Revista do IHGP - Vol. 5

Page 94

pecuniário de um adicional de insalubridade ou de perículosidade, pe­ nalidade imposta por lei especifica com o objetivo de coibir O trabalho em locais inadequados ou inseguros. Os projetos novos. por conseguinte. reservam boa parte do investimento lotai para O atendimento das exi­ gências de preservação do meio ambJente e de segurança pessoal.

VI - Ressalvando o Óbvio A série de artigos que iníciamos, versada no empolgante tema "Piracicaba Industrial", é, antes de mais nada, um simples exercicio despretencioso, pela superficialidade das consíderações nela comidas. feÍlo COhlO objetivo primário de apenas alinhavar sob um (mico titulo o conjunto de atividades económkas que resultariam no desenvolvimen­ lo de Piracicaba e região e. com o decorrer do tempo. em importante pólo industrial do Pais. Em doses homeopáticas, desordenadils e sem o rigor do trata­ mento histórico, mas com a preocupação de também nao se perder o conteúdo retrospectivo de um processo de transformação que realmen­ te ocorrera no municipio. Para o nosso intento inicial, a retórica é sufi~ ciente; para o historiador, o cotejo dos dados -! a ordenação cronológica dos fatos, Importantes para o estudioso e para estabelecer vlnculos reais. por certo haverá à sua disposição farta documentação para ser consultadil. Dentro dessa linha de trabalho. poupamos o leitor da leitura de estatísticas e da memorização de datas, ambas enfadonhas quando se busca tao~somenle pincelar a nossa cultura com algum conhecimento geral sobre a evolução sócioeconômica piradcabana. Para tanto, e para assínalar os feitos provincianos, alguns nomes de pessoas e de empre sas serão eitados, bem como de algumas instituições. sem entretanto. limí~ tar ou esgotar o relato a inúmeros outrOs nomes de relevada importância. O Comendador Luciano Guidotti. empresário bem sucedido no seu ramo de negócios ocupara o eargo de Prefeito MunicipaJ. nao como político militante, mas sim como líder empresarial, pouco afeito a dis~ cursos e confabulações de bastidores, não dando a minima importância ao populismo, assim como não se importando com o linguajar, que usa­ va com total liberdade, rindo, inclusive, das piadas que lhe faziam. Ho­ mem prático, empreendedor, comandava pessoalmente a execuçãQ das obras públicas que mandava executar ao arrepio das argumentações contrárias, obedecendo naturalmente, suas intuições administrativas à larga visão adquirida na condução de seus negócios. Piracicaba, por dois séculos. sofrera a asfixia urbana por só possuir uma ponte a unir as suas duas metades - a Cidade e a Vila Rezende. Luciano Guidotti. de uma só vez, a seu jeito e modo. construíra outras quatro sobre o rio Piracicaba, abrindo novas perspectivas para o crescimento da cidade. Da meSma maneira, arrojada, ordenou a abertura de imponentes aveni­ das. no centro e na periferia, mudando a fisíonomía do perímetro urba­ no rapidamente_ Durante a Sua gestão o mercado imobiliário conhece~ ria um período de efervescência, com construções horizontais e verti­ cais em profusão; canallzou o rio ltapeva. que cortava longo trecho de privilegiada área e sobre ele construiu outra avenida de duplo sentido, cada qual com três pistas de rolamcnto~ portanto, uma via expressa que, ainda hoje, é uma das principais responsáveis pelo eScoamento de boa parte do trânsito pesado. M

j


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.