Jornal Imprensa ABC - Edição 635

Page 1

UBS Carlina é revitalizada e entregue por Marcelo Oliveira

Os

Controladoria de SCS capacita servidores sobre a

LGPD

Em continuidade ao amplo investimento realizado pela Prefeitura de São Bernardo para minimizar o impacto das chuvas e preservar vidas, o prefeito Orlando Morando lançou a sexta edição da Operação Pé D´ Água. A força-tarefa, que irá vigorar até 15 de abril de 2023período em que são observados os temporais de verão, é coordenada pela Defesa Civil Municipal e conta com ações diversas, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes.

Página 2

entrevista

A Controladoria Geral de São Caetano do Sul promoveu palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados para secretários e colaboradores de secretarias, autarquias e fundações vinculadas à Administração Municipal. Página 2

Programa Mais Luz avança na região do Baeta Neves

O processo de modernização do parque de iluminação pública de São Bernardo segue avançando pela região do Baeta Neves. Trata-se do Programa Mais Luz, que nesta etapa será responsável pela implantação de 835 luminárias de tecnologia LED, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio, em mais 146 vias do Baeta Neves.

Página 5

Parque Guaraciaba,

André é inaugurada

maior área de lazer de Santo

Prefeito Marcelo Oliveira, em entrevista, fala dos dois primeiros anos de sua administração frente a prefeitura de Mauá, o pagamento das dívidas deixadas pelo ex-prefeito de 165 milhões de reais, já quitadas e das dívidas anteriores de mais de 1 bilhão de reais, sendo que a metade já foi quitada neste período, - bem como os investimentos, o maior de toda a história da cidade na ordem de 500 milhões que estão sendo feitos em todas as secretarias dentro do Programa Mais Por Mauá. Pág. 3

Mauá 68 anos: curiosidades da sua História

Hoje, 8 de dezembro, Mauá comemora oficialmente 68 anos de existência e independência. Antes de tornar-se o pujante município, teve como seu primeiro nome Pilar, alterado para Mauá em 1926. Página 5

AGENTES da defesa civil de São Bernardo inspecionam e conversam com população que moram em áreas de risco LOCAL onde foi inaugurado o maior parque do município foi transformado em espaço de convivência, prática de esportes, academia e diversão para crianças e adultos numa área de 550 mil metros quadrados. Página 5
usuários
trabalhadores
UBS (Unidade Básica
Operação Pé D’Água para prevenção de acidentes é lançada em S. Bernardo Saúde) Carlina já podem contar com um espaço
e
da
de
mais moderno e confortável. A mudança é resultado das melhorias realizadas pela Prefeitura de Mauá no prédio. Página 2

Operação Pé D’Água para prevenção de acidentes é lançada em S. Bernardo

Força-tarefa, coordenada pela Defesa Civil e que irá vigorar até 15 de abril de 2023, complementa todo o investimento da Administração para minimizar os impactos dos temporais de verão

Pq. Central recebe última edição do Moeda Pet do ano

A última edição

ano

(10), das 9h às 13h, no Parque Central, em sistema drive-thru. Por causa dos festejos natalinos, a ação da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André foi antecipada em três semanas. Tradicionalmente a iniciativa é realizada no último sábado do mês.

O programa, que foi transformado em lei em novembro passado, promove a troca de um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães e gatos. Vale lembrar que cada quilo equivale a 20 garrafas de dois

litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Cada participante pode levar até três quilos de ração para casa por CPF presencial, ou se preferir, pode doar para as ONGs cadastradas.

Na edição de novembro, foram retirados 644 kg de ração por 177 participantes. A ação arrecadou 12. 880 garrafas plásticas para reciclagem.

São aceitas apenas garrafas de água, refrigerante ou que tenha na composição o plástico PET. É necessário que todas estejam limpas e secas. O Parque Central fica na Rua José Bonifácio, na Vila Assunção.

Em continuidade ao amplo investimento realizado pela Prefeitura de São Bernardo para minimizar o impacto das chuvas e preservar vidas, o prefeito Orlando Morando lançou a sexta edição da Operação Pé D´ Água. A força-tarefa, que irá vigorar até 15 de abril de 2023 - período em que são observados os temporais de verão, é coordenada pela Defesa Civil Municipal e conta com ações diversas, desde o monitoramento das chuvas no município, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes.

Dentro das ações preventivas executadas pela Operação Pé D´Água destaque para a capacitação dos agentes públicos, agentes comunitários de saúde, gerentes das UBSs, Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil e voluntários realizada em novembro, além dos mutirões para a conscientização dos moradores em áreas de risco espalhadas pela cidade. A ação foi instituída pelo decreto nº 19.915, de 6 de fevereiro de 2017.

“O objetivo dessa ação inte-

EQUIPES da defesa civil da cidade visitam moradores que moram em locais de risco grada, que é coordenada pela Defesa Civil mas conta com a participação de diversas secretarias, é dar instruções de prevenção, identificação

de riscos e distribuição de material informativo à população, além de atender as demandas, sobretudo sociais, para preservar vidas e a-ten-

der às necessidades da população que reside em áreas de risco”, destaca o coordenador da Defesa Civil de São Bernardo, Marcos Cayres.

Controladoria de S. Caetano capacita servidores municipais sobre LGPD

Este é o último artigo de 2022, um ano complexo na luta política brasileira, um período marcante para a nossa história, devido à disputa presidencial.

Neste ano as forças democráticas conseguiram uma importante vitória eleitoral, para barrar a ascenção bolsonarista.Com todas as suas limitações, as forças populares, conseguiram esta relevante conquista.

Obviamente, o fascismo brasileiro não será extirpado apenas com uma vitória eleitoral, será necessária uma luta muito mais profunda para este retrocesso ser completamente derrotado. Porém, este foi um importante passo nesta caminhada. As forças populares, principalmente os partidos da esquerda socialista, tem pela frente uma luta árdua, para realizar de forma consequente esta batalha contra o bolsonarismo em diversas frentes. Outro elemento importante

2022deste ano é a clareza do processo de esfacelamento dos pactos estabelecidos na Nova República, o que abrirá caminho para outras formas de organização da política nacional, talvez em um médio prazo.

Diversas possibilidades se abrem na luta politica para o ano que vem, com um novo governo federal , em um momento de crise internacional, com uma oposição que com certeza não será “republicana”.

Precisaremos estar vigilantes, pois qualquer avanço para os trabalhadores virá apenas através de muita pressão, enquanto as forças do “mercado” atuam no sentido contrário, por uma pauta anti-povo e anti-nacional.

Max Marianek Graduado em História pela CUFSA e funcionário público

A Controladoria Geral do Município de São Caetano do Sul promoveu palestra sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para secretários e colaboradores de secretarias, autarquias e fundações vinculadas à Administração Municipal.

“O objetivo dessa palestra foi orientar os servidores sobre as medidas que deverão ser implantadas para absorver em nossas rotinas diárias as exigências da LGPD”, disse Estela Cristina Bonjardim, titular da Controladoria Geral do Município, na abertura do evento. “A gestão pública lida, naturalmente, com dados sensíveis dos munícipes usuários de serviços públicos e deve se preparar para fazer o tratamento adequado dessas informações”.

A controladora do município é integrante do Grupo de Trabalho instituído em julho deste ano pelo prefeito José Auricchio Júnior, para efetivar a implementação da LGPD no município.

Além de Estela Bonjardim fazem parte do GT Rosana Escanho (Controle Interno); Viviane Aparecida Marto do Prado (Divisão de Tecnologia

Mauá inaugura a 1ª Vila Natalina da história da cidade

As noites de Mauá, neste final de 2022, ganharam um brilho especial quando da inauguração no último sábado (03), da 1ª Vila Natalina da história da cidade, que a Prefeitura preparou de presente para a população, para celebrar

também os 68 anos de Mauá, que é comemorado em 8 de dezembro.

A Vila Natalina foi montada no Parque da Juventude Francisco de Carvalho Filho e é composta por luzes, árvore de Natal e presépio.

A 1ª Vila Natalina de Mauá poderá ser visitada até 06 de janeiro de 2023.

O endereço é na Rua Francisco Ortega Escobar, sem número, Vila Noêmia.

A visitação é gratuita.

Câmaras em Destaque

São Bernardo Esporte em ação.

Aprovado o PL138/22 para a regulamentação do adicional para servidores que prestarem serviço no período noturno, e PL 141/22 que autoriza a concessão do Campo do Baetão para iniciativa privada, visando a operação, manutenção e modernização do espaço.

Mauá

Vereadora Thaiane Spinello entrou com projeto de lei que “Proíbe na cidade a fabricação, a comercialização, a posse e o uso de linhas cortantes para pipas, papagaios ou equiparados, revoga a Lei nº 3.440, de 30 de novembro de 1995 e dá outras providências.”

Lá vem a chuva!

Solicitado pelos vereadores a limpeza de todos os rios, piscinões e córregos da cidade, bem como a possibilidade da construção de barreiras de proteção, a limpeza de bueiros e vielas. Verão chegando e as fortes chuvas conhecidas que castigam a cidade.

da Informação – DTI); Robson Pereira (Secretaria de Planejamento e Gestão – Seplag); Morgana Montanari Peres (Gabinete do Prefeito) e Kátia da Silva Arrivabene (Procuradoria Geral do Município – PGM).

LGPD

A LGPD (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018) traz normas sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade. Para o cidadão, a LGPD garante a privacidade de seus dados pessoais, além da proteção e responsabilização pelo uso comercial ou indevido.

Revitalização da UBS Carlina em Mauá concluída e entregue

Desde a última terça-feira (06), os usuários e trabalhadores da UBS (Unidade Básica de Saúde) Carlina já podem contar com um espaço mais moderno e confortável. A mudança é resultado das melhorias realizadas pela Prefeitura de Mauá no prédio.

O equipamento de saúde ganhou novas instalações hidráulicas e elétricas e pintura interna e externa. O telhado foi reformado e as janelas receberam grades de proteção. Também houve a ampliação da cozinha e da sala de atendimento para a equipe multidisciplinar. A UBS Carlina tem 2.100 pacientes cadastrados e realiza cerca de 500 atendimentos por mês, incluindo consultas, exames e visitas domiciliares.

A revitalização integra o ‘Mais por Mauá’, maior programa de investimentos da história da cidade, no qual serão investidos quase R$ 500 milhões até 2024 em novas e futuras obras. As manutenções e ampliações de ações sociais e serviços tam-

PREFEITO Marcelo Oliveira entrega obra revitalizada bém fazem parte dos festejos de 68 anos do município.

Recentemente, a Prefeitura concluiu as obras de manutenção nas UBSs Macuco, Kennedy e Magini. Também começou a reconstrução e

Exército Brasileiro convoca reservistas para o

Quem serviu na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica e se afastou do serviço ativo de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022 deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas. O procedimento pode ser realizado até 16 de dezembro (presencialmente) ou 31 de janeiro (pela internet).

Realizado anualmente, o EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.

EXAR 2022

O atendimento presencial em São Caetano é na Junta do Serviço Militar (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). Já pela internet, o EXAR pode ser feito pelos sites da Marinha (www. ensino.mar.mil.br/exar), do Exército (www.exarnet.eb.mil.br) e da Aeronáutica (www.exarnet.aer.mil.br).

O exercício envolve a atualização de dados pessoais como endereço, telefone, grau de escolaridade e formação, entre outros. O EXAR é obrigatório para todos os oficiais e praças da reserva não remunerada das três Forças Armadas, bem como para os oficiais demitidos do serviço

ampliação da São João, que ganhará novo prédio. Já a unidade do Parque São Vicente será ampliada e terá um anexo. Também estão programadas benfeitorias nas UBSs Zaíra 3, Vila Assis e Santista.

ativo sem perda do posto e patente e para os oficiais e praças temporários licenciados.

Quem perder o prazo poderá fazer o EXAR posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mediante o pagamento de multa pelo atraso.

Portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em “Situação Especial” e reservistas de primeira e segunda categorias também devem ficar em dia com suas obrigações militares.

Os de primeira categoria são os que serviram em organizações militares operacionais, como batalhões.

Os de segunda são os que trabalharam no emprego da defesa territorial, como em tiros de guerra.

Mais informações pelo telefone 97271-5438.

IMPRENSA ABC - 08 de Dezembro de 2022 - Página 2 cotidiano
do Moeda Pet neste acontece no sábado A LGPD visa proteger os dados pessoais de todo cidadão Unidade entregue à população como parte dos festejos de aniversário da cidade
opinião
São Caetano Sempre atenta! Santo André Nova direção! Vereador Carlos Ferreira, foi eleito presidente da Câmara Municipal, com 19 votos. Rodolfo Donetti assumirá como vice-presidente, primeiro secretário assume o Vereador Bahia, segundo Secretário Vereador Edilson Santos e terceiro Secretário Prof. Jobert Minhoca. por Antonio Caneato fb.com/CamarasEmDestaque

2 anos do prefeito Marcelo Oliveira do PT em Mauá

O petista Marcelo Oliveira, prefeito de Mauá, concedeu entrevista ao Jornal Imprensa ABC falando sobre os dois anos de seu primeiro mandato, bem como as melhorias que está implantando no município neste período.

Oliveira também citou as importantes obras por toda a cidade, como a construção em PPP - Parceria Público Privada no Terminal Rodoviário do Centro, - implantação da informatização em todos os setores da administração pública, principalmente na área da Saúde onde está atrasada frente a todo o Estado, recapeamento asfáltico em diversas vias públicas e todos os bairros, bem como está em execução a todo o vapor o Programa Mais Por Mauá, que tem como investimento 500 milhões de reais, além do saneamento completo das dívidas do município e o pagamento de 50% dela no primeiro ano de sua administração.

Jornal Imprensa ABC - O Sr. está prestes a entrar no terceiro ano de seu mandato, como foram os dois primeiros, visto que pegou a cidade endividada pelos exprefeitos?

Prefeito Marcelo Oliveira: Primeiro quero agradecer a presença de meus amigos, é um orgulho tê-los desde o início de nosso mandato e desde quando no mandato de vereador. A principal tarefa nossa era organizar a parte administrativa e as finanças da prefeitura, como todos já sabem, nós assumimos com 165 milhões em dívidas de curto prazo, conseguimos negociar e pagamos em 2021 e ficamos em dia com todos os contratos junto aos credores, e na parte administrativa iniciamos a contratação de pessoas e isso nos ajudou a ter um 2022 com desafios diferentes na reconstrução da cidade na área social, na de serviços e nas obras em que a cidade precisava. Independente da parte financeira teve a luta contra a Covid-19, cujo desafio principal era vacinar toda a população quando foram aplicadas durante o período mais de 1 milhão de vacinas e voltasse um pouco a vida normal de toda a cidade com as empresas voltando a funcionar.

JIABC - Na mesma linha, hoje as contas já estão sanadas ou não?

M.O. : Em 2022, começamos a regularizar todos os contratos, fazer novas contratações que eram de serviços, de comunicação, de projetos de engenharia e ajustando a volta no pós-pandemia, em todos os setores da administração pública, como –rede escolar – volta das aulas presenciais e entrega de kits escolares, na área de serviços e na saúde, com marcações de exames de todos os tipos, além de cirurgias. Nossa previsão agora é de fechar o ano de 2022 no azul, com superávit o que faz muito tempo que isso não acontece, o que não quer dizer que Mauá está cheia de dinheiro, nós estamos utilizando todos os recursos de forma correta, e investindo o que nós temos em disponibilidade e com ajuda de parcerias, como os deputados, o governo do Estado e governo Federal foi difícil de arrumar. Os 165 milhões já foram pagos, agora estamos ajustando a dívida consolidada que é de 1.2 bilhão de reais junto ao credor (Caixa Federal), porque achamos que foram feitos de uma forma equivocada, mas já pagamos 500 milhões e ainda tem mais de 500 milhões da época do ex-prefeito Amauri na década de 90. Além de que o

prefeito passado não pagou os precatórios de 2020. A cidade está bem mais organizada do que encontramos.

JIABC - Existem inúmeras obras em andamento por toda a cidade, como a população está vendo a sua administração?

M.O.: O grande desafio nosso é a comunicação. Um exemplo: Nós estamos fazendo obras de campo sintético em Itapeva, eles são distantes um dos outros - mas conversamos com a população presencialmente percebe-se que eles estão contentes, porque estão vendo as obras acontecendo. Em cada bairro são várias obras ao mesmo tempo, e a

será só em obras, mas, a maioria desse recurso será em recapeamento de rua, asfalto novo, construção de centros esportivos e para idosos, mais postos de saúde, mais escolas, praças, campos de futebol sintéticos, muros de contenções – são várias ações na área de construções. Tem o caso dos serviços de saúde, vamos investir mais em mamografia, investir na informatização total da saúde, quando o munícipe entrar em uma UBS, o médico vai dispor de todo o prontuário médico dele e assim agilizar todo o serviço. A mesma informatização será no serviço urbano para agilizar a entrega de alvarás de funcionamento, construção e conservação. Um grande investimento será no social com a redução do valor da refeição nos restaurantes populares da cidade de 2 para 1 real, além da criação do restaurante itinerante, já em funcionamento em cinco bairros. Tudo dentro do investimento de 500 milhões na cidade.

JIABC - Uma das grandes obras de sua administração é o terminal do centro. Qual a previsão de entrega?

M.O.: Hoje a maior obra da cidade, é o Terminal Nova Estação em conjunto com a iniciativa público privada. De acordo com o mercado inflacionário vai reagir nos próximos meses, por esta obra vai até março de 2024 - e consumirá uma verba de 60 milhões de reais, mas seguramente é o maior investimento atualmente. A prefeitura entra com a área e a empresa entra com o investimento, podendo alugar espaços.

parceria com a Sabesp, nova tubulação de água até chegar na Castelo Branco na Coop. As prioritárias serão feitas todas neste ano ainda, depois inicia-se outro nível. Ao todo são aproximadamente 50 a 60 quilômetros de recapeamento – cansamos de tapar cerca de 2 mil buracos por mês. Será o maior projeto de recape da história da cidade.

JIABC - As enchentes, são um grande problema para a cidade e atinge boa parte da população. Mesmo com os piscinões, tem

sai da cidade e nem consegue atravessar a cidade. Com as enchentes a cidade de Mauá está perdendo empresas que estão instaladas na região onde deveriam ter acesso fácil sem alagamentos.

São mais de 30 anos que acontecem enchentes na cidade de Mauá, e esta será uma obra onde podemos solucionar este problema definitivamente. Também pedimos ao Governo do Estado a construção de mais um piscinão na Antônia Fioravanti, para ajudar a população. Esperamos que o próximo Governo do Estado esteja disposto a nos ouvir também em nossos problemas.

JIABC - Na última semana saiu a notícia de sua possível indicação como o próximo presidente do Consórcio Intermunicipal do AB C. Tem algum plano para apresentar ao colegiado?

mulo Cesar Fernandes, foi fundamental para nós na articulação de Mauá. Foram eleitos dois deputados, o Rômulo e o exprefeito – do qual não posso contar nada, porque os dois anos que foi deputado não encaminhou nenhuma verba à cidade. Agora acredito que virá alguma coisa para a cidade. Com o exprefeito eleito deputado não tenho esperança nenhuma, não.

Considerações finais: Eu quero agradecer primeiramente ao Jornal Imprensa ABC que nos acompanha desde quando eu era vereador e depois durante a campanha eleitoral que nos deu a vitória em Mauá.

“Mesmo com a pandemia, conseguimos liquidar a dívida deixada pela administração anterior de 165 milhões e pagar 500 milhões da dívida consolidada de mais de 1 bilhão de reais”

alegria da população é visível, estão até pintando as ruas para a Copa, não se fazia isso, porque eram ruas de terra e agora são asfalto. Antes era sol e poeira ou lama. Agora o que querem depois do asfalto, são lombadas para reduzir a velocidade do povo que passa pelas vias asfaltadas. Mas, é gratificante ver a população contente porque algumas localidades nunca tiveram asfalto, era só terra mesmo.

JIABC - Maior investimento de Mauá feito entre todos os ex-prefeitos – 500 milhões de reais. Vai dar para fazer tudo ou ainda vai faltar verba?

M.O.: São 500 milhões em investimento, que é o Programa Mais Por Mauá, que está em obras, assistência social e serviços, não

JIABC - Na área da Saúde está havendo a implantação de sistema unificado de atendimento nas UBSs, tem uma previsão para ser instalado por toda a cidade?

M.O. : “A tecnologia está chegando definitivamente em Mauá, de verdade – dando um passo de cada vez” – na área de saúde, este serviço já teve início na UBS do Jardim Zaíra I e em breve estará em todas as unidades. No total são 23 UBSs, 4 UPAS, nas CAPS e na rede hospitalar. Vamos avançar gradativamente em todas as áreas a informatização, prevemos terminar antes de acabar o mandato.

JIABC Na infraestrutura, o recapeamento asfáltico está sendo feito em inúmeros bairros e ruas – vai abranger e beneficiar todos os bairros ou somente parte deles?

M.O. : Nós temos um levantamento de todas as ruas que estão necessitando urgentemente e mais complicadas, que não dá mais para tapar buracos. Temos três níveis: o recapeamento urgente, o prioritário e necessário. A malha viária de Mauá é muito antiga, então recapeando o Inajá, na Chácara Maria Francisca que nunca foi recapeada; começamos a recapear a Washington Luiz, entre o Zaíra e Magini, estamos também recapeando a Vitório Brizante, além de fazer em

fazendo o maior

M.O.: Eu não fui indicado ainda para presidente do Consórcio, estamos ainda dialogando, nas próximas reuniões pode ser definido alguma coisa. Por enquanto o Paulinho (Paulo Serra, prefeito de Santo André) é nosso presidente e trata muito bem as sete cidades, - vamos conversar ainda para saber o caminho que vamos tomar.

JIABC - A Cidade de Mauá foi uma das cinco cidades do Grande ABC que deu vitória ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao lado de São Bernardo, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Diadema. O Sr. espera algum investimento federal na cidade por conta da sua aproximação com ele?

Agradecer também a população pela compreensão deste período de pandemia, e na reconstrução da cidade. Podem ter absoluta certeza que em 2023 e 2024, vamos avançar muito na área social, na área de serviço com as obras que irão acontecer. Não vamos medir esforços para que a cidade de Mauá possa estar entre as melhores cidades do país. Temos potencial com o Polo Petroquímico, Polo Químico, a área industrial de Sertãozinho e Capuava, e a economia temos a esperança que irá melhorar gerando mais empregos, renda

algum plano específico para sanar este problema?

M.O.: Nós temos através da secretaria de Obras um estudo de águas pluviais aqui na cidade de Mauá. Pelo que eu sei, nunca foi feito este tipo de estudo para que possamos entender as bacias hidrográficas que nós temos. Tem muitas ruas da cidade que não tem bueiros, principalmente no centro. Estamos fazendo um estudo para que possamos fazer em vários bairros. Temos o caso do piscinão que passa por debaixo da linha do trem chegando até a Antônia Rosa Fioravanti e vai desaguar no rio Tamanduateí que vai até o Tietê. Já foi apresentado projeto ao governo do Estado, e assinado documentação com o termo de compromisso. Fazendo este projeto vai amenizar as enchentes em toda região do centro e desafogar o trânsito nas épocas de chuva, quando ninguém entra ou

M.O. : Esperança temos desde que assumimos o governo aqui em Mauá. Precisamos do governo federal e fomos lá conversar com o presidente Bolsonaro, não importando de qual partido que é o presidente, o meu papel enquanto prefeito é ir atrás de recursos para ajudar na reconstrução da cidade. Não encaminhou os pedidos, mas fizemos.

Em São Paulo encaminhou melhor os investimentos em obras. Através do Fundo Social de Solidariedade coordenado por minha esposa - Fernanda Dias Oliveira, tivemos sucesso com a Praça da Cidadania e Programa Nossas Ruas e verbas para o Hospital Nardini – não veio tudo o que pleiteamos, mas recursos importantes vieram através de Rodrigo Garcia. Agora com a eleição do Lula, em janeiro com certeza estarei lá com os projetos debaixo do braço. E a eleição do deputado estadual Rô-

“O Programa Mais Mauá está mexendo com a cidade toda, que virou um canteiro de obras. Não esquecendo que passa pelo recapeamento até a informatização a área Saúde”

com qualificação profissional aos jovens de nossa cidade. Além de tudo isso, fazer concursos públicos para contratar mais funcionários para a administração, além de aumentar a contratação para frentes de trabalho. Confio que 2022 fecharemos com muita esperança em Deus.

IMPRENSA ABC - 08 de Dezembro de 2022 - Página 3 cotidiano
ENTREVISTA EXCLUSIVA
“Estamos
investimento em obras e serviços que a cidade de Mauá já teve dentro do Programa “Mais Mauá” no total de 500 milhões atendendo todas as secretarias municipais”

Na volta de Neymar, Brasil vence Coréia

Vitória por 4 a 1 garantiu à Seleção Brasileira vaga nas quartas de final da Copa do Mundo; equipe enfrenta a Croácia na sexta-feira

Na segunda-feira (5), a Seleção Brasileira enfrentou a Coréia do Sul pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, na última partida que o Estádio 947 recebeu neste mundial. Com o retorno de Neymar e Danilo, recuperados de lesão no tornozelo, o Brasil venceu por 4×1 e garantiu a vaga nas quartas de final da competição.

Os gols foram marcados por Vinícius Jr, Neymar (de pênalti), Richar-

lison e Lucas Paquetá. O gol sul coreano foi marcado por Paik Seung-Ho.

Agora, os comandados de Tite enfrentarão a Croácia, que eliminou o Japão nos pênaltis por 3×1, após empate de 1×1 no tempo normal e na prorrogação, em partida realizada também na segunda-feira.

As duas equipes se enfrentam na próxima sexta-feira (9), às 12h (de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação.

Parque Central ganha academia adaptada

Santo André inaugurou no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (dia 3/12), a primeira academia adaptada da cidade, localizada no Parque Central. São ao todo seis aparelhos com total acessibilidade, para exercício de bíceps, puxada alta, abdominal, supino, twist e tríceps. Uma cadeira de trilha também será implantada em breve.

Também foram entregues duas vans adaptadas que serão utilizadas no atendimento a pessoas com deficiência.

A academia adaptada é fruto de parceria obtida por meio do programa Cidade Acessível do Governo do Estado, e toda a instalação foi coordenada pelas Secretarias da Pessoa com Deficiência e de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André. O objetivo é tornar os parques da cidade mais inclusivos e investir em saúde e qualidade de vida, promovendo a autonomia, a prática de esportes e a interação entre as pessoas com e sem deficiência.

Os aparelhos disponibilizados são ergonômicos e híbridos e, com isso, permitem a realização de diver-

sos exercícios físicos para flexibilidade, mobilidade e fortalecimento de diversos grupos musculares. A prática de atividades em aparelhos deste tipo é benéfica para melhorar agilidade, condição cardiovascular, coordenação motora, força, repertório motor e equilíbrio. Já as vans acessíveis recebidas possibilitam o transporte seguro e adequado para pessoas em cadeira de rodas e serão utilizadas nos projetos da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Cada veículo possui nove lugares para passageiros, sendo três exclusivos para cadeiras de rodas, com acesso por elevador de comando eletrônico, além de ar-condicionado e cintos de segurança para garantir segurança e conforto.

Histórico da cidade de Mauá na Copa São Paulo de Futebol Júnior

Inscrições para a 46ª Prova de Reis de São Caetano estão abertas

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Caetano abriu nesta semana as inscrições para a 46ª Prova de Reis (10 km), que será disputada dia 8 de janeiro de 2023. As inscrições deverão ser feitas pessoalmente no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro), até o dia 4 de janeiro - há limite de 3 mil inscritos.

As inscrições devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, mediante o pagamento de R$ 100,00 para não munícipe, no próprio local (posto bancário da Caixa Econômica Federal). Moradores de São Caetano apresentando comprovante de residência original e em seu nome não pagam inscrição.

A idade mínima para participação na prova é de 16 anos completos ou a completar em 2023. Serão premiados com troféus os cinco primeiros corredores (feminino e masculino), que cruzarem a faixa de chegada (somente na categoria Geral). Serão premiados com medalhas todos os participantes que cruzarem a linha de chegada.

Para efeito de classificação, as categorias serão divididas em ambos os sexos, de cinco em cinco anos, de 25 a 59 anos, categoria única acima de 60 anos e categoria única de 16 a 24 anos. Para definição da categoria de faixa etária será considerada a data de 31/12/2023.

A retirada do número, do chip e das camisetas será no dia 7 de janeiro, das 10h às 18h, e no dia 8 de janeiro, das 6h30 às 7h30, no Ginásio

Todos os participantes deverão se apresentar no local da largada com pelo menos uma hora de antecedência para aquecimento e receber as instruções finais. Os participantes deverão usar obrigatoriamente o seu número correspondente, sendo expressamente proibida a troca de números entre os competidores a qualquer momento, sob pena de desclassificação.

Percurso

A largada será na Avenida Presidente Kennedy, altura do número 2.300 (pista sentido Santo André) e passará pelo trevo da divisa com Santo André, Avenida Tereza Campanella, Avenida Presidente Kennedy (pista sentido Centro), retorno na Avenida Goiás, Avenida Presidente Kennedy (pista sentido Santo André), Rua Nazareth, retorno na Rua Saldanha Marinho, Rua Nazareth, Avenida Tijucussu, Rua Prates, Rua Guia Lopes, Rua Coronel Camisão, Avenida Tijucussu, Rua Benito Campoi, Avenida Presidente Kennedy (pista sentido Santo André) até a altura do 2.300, onde acontecerá a chegada.

Cantinho do ZEZÉ

por José Pires Maia “Zezé” numerosos astros se fizeram presentes.

Nessa edição alguns fatos e destaques esportivos são relembrados por atletas e diretores esportivos, no importante cenário futebolístico de São Caetano do Sul, com méritos totais em participações

Curta conosco alguns destaques de suma importância, Jair Zanirato Maia "Jairzinho", totalizou em sua carreira 698 gols a saber, 466 pelo União Vila São José, 140 pelo Internacional Sport Club, 4 pelo São José Futebol Clube, totalizando os 698 gols em sua brilhante carreira.

"O União Vila São José" sentese honrado em torcer pela reabilitação de Edson Arantes do Nascimento "Pelé", o maior futebolista de todos os tempos que figura no cartaz anexo mostrando as caricaturas dos talentos esportivos do União Vila São José nos nossos 4.764 dias que mostram a magnitude do clube força jovem fundado em 13/05/1976.

cultura São Bernardo promove atrações culturais gratuitas em dezembro

São Bernardo oferece extensa e diversa programação cultural à população neste mês de dezembro. Por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, os espaços culturais da cidade se tornam opção de lazer e diversão para famílias de forma gratuita. Entre as atividades programadas, destaque para apresentações de circo, dança e música dos alunos das oficinas culturais da Divisão de Ações Ligadas à Juventude (Dajuv), contação de histórias, exposições, sarau, além de atrações na Biblioteca Machado de Assis em celebração do aniversário de 74 anos do Riacho Grande.

O encerramento das oficinas da Dajuv, na sexta-feira (9), das 17h às 22h, está entre as atrações de destaque. O local (Avenida Redenção, 271, Portaria 23, Centro) será palco de apresentações de circo, dança e música dos alunos das oficinas culturais. Também haverá uma exposição dos cursos de caligrafia, graffiti urbano, história em quadrinhos, graffiti em tênis e macramê.

Na parte da literatura, o Vem Pra História! da Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) apresentará a contação de histórias dos livros O Presente dos Magos (de O.Henry) e Uma História de Natal (de Charles Dickens) no dia 14, às 14h. Já o Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo (Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão) realiza mostra de Encerramento das Oficinas Culturais 2022, com exposição das obras produzidas pelas turmas de pintura em tela e artesanato, além das apresentações dos alunos de teatro para crianças e violão no dia 10, às 10h.

Exposições

Em relação às exposições, a Pinacoteca Municipal (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) recebe as exposições “Aldemir Martins: Os Cem Anos e as Sete Vidas do Artista”, com obras que remontam à carreira do artista plástico até 14 de janeiro de 2023 e “Exposição Vídeo Substantivo Feminino”, com videoartes de 12 artistas contemporâneos brasileiros até 21

Além disso, o Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo (Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão) promove o evento “Sarau Taboão Pra Todos”, encontro cultural aberto a todo tipo de linguagem artística, tema e pessoas, no dia 17 de dezembro, às 19h.

Riacho Grande 74 anos

Para celebrar o aniversário de 74 anos do Riacho Grande, a Biblioteca Machado de Assis (Avenida Araguaia, 284, Riacho Grande) terá programação especial gratuita entre os dias 10 e 16 de dezembro. No dia 10, às 16h, a abertura será uma apresentação musical da população assistida pela Instituição Sementes do Amanhã. Já no dia 13, às 14h, será apresentado o Documentário: Novos ribeirinhos.

A programação conta ainda com Biblioteca Humana com moradores do Riacho Grande, no dia 14, às 14h, e sarau e lançamento do livro "Inversos", de Suzana Martins, no dia 15, às 14h. Uma roda de viola também agitará o local, no dia 16, às 14h. Outra opção, entre os dias 10 e 16, é a Exposição "Meu olhar".

Também na Biblioteca Machado de Assis, às quartas-feiras, às 13h30, ocorre o crochê cultural, encontro semanal com a professora Laura, do Lions Club de São Bernardo, que ensina crochê para alunos principiantes ou não com as lãs doadas. Além disso, o espaço é palco de aulas de ballet clássico para crianças às quintas-feiras, às 10h30 e 14h30, com o professor Roberto Rociolli em comemoração dos 125 anos de nascimento de Maria Olenewa, pioneira desta modalidade de dança no Brasil.

Toda a programação cultural da cidade pode ser consultada no endereço eletrônico: https://www. saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/ agendacultural.

Coro da Cidade de Santo André realiza concerto “Luzes de Natal”

Prestes a receber mais uma edição da Copinha no início de 2023, o histórico da participação da cidade de Mauá como sede da mais tradicional competição de base do futebol brasileiro teve início em 1985, pouco tempo depois da inauguração da principal praça esportiva do município, no caso o estádio municipal ‘Pedro Benedetti’. O estádio foi inaugurado em 08 de dezembro de 1984 com a partida entre os titulares do São Paulo FC e o Grêmio Mauaense, com vitória de 2x1 para os tricolores.

Logo em sua primeira vez como sede da Copinha, a cidade e seu estádio foram palco de grandes jogos e com grandes clubes como São Paulo, Botafogo de Ribeirão Preto, Fluminense, Palmeiras e Flamengo do Rio de Janeiro. Dentre as curiosidades da presença da cidade como sede, destaca-se o jogo em que o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2x0 com a presença de dois jogadores do pantera em campo (Raí e Marco Antônio Boiadeiro), que tempos depois seriam grandes nomes do futebol brasileiro, principalmente Raí, supercampeão no São Paulo e

Em 1986, Mauá foi sede do grupo C e recebeu a presença do São Paulo FC, Ferroviária de Araraquara, Guarani de Campinas e Atlético-MG. Tanto em 1985 como em 1986, a cidade não foi representada na competição pelo time local (até então, apenas o Grêmio Mauaense representava a cidade no futebol profissional). Após um hiato de 36 anos, Mauá voltou a receber a competição em 2020 e com a presença de um time local. Na oportunidade, a cidade recebeu o Avaí, Nova Andradina (MS), Atlético Cearense e o Mauá Futebol. Na edição passada, a cidade recebeu o Atlético Goianiense e o Volta Redonda do Rio de Janeiro, além de Mauá e Grêmio Mauaense. Em 2023, a partir do dia 4 de janeiro, a cidade novamente se prepara para receber os jogos do grupo 28 com a presença de Vila Nova de Goiás, Nova Iguaçu do Rio de Janeiro além de Grêmio Mauaense e Mauá Futebol.

Alvarinho, seu irmão, tem um recorde inusitado de ter atuado, pasmém, por 57 clubes, eta... dando um trabalho insano para catalogá-los. Já pelo lado de diretores esportivos figuram José Deusdedite da Silva e José Pires Maia respectivamente com 440 jogos, com 1.627 gols marcados, 470 sofridos, com saldo de 1.157 gols. Silva 302 vitórias, 99 empates, 39 derrotas, Zezé 336 vitórias, 73 empates, 26 derrotas, líderes absolutos em dirigir o União Vila São José "A Força Jovem do Esporte", por onde

Ilustrado pela mensagem "Mais importante que o aplauso dos outros, é o homem que se faz capaz de humildemente aplaudir-se a si próprio com a sensação do dever cumprido", extensivo a todos que colaboram nessa amostra e reverência a todos que são o sucesso no futebol.

"Aos jornais A Voz do ABC e Imprensa ABC" pelos inestimáveis serviços prestados na tabelinha jornalismo e esporte que semanalmente dedicam aos seus leitores a oportunidade de mostrar a grandeza dos clubes por nós homenageados semanalmente.

O Coro da Cidade de Santo André realiza nesta quinta-feira (8), às 20h, o concerto “Luzes de Natal”. A apresentação, no estilo candlelight (à luz de velas), inédita na região, será na Catedral da Nossa Senhora do Carmo (Praça do Carmo), no Centro da cidade.

A apresentação, sob a regência do maestro Roberto Ondei, contará com série de músicas de Natal não convencionais, como o ‘Candombe 6 del Enero’, além de outras bastante conhecidas como ‘We wish you a Merry Christmas’. A apresentação do Coro Avançado terá o ‘Pai Nosso’, de Osvaldo Lacerda; ‘Ubi Caritas’, de Maurice Duruflé; ‘Magnun Mysterium’, de Morten Lauridsen, além de ‘Véspera do Natal’ de Adoniran Barbosa e ‘Sorri’, de Charles Chaplin.

Já o Coro Intermediário e Iniciante interpretará ‘Ave Verum Corpus’, de Edgar Elgar; ‘Presépio’, de Sérgio Vasconcelos Corrêa; ‘Magnificat’, de Villa Lobos (solista: Solange Ferreira); ‘Novo Tempo’, de Ivan Lins (percussão: Carlos Alberto dos Santos);

‘Candombe del 6 de Enero’, de Liliana Cangiaro (percussão: Javier Acuña, Carlos Alberto e Aline Sant’Anna); e ‘We wish you a Merry Christmas’, de Cluny Avila.

O maestro Roberto Ondei destaca que será um espetáculo histórico no ABC e o primeiro exclusivamente coral à luz de velas no Brasil. “A linda Catedral do Carmo estará iluminada apenas por velas. Será um momento inesquecível”, comenta.

Os ingressos solidários e voluntários têm um valor sugerido de R$ 30 (chave Pix CNPJ: 31.628.584/000178, ou em espécie no dia). A verba arrecadada será destinada à instituição Vicariato Episcopal e à Associação Coro da Cidade de Santo André. História

A Associação Coro da Cidade de Santo André foi criada em 2018. Desde então a entidade sem fins lucrativos produz série de materiais culturais e educacionais, além de eventos musicais com finalidades filantrópicas.

esportes IMPRENSA ABC - 08 de Dezembro de 2022 - Página 4
Copa do Mundo 2022
Poliesportivo Marlene José Bento, na Rua Tibagi, esquina com a Avenida Presidente Kennedy. de janeiro de 2023. Outra opção é a “Exposição O Universo Feminino - Romildo Garcia”, com estatuetas em argila que retratam o cotidiano da mulher negra, como ela veio ao mundo: “nua” no CREC Pauliceia (Rua Francisco Alves, 460, Pauliceia). Futebol de Mauá por Daniel Alcarria (Mtb 52.963/SP) seleção brasileira. No jogo entre São Paulo e Flamengo, pelo rubro-negro carioca atuaram os futuros tetracampeões pela seleção brasileira de 1994, Aldair e Zinho. Pelo terceiro ano seguido, Mauá Futebol tem presença confirmada no principal torneio de futebol de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Clube aposta na revelação de jogadores como filosofia para galgar espaços no futebol profissional do Estado. NEYMAR marcou um dos quatro gols da Seleção Brasileira diante da Coréia do Sul

Mauá 68 anos: curiosidades da sua História

Programa Mais Luz avança na região do Baeta Neves

Com investimento de R$ 1,6 milhão, nova etapa de modernização da iluminação pública prevê implantação de 835 luminárias em LED em 146 vias, concluindo modernização do bairro

O processo de modernização do parque de iluminação pública de S. Bernardo segue avançando pela região do Baeta Neves. Trata-se do Programa Mais Luz, que nesta etapa será responsável pela implantação de 835 luminárias de tecnologia LED, em substituição às lâmpadas de vapor de sódio, em 146 vias, contemplando também os bairros Jardim Farina, Jardim Petroni, Nova Baeta, Pai Herói, Jardim Floral e Sítio dos Vianas. A previsão de serem concluídas no prazo de até nove dias.

Conforme o prefeito Orlando Morando, todo o investimento da Administração municipal com a troca das lâmpadas por tecnologia em LED traz mais luminosidade e segurança aos pedestres e motoristas, além de economia aos cofres públicos de até 50%. “Trata-se de uma tecnologia mais sustentável, já que não utiliza metais pesados, e que permite maior eficiência no diagnóstico do serviço, possibilitando a correção de falhas e o monitoramento do sistema”, diz.

Com o fim dessa segunda etapa de instalações, mais um bairro de São Bernardo passa a ficar 100% com luminárias em LED. Entre as vias contempladas nesta segunda etapa de melhorias estão a Avenida Dino Gabriel e Praça Alípio Alves de Oliveira, no Jardim Farina; as ruas Itacuâ, Itaiba e Itamarati, no Jardim Petroni; as ruas Cajamar e Juvenal Garcia, no Nova Baeta; as passagens Argélia, Fernando de Noronha e Itapemirim, no Pai Herói; a Praça José Amaro da Costa e ruas Antonio Vieira e Boa Amizade, no Jardim Floral; ruas Americo Vieira de Sousa e Cora Coralina, no Baeta Neves; e passagens Ita e Santos Dias, no Sítio dos Vianas.

O processo de implantação de tecnologia de LED na região do Baeta Neves teve início dia 26 de novembro, contemplando 104 vias nas Vilas Vianas, Primavera, Scopel e Tupi, o que inclui 984 pontos de LED e 30 quilômetros de extensão. Essa primeira fase de trabalho demanda investimento de R$ 1,96 milhão na melhoria do sistema.

Hoje, 8 de dezembro, Mauá comemora oficialmente 68 anos de existência enquanto município autônomo e independente. Antes de tornar-se o pujante município que conhecemos hoje, teve como seu primeiro nome Pilar, alterado para Mauá em 1926; seu território já foi parte integrante de São Paulo, depois de São Bernardo e por fim, Santo André. Sua origem está inserida no contexto das fazendas instaladas no entorno da Capela de Nossa Senhora do Pilar entre os séculos XVII e XVIII.

Uma das curiosidades sobre a história local reside nas observações acerca dos processos que versam sobre a real data de aniversário e consequentemente, sobre a quantidade exata de anos que tem o município.

Para alguns, o aniversário deveria ser comemorado em 22 de novembro (data do plebiscito emancipatório), contados a partir de 1953.

Somente com a posse dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito em 1º de janeiro de 1955 é que o município de Mauá foi oficialmente instalado. Sobre o dia 8 de dezembro, a data foi aprovada levando-se em consideração uma tradição católica em alusão ao dia da padroeira Imaculada Conceição, comemorada no dia 8 de Dezembro.

A votação final do plebiscito de 22 de novembro de 1953 concedeu a liberdade para Mauá com 658 votos pelo SIM, 7 votos pelo NÃO, com 5 votos brancos e nulos que garantiram a independência dos mauaenses. Dentre os 7 sufrágios contrários, dois foram historicamente reconhecidos: Elio Bernardi e Luis Alesina teriam votado contra; o primeiro por entender que perderia espaço e prestigio político (o que não aconteceu) e o segundo por entender as dificuldades inerentes à instalação do novo município. Elio Bernardi foi prefeito de Mauá em duas oportunidades, enquanto que Alesina foi secretário no primeiro governo autônomo e vereador da cidade na década de 1970.

A ocupação humana do território em que está localizado a cidade ocorreu de forma lenta até o início dos anos 1950, quando a partir de então, com o crescimento industrial e a consequente demanda por mão

de obra, Mauá conheceu um aumento substancial em sua demografia, trazendo consigo os problemas inerentes à maneira desordenada adotada como modelo de desenvolvimento. Essa ocupação foi redesenhando o mapa da cidade, pressionando inclusive na definição de suas linhas limítrofes com os outros municípios.

O território antes coberto por densa floresta de mata atlântica foi abrindo espaço para olarias, pedreiras, indústrias, campos, igrejas, bairros, ruas e avenidas; a população que era de aproximadamente 2.000 pessoas em 1940, saltou para mais de 200 mil habitantes cinquenta anos depois. Crescendo e ocupando as áreas limites, mais distantes do centro, como as que hoje fazem divisa em vários pontos das “fronteiras” com as cidades de Ribeirão Pires, Santo André e São Paulo, muitas das

quais ainda em situação geográfica indefinida, como no caso de área próxima à Avenida Cidade de Mauá, que consta como Mauá, mas tributado pelo município de São Paulo.

O grande município vizinho relutou em aceitar perder mais um de seus distritos (como ocorrera com São Bernardo e São Caetano pouco antes), esforçando-se de todas as formas para impedir que Mauá obtivesse sua autonomia. Logo após a vitória do Sim! a favor da emancipação, Santo André entrou com recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o plebiscito e a lei que legalizava a criação de novos municípios. Mas não teve jeito, a decisão foi mantida e o grande ABC ganhava mais um município.

Todavia, a “Pavlistarvm Terra Mater” Santo André esforçou-se em diminuir a perda total do ex-distrito, utilizando-se de sua força e influ-

ência para manter parte do território. Quando das tratativas para o estabelecimento das linhas divisórias entre os municípios, uma manobra do então prefeito Santoandreense Antonio Flaquer garantiu que sua cidade mantivesse uma área que originalmente deveria pertencer a Mauá (localizada onde hoje é o Viaduto Cassaquera e a empresa Pirelli).

A “Terra da Porcelana” ainda tentaria, em vão, recuperar o território perdido para Santo André através de pressões políticas junto aos órgãos estaduais, mas a divisa de Mauá com seu vizinho, que deveria ser no Ribeirão Cassaquera, próxima do viaduto, teve como referência geográfica o Rio Itrapoã, definindo assim uma disputa territorial que rendeu ao vizinho município mais alguns metros em sua extensão e recursos tributários advindos das grandes empresas ali instaladas.

Diadema completa 63 anos com mais avanços na Educação, Segurança, Saúde e Mobilidade

Prefeitura realiza entregas importantes no mês de aniversário do município, como Centro Integrado de Monitoramento, o Diadema Integra e UBS Nota 10

O mês de comemoração dos 63 anos de Diadema está repleto de entregas para a população diademense. O calendário de inaugurações e investimentos contém melhorias na Educação, na Segurança Pública, na Saúde e na Mobilidade Urbana.

“Depois de um 2021 de colocar a casa em ordem, 2022 é um ano de muitas realizações. Quem anda por Diadema já observa que a cidade está em transformação, que está se tornando um lugar melhor, mais inclusivo, mais acessível, mais harmônico. Diadema completa 63 anos mirando para um futuro muito melhor”, destacou o prefeito José de Filippi Júnior.

Nesta quinta-feira, dia 8, aniversário da cidade, a Prefeitura de Diadema vai apresentar o programa Diadema Integra, que tem como objetivo garantir a integração gratuita do usuário do transporte municipal que precise acessar o sistema intermunicipal. É a volta do benefício que vigorou em Diadema por mais de 20 anos por meio de um aplicativo que vai devolver o R$ 1,15 cobrado por viagem de baldeação.

MOBILIDADE

A lista de entregas na área de mobilidade ainda conta com a nova ciclofaixa na Avenida Dom Pedro, em avanço da política de valorização da bicicleta. Serão quase 20 quilômetros de faixas exclusivas para os ciclistas na cidade - e, para 2023, mais faixas serão instaladas.

SEGURANÇA PÚBLICA

Na Segurança, a grande novidade é a volta do Centro Integrado de Monitoramento, o CIM. Instalada na se-

PREFEITO

de

acompanha movimentação da segurança

de monitoramento que conta com 60 câmeras

de da Secretaria de Segurança Cidadã, o CIM vai reunir informações dos 25 totens de segurança instalados em pontos estratégicos de Diadema, de 60 câmeras de segurança em escolas municipais e outros 30 monitores em equipamentos públicos. Serão mais de 100 câmeras que trarão segurança aos diademenses.

EDUCAÇÃO

Para Educação, a inauguração do Centro de Formação Professora Lisete Arelaro, na Avenida Alda, será um marco para a cidade. O equipamento vai abrigar a Secretaria de Educação e departamentos que pensarão projetos educacionais que fazem o município referência no assunto. Ha-

Pq. Guaraciaba,

verá ainda inauguração de novos berçários e parque das creches. SAÚDE Mais uma unidade de saúde se transformará em UBS Nota 10: a UBS Canhema. Todo o planejamento de informatização de sistema e reformas estruturais que já contemplaram mais da metade dos equipamentos municipais chegará ao bairro.

SEGURANÇA ALIMENTAR

O Bom Prato do Eldorado também está na lista de presentes para a população de Diadema e reforçará a política de segurança alimentar do município, que hoje conta com os restaurantes populares municipais do Serraria e do Campanário.

maior

área de lazer de Santo André é inaugurada

A população de Santo André passou a contar com uma nova opção de lazer, com a inauguração do Parque Guaraciaba - Claudiomiro Barbeiro, espaço que conta com diversos equipamentos para diversão e prática de atividades físicas.

Com 550 mil metros quadrados, o Guaraciaba passa a ser o maior parque da cidade. O complexo conta

com academia ao ar livre, área de eventos, duas quadras poliesportivas, uma quadra de gramado sintético e dois playgrounds com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência.

O parque tem ainda tirolesa, teatro arena, ciclovia, praça do ciclista, ponto de abastecimento de água de reúso, sedes da administração e

Guarda Civil Municipal em contêineres, academia ao ar livre, espaço pet, redário, área de alongamento, áreas de contemplação, pista de caminhada, mirante com deck, câmeras de monitoramento e wi-fi.

Outro destaque é a realocação do campo distrital do Guaraciaba para dentro do parque. O Esporte Clube Guaraciaba agora contará com um campo de gramado sintético, iluminação LED, arquibancada e vestiários para mandar seus jogos.

A implantação do novo Parque Guaraciaba foi totalmente pautada na segurança dos usuários. O Parque fica na Av. Valentim Magalhães, 1.655, e funcionará das 6h às 20h.

IMPRENSA ABC - 08 de Dezembro de 2022 - Página 5 cotidiano
VISTA aérea da Cerâmica Cerqueira Leite no final dos anos 1970. Foto: AMF: Acervo Moacyr Ferrari sob guarda do Museu Barão de Mauá. Data: aprox. 1978. TROCA por LEDs acontece em quatro vilas na região do Baeta Neves José Filippi no centro espalhadas pela cidade.

Natal Solidário de Santo André abre programação

Chegada do Papai Noel e inauguração da pista de patinação do gelo marcaram início das atrações natalinas que irão até o dia 23

O Paço Municipal de Santo André recebeu no último dia 4 a abertura do Natal Solidário 2022, que terá diversas atrações e eventos até 23 de dezembro. O início da programação contou com a chegada do Papai Noel e as inaugurações da pista de patinação no gelo e da Árvore de Natal de 30 metros de altura, além do Ursolino de dez metros.

Também foi aberta a Vila de Natal do Parque Celso Daniel, que conta com iluminação especial, Casa do Papai Noel e Árvore de Natal. No local, o público pode conferir a Vila das Luzes em formato drive-thru na Av. Professor Valdemar Mattei, localizada em frente ao Parque Central. Além disso, há o Trenó Natalino, com roteiro itinerante por toda a cidade.

A pista de patinação de gelo foi aberta para adultos e crianças, sendo necessário realizar inscrição prévia no site do Natal Solidário, além de obrigatoriamente levar 1 kg de alimento não perecível por pessoa. Sem entregar o alimento, o usuário não poderá utilizar o equipamento.

Demais atrações

Outro destaque da programação é a Feira do Natal Solidário, que acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de dezembro no Paço Municipal. Na sexta (9), o evento acontece das 18h às 22h, com show da Banda Ira começando às 20h. No sábado (10) e no domingo (11), a feira acontece das 12h às 22h, com apresentação das bandas Ouro Preto (Capital Inicial Cover), Coldplayes (Coldplay Cover) e Hey Jude (Beatles Cover).

A festa contará ainda com beer e food trucks, cenografia e efeitos especiais. Com 44 entidades sociais envolvidas, o evento seguirá todos os protocolos de segurança e higiene

contra a Covid-19 e contará também com espaço pet, brinquedos infláveis e uma outra novidade para as crianças, a Fábrica de Ursolinos, onde a criança poderá confeccionar e levar para casa a miniatura do mascote do Fundo Social de Solidariedade.

No dia 17 de dezembro (sábado) o Parque Central recebe série de atrações. A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) e a banda Elton John Diamonds se apresentam às 11h, no concerto Elton John Sinfônico. O local recebe na mesma data o Cinema no Parque e o mais uma edição do Festival Multicultural.

Para conferir os detalhes e a programação completa basta acessar o site www.natalsolidariosanto andre.com.br. Com o tema "Doar é um ato de amor", as atrações irão arrecadar, de forma voluntária, 2 kg de alimentos não perecíveis.

Mauá comemora 68 anos com shows no Paço Municipal

Mauá celebra 68 anos e a Prefeitura preparou quatro dias de festa para comemorar. O Paço Municipal receberá shows de artistas renomados e locais, além de barracas e food trucks com comidas, bebidas e espaço kids. A entrada será gratuita, mas quem quiser, poderá trazer 1kg de alimento não perecível que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade. A abertura dos portões, nos quatro dias de evento, está marcada para às 18h.

A programação começa nesta quinta-feira, 8 de dezembro, dia do

aniversário da cidade, e vai até domingo dia 11.

Programação completa 08/12 18h - DJ 18h30 - Guri Ed+Amigos 19h10 - Amigos.Samba 21h - Xande de Pilares 09/12 18h - DJ 18h30 - Marília Cover 19h10 - Leonardo Oliveira 21h - Marcos e Belutti 10/12 18h - DJ

18h30 - Comunidade do Samba 19h10 - Filosofia Reggae 21h - Diogo Nogueira 11/12

18h - DJ 18h30 - Vinny Moraes/Robson Negão 19h10 - Roger e Rogério 21h - Falamansa

Ala Voloshyn

Livros Vivos www.livrosvivos.blogspot.com www.soundcloud.com/ala-voloshyn

A Parte Que Falta Encontra o Grande O

Este livro é a parte II do A Parte Que Falta, de Shel Silverstein e posso dizer que é uma excelente continuação ou conclusão do primeiro livro. Trata da procura pela completude, integração, felicidade.

Nosso personagem busca incessantemente se completar ou melhor, formar par, integrar-se a outro para se sentir completo e quanto mais busca mais se frustra, até encontrar o grande O e assim entende que buscar fora sempre resultará em estado incompleto.

O grande O lhe mostra que poderá crescer, se aperfeiçoar até chegar ao estado de um O e viver na inteireza de si mesmo. É na busca da verdadeira identidade e esforço de aperfeiçoamento que se pode chegar a experimentar o que definimos por felicidade.

Belíssima conclusão de Silverstein, que também ilustra seu texto de forma tão clara e objetiva, que dá ao leitor oportunidade de refletir

sobre a importância do esforço pelo aperfeiçoamento pessoal.

Leitura para todas as idades é este livro e seu anterior A Parte Que Falta. Imperdível!

Ala Voloshyn é Psicóloga. Contadora de Histórias. Escritora. Blogueira. Palestrante.

Aprimorar e Evoluir

Levando em conta que vivemos num momento em que já conseguimos notar entendimentos de conceitos e práticas baseados na Sustentabilidade, metodologias de trabalho são construídas de modo a compartilhar lições aprendidas e estabelecer uma relação que consiga viabilizar o convívio do mercado com o consumo consciente.

Neste contexto, aqueles que lutam por Sustentabilidade devem respeitar os esforços do passado, considerando que o momento é de uma adaptação dos modos de produção e consumo numa dinâmica de responsabilidade diante das riquezas naturais, lembrando que o aprimoramento de alternativas para aproveitar os recursos disponíveis será cada vez mais essencial.

Dessa forma, ressalta-se que desenvolvimento não é algo que surge de repente na humanidade, ainda mais quando a meta é obtêlo de forma sustentável. Tendo isto em vista, chegamos ao ponto em que devemos considerar o trabalho de gerações anteriores que deram a vida para a disseminação de tecnologias que hoje temos à disposição.

Marcelo Bermudes é Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pela USP, Especialista em Gestão de Projetos pela FGV. Proprietário do site Projeto-Processo, palestrante, profissional da indústria há mais de 15 anos.

Grand Plaza promove bazar em prol de entidades assistenciais

do ABC

O Grand Plaza (Avenida Industrial, 600 - Jardim - Santo André), firma seu compromisso com a responsabilidade social e promove, até o dia 11, bazar beneficente de Natal em parceria com a Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa).

Com objetivo de angariar fundos para a entidade, toda renda arrecadada será destinada à manutenção e aprimoramento dos serviços da instituição, como atendimento, assessoria, formação profissional, consultoria e representação das entidades.

acontece IMPRENSA ABC - 08 de Dezembro de 2022 - Página 6
sustentabilidade por Marcelo Bermudes
projeto-processo.com.br

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.