Museus em Rede Nº 32

Page 20

características e singularidades do traje, bem como o seu uso numa multiplicidade de contextos, desde o

Informações e contactos

rural a outros que remetem para a sua representação de uma identidade local, regional e nacional. O estudo

Museu do Traje de Viana do Castelo

não esquece os sentidos contemporâneos atribuídos ao traje à vianesa, revelando a sua vitalidade e importância

Praça da República 4900-520 Viana do Castelo

ainda enquanto “imagem da nação”.

Tel.: 258 800 171

O livro foi apresentado no Dia Internacional dos Museus no Museu do Traje de Viana do Castelo por Clara

Fax: 258 800 179

Vaz Pinto, Directora do Museu Nacional do Traje.

museutraje@cm-viana-castelo.pt

Ecomuseu Municipal do Seixal / Quinta do Rouxinol: uma olaria romana no estuário do Tejo (Corroios, Seixal) Catálogo relativo à exposição patente ao público no Museu Nacional de Arqueologia de 19 de Março a 29 de Novembro de 2009, fruto de uma parceria entre este museu e o Ecomuseu Municipal do Seixal que desenvolveram um projecto apoiado pelo Instituto dos Museus e da Conservação/Rede Portuguesa de Museus, ao abrigo do Programa ProMuseus. Dando a conhecer a primeira olaria romana descoberta no estuário do Tejo, a exposição visa divulgar o sítio e contextualizá-lo nos mecanismos da economia regional e imperial da Época Romana.

Museu de Alberto Sampaio. Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real. Museu de Olaria / Uma Menina que nasceu no meio do barro: história quase verdadeira dos oleiros de Bisalhães Vila Real Caderno ilustrado que tem como objectivo ajudar os mais pequenos a explorar a exposição “Oleiros de Bisalhães: rostos de barro preto”, projecto em parceria que contou com o apoio do Instituto dos museus e da Conservação/Rede Portuguesa de Museus ao abrigo do Programa ProMuseus. Através desta edição, as crianças ficam a conhecer o processo de produção da famosa loiça de Bisalhães de um modo divertido e descontraído. Os passatempos apresentados procuram promover a interdisciplinaridade, podendo ser seleccionados por pais e educadores de acordo com as idades e interesses dos mais pequenos.

Museu da Cerâmica (Caldas da Rainha) / Manuel Mafra 1829-1905: mestre na cerâmica das Caldas Estudo da obra do Ceramista Manuel Cipriano Gomes, “o Mafra”, importante produtor das Caldas da Rainha, que introduziu, na segunda metade do século XIX, a estética inglesa e francesa contemporâneas, que seguiam a obra de Bernard Palissy (ceramista da Renascença), caracterizada pela decoração das peças com motivos em relevo de fauna e flora. A publicação foi promovida em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o GAMC – Grupo dos Amigos do Museu da Cerâmica.

Museu de Cerâmica de Sacavém / Porta aberta às memórias Com textos de Conceição Serôdio, Joana Pina e Jorge Aniceto, o catálogo da exposição Porta aberta às memórias é o resultado do envolvimento da comunidade, neste projecto da Câmara Municipal de Loures, com base na partilha de objectos, memórias e saberes. As peças seleccionadas e os documentos doados confirmam a relevância da Fábrica de Loiça de Sacavém e a sua importância na vida social, cultural e desportiva dos trabalhadores. Estes bens (peças e documentos) permitiram à Câmara Municipal de Loures, em conjunto com o Museu de Cerâmica de Sacavém – fiel depositário deste inestimável legado – desvendar algumas dúvidas, completar informações e contribuir para a salvaguarda e valorização do património produzido na antiga Fábrica de Loiça de Sacavém.

20 | Boletim Trimestral


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.