A Escola Inclusiva: Desafios

Page 36

dificuldades sociais e de comunicação. Outras apresentarão dificuldades na aprendizagem exigindo suporte para realizar as tarefas mais simples do diaa-dia. A inclusão de crianças e alunos com PEA em meio escolar requer, frequentemente, a prestação de apoios diferenciados e adequados à forma específica de pensar e de aprender destas crianças e alunos, pois as perturbações afetam as áreas da comunicação, interação social e comportamento. O ensino estruturado procura facilitar os processos de aprendizagem, de autonomia e de comportamento, e surge como uma resposta educativa específica para os alunos com PEA. As unidades de ensino estruturado visam tornar o ambiente em que o aluno se insere mais previsível e acessível, ajudando-o a encontrar maior disponibilidade para a comunicação, interação e aprendizagens. Sugere-se a existência de áreas bem definidas e delimitadas adequadas à sensibilidade sensorial de cada criança/aluno. O ensino estruturado centra-se nas áreas fortes frequentemente encontradas nas crianças e alunos com PEA, podendo ser adaptado às especificidades individuais, sendo possível manter um ambiente calmo e previsível, facultar informação clara e objetiva das rotinas, desenvolver tarefas diárias e promover a autonomia.

4.2.

Docentes de Educação Especial e Técnicos

A maioria dos docentes de educação especial integra o grupo de recrutamento 910 (QUADRO 9). Existem em média cerca de 10 alunos com NEE por cada professor de educação especial.

34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.