Revista iMasters #10 - Maio

Page 56

56 > Node.JS

Por William Bruno, Desenvolvedor Front-End da Locaweb

Configurando NodeJS em produção em um Cloud Server A idéia de poder utilizar apenas JavaScript tanto no client-side quanto no servidor é o trending do momento. NodeJS está aí, e já vemos grandes cases de empresas migrando plataformas, escalando e reduzindo custos. Mas e como colocaremos em produção? Usarei neste artigo um Cloud Server Pro da Locaweb, com o Sistema Operacional Debian com configuração mínima 512 MB de RAM, e você pode usar estes passos para instalar em qualquer máquina Debian, ou em outra distruição Linux, com algumas diferenças. Depois de conseguir acesso ssh ao seu servidor, via chave privada, vamos passar por todos os passos até você conseguir utilizar uma aplicação em produção, na porta 80.

Preparando para instalar Vamos precisar do python e do wget, e vamos instalá-los: apt-get install wget python vim

wget http://nodejs.org/dist/v0.10.26/ node-v0.10.26.tar.gz

Depois decompactamos: tar xvf node-v0.10.26.tar.gz

Pressione TAB após digitar “node” para completar o nome do arquivo. pushd node-v0.10.26

Digite apenas node e pressione TAB novamente. Execute cada um dos comandos abaixo individualmente, esperando o anterior terminar para enviar o próximo: ./configure make make install

Eu sempre instalo o VIM, pois estou mais familiarizado com ele.

Instalando o NodeJS Copie o link de download do source code mais atual no site: http://nodejs.org/download/ No momento em que escrevo este artigo, a versão é 10.26. Vamos baixar diretamente para o servidor utilizando wget:

Após alguns minutos para testar, digite apenas: node -v

No terminal, você deverá ver algo como: v0.10.26 Tudo certo, NodeJS instalado e funcionando. Após isso, você pode apagar o diretório que usamos e o tar que foi baixado:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.