Urbanização de favelas: Lições aprendidas no Brasil

Page 61

42

UrbanizaçÃo de favelas: Lições aprendidas no Brasil

Equilíbrio entre a viabilidade financeira e a qualidade dos projetos A necessidade de ganhar escala de produção não deve incorrer em excessivas repetições e padronizações das unidades e blocos, ou seja, os projetos devem ser flexíveis para que se adaptem às necessidades de seus futuros moradores. Os aspectos de manutenção são determinantes para a sustentabilidade de um empreendimento. Por isso, a consideração do período pós-ocupação na montagem de um programa de urbanização é um elemento central para seu sucesso, sem o qual somas importantes de investimentos públicos podem ser, muito facilmente, reduzidas a nada. Evitar os efeitos perversos de reduzir custos Os programas analisados lidaram de forma distinta com os efeitos perversos da necessidade incessante de redução de custos como mecanismo de atendimento a um número maior de famílias, apresentando, consequentemente, resultados projetuais diferenciados. No caso do Prosamim, as cerca de 2 mil famílias remanejadas das margens dos igarapés e reassentadas na periferia longínqua da cidade,10 no âmbito de programas habitacionais do Governo do Estado ou do município, receberam unidades habitacionais de projeto arquitetônico limitado, em um padrão de mar de casas em monotipia, que contrasta com a qualidade arquitetônica dos parques residenciais construídos nas margens dos igarapés para as cerca de mil famílias que optaram por se manter no local. Nota-se também uma experiência interessante na gestão da dicotomia quantidade versus qualidade. Inicialmente construídos em blocos compostos por casas no térreo e, sobre elas, apartamentos duplex (em composições que variavam entre 6, 9, 12, 20 e 24 unidades), a partir de um projeto arquitetônico de qualidade,11 tal tipologia foi adaptada à necessidade de redução de custos, assim como às demandas da população. As alterações – promovidas pelos arquitetos do programa, porém sem alterar de forma sigEssas áreas periféricas chegam a uma distância de até 30 quilômetros do centro de Manaus, como no caso do Conjunto Nova Cidade, construído pela Superintendência de Habitação do Governo do Amazonas – SUHAB.

10

O primeiro projeto dos parques residenciais do Prosamim é de autoria do arquiteto Luiz Fernando Freitas, da Cooperativa de Profissionais do Habitat do Rio de Janeiro, escritório com experiência de projetos em mutirão.

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.