Durante a Segunda Guerra Mundial, o carnaval de rua foi enfraquecendo; voltando fortalecido a partir de 1946, nunca mais teve o brilho do passado. Aproveito aqui para homenagear os grandes foliões de outrora, como Belabarba, Bastião Topete, Neidona, Neguito, Felpudo, Vassourinha, Zego e outros mais.
A Banda da Sapucaia desfilou pela primeira vez no carnaval de 1997. No desfile, pa1ticipam crianças, jovens, idosos, famílias, políticos e carnavalescos do passado e de hoje. Todos os anos, a Banda da Sapucaia concentra-se na Praça Irmãos Justino (Bonga e Daniel, na esquina da Rua Moraes Barros com Silva Jardim, com o início do desfile carnavalesco marcado para as 17 horas. Acompanhada por um carro de som, a banda desce a Rua Moraes Barros até o Largo Santa Cruz, que é contornado, e retoma pela mesma Rua Moraes Barros, tendo o seu final no local da concentração. A exemplo das grandes escolas de samba, a Banda da Sapucaia também apresenta a cada ano um novo samba-enredo, cujos autores pertencem à própria banda. Em fevereiro de 2001, o tema foi: "Nem que a chuva caia, venha sambar com a sapucaia". O desfile da banda já consta do calendário oficial da cidade, como evento que marca o lançamento do carnaval de Piracicaba.
· . ···. 110·•. ff I
BAN.OAD···A.·S·A·P.U.C.AlA20.0!i··\:·.• ·s·.
10 ntV .... ~, A ff;STAJÃ C()l\'li;ÇO\J l
Foliões e organizadores da banda Sentado na mureta. Rubens Santana de Arruda Leme (Binho) Abaixados. Kerko Tomazello, Ricardo Santana de Arruda Leme, Zé Beta, Gustavo, Teda, Pablo, .foãozinho e André.
LUIZ NASCIMENTO