Vida Abundante Junho 2023

Page 1

Vida Abundante 06 2023

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회
MATEUS
2
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회

Equipe de tradução do Vida Abundante Lista de colaboradores de 2023 (em ordem alfabética)

Chin Hae Kim (김진해)

Duk Young Choi (최덕영)

Eduardo Tae (태기훈)

Jane Lee (이지은)

Jee Ae Park (박지애)

Jin Hi Kim Jung (김진희)

Ki Bum Tae (태기범)

Manuela Kim (김윤경)

Patrícia Jo (조현주)

Regina Lee (이혜신)

Renata Kim (김혜정)

Soung Hwa Jo (조성화)

Soung Mi Jo (조성미)

Suely Lee (이수연)

Suk Min Soh (소석민)

Suzana Kim (김선경)

Yun Sun Choi (최윤선)

Este material foi selecionado do devocional "SEM-MUL" do ano 2022.

Como um cristão deve viver? Anunciando "aleluia" em situações sem esperança

3
번역부 2023 년도

Como se amplia Reino de Deus

O discípulo de Jesus deve viver tendo esperanças no Reino de Deus. Ele deve ter no coração o eterno Reino de Deus, e não esse mundo efêmero; ele também deve cumprir a missão de edificar o Reino e esforçar-se pela sua ampliação. No devocional de junho, por meio dos capítulos 8 a 13 do evangelho de Mateus, vamos verificar juntos como Jesus, o Rei dos reis, edifica e amplia o Reino de Deus.

O Reino amplia-se por meio de maravilhas (Mt 8-9)

Nos capítulos 8 a 9 de Mateus, as maravilhas realizadas por Jesus fluem como cenas de um filme. Com exceção do milagre para acalmar o vento e o mar, a maioria das maravilhas está relacionada à cura e expulsão de demônios. A primeira maravilha foi a cura de um leproso; Jesus tocou nele para curá-lo. Ele fez isso sem se importar com as coisas consideradas impuras pela Lei (Mt 8:1-4).

A segunda maravilha foi a cura do servo paralítico de um centurião. Ele afirmou que Jesus poderia curar seu servo somente pela Sua palavra; isso foi uma confissão de reconhecimento de que Jesus é Deus que transcende o tempo e o espaço. Jesus declarou que não tinha visto ninguém em Israel com tamanha fé e elogiou o centurião (Mt 8:5-13).

A terceira maravilha foi a cura da sogra de Pedro; assim que Jesus pegou a sua mão, a febre a deixou, e essa maravilha motivou muitos a procurarem por Jesus. Mateus mencionou a fala do profeta Isaías e disse: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e sobre si levou as nossas doenças". Como visto, Jesus veio para curar os enfraquecidos, e assim foi ampliando o Reino (Mt 8:14-17).

A quarta maravilha foi acalmar a tempestade e o mar. É preciso atenção ao fato de Jesus ter dito que os discípulos eram "homens de pequena fé", para depois repreender o mar e o vento. Esse fato mostra que Jesus tem autoridade

para dominar os céus e a terra e tudo que neles há. Entretanto os discípulos não estavam cientes disso, por isso Jesus havia dito que eles eram 'homens de pequena fé'. Desse fato é possível saber que a fé nasce a partir do momento em que conhecemos bem a Jesus (Mt 8:2327).

A quinta maravilha foi a cura de dois endemoninhados. Os demônios estavam com medo de Jesus e sob Sua ordem eles entraram numa manada de porcos; naquele instante a manada atirou-se ao mar e morreu. As pessoas que tiveram perdas financeiras imploraram a Jesus que saísse do seu território. É insensatez em demasia a natureza criada pedir ao seu criador que a deixe, devido à sua ganância (Mt 8:28-34).

A sexta maravilha foi a declaração de perdão a um paralítico. Nesse milagre, Jesus revela que Ele não somente cura, como também perdoa. A seguir Jesus chama Mateus e esclarece que Ele viera para chamar os pecadores, e não os justos. Ao ver a discussão sobre o jejum, Jesus afirmou que era necessária uma vasilha de couro nova, a fim de complementar o judaísmo.

A sétima e a oitava maravilha foram respectivamente ressuscitar a filha de um dirigente, e curar uma mulher que vinha sofrendo de hemorragia havia 12 anos. Essa mulher experimentou a cura devido à sua fé em que ficaria curada, tão somente pelo toque em Seu manto. Ademais Jesus ressuscitou a filha de um dirigente, apesar da zombaria das

4

pessoas. A nona maravilha foi a cura de cegos, e a décima maravilha foi a cura de um mudo (Mt 9:18-34).

Como visto, Jesus teve piedade dos enfermos e curou-os, agiu conforme a sua fé e concedeu-lhes maravilhas. Não se esqueçam que, ao reconhecermos pela fé a obra de Jesus, seremos os beneficiários da maravilha e ao mesmo tempo participaremos da ampliação do Reino de Deus.

O Reino amplia-se por meio dos discípulos (Mt 10)

O capítulo 10 segue com Jesus dando autoridade aos discípulos e enviando-os ao mundo. Até então Jesus vinha agindo sozinho, mas a partir desse capítulo, Ele edifica pessoas a fim de ampliar o Reino com mais abrangência. Jesus ordenou aos discípulos a dirigirem-se às ovelhas perdidas de Israel e anunciarem que o Reino dos céus está próximo, ou seja, eles foram instruídos a fazerem a mesma obra de Jesus. E assim Jesus vai expandindo o Reino ao replicar o evangelho por meio dos discípulos. Jesus instruiu os discípulos a confiarem plenamente em Deus para pregar o evangelho com sabedoria e sem malícia. Jesus disse também para não temerem as opressões que poderiam sofrer ao pregar as boas novas, e ainda lhes prometeu a Sua segunda vinda ao mundo. Sendo assim, o discípulo deve aguardar Jesus, que voltará pela glória e poder de Deus, e empenhar-se na propagação do evangelho. Se você afirmar o Senhor em quaisquer situações e segui-lo carregando a cruz, Ele se lembrará de você.

O Reino conquista o mundo (Mt 11-12)

Nos capítulos 11 a 12 do evangelho de Mateus, o Reino referido por Jesus não é aquele que dominará o mundo pelo poder militar, e sim um Reino a ser edificado

pelo rompimento dos costumes e conhecimentos dos judeus. João Batista não sabia com precisão essa verdade, por isso enviou seus discípulos para verificar se Jesus era o Cristo.

Então Jesus revelou que o Reino adviria pela cura de enfermidades e pregação das boas novas, e que Ele era o Cristo encarregado de fazer isso. Jesus afirmou que não havia surgido ninguém maior que João Batista, contudo o povo do Reino seria maior que ele e desfrutaria da graça. Ele também disse que sem arrepender-se e voltar-se a Jesus, não seria possível desfrutar o descanso, mesmo que tivesse presenciado os milagres; somente aquele que se arrepende e carrega o jugo do Senhor terá o verdadeiro descanso (Mt 11:1-30).

Apesar disso, os fariseus não queriam o descanso dado por Jesus, porque eles pensavam que manter os seus privilégios religiosos era o meio de ter o verdadeiro descanso. Então os fariseus criticaram Jesus por práticas não permitidas no sábado: os discípulos pegaram e comeram as espigas da lavoura de cereal, e Jesus tinha curado um homem com uma das mãos atrofiadas (Mt 12:1-21). Além disso, os fariseus difamaram Jesus, afirmando que o Seu poder vinha de Belzebu, o príncipe dos demônios (Mt 12:22-37); eles afrontaram Jesus, pedindo que Ele fizesse um sinal milagroso, embora Jesus já tivesse mostrado inúmeras maravilhas (Mt 12:38-45). E para piorar a situação, até a família de Jesus estava dificultando o Seu ministério (Mt 12:46-50).

Como visto, os homens não estavam apoiando a ampliação do Reino de Deus, contudo o Reino conquistará o mundo, por isso precisamos colocar trampolins pela obra de Jesus e não pedras de tropeço. Esse é o caminho a ser seguido pelos que se tornaram irmãos de Jesus.

Compreenda o Reino de Deus (Mt 13)

É preciso gerar frutos após ouvir a palavra de Deus; essa é a mensagem principal do

5

capítulo 13 do evangelho de Mateus. O Reino é anunciado a todos, mas o problema é que nem todos o compreendem. Sendo assim, os discípulos de Jesus devem ter esperança na bênção do fruto gerado pela boa terra, e esforçarem-se para entender o Reino de Deus (Mt 13:1-30).

Jesus fala do Reino por meio das parábolas do grão de mostarda e do fermento. Ele ensina que o Reino não está estagnado, e sim ampliando-se continuamente (Mt 13:31-33). Por esse motivo, mesmo que o Reino não seja visível nesse momento, é necessário sabedoria e coragem para vender todos os seus bens, a fim de comprar o Reino de Deus (Mt 13:44-46).

Na jornada de fé, os perversos tais como o joio perturbam a colheita dos discípulos, mas no fim dos tempos eles serão separados e queimados. Os discípulos de Jesus devem se lembrar das parábolas, como a do joio e da rede, para encarar o combate espiritual pela perseverança da fé.

Lamentavelmente, as pessoas da terra de Jesus não compreendiam o segredo do Reino de Deus; elas estavam presas a preconceitos, por isso não receberam Jesus, pelo contrário, rejeitaram Jesus. Então lembrem que podemos possuir e ampliar o Reino, se recebermos Jesus com olhos de fé.

Jesus, o Rei dos reis, esclareceu a importância da fé por meio de sinais milagrosos e exigiu que os discípulos tivessem uma fé ainda maior. A seguir, Ele enviou os discípulos e assim deu mais impulso à ampliação do Reino. Houve diversos conflitos nesse procedimento, porém Jesus mostrou serenamente que Ele era o Cristo e não cessou o seu ministério.

O Reino anunciado por Jesus continua se ampliando nesse momento; portanto o discípulo de Jesus deve se esforçar com olhos de fé pela posse do Reino, e ter sabedoria e coragem para participar do Reino que se amplia.

6

01 Existe poder onde há confissão de fé

Qui Mateus 8:1-13

1 Quando ele desceu do monte, grandes multidões o seguiram.

2 Um leproso, aproximando-se, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me! "

3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Quero. Seja purificado! " Imediatamente ele foi purificado da lepra.

4 Em seguida Jesus lhe disse: "Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e apresente a oferta que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho".

5 Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda.

6 E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento".

7 Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo".

8 Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.

9 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".

10 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.

11 Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus.

12 Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes".

13 Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá! " Na mesma hora o seu servo foi curado.

7

Análise do conteúdo Percepção

1. Como o leproso e o centurião confessam sua fé em Jesus? (vs.2,8)

4 O que você aprende ao ver Jesus abraçando pessoas de fé que transcendem costumes e cultura?

2. Como Jesus responde à fé dos dois? (vs.3,10)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus ignora coisas que eram consideradas impuras na época?

Decisão e aplicação

5. Que tipo de confissão de fé o Senhor quer que eu lhe dê agora? O que devo fazer para me tornar uma pessoa de fé elogiada pelo Senhor? Anotação

8

centurião” (v.5): um comandante militar romano que comanda cem homens. “Eu irei curá-lo” (v.7): isso era contra o costume judaico da época, que tornava impuro entrar na casa de um estranho.

Um leproso, considerado impuro na comunidade judaica da época, vem a Jesus com uma grande multidão. Foi uma grande aventura. Era difícil de fazer, a menos que você tivesse uma crença clara de que Jesus poderia curá-lo de forma limpa. Além disso, um centurião gentio vem a Jesus. Ele era um gentio, mas tinha fé que seu servo poderia ser curado apenas pela palavra de Jesus. Pode vir a Jesus porque estava convencido da autoridade de Jesus que transcende o tempo e o espaço. Jesus concedeu poder àqueles que transcenderam suas circunstâncias e professaram a fé independentemente dos olhos das pessoas. Ele tocou diretamente no leproso, que era considerado impuro (v.3), e tentou ir diretamente à casa do centurião, um estranho (v.7). Onde há tal verdadeira confissão de fé, o poder do Senhor que transcende o tempo e o espaço vem sobre nós. Você pode experimentar a cura do corpo e da alma através da entrega total ao Senhor e da confissão de fé. Espero poder confessar a minha verdadeira fé todos os dias e me tornar um povo que experimenta o poder do Senhor.

ORAÇÃO

Agradeço o amor do Senhor que quebrou a barreira do pecado e me abraçou, e me permitiu confessar minha fé todos os dias

Anotação

9

02 Siga o Senhor que está além dos Milagres

Sex Mateus 8:14-22

14 Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre.

15 Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo.

16 Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes.

17 E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças".

18 Quando Jesus viu a multidão ao seu redor, deu ordens para que atravessassem para o outro lado do mar.

19 Então, um mestre da lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei por onde quer que fores".

20 Jesus respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça".

21 Outro discípulo lhe disse: "Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai".

22 Mas Jesus lhe disse: "Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos".

10

Análise do conteúdo Percepção

1. Por que Jesus realizou o ministério de cura e exorcismo? (v.17)

4. O que você aprende ao ver Jesus explicando a atitude do discípulo antes dos milagres visíveis?

2. Como Jesus responde a cada uma das duas pessoas que querem segui-lo? (vs.20,22)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus faz uma proposta pesada para aqueles que o seguiriam?

5. Qual é o maior obstáculo para viver como discípulo do Senhor? O que farei para definir minhas prioridades de vida e seguir o Senhor?

11
Decisão e aplicação
Anotação

“Deixa-me ir primeiro sepultar meu pai” (v.21): pode significar o funeral de meu pai morto, ou pode significar que cuidarei de meu pai até que ele faleça.

As pessoas veem Jesus curando a sogra de Pedro e expulsando demônios. Na verdade, a razão pela qual Jesus realizou milagres foi para cuidar da fraqueza do povo conforme profetizado na Palavra. No entanto, a multidão segue Jesus, fascinada apenas pelos milagres que Ele realiza (vs.14-18). Nesse momento, um escriba se apresenta para seguir o Senhor. Em resposta, Jesus diz que sua vida é uma vida de exaustão, sem lugar para reclinar a cabeça. Além disso, um dos discípulos pede a Jesus que o deixe seguir o Senhor após o enterro de seu pai. No entanto, Jesus nos diz para segui-lo agora mesmo (vs.19-22). Essa sugestão sobre o que é dado como certo não é para abandonar a família, mas para ensinar que nada é mais importante do que seguir Jesus. Os milagres externos podem motivá-lo a se tornar um discípulo de Jesus. No entanto, vamos lembrar que o que é mais importante do que os milagres visíveis é colocar Jesus em primeiro lugar e nos dedicarmos a Jesus.

ORAÇÃO

Que não sejamos aquele que segue os milagres visíveis a olho nu, mas aquele que possamos colocar Jesus como prioridade e segui-Lo.

Anotação

12

03 Olhe para o Senhor mesmo na tempestade

Sáb Mateus 8:23-27

23 Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.

24 De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.

25 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Senhor, salva-nos!

Vamos morrer! "

26 Ele perguntou: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? " Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fezse completa bonança.

27 Os homens ficaram perplexos e perguntaram: "Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem? "

13

Análise do conteúdo Percepção

1. Em que situação o barco em que Jesus e seus discípulos estavam se encontrava? (v.24)

4. . O que você aprende ao ler as palavras para não ter medo e confiar em Jesus mesmo diante da tempestade?

2. Como Jesus protege seus discípulos? (v.26)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus disse que seus temerosos discípulos tinham pouca fé?

Decisão e aplicação

5 O que te deixa aflito como uma tempestade chegando? O que devo fazer para confiar mais no Senhor que está comigo mesmo na tempestade?

Anotação

14

O povo” (v.27): era um grupo de seguidores de Jesus, que perseguia o barco em que Jesus e seus discípulos estavam.

O Mar da Galileia tinha tempestades frequentes devido às condições mutáveis do mar. Quando o barco com Jesus e seus discípulos estava atravessando o mar da Galileia, de repente, um forte vento e ondas surgiram. Foi uma tempestade tão grande que até os discípulos que eram pescadores experientes ficaram com medo. Os discípulos acordaram Jesus que estava dormindo exausto devido ao continuo ministério. Mas Jesus repreende os temerosos discípulos por terem pouca fé. Ele repreende o vento e o mar e acalma toda a situação (v.26). Ficou claro que a grande tempestade encontrada no meio do mar era um desastre natural ameaçador. No entanto, os discípulos tiveram que lembrar que estavam com Jesus, que governa os céus e a terra. Esquecer que Jesus está sempre comigo é um olhar típico quando a fé é fraca. Portanto, devo lançar fora meu medo e confiar no Senhor que está comigo. Somente a fé em Jesus é a maior segurança e resolve todas as situações aparentemente incômodas. Espero que tenham uma viagem segura de vida acompanhando o Senhor em qualquer situação.

ORAÇÃO

Quando o medo vier dos ventos do mundo, vençamos olhando para o Senhor que é maior e mais forte que todos eles.

Anotação

15

04 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

16

05 Salvar uma alma é mais precioso do que o mundo inteiro

Seg Mateus 8:28-34

28 Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, que vinham dos sepulcros. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho.

29 Então eles gritaram: "Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo? "

30 A certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos.

31 Os demônios imploravam a Jesus: "Se nos expulsas, manda-nos entrar naquela manada de porcos".

32 Ele lhes disse: "Vão! " Eles saíram e entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e morreu afogada.

33 Os que cuidavam dos porcos fugiram, foram à cidade e contaram tudo, inclusive o que acontecera aos endemoninhados.

34 Toda a cidade saiu ao encontro de Jesus, e quando o viram, suplicaramlhe que saísse do território deles.

17

Análise do conteúdo Percepção

1. Que tipo de dificuldades o povo da região dos gadarenos enfrenta por causa dos dois endemoninhados? (v.28)

4 Como você se sente vendo Jesus salvar dois endemoninhados mesmo sacrificando uma manada de porcos?

2 Quando uma manada de porcos invadidos por demônios é morta, o que o povo pede a Jesus? (v.34)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus permitiu que os demônios entrassem no rebanho de porcos, apesar da enorme perda econômica?

Decisão e aplicação

5 Quando foi a última vez que você desistiu de pregar o evangelho por medo da perda econômica?

O que você tem que fazer agora para salvar as almas que estão presas pelo poder da morte?

Anotação

18

Gadara” (v.28): uma cidade a sudeste do lago da Galileia.

Jesus encontra dois endemoninhados na região de Gadara (v.28). Por causa deles, o povo de Gadara estava com medo e experimentou a inconveniência de ter que dar volta no caminho. Quando Jesus encontra os endemoninhados, os demônios dentro deles o temem, chamando-o de Filho de Deus (v.29). É porque eles conheciam a autoridade de Jesus, o Filho de Deus. Depois, os demônios pedem a Jesus que os expulse para dentro dos porcos que estão ao seu redor. Jesus permite isso e salva os dois endemoninhados. No entanto, como resultado, todos os porcos morreram e o criador de porcos sofreu danos irreparáveis. Desta forma, Jesus mostra o método de cálculo que prioriza a salvação das almas mesmo diante da perda econômica. Ele deixou claro que salvar uma alma é a coisa mais importante, mais preciosa do que o mundo inteiro (vs.31-34). Ninguém pode entender o segredo do reino de Deus só porque viu os milagres de Jesus. Lembremos que só podemos viver a vida de um discípulo quando realizamos a salvação das almas através da dedicação e trabalho árduo que suporta perdas.

ORAÇÃO

Ajude-me a tornar discípulo dedicado a salvar vidas, seguindo o amor de Deus que dá a graça da salvação.. Anotação

19

06 O perdão do pecado é mais difícil do que curar uma doença

Ter Mateus 9:1-8

1 Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua própria cidade.

2 Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados".

3 Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: "Este homem está blasfemando! "

4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: "Por que vocês pensam maldosamente em seus corações?

5 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?

6 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" — disse ao paralítico: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa".

7 Ele se levantou e foi.

8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

20

Análise do conteúdo Percepção

1. Como os mestres da lei reagiram às palavras de Jesus ao paralítico? (vs.2-3)

4 O que você sente vendo os mestres da lei negar a divindade de Jesus?

2 O que Jesus, conhecendo os pensamentos dos mestres da lei, diz? (vs.4-6)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus explica o milagre do perdão dos pecados e da cura ao mesmo tempo?

Decisão

5 Houve algum momento em que você já duvidou da divindade de Jesus e vacilou em sua fé? Que decisão irá tomar para restaurar seu corpo e sua alma através da graça do perdão dos pecados de Jesus?

Anotação

21
e aplicação

Sua cidade” (v.1): refere-se à Cafarnaum. “Vendo a fé que eles tinham” (v.2): as pessoas acreditam nos poderes sobrenaturais de Jesus e esperam cura. “ Conhecendo Jesus seus pensamentos” (v.4): parte da divindade de Jesus

À medida que as notícias sobre as obras de cura de Jesus se espalham, muitas pessoas se juntam a Jesus. Houve também aqueles que trouxeram um homem paralítico que estava deitado em uma maca. Jesus, ao encontrar o paralítico, disse-lhe para ter bom ânimo e proclama o perdão dos pecados (v.2). No entanto, os mestres da lei que assistiam a esta cena pensam que as observações de Jesus são uma blasfêmia (v.3). Mateus registra que Jesus conhecia todos esses pensamentos dos mestres da lei, revelando a divindade de Jesus e declarando que Jesus, que possui divindade, tem autoridade para perdoar pecados. Jesus diz que o perdão dos pecados é mais difícil do que a cura, e que trabalha para a expansão do reino de Deus além da simples cura. No entanto os mestres da lei estavam presos em seus próprios pensamentos e não conseguiam entender por que Jesus estava falando sobre o perdão dos pecados. Se, como essas pessoas, você não acredita na divindade de Jesus e está preso a preconceitos errados, espero que chegue ao ponto de arrependimento agora mesmo, pois nesse momento, você receberá a graça do perdão dos pecados, e a obra de restauração e cura completa virá, fortalecendo seu corpo e espírito.

ORAÇÃO

Ajude-me a entender corretamente a divindade de Jesus, para transmitir a graça do perdão dos pecados e ser usado para o reino de Deus. Anotação

22

07 Desejo misericórdia, não sacrifícios

Qua Mateus 9:9-13

9 Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu.

10 Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e "pecadores".

11 Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: "Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? "

12 Ouvindo isso, Jesus disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.

13 Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores".

23

Análise do conteúdo Percepção

1. Com quem Jesus estava almoçando na casa de Mateus? (v.10)

4 O que você sente ao ver que os fariseus estavam preocupados em criticar presos às leis do que no amor?

2 Como Jesus respondeu à crítica dos fariseus? (vs.12-13)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus falou aos fariseus que deseja misericórdia, e não sacrifícios? (vide Os 6:6)

Decisão e aplicação

5. Quando você escolheu mal as suas amizades? O que você irá decidir para dar amor aquela pessoa que precisa da sua ajuda nesse momento? Anotação

24

coletoria” (v.9): lugar onde arrecadava os impostos, a coletoria de Cafarnaum era o mais representativo. Mateus, apóstolo de Jesus também era responsável pela coletoria. “foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e “pecadores” “(v.10): como imagem da comunhão durante a refeição, podemos ver que Jesus fez a comunhão com as pessoas discriminadas da sociedade judaica. “Não são os que têm saúde que precisam de médico” (v.12): os fariseus viviam cumprindo rigidamente as leis e imaginavam que tinham chegado à justiça e por isso não conseguiam cuidar dos pecadores e enxergar a vinda de Messias que era Jesus.

Os 6:6 “Pois desejo misericórdia, e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos”

Muitos publicanos e pecadores foram comer com Jesus quando ele estava na casa de Mateus (v.10). Os fariseus estavam descontentes porque Jesus estava na companhia dessas pessoas que eram consideradas marginalizadas pela sociedade judaica. Pois eles desprezavam os publicanos e os pecadores e acreditavam que não eram santas as relações com eles (v.11). Mas Jesus respondeu que assim como os doentes precisavam de médicos, os publicanos e os pecadores precisavam dele. E que era a vontade de Deus (v.12). Jesus utilizou as palavras de Oséias e falou sobre o perigo da vida espiritual que esquece do amor e é influenciada pelas formalidades. Dessa maneira, Jesus conviveu com as pessoas que foram esquecidas pelo mundo e viveu a vida que Deus desejava. Portanto, devemos ter cuidado para que não tenhamos uma vida espiritual presa às formalidades. Vamos refletir se não estamos vivendo uma vida que não tem nem tempo de olhar ao redor, sem praticar o amor e a misericórdia. A vida de um discípulo não é uma vida religiosa. Devemos lembrar sem falta que é uma vida que pratica o amor de Jesus.

ORAÇÃO

Que possa viver uma vida de amor e misericórdia agradável a Deus, sem ser uma vida espiritual incorreta presa às formalidades.

Anotação

25

08 Prepare a vasilha de couro nova para o vinho novo.

Qui Mateus 9:14-17

14 Então os discípulos de João vieram perguntar-lhe: "Por que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não? "

15 Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão.

16 "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

17 Nem se põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, as vasilhas se rebentarão, o vinho se derramará e as vasilhas se estragarão. Pelo contrário, põe-se vinho novo em vasilhas de couro novas; e ambos se conservam".

26

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual foi a pergunta dos discípulos de João a Jesus?

4 O que você sente na verdade de que deve ser preparada uma nova vasilha de couro para a obra de Jesus?

2 Quais foram as três parábolas que Jesus falou para os discípulos de João? (vs.15-17)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus falou que o vinho novo deve ser guardado em uma nova vasilha de couro?

Decisão e aplicação

5. Assim como a vasilha de couro velha, qual é o aspecto da vida espiritual formal que ainda está dentro de você?

O que você irá decidir para colocar a sua vida estagnada numa nova vasilha de couro da vida? Anotação

27

jejuamos” (v.14): o jejum para os judeus era um ato em que se reduzia totalmente a si mesmo frente a Deus. Significa a oração, a misericórdia e uma devota vida espiritual. “põe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam” (v.17): significa que deve ser preparado um novo sistema religioso para guardar a obra de Jesus.

Os discípulos de João vieram perguntar a Jesus porque eles e os fariseus jejuavam, mas os discípulos não (v.14). Naquela época, os judeus tinham como referência a oração, a misericórdia e o jejum como exemplos de uma vida espiritual devota. E não jejuar significava não seguir a tradicional fé judaica. E Jesus utiliza de três parábolas para responder. Primeiramente, Jesus se refere a si mesmo como o noivo e os convidados não podem ficar tristes enquanto estão com o noivo (v.15). Depois fala que não pode remendar pano novo em roupa velha. E colocar vinho novo em vasilha de couro velha (vs.16-17). A roupa velha e a vasilha de couro velha estão indicando a fé formal judaica e a fé que está presa às formalidades não pode guardar o evangelho do reino de Deus que o novo vinho significa. Dessa maneira, o irmão deve preparar uma vasilha nova de couro adequada para guardar o vinho novo. Devemos deixar de lado a fé que está presa às formalidades, colocando em uma nova vasilha de couro o evangelho da vida, seguindo como discípulo Jesus que abriu um novo tempo.

ORAÇÃO

Que possa ser filho da fé que prepara uma nova vasilha para guardar e entender a obra de Jesus.

28
Anotação

09 Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada

Sex Mateus 9:18-31

18 Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá".

19 Jesus levantou-se e foi com ele, e também os seus discípulos.

20 Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto,

21 pois dizia a si mesma: "Se eu tãosomente tocar em seu manto, ficarei curada".

22 Voltando-se, Jesus a viu e disse: "Ânimo, filha, a sua fé a curou! " E desde aquele instante a mulher ficou curada.

23 Quando ele chegou à casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multidão agitada,

24 disse: "Saiam! A menina não está morta, mas dorme". Todos começaram a rir dele.

25 Depois que a multidão se afastou, ele entrou e tomou a menina pela mão, e ela se levantou.

26 A notícia deste acontecimento espalhou-se por toda aquela região.

27 Saindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, clamando: "Filho de Davi, tem misericórdia de nós! "

28 Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: "Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso? " Eles responderam: "Sim, Senhor! "

29 E ele, tocando nos olhos deles, disse: "Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm! "

30 E a visão deles foi restaurada. Então Jesus os advertiu severamente: "Cuidem para que ninguém saiba disso".

31 Eles, porém, saíram e espalharam a notícia por toda aquela região.

29

Análise do conteúdo Percepção

1. O que pensou a mulher que estava sofrendo havia doze anos de hemorragia? (v.21)

4 O que você sente ao ver que Deus cura através da fé as dificuldades da vida?

2. Qual foi o conteúdo que os dois cegos estavam gritando enquanto estavam seguindo Jesus?

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus abordou sobre a fé ao curar a mulher que sofria de hemorragia e os dois cegos?

Decisão e aplicação

5. Como você reagiu até agora a encontrar as dificuldades da vida? Qual é o problema que você deve enfrentar hoje com a fé, acreditando na obra de Deus?

Anotação

30

dirigentes” (v.18): refere-se ao funcionário da sinagoga. “hemorragia” (v.20): doença feminina que uma vez começado a hemorragia não para de sangrar.

Quando Jesus estava indo para salvar a filha de um dos dirigentes da sinagoga, uma mulher que estava sofrendo por doze anos de hemorragia chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto. Ela tinha a fé de que poderia ser curada tocando apenas o manto de Jesus. E ele falou que a sua fé a salvou e dá a graça da cura física e espiritual (vs.18-22). Depois disso, Jesus levantou pela mão a filha do dirigente que estava morta e por causa disso a notícia deste acontecimento espalhou-se por toda aquela região (vs.23-26). Os dois cegos que ouviram a notícia sobre Jesus, seguiram gritando por ele. Eles chamavam Jesus como “Filho de Davi” e pediam para que tivesse misericórdia deles. E Jesus tocando nos olhos deles os curou. E a visão deles foi restaurada (vs.27-29). Dessa maneira, aqueles que acreditam no Senhor, devem confessar a fé deles. A confissão da fé no Senhor afasta a decepção e a escuridão, lembrando que se torna a luz da esperança.

ORAÇÃO

Que possa ser o filho do Senhor que desfruta da graça da mudança da vida através da diária confissão da fé.

Anotação

31

10 Ao ver as multidões, teve compaixão delas

Sáb Mateus 9:32-38

32 Enquanto eles se retiravam, foi levado a Jesus um homem endemoninhado que não podia falar.

33 Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. A multidão ficou admirada e disse: "Nunca se viu nada parecido em Israel! "

34 Mas os fariseus diziam: "É pelo príncipe dos demônios que ele expulsa demônios".

35 Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças.

36 Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

37 Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.

38 Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".

32

Análise do conteúdo Percepção

1. Como as pessoas reagem ao ver um mudo que não fala por estar possuído por demônio? (v.33)

4 O que aprende ao ver Jesus que se compadece das pessoas com coração de um pastor?

2. Qual foi o motivo de Jesus ter compaixão das multidões? (v.36)

Estudo e reflexão

3 Por que Jesus olha para a multidão e diz que são como ovelhas perdidos?

Decisão e aplicação

5 Que atitude tem para com aquele ao seu redor que não creem em Jesus Quem são aqueles a quem dev abordar com coração de Jesus e o qu decide aplicar a eles?

33
Anotação

“Teve compaixão delas” (v.36): a palavra grega ‘splanknizomai’, derivada da palavra ‘splanknon’ que significa intestinos, é usado para expressar ‘ser misericordioso, sentindo a dor de intestino ser cortado’, que representa o coração de Jesus para com o povo e aparece 12 vezes nos evangelhos sinóticos.

Após dois cegos ser curados por Jesus, as pessoas trazem uma pessoa que não consegue falar com estar possuído pelo demônio. Jesus concede cura também a ele, permitindo-lhe desfrutar da graça do demônio o deixar e falar. A multidão se admira com a autoridade espiritual e poder de Jesus, no entanto, os fariseus, tolamente ainda não reconhecem Jesus e O difamam. Após este acontecimento, Jesus sai ensinando, pregando evangelho do reino, curando todas as doenças. Jesus, que assim realiza a obra de salvação, ao ver as inúmeras multidões que o seguem, teve compaixão delas (v.36). E Ele diz que eles estavam exaustos e desamparadas como ovelhas sem pastor. Quis dizer com isso que muitas pessoas perdem a sua direção espiritual e vagam. Nisto, Jesus ordena aos discípulos que orem para que sejam enviados trabalhadores para a colheita (v.38). Assim, para salvar uma alma que vagueia, precisa ter um coração de pastor que tem compaixão por ela. Quando servimos alguém com compaixão, entendemos o coração do Salvador e crescemos como discípulo que o Senhor deseja.

ORAÇÃO

Que eu seja um discípulo que se esforça no trabalho de salvação, assim como Jesus que tem compaixão.

Anotação

34

11 Anotação do sermão

Dom Passagem bíblica:

35

Pregue com o poder que o Senhor lhes dá

Seg Mateus 10:1-15

1 Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.:

5 Jesus enviou estes doze com as seguintes instruções: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos.

6 Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel.

7 Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’.

8 Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.

9 Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;

10 não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.

11 "Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.

12 Ao entrarem na casa, saúdem-na.

13 Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

14 Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés, quando saírem daquela casa ou cidade.

15 Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

36
12

Análise do conteúdo Percepção

1. Qual é o conteúdo da pregação que Jesus pede para os 12 discípulos fazerem após lhes dar o poder? (v.7)

4. O que você aprende ao saber que Deus preenche as necessidades para a propagação do evangelho?

2 Quais são os princípios específicos da pregação do evangelho que Jesus deu a seus discípulos? (vs.8-10)

Estudo e reflexão

3. Qual o motivo de Jesus dizer aos discípulos que estavam saindo para pregar, para não levarem objetos para suas necessidades e darem de graça, o que receberam de graça?

Decisão e aplicação

5. Alguma vez, percebeu que Deus já preparou tudo enquanto pregava o evangelho?

O que decide fazer para evangelizar com o poder de Deus, e não com o próprio esforço?

37
Anotação

“Dirija-se às ovelhas perdidas de Israel” (v.6): Jesus chama o povo de Israel de ‘ovelhas sem pastor’ (Mt 9-36), designou aos discípulos um alvo específico para onde ir. “Vocês receberam de graça, deem também de graça” (v.8): Significa que os discípulos não devem usar o evangelho para o benefício próprio.

Jesus chama os doze discípulos, dá-lhes poder para proclamar o Reino de Deus. A razão pela qual Jesus deu o poder aos discípulos, foi para mostrar que o Reino de Deus existe onde o Reino de Deus é proclamado. Assim, os discípulos precisavam se tornar em quem dedica completamente ao evangelho crendo no poder de Deus. Jesus disse aos discípulos para darem de graça o que recebera, para não prepararem nenhum item necessário para viagem, e onde quer que vão descobrir aqueles que estão preparados e passar com eles. Dessa forma, Jesus dá poder aos discípulos, diz-lhes quem são os alvos da pregação e orientações específicas para a ação. E disse-lhes que os pregadores do evangelho precisam apenas ter total confiança e fé no Senhor. Ele ensinou os discípulos a pregar evangelho confiando somente em Deus e não em seus próprios habilidades, e a seguir em frente sem medo, mesmo quando o evangelho for rejeitado. Como vemos, os discípulos são aqueles que vivem somente pela fé. Desejo que deixe de lado os seus planos e suas habilidades, e pregue o evangelho com coragem somente pelo poder do Senhor.

ORAÇÃO

Que eu possa confiar inteiramente no Senhor e pregar o evangelho, não com minhas habilidades, mas com o poder que vem de Deus.

Anotação

38

13 Aquele que preservar até o fim será salvo

Ter Mateus 10:16-23

16 Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

17 "Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles.

18 Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios.

19 Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer,

20 pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.

21 "O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

22 Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

23 Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

39

Análise do conteúdo Percepção

1. Como Jesus se sente enviando os seus discípulos para o mundo?

(v.16)

2. Segundo Jesus, quem dá o que dizer durante a perseguição?

(v.20)

Estudo e reflexão

3 Por que os discípulos de Jesus serão perseguidos e passarão por sofrimento neste mundo?

4 O que se sente sabendo que a evangelização virá com os sofrimentos para os missionários, mas quem preservar até o fim será salvo?

Decisão e aplicação

5 Você já teve aguentar todo o sofrimento por causa do evangelho? O que precisa ser feito para pregar o evangelho com a coragem neste mundo?

Anotação

40

Jesus diz que ele estava se sentindo como se enviasse ovelhas entre lobos, quando estava enviando os seus discípulos para o mundo. Porque Jesus sabia dos sofrimentos pelos quais eles passariam. Como o mundo é cheio de maldade, rejeitaria o evangelho e isso resultaria na perseguição aos discípulos. Porém, Jesus diz que essa perseguição resultaria na evangelização dos estrangeiros. Além disso, ele diz que como o Espírito Santo lhes daria o que dizer, pede para aguentar até o final (vs.18-23). Assim, Jesus nos fala sobre os possíveis sofrimentos e perseguições que poderão vir por pregar o evangelho neste mundo que não o aceita. Porém, como um discípulo de Jesus, precisamos aguentar todo o sofrimento lembra da promessa dele de que quem preservar até o fim será salvo. A evangelização é uma missão nobre que pode ser levada apenas por aqueles que aguenta e preserva até o final. Desejo que possamos seguir o caminho de um verdadeiro discípulo de Jesus, esperando pela volta do Senhor. ORAÇÃO

Faça com que eu possa apenas olhar para o Senhor que nos dá a vitória no final e que não tenha medo dos sofrimentos causados pela evangelização.

Anotação

41

14 O Senhor que conta até os cabelos da nossa cabeça nos protege

Qua Mateus 10:24-33

24 "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.

25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!

26 "Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

27 O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.

28 Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno.

29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.

30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.

31 Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

32 "Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

42

Análise do conteúdo Percepção

1. Segundo Jesus, de quem os discípulos precisam ter medo? (v.28)

4 O que se sente com as palavras de Jesus de que o Senhor que conta até os nossos cabelos nos protege, portanto, não precisamos ter o medo do mundo?

2 Segundo Jesus, como Deus protege o seu povo? (v.30)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus disse para os discípulos a não terem medo?

Decisão e aplicação

5. Já teve experiência em que sentiu a proteção do Senhor no meio do medo?

O que precisa ser feito para cumprir a missão como um discípulo de Jesus, confiando no Senhor que nos protege?

Anotação

43

Jesus conta, por meio das parábolas, de que o sofrimento que ele vai ter é maior do que o que os discípulos vão ter, mas que eles vão participar na ressurreição, e não somente nos sofrimentos (vs.24-25). Jesus nos diz que como a tolice do pecado será exposta e que a luz do evangelho vai vencer no final, precisamos ter medo do Senhor e não dos sofrimentos. Além disso, fala sobre Deus que cuida até dos nossos cabelos (v.30). Portanto, precisamos confiar em Deus que nos cuida em cada detalhe, e deixar de lado o medo que temos sobre o mundo. Além disso, precisamos confessar sobre Jesus na frente de todos (vs.32-33). Se você sente medo por conta das perseguições que um discípulo de Jesus possa ter, deixa esse pensamento de lado e olha para Deus. A vida de um discípulo não é solitária, mas está sob o cuidado de Deus que nos protege em cada detalhe. Quando olha para o Senhor, deixando o medo de lado, ele vai sorrir para nós. Não vamos nos esquecer de que apenas a fé vence o medo.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa ser um verdadeiro discípulo de Jesus que proclama o nome do Senhor ao mundo com fé e a coragem.

Anotação

44

15 Ame Jesus acima de tudo

Qui Mateus 10:34-11:1

34 "Não pensem que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.

35 Pois vim para fazer que ‘o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra;

36 os inimigos do homem serão os da sua própria família’.

37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;

38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

40 "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

41 Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.

42 E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa".

1 Depois que terminou de instruir seus doze discípulos, Jesus saiu para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia.

45

Análise do conteúdo Percepção

1. O que não é digno de Jesus, segundo ele? (10:37, 38)

4. O que se sente sabendo que apenas aquele que ama Jesus mais do que qualquer um é o digno de ser o discípulo dele?

2 O que Jesus promete àqueles que servem aos discípulos? (10:42)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus disse que a vida de um discípulo é de pregar evangelho no meio da esperança?

Decisão e aplicação

5. Tem algo que você ama mais do que Jesus? O que precisa ser feito para que você possa amar Jesus mais do que qualquer coisa na vida? Anotação

46

Jesus mostra qual é a regra básica para os discípulos seguirem Jesus. Primeiro, um discípulo digno de Jesus tem que amá-lo acima de tudo. Tem que dar prioridade a Jesus, na frente dos pais ou filhos. Para os judeus, tradicionalmente, amar os pais era uma obrigação importante. Mas mesmo essa tradição pode ser mais importante do que amar Jesus (10:35-37). Além disso, um discípulo digno de Jesus tem que carregar a própria cruz para segui-lo. A vida que carrega a cruz é a de autonegação e de sofrimento. Portanto, um discípulo de Jesus precisa deixar claro qual é a prioridade e seguir Jesus mesmo que possa ser odiado pelo mundo por conta disso. Assim, a vida digna de discípulo de Jesus não é nada fácil, mas precisamos seguir nela sem perder a esperança, porque Deus promete um prêmio grande para aqueles que dedicam ao evangelho. Vamos orar para que não cometamos tolice de perder o caminho de Jesus por conta dos sofrimentos de agora. Vamos ser verdadeiros discípulos de Jesus que enchem a nossa vida com a fé nele.

ORAÇÃO

Faça com que eu seja um discípulo digno de Jesus que ama Jesus acima de tudo, carregando a minha própria cruz.

Anotação

47

16 Creia no senhorio de Jesus e siga-o

Sex Mateus 11:2-11

2 João, ao ouvir na prisão o que Cristo estava fazendo, enviou seus discípulos para lhe perguntarem:

3 "És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro? "

4 Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo:

5 os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

6 e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa".

7 Enquanto saíam os discípulos de João, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: "O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

8 Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.

9 Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta.

10 Este é aquele a respeito de quem está escrito: ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’.

11 Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.

48

Análise do conteúdo Percepção

1. Que pergunta João Batista fez a Jesus enviando seus discípulos? (v.3)

4 O que você sente quando vê Jesus dando confiança a João Batista e seus discípulos?

2 Quem é feliz segundo Jesus? (v.6)

Estudo e reflexão

3. Por que Jesus diz que aqueles que não se escandalizam por sua causa são felizes?

Decisão e aplicação

5. Existe alguma parte da obra de Jesus que não consegue confiar? O que deve fazer para crer e seguir o ministério de Jesus mesmo em momentos difíceis da vida?

49
Anotação

“Aquele que haveria de vir” (v.3): refere-se ao Messias, o ungido, profetizado no Antigo Testamento “se escandaliza” (v.6): significa 'tropeçar' e, no contexto, significa 'ficar com raiva', 'rejeitar' ou 'estar descontente' “Jesus começou a falar à multidão a respeito de João” (v.7): para que a multidão não ficasse em dúvida sobre João Batista, testemunhou que ele era profeta, e mais que profeta. Is 35:5-6 “Então se abrirão os olhos dos cegos e se destaparão os ouvidos dos surdos. Então os coxos saltarão como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria. Águas irromperão no ermo e riachos no deserto.”

João Batista enviou seus discípulos a Jesus enquanto estava preso, pois queria confirmar se Jesus era o Messias que havia sido profetizado. Na verdade, as coisas que Jesus fez foram profetizadas pelo profeta Isaías, e somente o Messias poderia fazê-las (vide Is 35:5-6). Era uma evidência clara de que Jesus era o Messias. Jesus disse a João Batista e a seus discípulos que, conforme profetizado na Palavra, milagres como curar doentes e ressuscitar mortos estão acontecendo, e o evangelho está sendo pregado aos pobres. E Ele também disse que aqueles que não se escandalizam por causa dele são felizes (vs.4-5). Dessa forma, Jesus deixou claro quem ele era por meio de seus milagres e palavras profetizadas. Ele também disse que aqueles que estão no Reino dos céus, mesmo os menores, são maiores do que João Batista, e deu-lhes esperança do Reino. Portanto, vamos lembrar que não há presente maior para a vida do que esperar o Reino dos céus ao aceitar Jesus Cristo. Que possamos reconhecer o senhorio de Jesus todos os dias e viver uma vida de bênçãos incríveis.

ORAÇÃO

Que eu não perca a fé de que só Jesus é o verdadeiro salvador mesmo nos momentos difíceis da vida.

Anotação

50
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.