Infográfico Operações Inteligentes

Page 1

TECNOLÓGICOS


2000 BLUETOOTH (IOT)

COMO SIMPLIFICOU A transmissão de dados via Bluetooth permitiu a transferência de dados sem fio entre dispositivos, de forma rápida e segura, além de outras possibilidades de interação, como streaming de audio e video.

Primeiros dispositivos com tecnologia Bluetooth são lançados no mercado e comercializados. Foi criado pela empresa sueca Ericsson que pretendia uma tecnologia de baixo custo que permitisse a comunicações entre celulares e acessórios sem necessidade de cabos.

2000 GPS CIVIL

(GEOLOCALIZAÇÃO) O sinal de GPS, antes para uso exclusivo de militares, é aberto para uso civil, permitindo, pela primeira vez, que dispositivos tracem rotas e dêem sua localização baseado em sinais globais de posicionamento via satélite.

2003 SMARTPHONE I (BLACKBERRY)

O telefone celular Blackberry é lançado pela empresa canadense Research In Motion. O Blackberry pode ser considerado o primeiro smartphone a fazer grande sucesso, oferecendo um nível de conectividade e comunicação que até então não existia.

COMO SIMPLIFICOU Os aparelhos de GPS - posteriormente outros dispositivos, como smartphones e outros "smart devices" contribuiram para o traçado de rotas mais precisas, diretas, rápida e seguras, tornando-se um item quase que indispensável

COMO SIMPLIFICOU Até o surgimento do Blackberry, enviar ou receber e-mails por meio de dispositivos móveis, atividade corriqueira nos dias de hoje, era algo impensável. O equipamento popularizou o uso dos recursos como e-mail, navegador e serviço de instant messaging em telefones celulares.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES Operações ficaram mais inteligentes com a possibilidade da troca de informações de dados online entre dispositivos, como transmissores de rede ou IHMs, conectados via Bluetooth a leitores de dados, smartphones e tablets, por exemplo. A conexão via Bluetooth teve também impactos indiretos, como com o uso de headsets sem fios, que auxiliam na mobilidade e segurança de pessoas que vão a campo.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES O serviço de geolocalização, propocionado pelos transmissores GPS, possibilitou um avanço sensível na qualidade do serviço prestado especialmente por empresas que têm como ponto crítico o atendimento a campo, como é o caso de operadoras de telefonia e energia elétrica, acelerando o procedimento de atendimento de chamados, reduzindo o tempo de espera do consumidor final. Além de outros usos, como no caso de operadoras logísticas, que puderam ter um rastreamento de cargas muito mais eficiente.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES O BlackBerry foi amplamente aceito no meio corporativo e possibilitou aos executivos de operações a liberdade de acessar e-mails de qualquer ponto onde houvesse rede de telefonia celular e dados. Dessa forma, decisões passaram a ser tomadas mais rapidamente, dando mais agilidade às operações.


2004 FACEBOOK

(REDES SOCIAIS) Facebook é lançado nos EUA por um grupo de alunos da Universidade de Harvard. Inicialmente uma rede social para estudantes, o serviço ultrapassa os limites da universidade e se torna uma febre em todo o mundo nos anos seguintes. Atualmente conta com mais de 1,3 bilhão de usuários mensais e é considerada a maior rede social do mundo.

2004 VOIP

(TRANSMISSÃO DE VOZ PELA REDE) A tecnologia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), que possibilita a comunicação por voz usando redes de dados, se torna uma opção viável graças à popularização da banda larga e investimentos na qualidade das redes. A tecnologia surgiu no início da década de noventa, mas foi considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época.

2005 GOOGLE MAPS

(GEOLOCALIZAÇÃO) Google Maps coloca o mundo na palma da mão das pessoas ao oferecer um serviço de informações geográficas que inclui mapas precisos e imagens de satélites de alta resolução,e que podem ser acessados de qualquer dispositivo com acesso a web.

COMO SIMPLIFICOU O Facebook aproximou as pessoas por meio de uma ferramenta que as conecta de forma simples e eficiente. Por meio desta plataforma, é possível compartilhar com as pessoas selecionadas mensagens, fotos, vídeos e interesses, além de acompanhar notícias e as novidades de marcas, veículos de mídia e amigos.

COMO SIMPLIFICOU A popularização do VoIP criou uma alternativa interessante à telefonia convencional por ter custos reduzidos e agregar uma série de serviços inteligentes usando a mesma infraestrutura - como identificação de chamadas, conferências e vídeo conferência. Mais do que isso, o VoIP possibilitou a criação de uma séria de serviços de comunicação por voz que hoje são amplamente utilizados, como Skype e Google Hangouts.

COMO SIMPLIFICOU Embora o GPS já fosse uma realidade, o Google Maps integrou a tecnologia de georeferenciamento à vida das pessoas, trazendo uma série de benefícios. Além de usá-lo para encontrar locais, empresas e estabelecimentos (ajudando a decretar o fim das listas telefônicas) e encontrar o melhor caminho até eles, os usuários passaram a contar também com o serviço para outras facilidades, como verificar o trânsito em determinada rota ou saber qual a melhor meio para chegar ao destino final usando transporte público.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES Por reunir perfis e atrair a atenção de milhões de consumidores, o Facebook passou a ser usado como um importante canal de comunicação das empresas e operações com seus clientes. Além de ser uma ferramenta eficiente para a realização de campanhas direcionadas que visam fortalecimento de marca e vendas, a rede social se tornou um novo canal direto para reclamações e solicitações de clientes, que precisam ser atendidas sempre com agilidade.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES A tecnologia VoIP foi largamente adotada pelas operações e revolucionou a forma com que as empresas se comunicam interna e externamente. Além da redução de custos nas ligações, o VoIP também garantiu a mobilidade na telefonia por permitir que que ramais fossem transferidos automaticamente para qualquer aparelho ligado a redes de dados.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES A chegada do Maps e tecnologias similares representou um novo salto no uso da localização por satélite nas operações. Traçar rotas entre diferentes pontos, estimar o tempo de chegada, verificar determinada localização em um mapa se tornaram atividades simples, possíveis de realizar de qualquer telefone celular. Isto veio a se aliar à tecnologia de georeferenciamento utilizada para mapear grandes redes de energia, telefonia e saneamento, possibilita que as operações sejam mais inteligentes e melhores serviços prestados à população.


2006 AMAZON EC2 E S3 (MOBILIDADE)

Reconhecida até então apenas como um gigante do varejo, a Amazon torna o conceito de computação em nuvem uma realidade acessível para as empresas com os lançamentos dos serviços Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) e Amazon Simple Storage Service (S3).

2007 SMARTPHONE II (IPHONE)

Steve Jobs apresenta o Apple iPhone, aparelho que mudaria o conceito de smartphone com grandes inovações em design, funcionalidades e usabilidade. O iPhone inaugurou a era dos telefones celulares com tela sensível ao toque e aplicativos facilmente instaláveis, uma mudança de paradigma na forma como as pessoas utilizavam estes aparelhos.

2008 ITUNES APPLE STORE (LOJA DE APLICATIVOS)

Dando sequência à revolução causada pelo IPhone, a Apple lançou o iTunes App Store, criando o conceito de loja de aplicativos. Com ela, os usuários do IPhone e IPod Touch, que compartilhava a mesma plataforma iOS, passam a ter um espaço para adquirir, baixar e gerenciar os aplicativos em seu aparelho.

COMO SIMPLIFICOU O lançamento dos web services da Amazon e a difusão do cloud computing representaram uma redução considerável no investimento necessário para armazenar grandes volumes de dados e manter um serviço ativo na internet. Isso tornou viável o surgimento de milhares de serviços web, que são acessados e utilizados pelas pessoas nos dias atuais.

COMO SIMPLIFICOU O iPhone mostrou ao mundo que o potencial dos smartphones era muito maior do que se imaginava graças a sua versatilidade, usabilidade e capacidade de executar novas funções antes inimagináveis por meio dos aplicativos.

COMO SIMPLIFICOU Mais do que permitir que as pessoas ampliassem as capacidades de seu telefone celular, o iTunes App Store tornou o desenvolvimento de aplicativos para telefones celulares um negócio rentável e inaugurou um novo mercado, que se tornaria representativo na economia mundial nos anos seguintes.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES A computação em nuvem reduziu consideravelmente os investimentos em aquisição de servidores e manutenção da infraestrutura de TI das grandes operações e novas tecnologias baseadas em cloud surgiram para torná-las mais inteligentes. Além disso, a nuvem possibilitou que as próprias operações alavancassem serviços web based que impactam positivamente seus usuários, como os "portais do cliente" das operadoras de telefonia ou concessionárias de energia.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES A nova geração de telefones celulares, que foi iniciada com o iPhone, permitiu às pessoas serem mais produtivas, o que refletiu em operações melhores. Além disso, a facilidade de uso e maior capacidade de processamento destes aparelhos os transformou em um uma opção viável em substituição ao PDAs, que até então eram amplamente utilizados por equipes de campo.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES A explosão dos apps teve um forte impacto, em especial, nas operações de telecomunicações, que passaram a investir para suportar um tráfego de dados nunca antes visto em suas redes. O fenômeno também motivou as empresas e operações a desenvolverem seus próprios aplicativos, com o objetivo de ampliar a comunicação com seus público alvo e prestar serviços complementares aos clientes.


2008 DROP BOX

(DADOS NA NUVEM) Criado nos Estados Unidos, o Dropbox chega ao mercado como uma plataforma inovadora para armazenamento e compartilhamento de arquivos pessoais em nuvem.

2010 TABLETS

(MOBILIDADE) As pessoas pareciam satisfeitas com seus smartphones e laptops quando a Apple apresentou o IPad e a Samsung o Galaxy Tab, primeiros tablets a chegarem ao mercado.

2012 DRONES

(VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO) Pesquisadores da Universidade da Pennsylvania, Prof. Vijay Kumar e seus alunos Daniel Mellinger e Alex Kushleyev apresentam os primeiros drones autônomos no TED Taks, auxiliando a popularização do conceito e modelo de drones para uso civil. Esse não foi o primeiro modelo de sucesso civil, mas um marco pela sua aplicação e inteligência aplicada.

COMO SIMPLIFICOU A evolução tecnológica fez com que os arquivos digitais se tornassem cada vez maiores, dificultando seu armazenamento e compartilhamento pelos meios tradicionais, como o envio por e-mail. O Dropbox levou os benefícios do armazenamento em nuvem diretamente ao consumidor final. Além de não terem que se preocupar com a perda de informações, as pessoas passaram a ter a oportunidade de acessá-las de qualquer navegador conectado à internet e compartilhar grandes arquivos com facilidade.

COMO SIMPLIFICOU Os tablets elevaram a capacidade de visualização de informações em plataformas digitais, transformando a leitura e visualisação de imagens e vídeos em algo mais amigável do que nos telefones celulares. Sua rápida adoção impulsionou uma série de novos serviços relacionados a leitura digital, como as bibliotecas e "bancas de revistas" online, e serviços de streaming de mídia, como o Netflix.

COMO SIMPLIFICOU A aplicação dos drones por civis ainda é pouco difundida, mas podemos ver o impacto deles desde sessões de fotos e vídeos que utilizam drones para capturar imagens aéreas, até na manutenção de redes de energia, fiscalização de territórios, auxiliando na segurança, entre outros. Tudo isso com custos e riscos mais baixos e uma precisão ainda maior.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES Seguindo a tendência criada pelo Dropbox, o armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem passou a ser amplamente adotado pelas empresas e possibilitou que elas reduzissem seus investimentos em infraestruturas próprias para armazenamento e segurança da informação. O uso de plataformas em nuvem também possibilitou que as pessoas tenham acesso aos dados necessários para exercer suas funções profissionais fora do ambiente físico da empresa, difundindo o conceito de home office.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES Por contar com uma tela bem maior que a dos celulares da época, os tablets foram bem recebidos pelos executivos da área de operações graças à sua mobilidade aliada à maior capacidade de visualização. A nova plataforma impulsionou o surgimento de modernos paineis de controle, que possibilitaram aos gestores acompanharem, por meio de gráficos gerados em tempo real, os principais indicadores da operação a qualquer hora e qualquer local.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES Os drones estão mudando - e prometem mudar ainda mais - os processos operacionais, seja pela aplicação deles na inspeção de materiais, permitindo que falhas sejam reconhecidas através de imagens de alta precisão, ou na fiscalização de territórios, linhas de transmissão e plantações, por exemplo, ajudando o monitoramento de forma mais eficiente, custos mais acessíveis e menores riscos para os funcionários.


2014 3D PRINTING

(PROTOTIPAGEM RÁPIDA) Quebra das principais patentes permite que a tecnologia seja explorada de forma mais ampla, permitindo novos usos.

2015 TESLA ENERGY

(ARMAZENAMENTO INTELIGENTE DE ENERGIA) Conhecida por criar carros elétricos inovadores, a Tesla anunciou a linha Tesla Energy Battery, conjunto de baterias que podem garantir o abastecimento de energia elétrica a casas e escritórios. O primeiro produto, o Powerwall, armazena energia obtida através de painéis solares e da própria rede elétrica para abastecer a casa.

COMO SIMPLIFICOU A impressão 3D já é uma realidade e, com custos mais acessíveis e que tendem a baixar ainda mais, já é possível comprar - numa loja - uma impressora 3D e fabricar em casa projetos que antes eram inimagináveis. Além disso, sua utilização tem feito com que a vida das pessoas melhore, permitindo, por exemplo, que próteses para amputados sejam feitas de forma mais rápida e com preços mais acessíveis.

COMO SIMPLIFICOU A tecnologia da Tesla pode ajudar no melhor aproveitamento da energia solar, mais limpa, e reduzir o consumo de energia gerada por fontes poluentes. Pode também contribuir para a redução de custos com eletricidade, já que armazena energia vinda pela rede elétrica em momentos em que a tarifa é reduzida para uso nas horas de pico. Embora seja recente, o produto já é visto como uma solução também para regiões com baixo nível de desenvolvimento, onde o acesso às redes tradicionais de energia são escassos ou mesmo existe grande incidência de apagões.

TECNOLÓGICOS

IMPACTO NAS OPERAÇÕES Nas operações o impacto ainda é pequeno perto do seu potencial. Há uma mudança de paradigma eminente, com a tecnologia se tornando cada dia mais acessível e com suas aplicações cada vez mais amplas e claras. Com a impressão 3D se torna possível fabricar, no "próprio quintal", peças de reposição e outras peças sob medida de forma ágil, "just-in-time" e com custos reduzidos, especialmente no que tange o desenvolvimento de produtos, por exemplo. A impressão 3D torna as operações mais inteligentes.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES A difusão das bateriais para uso residencial podem ter forte impacto nas operações de energia elétrica. Por ser uma tecnologia mais acessível financeiramente, é possível que as residências se tornem cada vez mais polos geradores de energia no futuro (co-geração), o que impactará as operações de smartgrid.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.