Guia de Referencia para a Cobertura Jornalística de ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 7

Tipos de fontes de energia Renováveis Convencionais Não renováveis Fontes de energia Renováveis Alternativas Não renováveis

Fonte: GIZ

ENERGIAS RENOVÁVEIS NO BRASIL Cerca de 40% da energia gerada no país vem de fontes renováveis, uma média acima da mundial, que é de 13%, segundo o Balanço Energético Nacional de 2016, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com base em dados de 2015. O gráfico abaixo evidencia essa proporção:

Matriz energética brasileira (2015) Gás natural - 7,2% Outras fontes - 16,7% 3

Lenha - 6,4%

O QUE SÃO ENERGIAS RENOVÁVEIS?

Muitos jornalistas chamam energia renovável de energia alternativa, porém, não são sinônimos. As energias alternativas são as energias capazes de substituir, ou de complementar, as fontes convencionais de energia como o petróleo ou a hidrelétrica. Apesar da falta de um conceito definido, as fontes alternativas são fontes não comerciais, pois enfrentam barreiras tecnológicas ou financeiras que dificultam sua expansão. Por exemplo, no início de seu desenvolvimento tecnológico e comercial, as fontes eólica e solar eram tidas como alternativas, diferente de hoje, quando são fontes comercialmente viáveis..

Lixívia - 2,2% Querosene - 1,4%

Bagaço de cana - 11,0%

GLP - 3,1%

Gasolina2 - 8,9%

Eletricidade - 17,2%

Óleo combustível - 1,2%

Óleo diesel1 - 18,4%

Etanol - 6,1%

1 Inclui biodiesel; 2 Apenas gasolina A (automotiva); 3 Inclui gás de refinaria, coque de carvão mineral e carvão vegetal Fonte: Balanço Energético Nacional (2016, p. 21)

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.