Sal e Luz #35

Page 1

DEUS É AMOR No início do ano li um artigo, intitulado: Os sês do casamento em Caná; autoria de Ariovaldo Ramos. Este artigo me fez pensar sobre o amor de Deus por nós e aproveito para compartilhar com os irmãos: “Foi num casamento em Caná, um lugar da Galileia, que devia ser muito parecida com

os bairros de lata de hoje, que Jesus fez o primeiro milagre registado, e, cujo único propósito foi fazer um casal feliz. E, para isso, muitas lacunas tiveram de ser preenchidas. Lacunas que chamo de os sês do casamento em Caná. >>


>> E se no casamento em Caná…

Jesus não tivesse sido convidado? A vida transcorreria, mas restrita ao plano (a), sem lugar para alternativas, porque a lei da impossibilidade só pode ser vencida pelo milagre! E se no casamento em Caná…

Jesus não tivesse aceite ao convite? A festa teria acabado mais cedo e em tom de frustração. Jesus ter aceitado o convite foi o que tornou a festa especial, porque onde Jesus está tudo pode recomeçar, e é a vida e não a morte que passa a dar a palavra final. Que bom que Jesus aceita convite para ir a casamentos, mesmo que já tenham sido celebrados, ele vai, e a alegria é retomada. Que bom que há convites que Jesus aceita! Aliás, nós só deveríamos participar de situações e locais, em que Jesus pudesse ser convidado a participar.

e para poupar os noivos do vexame; ainda bem que o bem-estar dos noivos era precioso para o Cristo, ainda bem que a glória de Deus passa pela realização humana, porque o bom criador se alegra com a alegria de suas criaturas.

"o bom Criador se alegra com a alegria de suas criaturas".

E se no casamento em Caná…

Maria não fosse até Jesus? Jesus, provavelmente, só o saberia quando todos o soubessem e, ainda que interferisse, não poderia fazer muito em relação ao vexame a que os noivos seriam expostos. O ato de Maria poupou os noivos da provável exposição pública, intercessão tem de ser assim, para abençoar e não para expor. E se no casamento em Caná…

Jesus não fosse movido pela graça? Ainda não era o tempo de Jesus se expor ao seu povo, e nem era tempo de Maria ver o seu sacrifício explicado. Mas Jesus levou em conta a angústia dos noivos, e o que Jesus não podia fazer por meio da lei o pode por meio da graça. Tudo deve ser levado a Jesus, porque ele conta com as infindas possibilidades da graça. E se no casamento em Caná…

Jesus não achasse festa importante? Jesus fez um milagre para a festa não acabar,

E se no casamento em Caná…

Maria não fosse respeitada pelos vizinhos? José, pai adotivo de Jesus cuidou muito bem de Maria, de modo que ao invés de permanecer sob o estigma de pecadora, por ter engravidado antes do casamento, ainda que por milagre de Deus, tornou-se respeitada pelos vizinhos, o que lhe deu autoridade para orientar aos empregados. Que papel admirável José desempenhou! Nós protegemos alguém quando fazemos a sua dignidade ser preservada. E se no casamento em Caná…

Maria não soubesse de Jesus? Maria só pode dizer o que disse aos empregados, 1º porque sabia do poder dado a Jesus, talvez, já o tivesse visto em ação, e, também, porque sabia do amor de Jesus pelas pessoas. Saber do Cristo é saber de suas possibilidades por causa da bondade de seu caráter. Por isso vale a pena orar! >>


>> E se no casamento em Caná…

E se no casamento em Caná…

Os empregados não atendessem a Jesus?

O mestre-sala não tivesse feito o comentário sobre o vinho?

A obediência dos empregados, ofereceu a matéria-prima para o milagre. O que Jesus lhes pediu era sem sentido, as pessoas já tinham lavado as mãos para comer, não havia mais necessidade de água. Eles, certamente, não compreendiam a razão para encher as talhas, mas Jesus sabia que milagre estava a realizar. Atender a Jesus é sempre participar de um milagre, para além da nossa compreensão.

Talvez, mesmo que viéssemos a saber do milagre, não saberíamos da sua intensidade, demonstrada pela qualidade do vinho - que nos dá conta de que Jesus vai muito além de nossa capacidade de pedir ou de pensar - essa é a função do testemunho - transmitir o resultado do amor de Deus.

E se no casamento em Caná…

Jesus não tivesse agido como salvador? Jesus poderia ter feito qualquer gesto para transformar a água em vinho, mas não o fez, se o fizesse teria exposto aos noivos, mas Jesus não veio para esmagar a cana quebrada, mas para restaurá-la. O importante para Jesus não era que as pessoas soubessem do seu poder, mas que os noivos soubessem do seu amor colocou os noivos antes do ministério, ele estava ali para beneficiá-los, não para beneficiarse de sua situação e carência; e assim devem ser os seus seguidores: gente que faz tudo para salvar, curar, abençoar e proteger o outro.

Que bom que João, o evangelista, registou esse milagre, para sabermos quantas pessoas e trabalho Deus mobilizou para, tão-somente, fazer um casal feliz. João está certo: Deus é amor.” Quando leio este arquivo, compreendo que nada é por acaso e afinal, Deus sempre busca oportunidades para mostrar o Seu amor! Dos seus pastores e amigos,

Neilson e Esther

Próximas Actividades 16 de fevereiro

ASSEMBLEIA DA AIBA

na Igreja Evangélica Baptista de Portimão. Se desejas participar como delegado, procure o Pr. Neilson.

21 a 24 de março

CONVENÇÃO BAPTISTA PORTUGUESA

...na cidade de Viseu. Os irmãos que desejam ir e participar desta Convenção, deverão informar ao Pr. Neilson, pois precisarão levar uma Carta Credencial da Igreja.

16 de fevereiro: 16h

REUNIÃO DE MULHERES BAPTISTAS DA REGIÃO DO ALGARVE

Na Igreja Evangélica Baptista de Olhão. Sairemos da porta da igreja pelas 15h30.

Nossos Horários CELEBRAÇÃO EM FAMÍLIA Domingos : 10h30 CULTO DE ORAÇÃO Quintas-feiras : 20h30 GRUPOS CONEXÃO Durante a Semana


Coloca na ordem Os discípulos achavam que as crianças incomodavam Jesus. Mas não é verdade. Coloca as cenas na ordem certa.

Classes Infantis Temos um espaço reservado para elas no 1º andar do nosso prédio onde aprendem a mensagem de Deus de forma apropriada para cada faixa etária. As classes acontecem no mesmo horário das Celebrações.

As 3 salas Geração Futuro 0-4 anos Arca Noé 5-8 anos Amigos de Deus 9-11 anos + casa de banho com fraldário + cozinha. Todas as crianças são bem-vindas.

Redacção Pr. Neilson Amorim Cláudia Deep (Xanda) Fátima Proença Paulo Aguiar (Di) Nelson Gago

Aniversários em fevereiro 02. Maria Graciete Pontes M. Gago 05. Marilyn Antico Monteiro 05. Anderson Lawrence de Castro 07. Maria Emília Ferreira e Ferreira 08. Carla Cristina Viegas da Silva 14. Vasco M. Rocheta Guerreiro 17. Eunice Avelino Valério 19. Sara de Jesus Resina Almeida 27. Cristina Hadassa Braga Amorim 29. Bela Gago

Somos uma Família cristã que vive para Adorar a Deus, Ensinar a Sua Palavra, Servir ao próximo com Amor e Comunicar Jesus Cristo, Esperança e Qualidade de Vida, para os que Nele confiam.

Contactos Rua Horta Machado, 38 8000-362 Faro Tel. 289 827 454 Telm. 919 709 701 neilson@sapo.pt iebfaro@hotmail.com www.iebfaro.org


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.