grandes eventos esportivos e planejamento de desenvolvimiento urbano: documentos de refêrencia e ...

Page 112

Cooperação Técnica

Grandes Eventos Esportivos e Planejamento de Desenvolvimento Urbano: Documentos de Referência e Discussão

Assim, observa-se que a maioria dos centros urbanos, em países em desenvolvimento não necessita de um programa de adaptação às mudanças climáticas e sim um programa de desenvolvimento no âmbito do qual sejam integradas medidas para a adaptação (UN-Habitat, 2011b). As medidas de adaptação partem da identificação dos potenciais impactos atrelados às mudanças climáticas (ex.: secas, aumento de enchentes em função do aumento de precipitação ou elevação do nível do mar, esgotamento de águas subterrâneas, escassez de água, deslizamentos), da vulnerabilidade dos sistemas existentes devido a atributos físicos, sociais e econômicos e da capacidade de adaptação. Do cruzamento de um potencial impacto com uma vulnerabilidade e uma fraca capacidade de adaptação identifica-se um hotspot sobre o qual se deve estabelecer uma medida de adaptação. Essa medida, por sua vez, relaciona-se com a capacidade das cidades em promover as ações necessárias. Ou seja, se elas dispõem de recursos físicos, econômicos e institucionais para sua promoção. Considerando tanto medidas de mitigação quanto de adaptação, as áreas-chave em que os planejadores urbanos podem apoiar e conduzir suas atividades são: uso do solo, planejamento ambiental, gestão de águas pluviais, projeto e localização de construções, planos e projetos de transporte, estratégias de desenvolvimento local, programas de gestão de resíduos sólidos, gestão de águas residuais, gestão de fornecimento de água, programas de saúde comunitária e programas de educação pública (UN-Habitat, 2011b).

2 A cidade do Rio de Janeiro e as mudanças climáticas A cidade do Rio de Janeiro, a segunda maior cidade brasileira, com 6,3 milhões de habitantes, é considerada uma grande metrópole no contexto mundial. O Rio ainda apresenta o segundo maior PIB do País, estando somente atrás de São Paulo, sendo o setor de serviços a atividade econômica preponderante (Prefeitura do Rio de Janeiro, 2011). Entretanto, uma parcela significativa de sua população vive em assentamentos informais, muitos deles localizados em áreas de risco, consequência, dentre outros fatores, da má distribuição de renda e do déficit habitacional. Atualmente, a cidade vem se tornando o palco preferido de megaeventos internacionais. A agenda da cidade traz alguns dos maiores acontecimentos mundiais previstos para os próximos seis anos. Em 2011 sediou os Jogos Mundiais Militares; em 2012 vai sediar a Rio+20, importante evento da agenda ambiental mundial; em 2014, a Copa do Mundo de Futebol; e em 2016, os Jogos Olímpicos. Há outros grandes eventos previstos que só reforçam o fato de 113


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.