Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ
3. GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA O decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017, define governança como um “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”. O IFRJ possui uma gestão eleita democraticamente e uma estrutura administrativa baseada nos preceitos da governança pública, com foco em estratégias internas e como instrumento de políticas públicas visando servir à sociedade com ensino, pesquisa e extensão de forma gratuita.
de Governança IFRJ 2018–2022 – 1ª etapa) norteiam as ações estratégicas e institucionalizam as metas a serem perseguidas. A Diretoria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional (Dpedi) cuida do acompanhamento das estratégias e metas a serem cumpridas sob a supervisão da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (Prodin). No quadro a seguir, é possível notar que duas etapas da implantação da gestão estratégica no IFRJ não finalizadas em 2019 foram continuadas em 2020:
3.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GOVERNANÇA O Planejamento Estratégico do IFRJ 2017–2021 e os Planos de Metas (Plano
ETAPAS
PERÍODO DE CUMPRIMENTO
Implementação inicial de cultura estratégica nos campi do IFRJ
Início em fevereiro de 2019
Elaboração da 2ª Matriz GUT
Início em novembro de 2019
ENTREGA
STATUS 2019
STATUS 2020
Plano de Metas dos campi
Em andamento. A previsão para entrega era abril de 2020, mas será alterada por conta da pandemia
Interrompida
Documento Matriz GUT 2ª etapa
Entrega ao reitor em abril de 2020
Cumprida
OBSERVAÇÕES Acompanhamento do reitor nas idas aos campi visando à apresentação da metodologia de implementação de Gestão Estratégica Esse trabalho foi interrompido no contexto da pandemia e será consolidado no ano de 2021, quando da elaboração do novo Planejamento Estratégico do IFRJ ----------------(continua)
20