Catálogo Industrial GBR 2013 2014

Page 100

10-4 Avaliação da Pré-Carga Como foi mencionado anteriormente. Vários efeitos podem ser alcançados com a aplicação certa da pré-carga, mas a aplicação de pré-carga excessiva pode ser causa de geração excessiva de calor, maior atrito e/ou redução da vida do rolamento, etc. Assim, a quantia de pré-carga deve ser decidida após cuidadosa análise das condições de operação do rolamento e do objetivo da pré-carga, etc. Por exemplo, o principal objetivo da pré-carga para os rolamentos do eixo principal de máquinas ferramentas é aumentar sua rigidez, assim a quantia de pré-carga pode ser calculada com o uso do módulo elástico exigido para o rolamento no sistema de eixo. Mas no caso de máquinas ferramentas, a faixa de rpm do eixo principal é muito ampla, o que significa que bons resultados podem ser obtidos quando é feito um trabalho de corte pesado em baixas velocidades, enquanto que os cortes levas em altas velocidades podem gerar calor excessivo. Além disso, caso o objetivo principal seja evitar falsa dureza Brinell, a quantia exata de pré-carga precisa ser calculada para proibir a criação de folga por carga de vibração, evitando que o elemento de giro seja vibrado pela vibração externa quando o eixo não estiver girando. Mas, para motores elétricos, é essencial ver se a geração de calor e a redução da vida do rolamento, causados pela pré-carga, têm algum efeito nos desempenhos ou na vida do sistema do motor elétrico ou não. Assim, a quantia apropriada de pré-carga deve ser decidida somente após uma análise total dos valores calculados teoricamente bem como dos dados empíricos/experimentais. 10-5 Controle da Pré-Carga Vários métodos de controle da pré-carga são mostrados a seguir. 1) Controle pela medição do início do momento de atrito do rolamento Este método usa o momento do início do atrito, que é medido com o uso das correlações entre ele e a carga axial, para controlar a pré-carga. Este método é amplamente usado para rolamentos de rolos cônicos quando são aplicados com a pré-carga. 2) Controle pela medição dos deslocamentos da mola Este método é usado para a pré-carga de pressão constante. Com o uso das descobertas das correlações entre a carga da mola da pré-carga e seu deslocamento,

TM

www.gbrparts.com

100

a pré-carga pode ser controlada de acordo com os deslocamentos da mola. 3) Controle pela medição do deslocamento axial do rolamento Pelo uso das descobertas das correlações entre a carga axial e os deslocamentos axiais, a pré-carga pode ser controlada de acordo com seus deslocamentos axiais. 4) Controle pela medição do torque (força de aperto) da porca Caso a pré-carga seja aplicada com o uso de porca de fixação em um par de rolamentos sem o uso de um espaçador, se a porca tiver sido suficientemente alisada e apertada com a aplicação de torque suficiente. Em outras palavras, a pré-carga pode ser aplicada dentro de uma flutuação comparativamente pequena, o que possibilita seu controle. Este método é amplamente usado para rolamentos de rolos cônicos em veículos automotivos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.