Paulistenses volume 2

Page 40

assumiu o cargo de Secretária Geral, ela fazia o cerimonial de formatura. Havia um programa, um protocolo bastante rígido. Ozaide teve câncer na mama direita, tirou um nódulo aqui em Piracicaba, passou a fazer tratamento na Unicamp, fez mastectomia total usando a técnica do Dr. José Aristodemo Pinotti, pela qual o médico faz a transposição do tecido da barriga para o seio, no mesmo dia. Ela ia para Campinas fazer radioterapia e quimioterapia. Ficou por seis meses afastada do trabalho. Após esse período voltou a trabalhar, em 1987. Em 1998 aposentou-se. Ozaide acalentava um sonho desde criança: viajar. Sempre teve uma vida bastante regrada, a sua remuneração era dentro de um orçamento modesto. Sua amiga Mercedes Vecchini convidou-a para ir a Rodeio, em Santa Catarina, porque os tiroleses participam de uma festa existente lá. Ozaide disse-lhe que não gostava de rodeio, ela então lhe disse que esse era o nome da cidade! Ficou sabendo que ela tinha viajado anteriormente para Austrália e Nova Zelândia, surgiu a curiosidade em saber como ela havia realizado essas viagens. Foi então que ela lhe disse que fazia parte da Friendship Force International (Força da Amizade Internacional) e foi contando como funciona. É uma organização não-governamental que tem por objetivo promover amizade entre os povos através de intercâmbios: os visitantes são hospedados em casas particulares durante uma semana, participando da vida e cultura local. Ela disse-lhe que havia vaga para a Alemanha e Hungria. Era isso que Ozaide queria! Nesse meio tempo veio para o Brasil um grupo de americanos. Ozaide acabou hospedando em sua casa uma senhora do Estado de Nova Iorque, Miss Mayblin. Comunicavam-se mais com gestos para se fazerem entender! A Friendship tem esse lema: não é obrigatório o uso do inglês. O mais importante é a linguagem do coração. Saber receber, acolher, a pessoa fica uma semana na sua casa. Existe uma programação preestabelecida. Dra. Antonieta Rosalina da Cunha Losso Pedroso teve sempre o costume de oferecer

o café da manhã aos membros da Friendship quando chegavam a Piracicaba. Ela inclusive participava da Friendship Force International. O lema desses intercâmbios não é de cunho turístico e sim de amizade entre os povos. Através dessa amizade se chegar a um mundo de paz. Ozaide conta: “Existe uma orientação para não procurar oferecer alimentos com as características da terra do visitante, e sim o que nós temos aqui. Eles acham Piracicaba muito bonita! O rio Piracicaba, a Rua do Porto, adoram comer pastel no Mercado Municipal. São levados para visitar a Agronomia. Uma americana que conheceu a Unimep ficou fascinada, achou própria de um país muito avançado. Aqueles que são levados para visitar o Lar dos Velhinhos acham bonito demais, muito avançado.” Houve o caso de uma americana, portadora de diabetes, que na volta do passeio ao Lar dos Velhinhos, já na Av. Beira Rio, parou em um trailer que fazia garapa, e tomou vários copos! Chamava-se Jim, tinha 81 anos de idade. Mercedes estava hospedando outra americana. Ozaide diz: “Nós as levamos para comer pastel na Rua do Porto, elas tinham uma adoração por pastel. As duas sentaram e passaram a ficar olhando o Rio Piracicaba por um longo tempo. Caipirinha eles tomam e gostam. Sempre fazemos um almoço na Rua do Porto, acompanhado de peixe. Principalmente os americanos, eles ficam doidos por mamão, que denominam de papaia.” Ozaide foi para a Alemanha duas vezes, Hungria uma vez, duas vezes aos Estados Unidos, para a Costa Rica duas vezes, para o Canadá, África do Sul. No México foram a um restaurante giratório no 47º andar - percebe-se que está girando pelos edifícios que estão à vista. Ozaide fez a viagem dos sonhos às Montanhas Rochosas, no Canadá. Esteve na Itália, em Cuba, que adorou. Não chegou a ver Fidel Castro. Foi à Terra Santa, começando a viagem pelo Egito; Frei Augusto foi o guia espiritual. Esteve no Muro das Lamentações! Colocou o papelzinho no muro! Conheceu a entrada do Monte Sinai.

78

79


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.