Paulistenses volume 2

Page 92

lado, que ele alugava para um bar. Embaixo eram portas abertas, onde funcionava a indústria de vassouras, com seis barracões. A primeira indústria que ele teve fabricava vassouras da marca Elefante. Tornou-se uma indústria grande, carregavam-se por dia até dois caminhões de vassoura, cerca de 80 funcionários chegaram a trabalhar nessa fábrica. Ele conheceu sua esposa Carmem, que era filha de espanhóis, quando ela trabalhava nas Indústrias Del Nero, situadas em frente ao Lar Escola Maria Nossa Mãe, na Rua Boa Morte. Tiveram quatro filhos: Antonio, Carmem, Elydio e Ida Maria. Giovanni adquiriu da Família Maluf um barracãozinho, que era utilizado para a fabricação de bebida, media 5 metros de frente por 45 metros de fundo. A palha utilizada para a fabricação de vassoura era importada da Argentina, transportada pela Sorocabana, cada fardo pesava 200 quilos. Junto com a palha vinham sementes que se desprendiam da palha. Giovanni passou a distribuir aquelas sementes. Com isso ele disseminou a plantação da palha da vassoura na nossa região, sempre aconselhando o agricultor a fazer uma seleção por amostragem da melhor semente. A fábrica de vassouras Elefante tinha um sócio. Bene Gianetti era um dos grandes capitalistas da época, ele e Giovanni tinham fortes laços de amizade. Era muito comum ver os dois frequentando o tradicional restaurante Pappini com seu jogo de bocha, o pastel da Giggetta. Era ali que se reuniam as famílias Mazzonetto, Aleoni, Ometto, Dedini, Bertini, Carnera, Giovanetti, Sega. Elydio narra: “O Bene Gianetti gostava muito de caçar. Meu pai tinha uma ‘baratinha’ a gasogênio, os dois iam caçar, passavam o dia juntos, só voltavam à noite, eram amigos inseparáveis. Lembro-me do Posto do Paterniani, que ficava no final da Av. Rui Barbosa, onde mais tarde se instalou o posto conhecido como ‘Posto da Velha’. Do lado direito do posto havia a sorveteria do Gustinho Cardinalli, era o melhor sorvete que existiu até hoje. Lembro-me do Comendador Mário Dedini quando iniciou suas atividades em um pequeno barracão: fazia peças para arado. Cconheci Leopoldo Dedini e o Armandinho Dedini, quando jogava no Atlético. Houve uma época em que meu pai

e Bene Gianetti se desentenderam. Meu pai alugou o prédio para o Bene Gianetti e deixou de participar na indústria de vassouras, mudando-se para o barracãozinho que tinha sido do Maluf. Só que ele teve que esperar o Maluf desocupar o prédio e nesse intervalo de tempo ele alugou por alguns meses o barracão situado à Rua do Rosário, 2561, de propriedade de José Nassif. Nesse barracão nasceu a Indústria Cantagalo. Os atacadistas de São Paulo exigiam as vassouras Cantagalo, eles não tinham a mesma técnica que a nossa. O nome Cantagalo foi meu pai quem criou. Acredito que ele tenha achado o nome bonito, tanto que mais tarde deu origem ao Posto Cantagalo. Um pouco antes de mudarmos para o barracão que tínhamos adquirido, na Av. Dr. Paulo de Moraes adquirimos também um terreno vazio de 10 metros de frente por 45 metros, que ficava em frente ao bebedouro destinado aos cavalos que tracionavam as carroças. Ao lado, encostado, morava o Dr. Jacob Diehl Neto. Cheguei a conhecer o célebre deputado Tenório Cavalcanti, que esteve em visita a Dr. Jacob. Vi inclusive a ‘Lurdinha’, da qual o deputado não se separava. Era assim que ele denominava a metralhadora que portava para sua defesa pessoal. Tenório Cavalcanti andava vestido de preto. Nos fundos do nosso barracão havia terrenos vazios, com frente para a Rua Joaquim André, eram terrenos onde existiam pés de goiaba plantados. Na esquina, o Joanim Fustaino tinha uma sapataria; os irmãos Giuliani começaram com uma lojinha na esquina. O francês que trabalhava na Morlet tinha uma casa em frente ao bebedouro de água, mais tarde a Morlet mudou-se para a Rua Joaquim André. Eu deveria ter uns 14 anos quando meu pai adquiriu a casa onde mudamos, a vendedora foi Madame Balboux. Aos poucos meu pai foi adquirindo propriedades e lotes naquela região, inclusive meu tio José Ferrazzo, dono das Bebidas Ferraspari, de Jundiaí, tanbém adquiriu propriedades ali. Na fabrica de vassouras Cantagalo devia haver uns 50 funcionários. Na esquina da Av. Dr. Paulo de Moraes com a Rua do Rosário há um enorme posto de gasolina, atualmente com a bandeira Petrobrás.

182

183


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.