Revista Península

Page 1

Ano IV - Nº 71- Junho de 2015 EDIÇÃO DIGITAL | www.peninsulanet.com.br

ASSAPE em Ação

A natureza frágil, delicada e bela. O trabalho para cuidar, proteger e preservar quase 800 mil m2 de área. O que depende apenas da Associação é realizado com qualidade e total compromisso com o meio ambiente. O berço da vida

O plantio de novas mudas no mangue e a sua preservação contribuem para tornar essa área uma das mais significativas da cidade.

O bicho está solto

A Associação se empenha para manter a fauna sempre em equilíbrio. Aqui, podemos encontrar desde minúsculos insetos até o maior roedor das Américas.

Flora

No meio de todo esse verde, o homem, em comunhão permanente com a mãe Terra, planta a semente da consciência ambiental.




LUXO

ELEGÂNCIA

SOFISTICAÇÃO

LIQUIDAÇÃO TRANÇARTE

PEÇAS SELECIONADAS COM DESCONTOS ESPECIAIS.

/trancarte

@trancarte



6 Editorial

Comunhão Revista Península

E

m junho comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas na Península celebramos a natureza diariamente. Além de todos os esforços das equipes de trabalho da Associação, há ainda todo o comprometimento da ASSAPE pela busca permanente de proteção ambiental e o esforço conjunto para que o poder público invista na despoluição do complexo lagunar da Barra. O que dependente exclusivamente desse time, é realizado sistematicamente: o recolhimento de lixo na lagoa, o plantio de novas mudas, o não despejamento do esgoto na lagoa, o reaproveitamento de água das chuvas, a proteção à fauna e tantas outras ações que você verá ao longo desta edição.

A vida desabrocha em diferentes espécies, em muitos tons, sabores e aromas. E a Península é uma célula pulsante no meio de um bairro frenético, trânsito caótico e tão na contramão da sustentabilidade. Aqui, chegar em casa é entrar em uma bolha protegida, cercada pelo verde, numa área do tamanho do bairro do Leblon. Trilhas, parques, paisagismo, animais silvestres, árvores frutíferas; enfim, beleza por todos os lados. E para enriquecer ainda mais esse espaço, há o morador que vive em total comunhão com o seu habitat e com a mãe Terra.

www.peninsulanet.com.br | revistapeninsula@peninsulanet.com.br | (21) 3325-0342 Editora Responsável

(21) 3325-0342 Revista Península é uma publicação

Tereza Menezes Dalmacio terezadalmacio@idesigncom.com.br

Repórteres

Aldilene Mafra | Guilherme Cosenza Sandro Miranda | Stephany Muzzi

Fotografia

Gabriela Moraes | Hilton Ribeiro Natália Moraes

Produção

Ana Luisa Deveza

Revisão

Laila Silva

Direção de Arte/Diagramação Rachel Sartori

Design

Marcília Almeida | Allan Pecora

Estágio Design Renato Passos

Comercial (21) 3471-6799 | 98181-0454 contato@idesigncom.com.br

www.idesigncom.com.br contato@idesigncom.com.br Av. Armando Lombardi, 800, sl. 238 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ



8 Sumário

10

22 34 38

10 ASSAPE em Ação

26 Flora

42 Bocha

14 Mangues

34 Porta-Retrato

46 Futebol feminino

20 Recolhimento do lixo

36 Cidadania

56 Coral

22 Fauna

38 As belas orquídeas


MED • RIO CHECK-UP Há mais de 20 anos promovendo saúde. 80.000 check-ups médicos realizados. Entre em contato! Dê o primeiro passo para se prevenir e cuidar da sua saúde e dos profissionais estratégicos da sua empresa.

CENTRAL DE AGENDAMENTO: 55 (21) 2546.3000 agenda@medrio.com.br

UNIDADE BOTAFOGO Rua Lauro Müller, 116 - 34º Andar Torre Rio Sul • CEP 22290-160 Botafogo • Rio de Janeiro • RJ Tel.: (21) 2546.3000 medrio@medrio.com.br

UNIDADE BARRA Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 - 5º andar • Barra Prime CEP 22631-455 • Barra da Tijuca Rio de Janeiro • RJ Tel.: (21) 3252.3000 medrio@medrio.com.br

medrio@medrio.com.br • w w w.medriocheck- up.com.br /medriocheckup /med-rio-check-up


| ASSAPE EM AÇÃO

10


Marcelo Traitel, Vice-Presidente do Conselho Comunitário da ASSAPE e Coordenador Setorial de Meio Ambiente da Associação.

deral, que alega ter algumas necessidades em termos desse processo. Dessa maneira, está acontecendo um acordo, um trabalho conjunto entre a sociedade civil e o Ministério Público Estadual, Federal etc, para que tudo ocorra o mais rápido possível”, garante.

Áreas de Cava

A imensa área verde, edificada em apenas 8% de uma área de 780 mil m², é um dos principais atrativos da Península. Moradores e visitantes se deslumbram com a natureza presente, seja ao longo das trilhas, da fauna e da flora típicas presentes ou dos jardins temáticos. A preocupação com o meio ambiente é imensa, indo desde a coleta de água das chuvas – para que se possa fazer a irrigação dos parques – até o tratamento de esgoto, para que se possa preservar a lagoa. O resultado é um dos empreendimentos imobiliários de mais alto padrão da Barra da Tijuca. O atual Vice-Presidente do Conselho Comunitário da ASSAPE - Associação Amigos da Península – Marcelo Traitel, tem como principal objetivo dar continuidade e apoio ao processo de dragagem das lagoas da região. “Conseguimos uma vitória muito grande ao obter um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro junto ao Ministério Público Estadual, onde eu e os demais diretores da CCBT estivemos presentes, no Palácio Guanabara”, comemora Traitel. “Isso nos garante que o Estado realizará alguns ajustes necessários para que haja condições de realizar essas obras. Agora, resta uma visão de ajuste também por parte do MP Fe-

Uma das características do projeto, segundo Traitel, é o uso de sacolas ecológicas (ecobags) e a deposição da maioria desses resíduos em áreas especiais, conhecidas como áreas de cava. “Essas cavas, na verdade, são buracos que existem no meio da lagoa. Eles pretendem retirar as áreas assoreadas – por onde passarão os canais – e depositar nas áreas mais profundas das lagoas, reajustando o nível do fluxo da água que vem do oceano e penetra nas lagoas, aumentando a salinização dessas e, assim, propiciando maior quantidade de proliferação de vida nessa região”, explica.

| ASSAPE EM AÇÃO

Pensando verde

11


| ASSAPE EM AÇÃO 12

Mangues Atualmente, a Península possui uma empresa terceirizada, composta por 9 funcionários, que retiram cerca de uma tonelada de lixo flutuante da lagoa por semana; ou seja, 4 toneladas por mês, quase 50 por ano. Além disso, essa equipe é responsável pelo replantio do mangue, quando esse perde espécies nativas. Tudo acompanhado por um relatório mensal. “Para que se tenha uma ideia, esse mês nós repusemos 300 m² de mangue ao nosso redor, o que não é pouco. Esse relatório é gerado pelo biólogo responsável, que é o Mario Moscatelli, uma pessoa que tem uma visão bastante ampla sobre a dragagem e a manutenção dos mangues da nossa região”, destaca Traitel.

Esgoto A Península trata o esgoto com muito cuidado. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, esse esgoto não vai para as lagoas. Qualquer tubulação em nossas margens que esteja derramando líquidos, é proveniente de rebaixamento de lençol freático ou de água das chuvas. “Nós somos um condomínio realmente ecológico. Não adianta fazer todo esse processo e jogar o esgoto na lagoa. A ASSAPE mantém uma equipe especializada na manutenção da elevatória interna. Inclusive, tem cursos de treinamento avançado em áreas confinadas. Todos os prédios estão ligados a essa elevatória, que tem bombas de recalque, que levam esse esgoto até a elevatória localizada próxima ao BarraShopping. E dali o esgoto é bombeado para a estação de tratamento Ayrton Senna. Depois, é lançado no emissário submarino. A ASSAPE mantém bombas sobressalentes para que, em caso de falência de uma ou duas delas, nós tenhamos outras em estoque. Hoje, depois de muitos anos, podemos afirmar que o nosso sistema de esgoto é perfeito, no sentido de preservar o meio ambiente”, afirma.


Com a dragagem, a possibilidade de ter um transporte hidroviário na Península aumenta consideravelmente. Trata-se do transporte dos moradores por meio de balsas até outros pontos da Barra da Tijuca, incluindo o que passa na futura estação do metrô, que está sendo construída no Jardim Oceânico. O prazo, por enquanto, ainda não está definido. “Ainda não existe previsão, pois dependemos de questões técnicas, como o tipo de balsa, por exemplo, além da autorização do Governo do Estado, da Secretaria Municipal de Transporte Urbano e todos os órgãos competentes, que provavelmente vão fazer uma licitação para saber quais as empresas irão prestar esse tipo de serviço. Mas nós estamos atentos a essa questão, pois é algo interessante para nós e nossos associados. É um dos nossos objetivos com a dragagem: além de trazer a vida de volta à lagoa, também possibilita mais uma opção de transporte para os nossos moradores, com mais comodidade e conforto”, garante Traitel.

| ASSAPE EM AÇÃO

Transporte Hidroviário

13

FÉRIAS COM ADRENALINA

É NO TOP KART!!!

MAIS DIVERSÃO NAS SUAS FÉRIAS: A partir de 13 de Julho

Todos os dias funcionando das 14h às 23h *Top kart Extra 24h aberto também às segundas feiras /TopKartIndoor

Reservas: 2303-4545

www.topkart.com.br

Reservas: 2484-4545


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 14

Os manguezais A serviço da ASSAPE, o biólogo Mario Moscatelli é o responsável técnico pela gestão e recuperação dos mangues da Península. Ele explica a importância dos mangues para o meio ambiente e o trabalho de reflorestamento na Península. Por Mario Moscatelli: “Os manguezais são ecossistemas fundamentais para a manutenção da biodiversidade da zona costeira, pois funcionam como supermercados, maternidades e filtros naturais; por isso são protegidos por tantas leis no Brasil. No entanto, apenas as leis não foram suficientes para protegê-los, pois foram suprimidos para os mais variados objetivos, de marinas a lixões, de favelas a loteamentos de luxo. Felizmente, de duas décadas para cá, a luta pelo reconhecimento de sua importância ambiental e a aplicação das leis que o protegem têm gerado a recuperação de inúmeras áreas desse ecossistema. Uma das mais significativas na baixada de Jacarepaguá é a área de mangues que circunda a Península, onde encontram-se abundantemente árvores de mangue-branco, vermelho e negro de dimensões quase inexistentes no resto da cidade do Rio de Janeiro, juntamente com a sua fauna associada.

Mas nem sempre foi assim, visto que há dez anos atrás, os mangues do Saco Grande e Saquinho eram os locais onde repousavam toneladas de resíduos de todos os tipos, inclusive hospitalares. Passados vários anos de recuperação e gestão, o resultado do trabalho desenvolvido é inequívoco, no entanto ele está longe do seu final. Nesse contexto, diversos trechos de mangues, que sofriam com a competição de espécies vegetais exóticas, tais como as amendoeiras (que por gerarem intenso sombreamento, inibem, e até mesmo suprimem, as espécies de mangue sem trazer qualquer vantagem ambiental), têm sido recuperados. Nas áreas em recente processo de recuperação, é fácil visualizar centenas de propágulos de mangue-vermelho fincados no sedimento inundável, bem como a chegada de propágulos de mangue-negro e branco, que por meio dos movimentos da maré vão também se fixando nas áreas de plantio em recuperação”.


N o

vi

Cuidando do Corpo

za

ele B a rd

Vo

he c u

d

ad e


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 16

A vida renasce Em uma rápida caminhada pela trilha, à margem dos manguezais, se percebe a vida aflorando: caranguejos, aves de várias espécies e as mudas que crescem em ritmo acelerado. Moscatelli conta ainda que os mangues na área da Península, junto com os da Gleba F (que também são gerenciados), representam a maior área contínua de manguezais de grande porte do sistema lagunar. Funcionam como um verdadeiro abrigo, relativamente seguro para capivaras, jacarés, gambás, lontras, caranguejos e dezenas de espécies de aves que neles podem se alimentar, reproduzir e se abrigar numa região com violento crescimento urbano, onde quem paga a conta é o ambiente e, consecutivamente, sua fauna residual. O trabalho na Península é um exemplo que aos poucos vai sendo replicado por outros condomínios que margeiam o mangue, contribuindo para a criação de um corredor ecológico perilagunar e ligando os maciços da Pedra Branca e Tijuca.


“Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”, o pensamento de Mahatma Gandhi nos faz perceber que, hoje, a saída para o futuro está na educação: ensinar, ensinar e ensinar. Cuidar do ambiente em que se vive, economizar água, eletricidade; enfim, usar o planeta com parcimônia, respeito e compromisso com as gerações futuras.

| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE

Educação ambiental

17


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 18

Dicas para a preservação do meio ambiente: 01. Não corte nem pode árvores sem autorização. 02. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo! 03. Não compre nem tenha animais silvestres em casa, na floresta eles serão bem mais úteis, reproduzindo-se e afastando o risco de ameaças. 04. Não maltrate animais silvestres ou domésticos, eles são importantes para a boa garantia do bioma. 05. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque-o na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro. Se não houver a coleta onde você mora, procure a Prefeitura e faça a sua reclamação. 06. Não jogue lixo no chão, carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine esse bom exemplo às crianças. 07. Recicle ou reaproveite tudo o que puder: garrafas PETs, vidro, plástico, papel etc.


12. Não desperdice água, pois é um dos recursos mais importantes que está sendo ameaçado devido à falta de uso consciente.

09. Mantenha o seu veículo regulado e ande mais a pé, ou dê preferência para veículos comunitários.

13. Não desperdice energia elétrica: desligue os aparelhos, verifique as sobrecargas e apague as luzes.

10. Não contribua com a poluição sonora e/ ou visual. Além de fazer mal pra saúde, acaba também sendo poluente ao meio ambiente.

14. Ensine às crianças a amar e respeitar a natureza.

11. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto, eles poluem os rios e matam os peixes.

15. Cuide da sua saúde comendo coisas saudáveis.

| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE

08. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitado ou reciclado. Assim, enviaremos menos lixo para a natureza digerir.

19

16. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no meio ambiente. Fonte: www.blogbrasil.com.br

Clínica Dermatológica Dra. Fernanda Sanchez Dra. Fernanda Sanchez - CRM 5272125-5 Dermatologista Membro Titular da SBD Tratamentos Dermatológicos: Doenças de pele, cabelos e unhas. Tratamentos Estéticos: Toxina botulínica, preenchimentos com ácido hialurônico, pellings químicos, limpeza de pele, revitalizacão facial Skinceuticals ®, massoterapia, drenagem linfática e acupuntura. Lasers e Tecnologias: Luz intensa pulsada, radiofrequência, laser CO2 fracionado, depilação a laser e Med contour (Vaser Shape) - gordura localizada e celulite. Atendimentos: Particulares e Convênios (Unimed e Furnas).

www.drafernandasanchez.com.br Av. João Cabral de Mello Neto 850 - sala 201 Bloco 2 - Ao lado da Entrada 2 (Península)

Dra. Fabiane Marins CRN 0810186-1 Nutricionista Clínica-Funcional, Esportiva, Ortomolecular e Estética Atendimentos: Particulares e Convênio (Mútua dos magistrados) www.nutricionistamarins.blogspot.com.br nutricionistamarins@gmail.com

Dra. Isabella Sonoda Laba Endocrinologia|CRM - RJ 92713-9 Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Membro do Endocrine Society Membro da Associação Européia para Estudo do Diabetes (EASD) Email: bell2@uol.com.br

CEO (Corporate Executive Offices)

(21)

3566-0722 / 99612-5094


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 20

A ação da ASSAPE O complexo lagunar é formado por cinco lagoas – Camorim, Jacarepaguá, Marapendi, Taxas e a Lagoa da Tijuca –, e há décadas recebe iodo orgânico oriundo de esgotos clandestinos. Além disso, há também o lançamento de lixo, de maneira desordenada, ao longo das margens ocupadas. O resultado está aí para quem quiser ver.

material fica represado na ecobarreira, que é um sistema de barreiras físicas instaladas em trechos específicos, impedindo que o lixo, que desce dos rios e das favelas, associado aos restos vegetais e gigogas, invada as áreas de manguezal e da Lagoa da Tijuca, que estão sob o gerenciamento da Associação.

Mas, o que dependente exclusivamente da ASSAPE é feito. Uma equipe percorre a lagoa para coletar o lixo flutuante lançado irregularmente na água: sofás, pneus, copos e garrafas plásticas estão entre os resíduos mais encontrados. Aproximadamente, são recolhidos 90 sacos de lixo por dia, o que corresponde a 500 kg de resíduos.

A ASSAPE não vai solucionar o problema ambiental de todo o complexo, pois essa é uma obrigação do poder público, mas fica registrado que a Associação colabora com essa reconstrução ambiental de forma científica, concreta e direta.

A reportagem acompanhou uma manhã de trabalho da equipe da ASSAPE e registrou a retirada de diversos objetos da água. Todo esse

Se cada um fizer a sua parte e tomar a responsabilidade de cuidar do seu próprio quintal, é possível contribuir para a preservação do todo de maneira mais eficiente e eficaz.


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 21

Criolip贸lise


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 22

O bicho está solto Literalmente, solto, cuidado e protegido. Há três anos, a ASSAPE mantém um ambulatório com uma equipe profissional para cuidar da fauna da Península. O veterinário recebeu mais de 100 animais para diversos tipos de cuidados. Em 2014, 68 passaram pelo Núcleo de Conservação de Animais Silvestres e Controle de Zoonoses da Península. Desses animais, 51 foram atendidos e levados de volta à natureza, restando 17 óbitos. Entre os animais recebidos recentemente, uma pomba-asa-branca e uma garça foram registradas e encaminhadas para o Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres - Ibama). “A proposta de trabalho é acompanhar os dados epi-

demiológicos da região, como tipos de doenças que acometem os animais silvestres, para que não cheguem até os animais domésticos e o homem”, explica o veterinário Rafael, que sabe que cuidar dos animais também é uma forma de cuidar dos seres humanos. O ambulatório local trata e devolve à natureza os animais que tiveram a intervenção do homem em seus caminhos, como atropelamentos, degradação de ninhos e florestas, além da falta de alimentação adequada. Assim, a fauna se mantém equilibrada. Lembramos que o ambulatório trata apenas de emergências relacionadas aos animais silvestres.


Produto meramente ilustrativo.

LIQUIDAÇÃO CASASHOPPING

O MÓVEL QUE VOCÊ SEMPRE QUIS PELO PREÇO DE UMA PARTE DELE.

DE 25 DE JUNHO A 26 DE JULHO.

A v .

A y r t o n

S e n n a ,

2 . 1 5 0

B a r r a

d a

T i j u c a

c a s a s h o p p i n g . c o m


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 24

ANIMAIS QUE VIVEM NA PENÍNSULA AVES

Aramides cajanea (saracura-três-potes) Butorides striatus (socozinho) Casmerodius albus (garça-branca-grande) Columba picazuro (pomba-asa-branca/torcaz) Conirostrum speciosum (sebinho) Conopophaga lineata lineata (chupa-dente) Coragyps atratus (urubu-de-cabeça-preta) Crotophaga major (anuguaçu) Estrilda astrild (bico-de-lacre) Egretta thula (garcinha-branca) Egretta tricolor (garça-tricolor) Falco sparverius (falcão-quiriquiri) Gallinula chloropus (frango-d’água-comum ou galinhola-comum) Guira guira (anu-branco) Megascops choliba (corujinha-do-mato) Megarynchus pitangua (bem-te-vi-do-bico-chato) Nyctanassa violácea (savacu-de-coroa) Passer domesticus (pardal) Platalea ajaja (colhereiro) Pitangus sulphuratus (bem-te-vi) Ramphocelus bresilius (tié-sangue)

Sicalis flaveola (canário-da-terra) Sporophila caerulescens (coleiro) Thamnophilus palliatus (choca-listrada) Thraupis sayaca (sanhaço-azul) Thraupis episcopus (sanhaço-do-coqueiro) Turdus rufiventris (sabiá-laranjeira) Turdus amaurochalinus (sabiá-poca) Turdus leucomelas (sabiá-branco/capoeirão) Vanellus chilensis (quero-quero) Volatinia Jacarina (tiziu) Xolmis coronata (noivinha) MAMÍFEROS

Artibeus planirostris (morcego-frugívoro) Callithrix jacchus (mico – sagui-de-tufo-branco) Euphractus sexcinctus (tatu-peba) Lontra longicaudis (lontra) Hydrochoerus hydrochaeris (capivara) RÉPTEIS

Caiman latirostris (jacaré-de-papo-amarelo) Chironius laevicollis (cobra-cipó) Liophis miliaris (cobra d’água) Philodryas olfersii (cobra-verde)



| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 26

O sabor e a cor da terra Quase 30 espécies frutíferas (nativas e exóticas) estão catalogadas pela Associação, entre elas estão: coco, grumixama, banana, manga, goiaba, fruta-do-conde, sapoti, pitanga, jabuticaba, carambola, jambo, cajá etc. Em uma rápida caminhada pela trilha, é possível encontrar todos esses sabores e muitos outros. E nada como comer uma fruta colhida do pé e livre de agrotóxicos!

A equipe da Associação mantém esse pomar com cuidado permanente: controle biológico de pragas, adubação, coleta de sementes, plantio de novas mudas, manutenção geral etc. Além das frutas, há ainda muitas flores e uma variedade de plantas de restinga, ornamentais, exóticas e nativas, palmeiras, forrações e arbus-


3rstudio.com.br

VEJA ALGUMAS OFERTAS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ NÃO DEIXAR DE VIAJAR EM 2015

A Milessis é uma operadora de viagens internacionais especialista nos destinos Grécia, França, Turquia, Itália, Croácia, Malta, Chipre, Emirados Árabes, Egito, Israel e Jordânia. Preparamos as ofertas em parceria com as agências de turismo abaixo para você não deixar de viajar em 2015.

Preços da parte terrestre por pessoa em acomodação dupla

Grécia dos Deuses

O esplendor do Mediterrâneo

Atenas, Mykonos e Santorini 9 dias / 8 noites Hotéis cat 3* Preços a partir de 9 parcelas de 00

Atenas & cruzeiro pelas ilhas gregas 8 dias / 7 noites Hotéis cat 3* • cat de cabine IB Preços a partir de 9 parcelas de 00

Turquia promocional

Itália Sensacional

Istambul, Ankara, Capadócia, Pamukkale, Kusadasi e Bursa 10 dias / 09 noites Hotéis cat 4* Preços a partir de 00 9 parcelas de

Roma, Florença, Assis, Nápoles, Pompéia e Veneza 8 dias / 7 noites Hotéis 4* Preços a partir de 00 9 parcelas de

Delícias da Itália

Fly e Drive na Croácia

Roma, Florença, Assis, Ferrara, Lago de Garda e Veneza 7 dias / 6 noites Hotéis 4* Preços a partir de 00 9 parcelas de

Zagreb, Plitivice, Ljubljana e Zadar 9 dias / 8 noites Hotéis 3* Preços a partir de 00 9 parcelas de

€ 97,

USD

98,

€ 68,

Av. Rio Branco, 123 - sala1502 - Centro (21) 2509-5430 ascam@ascamturismo.com.br

Av. das Américas, 6700 - Bl.2 / Lj. 110 - Barra (21) 3649-2249 / (21) 2583-1337 bianca@galtur.com.br / raphael@galtur.com.br

€ 89,

€ 82,

€ 86,

Via Parque Shopping - lj 2035-A - Barra (21) 2421-9772 / (21) 2421-9773 bancor@bancorrio.com.br

Av. Rio Branco, 120 - Lojas 27 a 29 - Centro (21) 2505-4742 / (21) 2505-4749 ultramar@ultramarviagens.com.br *As melhores taxas cambiais


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 28

“A vida da terra depende da vontade humana. A terra será o que os homens nela farão. Nós vivemos, desde agora, este momento histórico decisivo da evolução terrestre”. Rudolf Steiner


Caminhar pelos parques temáticos ou pela trilha é se deparar com cores vibrantes; uma natureza exuberante e protegida.

| A AS SAPE E O MEIO AMBIENTE

tos adequadamente implantados, criando uma mancha vegetal bastante expressiva. O projeto de arborização de ruas e parques foi idealizado pelo uso de espécies nativas de grande importância, como pau-brasil, aroeira, salsa, jacarandá-mimoso, entre outras.

A Península é um oásis dentro de uma grande cidade. E essa convivência pacífica e respeitosa, entre o homem e o meio ambiente, torna esse lugar, que você escolheu para si mesmo e os seus, uma bolha verde, que gera mais qualidade de vida, além de contribuir beneficamente com o planeta. Tudo isso se resume na junção entre educação ambiental e comunhão entre todos os seres vivos.

29

Flagrante Uma moradora enviou a foto de um flagrante: uma sacola cheia de frutas deixada na mata para os animais. Várias vezes já divulgamos que alimentar os saguis coloca a saúde dos bichos em risco, além de trazê-los para dentro da área urbana. É ruim para todos! Outro ponto importante é que essa prática de alimentá-los aumenta a população desses animais, causando um desequilíbrio desnecessário. Na mata, eles se alimentam de insetos, répteis, mamíferos minúsculos, aves, lesmas, ovos, determinados vegetais, frutas e goma dos arbustos. Respeite a natureza!


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 30

Paisagismo: cuidado permanente Com 12 anos de experiência, sendo 7 deles dedicados à Península, o engenheiro ambiental e supervisor de paisagismo, Guilherme Braga pode ser considerado um profundo conhecedor do paisagismo local. Ao lado de outros dois profissionais, em parceria com a ASSAPE e com a empresa de manutenção, ele cuida diariamente para que a natureza original continue intacta. “É um conceito feito pelo Fernando Chacel, paisagista antigo, que projetou a Península. Nossa função é não deixar que o projeto original seja descaracterizado, no dia a dia, para coibir qual-

quer ação que vá contra isso. Nós temos uma reunião por semana, andamos de carrinho pelas trilhas e parques, pontuando todas as falhas e defeitos que vemos. Indicamos tudo em um relatório e depois acompanhamos o que foi feito desde então”, explica. A Península é dividida em cinco grandes jardins temáticos: o jardim da trilha, logo na entrada; o jardim das esculturas, que além do paisagismo, ainda conta com muitas obras de arte; o jardim das palmeiras; o jardim zen, que é uma área feita para meditação e relaxamento; e o jardim das


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE

frutíferas, onde é possível encontrar de 15 a 20 espécies de árvores. Que a variedade da vegetação nativa é um dos grandes atrativos, ninguém duvida, mas o motivo de tanto êxito, segundo Braga, é “não inventar muita moda”, preservando bromélias, árvores frutíferas (como manga, cajá, pitanga, acerola, jaca etc), algodoeiros na trilha, entre outras espécies. “O grande segredo da Península é que os parques e trilhas foram projetados antes da parte edificada ser construída. Desde a década de 70, o aterro e o plantio de toda a vegetação marginal da Península começaram a ser trabalhados. Depois foram construídos os parques e as ruas, e, por fim, as edificações. Quando os moradores começaram a vir, o paisagismo já estava todo implantado. Diferentemente do que acontece hoje, onde o paisagismo é feito junto com a construção do prédio, aqui não houve esse conflito”, compara.

OTORR IN

ABEÇA E PE -C S

Otorrinolaringologia Cirurgia de cabeça e pescoço Título de Especialista ABORLCCF Universidade do Estado do Rio de Janeiro Hospital Federal dos Servidores do Estado Fellowship Universidade Bordeaux - França

• Cirurgia Tireóide • Cirurgia Oncológica da cabeça e pescoço • Cirurgia da Voz INGOLOG • Cirurgia Nasal via Endoscópica AR IA L • Cirurgia Otológica (surdez) O • Cirurgia de Base de Crânio • Videolaringoscopia (voz) • Endoscopia Nasal

IA G R

CRM 52.87192-3

Guilherme Braga, supervisor de paisagismo.

ÇO CO

Dr. Gustavo Rangel

31

CIR U

PENÍNSULA OFFICE:: Av. João Cabral de Melo Neto, 610, sl. 908 - Tel.: 3564-0899 / 3434-7091 / 99544-2235 Laranjeiras: R. Esteves Junior, 33 - Tel.: 2285-7980 / 2557-3895 | gustavograngel@outlook.com

Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro


| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE 32

Paisagismo planejado, trilha, mata, mangue. A Associação está à frente de cada trabalho. A vida flui e a natureza agradece.


A ASSAPE prima por cada metro quadrado da Península, e, nesta edição, destacamos mais uma vez essa célula viva e vibrante.

tância, como pau-brasil (Caesalpinia echinata), aroeira-salsa (Schinus molle), jacarandá-mimoso (Jacaranda cuspidifolia), entre outras.

A fauna, a flora, o paisagismo; enfim, tudo o que já foi mostrado e aquilo que ainda há pra ver. Além disso, fica o registro também dos nomes das avenidas, todos em harmonia com a Península.

Cada espécie que aqui habita, animal ou vegetal, é monitorada e gera relatórios periódicos.

A escolha dos nomes é um reflexo do projeto de arborização de ruas e parques, que foi idealizado com o uso de espécies nativas de grande impor-

Assim, a Associação traça um perfil real da vida que cresce e se desenvolve na Península. A consciência ambiental é uma ação diária, que você percebe numa simples caminhada.

| A ASSAPE E O MEIO AMBIENTE

Consciência ambiental

33



Editorial 35


36 Porta-Retrato

Morador à prova

A natureza somada à interferência do homem, geralmente, é uma conta em que o saldo não é muito positivo. Mas quando o espaço dessa equação é a Península, o que temos é a multiplicação da beleza, da exuberância do verde e do supremo cuidado em proteger o meio ambiente. A Associação tem responsabilidade para com o meio ambiente, que é respeitado, cuidado e protegido. 1

2

1 O ar puro e a área verde são motivos que

4

fazem Luciano Kotlinsky (Excellence) sair

3

para passear. Sempre acompanhado, é claro, pela filhota, Martina (1 ano e 8 meses), e o

simpático cãozinho Nando. “O clima daqui é ótimo, cheio de árvores. Nos sentimos muito bem aqui”, diz.

2 Andar sobre quatro rodinhas é um dos pas-

satempos preferidos de Pedro Vicente Barreto Pinto (Quintas). “Pra quem gosta de praticar esportes, como eu, aqui é perfeito. Além da

segurança, a gente se distrai com a paisagem,

as trilhas, as plantas, tudo. E cabe a cada um de nós saber preservar”, explica.

Vale lembrar que não é permitido andar de

skate próximo às quadras de tênis, assim como usar os móveis como rampa.

3 Acostumado a disputar provas oficiais,

Helio Galhardo Pereira (Evidence) treina

5

6


Porta-Retrato 37 diariamente para se preparar: “corro cerca de 12 a 15 km pelo condomínio. O bem-estar é enorme, sem falar na tranquilidade que a gente tem pra correr aqui”.

4 O casal Valério e Flaviane Baltar (Saint Martin) sempre

faz exercícios. Três vezes por semana, eles percorrem boa

parte do condomínio, por cerca de uma hora: “a gente pode caminhar à vontade, conversar e aproveitar essa natureza maravilhosa que temos aqui”.

5 Para Tiana Barros de Sousa (Atmosfera), a preocupação

com o meio ambiente tem que ser discutida com muita

seriedade e comprometimento: “temos tanto ainda para ser preservado, que não podemos descuidar. Aqui então, que é um paraíso, merece todos os nossos cuidados”.

6 Os xodós do Ricardo Grumbach (Quintas) são a Kate e

o Rick. Eles sempre passeiam pelo condomínio juntos: “aqui é bom pra tudo! Caminhar, andar com os cachorros, fazer exercícios; esse contato com a natureza é ótimo”.

AREZZO VIA PARQUE 2º PISO TEL 2421 5532 WHATSAPP 98932 4550


38 Cidadania

A responsabilidade é sua A pesquisa nacional do IBGE aponta que em 44,3% dos lares há um cachorro, o que espelha bem a realidade local. A população de cachorros foi estimada pelo instituto em 52,2 milhões, indicando uma média de 1,8 cachorro por domicílio. Já a população de gatos foi estimada em cerca de 22 milhões. Recolher os dejetos das mascotes, além de ser obrigação, é lei. Faça como esses moradores, que cuidam realmente dos seus animais e do espaço onde moram.

1

2

3

1 A Península disponibiliza diversos saquinhos plásticos para que os donos guardem as fezes dos seus cães e depois as depositem na lixeira.

2 Com 1 ano e 2 meses de idade, Marvin (pastor-de-shetland) não é lá muito de posar para fotos, mas sabe direi-

tinho como se comportar na rua. Quem garante é a dona dele, Leila Vidal, do Saint Martin: “eu o levo pra passear desde pequenininho. Ele adora e não faz bagunça nem sujeira, porque estou ali pra manter tudo limpo”.

3 Tal pai, tal filho. Com 13 anos, Simbad não larga o Dimba, de 10 anos, por nada. E quem os acompanha, claro, é a

“mãe” dos poodles, Eliane Herzon, do Quintas: “eles são muito tranquilos hoje em dia, por causa da idade. Mas mesmo assim, os acompanho de perto e não os deixo sujar nada. Faz parte do nosso compromisso com os outros moradores”.

4 Mesmo bem alinhado e pronto para o trabalho, Christian Clasen, do Evidence, não deixa de levar o Davi, seu

yorkshire de 11 anos, para passear, sempre levando o saquinho de lixo. “Essa consciência é fundamental para a harmonia do condomínio. É preciso que tenhamos uma educação coletiva, pois isso certamente vai aumentar a nossa qualidade de vida”, acredita.


Cidadania 39 4

7

5

6

5 Do alto dos seus 17 anos bem vividos, Guga

(dachshund) já é um “senhor” canino, que continua

muito bem-educado pelo dono, Jorge Cavaleiro, do

Mandarim: “faz bem para todos que cada pessoa faça a sua parte. Cada um deve cuidar do seu animal e tornar a convivência melhor”.

6 Todo serelepe e pimpão, Bolt tem um aninho de

vida, mas já está quase do tamanho da dona, Giselle

Sampaio, do Mondrian. O golden retriever, apesar de agitado, sabe que a hora do cocô é sagrada. “Ele até

que não faz na rua, mas quando isso acontece, estou preparada pra limpar a sujeira”, garante Giselle.

7 O nome da cachorrinha é pomposo: Nicole Kidman

Garcia. Aos 11 anos, ela se comporta direitinho com a dona, Denise Garcia, do Quintas. “Só saio com o

saquinho na mão. Infelizmente, nem todos têm essa consciência. E se eu vejo alguém fazendo errado,

chamo a atenção mesmo! A Península disponibiliza saquinhos, então não tem desculpa”, argumenta.


40 Multiplicando

Multiplicando beleza As orquídeas são belas, inspiradoras e estão presentes em muitas residências da Península. Mas o que você faz depois que as flores penderam e não conseguem mais florescer com a mesma beleza? Que tal doar essa orquídea para a ASSAPE? A equipe de jardinagem irá prendê-la, de forma adequada, às árvores, e assim as alamedas e os jardins ficarão muito mais belos e coloridos. Você colabora com o paisagismo do lugar onde mora e ainda contribui para a preservação ambiental. A sugestão é de uma moradora do bairro, mas a dica fica para todos!


Multiplicando 41


42 Esporte

O

Bocha: um dos esportes mais antigos do mundo

jogo começou na Roma antiga – nome dado à civilização que se desenvolveu, durante o século VIII a.C., na península itálica. Séculos e séculos se passaram e o esporte ganhou o mundo. No Brasil, o esporte desembarcou com os italianos no início do século XX e foi no Rio Grande do Sul que ganhou mais adeptos. Hoje, é praticado em várias cidades do país. Aqui, no Rio de Janeiro, é possível jogar bocha em vários clubes e agremiações. No Clu-

be de Regatas do Flamengo, por exemplo, a prática do esporte se dá desde 1961. O clube consagrou-se vice-campeão da cidade e tricampeão do Estado da Guanabara nos anos de 1967, 1968 e 1969, e ainda ganhou a posse definitiva do Troféu Reynaldo Carneiro de Bastos. Além da Confederação Mundial de Bocha, na América Latina, existe a Confederação Sul-Americana de Bocha. No Brasil, o esporte foi reconhecido em 1943. No entanto, só em 1950 ocorreu a sua afiliação à Confederação

Sul-Americana. A Confederação Brasileira de Bocha tem como afiliadas: Federação de Bocha do Paraná, Federação Paulista de Bocha, Federação Bochófila do Estado do Rio de Janeiro, Federação Rio Grandense de Bocha, Federação Brasiliense de Bocha, Federação Catarinense de Bocha, Federação Espiritossantense de Bocha, Federação Matogrossense de Bocha, Federação Mato Grosso do Sul de Bocha e Federação Mineira Bochófila.


Esporte 43

O JOGO O jogo consiste em arremessar bochas – bolas de madeira ou de resina sintética – sobre uma cancha de terra batida, de saibro ou sintética. Numa disputa entre duas pessoas, visa-se o lugar mais próximo do “balim” (pequena bocha), disputado com arremessos de 4 bochas

para cada jogador e a posterior contagem dos pontos. Inicia-se a jogada com o arremesso do balim pelo jogador que ganhou mais pontos na partida anterior. Cabe-lhe, igualmente, o direito de arremessar a primeira bocha. Quando um jogador está no “ponto” (mais

próximo do balim), faz com que o seu adversário jogue as bochas até conseguir o lugar mais próximo, ou até que acabem as bochas. Antigamente, eram permitidas as “lagarteadas”, isto é, o arremesso livre das bochas pelo ar, ao invés de rolá-las.

Na Península, a cancha é de saibro e pode ser reservada pelo site www.peninsulanet.com.br. Além disso, as bolas para o jogo são fornecidas pela Associação. Reúna os amigos, forme o seu time e divirta-se. A bocha é um jogo vibrante, de equipe e que fortalece os laços de amizade.


Solução Completa A

está mais perto do que você pensa.

Na C&C tem tudo o que você precisa para construir, reformar e decorar: • Variedade • Preço baixo • Atendimento • Serviços especializados • Paginação de ambientes • Consultoria de arquitetos • Indicação de mão de obra E mais: a C&C cobre qualquer oferta anunciada pela concorrência.*

C&C Barra da Tijuca

C&C Recreio

Avenida Ayrton Senna, 3.000 - Loja 1.135 Via Parque Shopping - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro

Avenida das Américas, 15.500 - 1º andar - SUC 154/155 Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro

Horário de Funcionamento Segunda a Sábado, das 8h às 22h. Domingos e Feriados, das 10h às 21h.

Horário de Funcionamento Segunda a Sábado, das 10h às 22h. Domingos e Feriados, das 13h às 21h.

* Obrigatoriamente nos produtos anunciados e impressos.



46 Futebol feminino

a Península, as meninas também batem um bolão. Lideradas pela moradora do Saint Martin e ex-jogadora, Jamile Marques, as atletas treinam com garra e disposição. O time, que treina todas as sextas-feiras há 6 meses, vem evoluindo dentro de campo. Além do jogo, a jogadora, e também técnica, ensina alguns fundamentos com a bola, para então a partida começar. “Nós fazemos essa atividade antes do jogo para trabalhar a parte mo-

tora. Não é muita coisa, é mais para elas pegarem as manhas do futebol”, diz Jamile. Para começar, Jamile colocou estrategicamente diversos cones espalhados dentro da área para que as jogadoras passassem de um lado para o outro conduzindo a bola no pé. Detalhe importante, cada jogadora saía de uma ponta diferente para a outra e não podia bater de frente com nenhuma companheira de time. A treinadora explica o motivo da atividade: “esse exercício

é para ajudá-las na hora de conduzir a bola. É meio confuso para quem observa, mas a ideia é confundir a cabeça mesmo, para que elas aprendam a sair com a bola no pé durante as situações que acontecem dentro do campo”. As alunas são aplicadas e atenciosas, e fazem bonito durante o treino. Após o aquecimento e o aprendizado de domínio de bola, quem assume a frente da equipe é a jogadora Natália Gonçalves. “A Natália jogou contra a gente no úl-

CRM RJ-854875

N

O bê-á-bá do futebol feminino

Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia American Academy of Dermatology

• • •

Tratamentos T Tr atamentos Faciais Dermatologia Clinica Aparelhos com alta tecnologia para

• • • •

• •

Peelings químicos Peeling de cristal

Toxina botulínica Preenchimentos Luz Pulsada Dermatoscopia Corporal Mapeamento corporal total

Cuidados e beleza com a sua pele.

3431-3470 | 99914-3470 www.lucianadeabreu.com.br www.lucianadeab @dralucianadeabreu

luabreudermato@gmail.com

CENTRO EMPRESARIAL MARIO HENRI HENRIQUE SIMONSEN AV. A AV V.. DAS AMÉRICAS, 3434 - BLOCO 4 - SALA 310 - BARRA DA TIJUCA V


Futebol feminino 47

Moradora do Saint Martin e ex-jogadora, Jamile Marques é quem comanda os treinos.

Convidada para jogar futebol, Natália Gonçalves é quem comanda o alongamento antes da partida.


48 Futebol feminino

S

A

Ú

D

E

&

E

S

T

É

T

I

C

A

FISIOTERAPIA PILATES RPG OSTEOPATIA ACUPUNTURA SHIATSU ESTÉTICA FACIAL DRENAGEM LINFÁTICA TERAPIAS AYURVÉDICAS NUTRICIONISTA MEDICINA ESTÉTICA


Futebol feminino 49 Moradora do Quintas, Camilla Estrela está sempre presente em todos os treinos.

timo amistoso que fizemos, então a convidamos para jogar aqui conosco”, conta Jamile. Atualmente, a equipe já conta com cerca de 20 meninas, entre elas a moradora do Quintas, Camilla Estrela: “um dia, eu estava andando de bicicleta e vi as meninas jogando; acabei entrando e nunca mais saí. Acho muito bom poder jogar futebol com as garotas, mas eu acho que ainda precisamos de mais meninas para jogar”.

Os treinos acontecem às 19h30 e os jogos às 20h15, todas as sextas-feiras. Jamile ainda explica que para poder jogar, além de ser moradora, precisa ter mais do que 14 anos.

BARRA - RECREIO

2439-1731 2496-9000 2494-6400 2439-1818 2495-2100 Av. das Américas, 2000 - Loja 33

Av. Sernambetiba, 2860 - Loja C

ATÉ

2494-2494

ATÉ

Av. Sernambetiba, 3300 - Bloco 04 Cond. Barramares

PARA SUA COMODIDADE, A MÁQUINA VAI ATÉ VOCÊ


Pelada de moradores Green Park - Campo Society Segunda-feira

Quinta-feira

Terça-feira

Sexta-feira

Quarta-feira

Sábado

19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 18 anos 19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 40 anos 19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 18 anos

19h30 às 22h Adulto masculino Acima de 30 anos 19h30 às 22h Adulto feminino Acima de 18 anos 8h às 14h Adulto masculino Acima de 21 anos

Domingo

8h às 14h Adulto masculino Acima de 18 anos Para maiores informações, entre em contato com os responsáveis no campo.

Participe!


Cuide-se

Roberta

Werner

DIARIAMENTE

Conheça nosso espaço de beleza Península Open Mall Av. dos Flanboyants 855 (2 andar) Barra da Tijuca - RJ O

(21)2408-4293 (21)99765-2909

www.robertaw.com.br

Promoção Na realização de dois serviços + esse cupom Ganhe uma nutrição Validade 01/07 até 30/07/15 *sujeito a horário


Esportes FUTEBOL Segundas e Quartas - Manhã Horários 8h30 às 9h15 - até 7 anos 9h15 às 10h15 - 8 a 11 anos

Segundas, Quartas e Sextas - Tarde Horários: 17h30 às 18h30 - 10 até 12 anos 18h30 às 19h30 - acima de 13 anos

Terças e Quintas - Tarde Horários:

16h45 às 17h30 - até 7 anos 17h30 às 18h30 - 8 a 10 anos 18h30 às 19h30 - 11 a 14 anos

Professores

Denis: 9 9319-8693 Pamela: 9 9197-2847

Informações sobre turmas e valores, somente com os professores. A reserva de quadra é feita pelo site da Península. Endereço: www.peninsulanet.com.br


VÔLEI Quadra - Green Park: Terças e Quintas - Tarde Horário: 17h30 às 18h30 18h30 às 19h30

Professor Cláudio: 9 6714-9888

Areia - Lagoon Park: Terças e Quintas - Noite Horário: 18h às 19h 19h às 20h 20h às 21h

Responsável

Camila: 9 9609-4911 Garrido: 9 9444-2271

TÊNIS (ESCOLINHA) Segunda a Sexta (Green Park e Lagoon)

Horário:

8h às 12h 14h às 18h

Professores

Wagner: 7872-3071 Marcelo: 7767-2061 Pacheco: 9 8151-9675 QualityTennis: 9 8151- 9675 3909-1651


SEGURANÇA PARA TODOS Use a coleira no seu cão, seja qual for a raça ou o tamanho. Usar a coleira é, acima de tudo, respeito ao próximo. E não esqueça a focinheira para os cães identificados como ferozes.

PROTEJA SEU AMIGO!


• Projetos e soluções de áudio, vídeo e automação. • Ambientes planejados para entretenimento e segurança. • Preservando a beleza e suavidade nos ambientes sem perda de áudio e vídeo. • Segurança completa em circuito integrado de CFTV e automação dos equipamentos.

Televisores de 80 polegadas, caixas de som embutidas no teto e um subwoofer completam o sistema home theater, dando um toque moderno e a qualidade para tornar o ambiente agradável a todas as situações. O sistema de automação substituiu todos os controles antigos, inclusive para gerenciar o portão da casa. O sistema integrado de TV permite imagens em tempo real, dentro e fora de casa.

Av. das Américas, 7.907 - bloco 4 - lj. 123 Shop. Open Mall Barra da Tijuca | RJ

(21) 3325

6207

comercial@imagemdigitalhome.com.br www.imagemdigitalhome.com.br


56 Coral

Vem aí a 1ª apresentação do Coral da Península

O

Coral da Península se prepara para a sua primeira apresentação. A data prevista é 28 de junho. Regido pelo maestro José Antônio Navarro, o Coral ensaia com disciplina, desde a sua formação, nos fins de semana. O grupo de moradores está afinado, e o repertório está repleto de muita MPB e clássicos consagrados.

espírito. Afinal, através do canto, a gente se conecta com tudo o que há de bom. E por ser um coral, a música também traz uma união incrível entre os moradores”, afirma ela.

Quando foi questionada a respeito da primeira apresentação do Coral e sobre as suas expectativas, responde de uma só vez: “estou muito confiante de que vai ser um sucesso”.

“Vai ser uma apresentação simples e aberta ao público. Um momento importante para a história da Península”, comenta o maestro. O grupo, que ensaia desde janeiro, ainda recebe novos participantes, como a moradora do Saint Barth, Quitéria Martins. “Essa foi a minha primeira aula e eu adorei. Sempre gostei de cantar, mas cantava só pra mim. Agora, poder cantar regida por um maestro é melhor ainda (risos)! Quero e pretendo fazer parte de fato do Coral da Península”, comentou a nova aluna. Mais experiente no Coral, Ana Lúcia de Luna, moradora do Mandarim, não usa só a sua voz para abrilhantar o grupo, mas também escala a sua filha, a cantora Cissa de Luna. “Minha filha vem comigo também. Ela é cantora profissional e sempre participa das aulas. Eu também estou adorando o Coral; era isso que faltava aqui na Península. Cantar é uma forma de relaxamento e paz de

Moradoras do Mandarim, Ana Lúcia de Luna e a cantora profissional Cissa de Luna.



58 Coral São 25 moradores que compõem o grupo e o professor disse que quer mais: “o ideal é que cheguemos a ter até 30 pessoas”.

Para participar do Coral é preciso: • Ter mais de 18 anos • Entrar em contato com a ASSAPE para marcar um pequeno teste. Se o candidato estiver apto, começará a fazer parte dos ensaios do Coral e será acolhido por todos.

Quitéria Martins (Saint Barth) é a mais nova aluna do Coral. Na foto, com a sua filha, Isadora (12 anos).


Cirurgia Robótica Laparoscopia Minilaparoscopia Portal Único (Single-Port) Histeroscopia Pólipos Histerectomia Miomas

www.institutocrispi.com.br contato@claudiocrispi.com.br (55 21) 3431-3491 / 3431-3492 facebook.com/institutocrispi twitter.com/institutocrispi

Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen A. das Américas, 3.434 - Bl. 4 - Sl. 216 Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ


60 Serviços | ASSAPE

Transporte: horários

Apenas é permitido o embarque nos transportes da Península com a apresentação do cartão de acesso emitido pela ASSAPE. O cartão é de uso pessoal e intransferível.

Ô

NIBUS: GRADE DE HORÁRIO

AMÉRICAS: De segunda a sexta: das 5h50 às 9h – CIRCULAR. 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30. Das 16h às 19h – CIRCULAR. 19h15, 19h45, 20h15, 20h45, 21h15, 21h45, 22h, 22h30 e 23h.

Sábado, domingo e feriado: 6h, 6h45, 7h30, 8h15, 9h, 9h45, 10h30, 11h15, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 16h45, 17h30, 18h15, 19h, 19h45, 20h30, 21h15, 22h e 22h45.

depois do colégio) – Avenida das Américas (Patrimóvel).

ITINERÁRIO:

QUEBRA-MAR:

Península - Américas: Península – Leroy Merlin (Avenida Ayrton Senna – depois do ponto dos ônibus urbanos) – CEC (ponto

Américas - Península: New York City Center - Leroy Merlin - VIVO - Terra Encantada - Península.

De segunda a sexta: 6h, 7h15, 9h, 10h45, 12h30, 14h, 15h30, 17h, 19h, 21h e 22h.

BENEFÍCIOS do

Pilates

Maior Flexibilidade, tônus e força muscular Melhora a coordenação motora Aumenta a concentração Trabalha a respiração Maior mobilidade das articulações

AULA EXPERIMENTAL GRÁTIS! AVALIAÇÃO FUNCIONAL COM BALANÇA DE BIOIMPEDANCIA POR NUTRICIONISTA

“Em 10 sessões você sentirá a diferença. Em 20 você verá a diferença e em 30 você terá um corpo inteiramente novo.”

Joseph Pilates

CEO - Corporate Executive Office | Barra da Tijuca - Av. João Cabral de Mello Neto 850 - Bl. 3, sala 1109

Próximo a 2ª entrada da Península

97277-0298 / 3420-0990


Serviços | ASSAPE 61 Sábado, domingo e feriado: 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30 e 22h. ITINERÁRIO: Península - Quebra-mar: Península – CEC (ponto depois do colégio) – Portal do Parque – Infobarra – Rio Design – Novo Leblon – Mandala – Marapendi Shopping – Barra Square – Barra Business Center – Barra Garden – Guanabara (em frente ao condomínio Riviera Del Fiori) – Anglo Americano – Land Rover – Comitê Olímpico Brasileiro – Viaduto (academia Ks) – Previdência – Ponto da Igreja – Odeon (próximo ao Pinheiro Guimarães) – Retorno Quebra-Mar.

Quebra-mar - Península: Passarela do Largo da Barra – Barra Point – Unimed - Downtown (ponto de integração do Metrô) – Extra 24 Horas - PUC Rio - Freeway - Guanabara - (volta - ponto integração Metrô) - Bay Side – Mário Henrique Simonsen – Village Mall – Península.

Ônibus PRAIA exclusivo para moradores.

ÔNIBUS CIRCULAR: VIA PARQUE: De segunda a domingo: 6h às 23h. ÔNIBUS PARA A PRAIA (PENÍNSULA): Sábado, domingo e feriado: 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Importante: o embarque no ônibus só será permitido com a apresentação do cartão de acesso emitido pela ASSAPE.


62 Serviços | ASSAPE

BALSA PENÍNSULA Horários de Funcionamento: EMBARQUE PENÍNSULA PÍER 1

13h35 | 14h05 | 14h35 | 15h05 | 15h35 | 16h05 | 16h35 | 17h05 | 17h35 | 18h05 | 18h35. CHEGADA PÍER BARRASHOPPING

7h | 7h30 | 8h | 8h30 | 9h | 9h30 | 10h | 10h30 | 11h | 12h | 12h30 | 13h | 13h30 | 14h | 14h30 | 15h | 15h30 | 16h | 16h30 | 17h | 17h30 | 18h | 18h30.

7h10 | 7h40 | 8h10 | 8h40 | 9h10 | 9h40 | 10h10 | 10h40 | 11h10 | 11h40 | 12h10 | 12h40 | 13h10 | 13h40 | 14h10 | 14h40 | 15h10 | 15h40 | 16h10 | 16h40 | 17h10 | 17h40 | 18h10 | 18h40.

EMBARQUE PENÍNSULA PÍER 2

SAÍDA PÍER BARRASHOPPING

7h05 | 7h35 | 8h05 | 8h35 | 9h05 | 9h35 | 10h05 | 10h35 | 11h05 | 11h35 | 12h05 | 12h35 | 13h05 |

7h20 | 7h50 | 8h20 | 8h50 | 9h20 | 9h50 | 10h20 | 10h50 | 11h20 | 11h50 | 12h20 | 12h50 | 13h20 | 13h50 | 14h20 | 14h50 | 15h20 |

15h50 | 16h20 | 16h50 | 17h20 | 17h50 | 18h20 | 18h50. RETORNO PENÍNSULA PÍER 2 7h25 | 7h55 | 8h25 | 8h55 | 9h25 | 9h55 | 10h25 | 10h55 | 11h25 | 11h55 | 12h25 | 12h55 | 13h25 | 13h55 | 14h25 | 14h55 | 15h25 | 15h55 | 16h25 | 16h55 | 17h25 | 17h55 | 18h25 | 18h55. RETORNO PENÍNSULA PÍER 1 7h30 | 8h | 8h30 | 9h | 9h30 | 10h |10h30 | 11h | 11h30 | 12h | 12h30 | 13h | 13h30 | 14h | 14h30 | 15h | 15h30 | 16h | 16h30 | 17h | 17h30 | 18h | 18h30 | 19h.

DELIVERY ENTREGAS EM DOMICÍLIO E ACEITAMOS PEDIDOS PARA FESTAS LIGUE E PEÇA SUA SOBREMESA. MAIS DE 30 SABORES INDISPENSÁVEIS!

(21)

2146-0002 3818-0011

AV. EMBAIXADOR ABELARDO BUENO, 1340, LJ. T BARRA CORPORATE - BARRA DA TIJUCA/ RJ

CREMOSAS RECHEADAS ALCOÓLICAS • ESPECIAIS FRUTAS • CREMOSAS FRUTAS RECHEADAS


Serviços | ASSAPE 63

OBSERVAÇÕES A balsa só funcionará das 18h às 19h no horário de verão. QUARTA, QUINTA, SEXTA, SÁBADO, DOMINGO e SEGUNDA. Terça não há serviço de balsa na Península. O embarque só será permitido mediante a apresentação da carteirinha ASSAPE.


ESTOFADOR EXCLUSIVO DO PENÍNSULA. OFERECEMOS ATENDIMENTO DIFERENCIADO.

Conforto, Qualidade e Elegância no seu estofado

(21) 2568-6312 | 99893-2642 | 98746-2777

ANUNCIE AQUI

3471-6799


Bainha de Máquina em calça:

10%

de desconto em todos os serviços para o Morador Península! *

*exceto para as promoções do anúncio.

R$ 15,00

Promoções imperdíveis:

2 Edredons de casal

R$ 55,00

Cesto Lava e seca

R$ 45,00

Passadoria de camisa social

R$ 5,00

Consertos em geral Lavagem de cortinas

Coleta e Entrega em Domicílio Grátis!

V3I •

Home Care •

Somos uma equipe de profissionais especializados em cuidado com idosos acamados e pacientes com Alzheimer e Demência. A partir de R$ 3.800,00 pct. 24h/30 dias. Contate-nos.

PSICANALISTA CLÍNICO

Stress Compulsão Angústia Ansiedade Pânico Depressão Fobia Social

contato.kagm@gmail.com Tel.:(21) 96492-5263 Id: 35*23*31623 | (21) 99638-9868

Tel.:

98876-9009 | 3311-5331

O2 Corporate Office, sala 257, Bl. Ecology

Em frente ao Península!



20/07/15


ORANGE PEEL SHRIMP

A COZINHA ASIÁTICA COMO VOCÊ NUNCA PROVOU. SABORES ASIÁTICOS INSPIRADOS NA CHINA E EM SEUS PAÍSES VIZINHOS,

APRECIADOS EM TODO MUNDO. Rio de Janeiro:

CasaShopping Av. Ayrton Senna, 2.150 Barra da Tijuca Reserva: (21) 2108-6351 Insta

Foto de caráter ilustrativo. Consulte horário de funcionamento no site.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.