Frei Paulo Maria de Sorocaba: vida e obra visual

Page 79

Assim, a “sacra conversazione” adquire um sentido mais profundo: além de ilustrar de modo funcional o “Regulamento”, revela paradoxalmente o conteúdo vivido pelo frade artista e professor diante de seus alunos barulhentos. Existiu, todavia, o lado oposto e complementar: numa composição original não datada, mas seguramente de 194229, frei Paulo pintou um “Frade Distribuindo Pão a um Menino” (título atribuído por Umberto S. Cosentino; óleo sobre tela colada sobre duratex, 30,5x32 cm sem moldura; Piracicaba, coleção Lauro Libório Stipp) (imagem 34). A cena ocorre dentro de uma sala perspectivada onde reside uma calma atmosfera de poesia e espiritualidade, seja pelas imagens do frade idoso alimentando o garoto, seja pela harmonia cromática sem grandes contrastes, seja por elementos muito originais: um gatinho sobre um banco simples recebendo luz de uma janela e um teto de madeira sobrelevado. Existem vínculos (e não isolamentos) entre o ancião e a criança, entre o gatinho e a luz, entre Santo Antônio e o Menino Jesus no quadro da parede do fundo; parece possível intuir um sentido espiritual, a sabedoria do ancião religioso “alimentando” a infância, assim como a luz de Deus penetra o interior e ilumina todos os seres (o gato). Essa obra tão contrastante com a já citada “Vocação do Seminarista Seráfico” (imagem 33) parece proceder unicamente do impulso criativo de frei Paulo, alheio às usuais solicitações de seus superiores religiosos. Pode-se notar que a figura do frade idoso se assemelha muito às fotografias de frei Francisco de Terragnolo (1872-1965), irmão leigo contemporâneo de frei Paulo. Ambos conviveram no Seminário Seráfico São Fidélis de 1942 até cerca de 195030, o que parece reforçar a hipótese do descompromisso com solicitações oficiais, “funcionais” e talvez por isso a obra não tenha permanecido entre os frades: passou para a antiga coleção Álvaro Paulo Sêga (discípulo de frei Paulo), Piracicaba e, de lá, à coleção Lauro Libório Stipp, da mesma cidade. Duas fotografias, conservadas no Arquivo da Cúria Provincial dos Capuchinhos, registram uma pintura gêmea, uma outra versão, realizada por frei

29 - Uma fotografia, conservada no Arquivo da Cúria Provincial dos Capuchinhos, registrou uma pintura gêmea de frei Paulo, uma outra versão, de paradeiro ignorado, na qual se podem ver a assinatura e a datação de 1942. Representa a cena de frei Paulo entregando um desenho a um menino (imagem 35). 30 - BERTO, “Dados Biográficos dos Frades Falecidos”, p.78.

79


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.