, às 16h.

Cantinho do ZEZÉ

Seguem com nossos agradecimentos as novidades esportivas do amadorismo de São Caetano do Sul, focalizando nessa edição os atletas que colocaram o União Vila São José "Força Jovem" na terceira posição do chamado ranking de gols marcados por seus 53 recordistas, num inusitado recorde Eis a espetacular campanha = 9.957 partidas foram realizadas, que realmente atesta as grandes performances durante a vida esportiva pontilhada na somática geral dos gols marcados, lembrando a todos vocês pelos técnicos José Deusdedite da Silva e José Pires Maia respectivamente com 442 partidas e 436 partidas.

Jairzinho e Zelão Oliveira com 500 jogos cada um. Reginaldo 374 jogos, Babá 333 jogos, Edmilson 321 jogos, Romualdo 320 jogos, Arizinho 316 jogos, Zitinho 307 jogos, Jorginho 275 jogos, Momesso 261 jogos, Israel 248 jogos, Élcio Ferreira 236 jogos, Rui Crepim 235 jogos, Pelezinho 224 jogos, Adriano 222 jogos, Lucas 220 jogos, Clóvis Leal 200 jogos, Nelson Breve 200 jogos, Mussum 190 jogos, Saulo 184 jogos, Ariovaldo 179 jogos, Walter Roberto 178 jogos, Nore

por José Pires Maia “Zezé” 178 jogos, Amarelo 166 jogos, Ari Pedro 158 jogos, Áureo 152 jogos, Chicão 151 jogos, Norival 147 jogos, Wagner 143 jogos, Sergio Painelli 143 jogos, Tête 141 jogos, Zé Eduardo 139 jogos, João Gomes 134 jogos, Bastos 133 jogos, Roque Galati 133 jogos, Roberto Paleto 133 jogos, Paulinho 131 jogos, Zé Roberto 127 jogos, Molina 118 jogos, Carleto 117 jogos, Altevir Anhê 116 jogos, Tchá 112 jogos, Sula 111 jogos, Tito 111 jogos, Emanuel 110 jogos, Alan 109 jogos, Zezé 108 jogos, Luizinho 105 jogos, China 103 jogos, Índio 102 jogos, Montanha 100 jogos, Pulguinha 100 jogos, parafraseando aquele programa da TV "É Fantástico", essa é a maior conquista já realizada na capital dos esportes São Caetano do Sul, União Vila São José "Força Jovem", uma tradição de 46 anos, anexamos cartaz com 3.553 gols marcados, Edson Rufino, Walter Roberto, Edmilson, Pelezinho, figuram no rol histórico digno dos maiores encômios. Agradecemos aos Jornais A Voz do ABC e Imprensa ABC esse memorável feito obtido pelos atletas "no aperto de mãos amigas" lembrando sempre aqueles que demonstraram esse laurel no amadorismo.

José Pires Maia “Zezé” Colunista Esportivo

esportes IMPRENSA ABC - 11 de Março de 2023 - Página 5
SICREDI
PAULISTÃO
ÁGUA SANTA venceu o São Bernardo por 1x0 na última rodada da fase de grupos
Bragantino Botafogo SP Santos Inter de Limeira PTS 20 14 14 11 JG 12 12 12 12 SG 5 -3 -3 -14 GRUPO A São Paulo Água Santa Mirassol Guarani PTS 23 23 15 14 JG 12 12 12 12 SG 13 4 0 0 GRUPO B Corinthians Ituano São Bento Ferroviária PTS 22 12 10 9 JG 12 12 12 12 SG 9 -7 -9 -7 GRUPO C Palmeiras São Bernardo Santo André Portuguesa PTS 28 26 14 10 JG 12 12 12 12 SG 13 12 -5 -8 GRUPO D
PTS = Pontos; JG = Jogos; SG = Saldo de Gols
Ponte Preta Novorizontino Noroeste Portuguesa Santista XV de Piracicaba Velo Clube Oeste Comercial Juventus Primavera Taubaté Rio Claro Linense São Caetano Lemense Monte Azul PTS 33 26 26 23 22 21 20 19 18 18 15 15 15 12 11 11 JG 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 14 SG 13 9 6 3 5 0 6 -2 5 0 -2 -4 -3 -8 -17 -11
NOVO TREINADOR do Santo André está confiante em fazer um bom trabalho na Taça Independência

Beers Festival acontece neste fim de semana em São Bernardo

Tradicional evento oferece atrações musicais ao vivo, lazer para as crianças e o melhor da gastronomia de rua

A Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo recebe mais uma edição do Beers Festival, o maior festival de cerveja do Grande ABC, neste fim de semana (dias 11 e 12 de março), das 12h às 22h. Além de tendas gastronômicas, bebidas artesanais e apresentações musicais ao vivo, o evento também oferece atrações de lazer para as crianças, estrutura e segurança para as famílias.

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André aderiu ao Março Azul Marinho Pet, mês dedicado à campanha de conscientização e prevenção de doenças gastrointestinais e verminoses.

Os vermes são parasitas extremamente resistentes, capazes de sobreviver por longo tempo no solo.

Além de prejudicar o animal, também oferecem risco à saúde.

Sintomas iniciais como diarréia, vômito, perda de peso, fraqueza e mudança no volume abdominal são sinais de que o pet precisa ser levado imediatamente ao veterinário para um tratamento mais adequado.

Casos mais graves podem afetar o comportamento do animal, deixando o pet letárgico, depres-

sivo e visivelmente fraco. Animais de pequeno porte podem rapidamente se desidratar e perder peso.

A prevenção contra essas doenças está vinculada à higiene. Entre os fatores principais estão recolher as fezes do cão ou gato, manter a água sempre fresca e os recipientes limpos.

Independentemente da idade do pet, o tutor precisa se preocupar ainda com as vermifugações periódicas, conforme orientação de um médico veterinário.

Além de centenas de rótulos de cervejas especiais, o evento oferece cardápio com o melhor da comida de rua: hambúrgueres, churrasco, receitas de tacho, torresmo de rolo e foodtrucks. Haverá também área kids para a criançada, mesas e cadeiras em áreas cobertas, além de banheiros químicos. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os itens serão doados ao Banco de Alimentos, que atende famílias em situação de vulnerabilidade na cidade.

Programação

No sábado (11), a banda Big Band Wolf inicia os shows, a partir das 13h. Na sequência, o público poderá conferir a Banda Hemisfério (15h), Fever Aerosmith (17h30) e Johnny Matos - Mars Experience (19h30). Já domingo (12) a primeira a subir ao palco será a banda Double Ipa (13h), seguida por Green Day Cover (15h), Children of the beast (Iron Maiden

Cover), às 17h30, e, para encerrar, Jeff Scott Soto (Especial Queen e Jss Legacy Set), às 19h30.

O Beers Festival ocorre na Esplanada do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), neste sábado e domingo (11 e 12/3), das 12h às 22h. A entrada é gratuita, mas aqueles que desejarem podem contribuir com um quilo de alimento não perecível. O evento é uma parceria entre a Base 2, Veloso Produções e Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Cultura e Juventude.

Parque Chácara Silvestre

O Parque Chácara Silvestre, no bairro Nova Petrópolis, segue com

programação cultural e esportiva gratuita aos domingos, a partir das 9h. Neste domingo (12/3), estão garantidas as apresentações musicais de Diogo Oliveira (sertanejo), Joia Rara (forro pé de serra) e Breno Faria (samba/pagode), além das visitas monitoradas ao casarão, antiga residência de veraneio da família Simonsen, atividades do Giro São Bernardo, aula de zumba e barracas de alimentação e artesanato comandadas pelas instituições assistenciais credenciadas.

O Parque Chácara Silvestre funciona das 6h às 20h, todos os dias. As atrações estão programadas para ocorrer até às 17h. O endereço é Ave-

Ala

Livros Vivos www.livrosvivos.blogspot.com www.soundcloud.com/ala-voloshyn

O Tesouro da Casa Velha

"Não tendo o seu endereço, lanço estas palavras ao vento, na esperança de que ele as deposite em suas mãos. Admiro e amo você como a alguém que vive em estado de graça com a poesia. Seu livro é um encanto, seu lirismo tem a força e a delicadeza das coisas naturais. Ah, você me dá saudade de Minas, tão irmã do seu Goiás! Dá alegria na gente saber que existe bem no coração do Brasil um ser chamado Cora Coralina." Escreveu Carlos Drummond de Andrade, em 14 de julho de 1979, para Cora.

Assim definiu Drummond, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que somente aos 76 anos de idade tem seu primeiro livro editado! E assim fica a marca de Cora Coralina, que não se filiou a nenhuma corrente literária, mas desenvolveu seu estilo próprio, uma poeta e uma grande contadora de histórias que descrevem o cotidiano, os causos, as inquietações humanas, num ambiente da velha Goiás.

Este livro traz uma seleção dos contos de Cora, feita por Dalila Teles Veras. São dezoito contos que nos envolvem e enternecem. Entre eles estão A Menina, as Formigas e o Boi, que gosto muito, pois conta sobre a menina Cora e fica claro que sempre

foi uma poeta sensível de imaginação sem par. Também se lê As Capas do Diabo, Candoca, Medo, O Boi Balão, Ideal de Moça e mais uns doze contos.

Nas primeiras páginas encontramos a biografia de Cora Coralina escrita por sua filha Vicência Brêtas Tahan, rica em detalhes sobre a vida desta escritora tão admirada e respeitada pela sua ousadia em ser fiel a si mesma.

Ala Voloshyn é Psicóloga. Contadora de Histórias. Escritora. Blogueira. Palestrante.

nida Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis. Confira a programação deste domingo na Chácara Silvestre:

9h - Início das atrações do Giro São

Bernardo

9h - Projeto Zumba Park's

10h - Visita monitorada ao casarão

11h - Visita monitorada ao casarão

12h - Visita monitorada ao casarão

12h20 - Diogo Oliveira (sertanejo)

13h - Visita monitorada ao casarão

13h30 - Joia Rara (forro pé de serra)

14h - Visita monitorada ao casarão

15h - Breno Faria (samba/pagode)

15h - Visita monitorada ao casarão

16h - Visita monitorada ao casarão

Oficina de Libras é ampliada em Diadema

A Secretaria de Cultura de Diadema ampliou as oficinas de Libras e agora os munícipes podem fazer as aulas em cinco bibliotecas municipais, uma por região da cidade. As oficinas de Libras foram introduzidas na grade de oficinas da Prefeitura de Diadema em 2010 e o município é um dos poucos do Estado a ofertar gratuitamente esse tipo de aprendizado. A oficina de Libras se iniciou na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, equipamento criado em 2004 para atender pessoas com deficiências físicas e visuais. A unidade atende também toda a comunidade local que a procura para leitura e empréstimos de livros e pesquisas escolares. Além da oficina de libras, o equipamento oferta ainda oficinas de massoterapia, braile e história em quadrinhos, violão inclusivo, dança inclusiva e ioga. O seu acervo também é composto por audiolivros e livros em braile, além dos livros tradicionais. A necessidade de ampliação da oficina foi uma demanda identificada pela bibliotecária da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Angelina Moreira de Souza. Em reunião com a coordenadora da Rede de Bibliotecas de Diadema, Ruymar Marazo Soares, e com o chefe de formação da Secretaria de Cultura, Reinaldo Leiva, Angelina apresentou pesquisa feita em 2022 que apresentava busca pela oficina no período noturno e em outras regiões da cidade. A inscrição pode ser feita pelo link https://oficinas.culturadiadema. com.br, até o dia 17, selecionando o equipamento e a oficina desejada, ou presencialmente, no lugar onde será realizada. O ingresso está condicionado ao total de vagas, excedendo este número, o candidato ficará em uma fila de espera.

acontece IMPRENSA ABC - 11 de Março de 2023 - Página 6
Março Azul Marinho Pet alerta para doenças gastrointestinais em animais de estimação
Voloshyn
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.