Revista InFormação | IFRJ | Junho 2014

Page 4

campus rio de janeiro

Para além do Facebook Aluno do campus Rio de Janeiro participará do National Youth Science Camp, evento que articula redes de contatos entre pesquisadores das Américas

C

om apenas 17 anos e muita determinação, o aluno do curso Técnico em Química do campus Rio de Janeiro Marcus Vinicius Pinto Pereira foi selecionado para participar do National Youth Science Camp (NYSC), uma escola de verão que acontece na Virgínia Ocidental, nos Estados Unidos, entre os dias 27 de junho e 20 de julho deste ano. Ele conta que descobriu o programa através da página da Embaixada dos Estados Unidos em uma rede social e apressou-se para se inscrever. Aluno dedicado, Marcus Vinicius tem um bom histórico escolar: ficou em primeiro lugar na XXI Maratona de Química da Associação Brasileira de Química (ABQ) no ano passado e atualmente participa ativamente de dois projetos científicos – um deles, intitulado “Avaliação da Produção de Etanol a Partir do Soro de Leite Residual”, ele pretende apresentar no acampamento em junho. Marcus acredita que o instituto e o apoio de seus professores tiveram influência no seu desempenho. Segundo ele, o currículo da escola é um diferencial. “A gente já sai daqui com uma prática muito boa de laboratório. E a escola também oferece muito espaço para os grupos de pesquisa”. Em aula, os alunos têm bastante contato com o vocabulário científico em inglês, com as apresentações de trabalhos e leitura de artigos estrangeiros, um “treinamento fundamental”, segundo o estudante.

Entre os requisitos para concorrer ao NYSC está o domínio da língua inglesa, um currículo acadêmico de destaque, habilidade de liderança, maturidade, curiosidade e muita vontade de aprender. Marcus Vinícius conta que o processo seletivo foi longo: ele teve que traduzir documentos e escrever uma carta de motivação, além de indicar um professor que entrasse diretamente em contato com a instituição organizadora para recomendá-lo. Marcus contou com a ajuda e recomendação do professor de Físico-Química do campus, Anderson Henriques. A última etapa consistiu de entrevistas em português e inglês com uma representante da embaixada dos Estados Unidos. Durante o acampamento, que fica sediado em meio a belas paisagens naturais, são realizados seminários com palestrantes de instituições renomadas, estudos, atividades voltadas a diversas áreas da ciência, passeios a cidades e instituições americanas. Há ainda bastante incentivo dos organizadores para que os jovens interajam e apresentem seus hobbies e habilidades artísticas. Para Marcus, essa interação com os outros participantes conta bastante, principalmente para começar a formar uma rede de contato profissional. “Lá, em maio, eles já sabem para quais universidades vão. Muitos vão para MIT, Stanford, entre outras. Estar em contato com pessoas que vão para estas universidades ‘tops’, como pesquisador no futuro, é excelente”, comenta.

Para mais informações sobre o programa, acesse:

www.nysc.com

Marcus Vicicius quer estabelecer contatos acadêmicos com estudantes americanos

4

AsCom/campus Rio de Janeiro


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.