Issuu on Google+

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL


APRESENTAÇÃO

Este Manual de Identidade Visual é uma ferramenta que visa auxiliar o uso e a aplicação da marca Vintage. Deve ser consultado sempre quando forem criadas peças gráficas, publicitárias, documentos ou qualquer outro produto que venha a receber a assinatura visual da empresa. Devem usufruir da consulta desse guia, profissionais como: designers, publicitários e responsáveis pela área de divulgação, marketing e propaganda da empresa. Este Manual ajuda evitar problemas relativos à identidade visual da marca Vintage, como por exemplo: distorção da marca, falta de fidelidade entre uma reprodução e outra, ilegibilidade etc.

02


ÍNDICE CONSTRUÇÃO

05 08 09 10 13 14 15 16 17

Conceito Malha Construtiva Padrão Cromático Versões da Marca Monocromática Padrão Tipográfico Área de Proteção Redução Máxima Usos Incorretos

FUNDOS

19 20 21 22

Fundos Permitidos Fundos Vetados Fundo Fotográfico Fundos Especiais

GRAFISMOS

24 Grafismos 26 Cores

APLICAÇÕES

28 Papelaria 34 Diversos 38 Sinalização 03


CONSTRUÇÃO DA MARCA | CONCEITO

CONCEITO

Vintage é uma palavra anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada. O famoso Vinho do Porto recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. A agência adotou uma personalidade “Vintage” com o intuito de resgatar a essência de algo clássico, antigo e de excelente qualidade e inserí-lo às tendências do novo mercado da comunicação e entretenimento. Procuramos ser sempre inovadores em nossa comunicação, tendo como meta fazer algo diferente que vá satisfazer as necessidades do cliente e impactar o consumidor final. A escolha do chapéu como resumo simbólico de nossa missão e valores foi feita com o intuito de relacioná-lo a história desse elemento e seu significado social e cultural. O chapéu surgiu com a finalidade de proteger a cabeça contra as intem05


CONSTRUÇÃO DA MARCA | CONCEITO

péries, porém com o passar do tempo essa finalidade se perdeu, e o chapéu passou a mostrar a dignidade das pessoas, além de preservar, mesmo que simbolicamente a parte mais nobre do homem: a cabeça (suas ideias). A construção simbólica de significado que o chapéu conquistou através dos anos, possui intrinsecamente a construção de personalidade do indivíduo, além de imortalizar histórias e ser um objeto estético e funcional. É um símbolo forte de valor cultural, social e individual. Influencia as regras de comunicação, representa uma visão do mundo e é a metáfora da criatividade que se liberta da mente daqueles que o usam. O chapéu utilizado no logo, especificamente, refere-se ao chapéu de Chaplin - esse personagem já possui um vínculo afetuoso com as pessoas, criando uma associação e carisma com o consumidor, visto que lidava com os absurdos do mundo moderno de forma bastante peculiar com uma pitada de leveza e humor, além de ser considerado “único” na história do cinema. 06


CONSTRUÇÃO DA MARCA | CONCEITO

A cor escolhida para a transmissão de nossos conceitos foi a laranja, pois significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. O objetivo dessa escolha foi transmitir a energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade dos integrantes da Agência Vintage. A fonte utilizada transmite um aspecto de solidez e seriedade, porém ao mesmo tempo retrô, por se tratar de um manuscrito que remete a escrita manual. A estrela foi colocada para demonstrar que uma constelação é repleta de estrelas, porém apenas algumas têm a capacidade de brilhar mais do que as outras e essa estrela é a Agência Vintage.

07


CONSTRUÇÃO DA MARCA | MALHA CONSTRUTIVA

MALHA CONSTRUTIVA

3/5

3/5 2/5

3/5

1/2

2/5

1/5 3/5

3/5

18 MÓDULOS

2/5

3/5

4/5 3/5

4/5 2/5

18 MÓDULOS

1 UNIDADE

1/5 UNIDADE

2/5 UNIDADE

3/5 UNIDADE

4/5 UNIDADE

08


CONSTRUÇÃO DA MARCA | PADRÃO CROMÁTICO

PADRÃO CROMÁTICO

C:0 M:70 Y:100 K:0 R:243 G:112 B:33 Pantone 173C

PALETA DE CORES ADICIONAL Utilize a paleta de cores em materiais e aplicações adicionais da marca para não viciar a utilização do laranja Vintage.

C:0 M:70 Y:100 K:20 R:200 G:92 B:26 Pantone 167C

C:0 M:50 Y:100 K:0 R:247 G:148 B:30 Pantone 144C

C:100 M:5 Y:20 K:15 C:4 M:35 Y:98 K:0 R:241 G:173 B:33 R:0 G:145 B:175 Pantone 130C Pantone 314C 09


CONSTRUÇÃO DA MARCA | VERSÕES DA MARCA

VERSÕES DA MARCA É recomendável utilizar a versão completa da marca, mesmo em outras versões. Porém, se não for possível, os elementos da marca podem ser utilizados separadamente, mas seguindo as mesmas regras previstas para a marca prioritária.

Preferencial 10


CONSTRUÇÃO DA MARCA | VERSÕES DA MARCA

O chapéu isolado pode ser utilizado como grafismo nos materiais, mas nunca como assinatura de uma peça.

Símbolo isolado

A versão do logo sem o box deve ser usado apenas em casos que a versão do box atrapalhe a visualização de elementos da peça.

Versão sem o box

Apenas tipografia

A versão do logo somente tipografia pode ser utilizado em aplicações nas quais a versão original atrapalha a leitura, como em uma caneta.

11


CONSTRUÇÃO DA MARCA | VERSÕES DA MARCA

VERSÕES DA MARCA Outras versões da marca também podem ser utlizadas ,porém levando sempre em conta as condições do local de aplicação da marca, que são elas:

Versão negativa

Versão positiva

Utilizar preferencialmente Utilizar preferencialmente em fundos escuros em fundos muito claros

Versão outline Utilizar apenas em casos extremos no qual nem a versão positiva nem a negativa se encaixarem

12


CONSTRUÇÃO DA MARCA | MONOCROMÁTICA

MONOCROMÁTICA Para a aplicação da marca em casos em que for permitido apenas o uso de uma cor, recomenda-se utilizar uma das versões monocromáticas definidas abaixo:

C0 M3 Y0 K30 R 188 G184 B188 Pantone 410C

C0 M0 Y10 K40 R 168 G164 B157 Pantone 444C

C0 M0 Y15 K60 R 129 G129 B116 Pantone 416C

C0 M0 Y25 K80 R 88 G87 B71 Pantone 358C

13


CONSTRUÇÃO DA MARCA | PADRÃO TIPOGRÁFICO

PADRÃO TIPOGRÁFICO PADRÃO INSTITUCIONAL A tipologia utilizada no logo foi a Lobster, pois é uma fonte manuscrita a qual transmite elegância a marca, porém com um corpo mais denso que dá a marca estabilidade, solidez e força. Lobster 1.3 (Open Type) Versão: Version 1.003 201o ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 . , : ; < > ’ ” ! ? \@# $%&* ( ) { } [ ] _ - + ^ ´ ~ °

PADRÃO TIPOGRÁFICO DE APOIO A tipografia é uma das principais chaves que transparece toda a personalidade de uma marca, portanto escolhemos a fonte GOTHAM* para ser utilizada em todos os textos relacionados a marca como fonte padrão, pois é uma fonte que traz força e sutileza a marca Vintage. Gotham (OpenType) Nome do tipo de letra: Gotham Book Versão: Version 1.200 ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 . , : ; < > ’ ” ! ? \@# $%&* ( ) { } [ ] _ - + ^ ´ ~ °

* Para títulos utilizar a versão Gotham Black ou Gotham Bold * Para textos utilizar a versão Gotham Book ou Gotham Light

14


CONSTRUÇÃO DA MARCA | ÁREA DE PROTEÇÃO

ÁREA DE PROTEÇÃO A área de proteção tem o intuito de proteger a integridade da marca, criar limites evitando a interferência de elementos gráficos não pertencentes à marca.

= Área métrica 15


CONSTRUÇÃO DA MARCA | REDUÇÃO MÁXIMA

REDUÇÃO MÁXIMA

1 cm

Para a conservação da legibilidade da marca, foram criados limites de redução que devem ser obedecidos.

Versão preferencial

0,5cm

0,5cm

1,2 cm

1 cm

1,5cm 0,9 cm

Versão sem box

0,95cm

Versão símbolo isolado

Versão tipografia

16


CONSTRUÇÃO DA MARCA | USOS INCORRETOS

USOS INCORRETOS Os usos vetados da marca representam as formas das quais ela nunca deve ser alterada para que sua integridade não seja prejudicada, tais como cores, perspectiva e modificações de elementos da mesma.

NÃO MODIFICAR COR

NÃO ESTICAR

NÃO INCLINAR

NÃO INSERIR GRADIENTE

NÃO MODIFICAR PROPORÇÃO

NÃO INSERIR TEXTURAS

17


FUNDOS | FUNDOS PERMITIDOS

FUNDOS PERMITIDOS É recomendável utilizar a marca em fundos de tons claros, como tons pastéis para não prejudicar a visualização da marca.

19


FUNDOS | FUNDOS VETADOS

FUNDOS VETADOS Fundos de cores quentes e que causam contraste com a marca são vetados, pois prejudicam a visualização da mesma.

20


FUNDOS | FUNDO FOTOGRÁFICO

FUNDO FOTOGRÁFICO Em fotografias em preto e branco a marca original deve ser utilizada no canto inferior direito. Porém em imagens muito coloridas a marca deve ser utilizada com um box branco seguindo os parâmetros da área de proteção, ou até mesmo a versão positiva ou negativa podem ser utilizadas, dependendo da aplicação.

21


FUNDOS | FUNDOS ESPECIAIS

FUNDOS ESPECIAIS Algumas excessões devem ser levadas em consideração em relação a aplicação do logo, pois existem alguns fundos que são considerados especiais no qual a marca pode ser utilizada vazada, e devem seguir um padrão.

Em fundos com texturas de papéis, a versão positiva deve ser utilizada para não prejudicar a visualização.

Em fundos com padrões como papel de parede escuro, o logo negativo deve ser aplicado, já em casos de fundos com padrões claros a versão positiva deve ser utilizada.

22


GRAFISMOS | GRAFISMOS

GRAFISMOS O grafismo foi criado com o objetivo de criar estabilidade e proporcionar um equilíbrio maior quando utilizado com a marca, e também para não “viciar” o uso da mesma por completo, sendo um elemento gráfico de ligação à marca para passar todos os seus conceitos e propósitos de uma forma reduzida e simples. Esse grafismo pode ser aplicado na papelaria, brindes, materiais promocionais e de apoio. É permitido o uso da mesma em qualquer quantidade de unidade e tamanho, desde que seja proporcional ao lugar a ser aplicado.

24


GRAFISMOS | CORES

GRAFISMOS O chapéu do logo também pode ser utilizado como grafismo nas peças, podendo ser com cor laranja Vintage ou preto em transparência 30%. A forma ondulada circular do logo também pode ser utlizada como grafismo seguindo as regras de usos vetados de cores e formatos do logo, como por exemplo, utilizamos nesse manual como marcador de páginas.

25


GRAFISMOS | USOS

CORES As cores utilizadas na estampa são algumas complementares da marca original. Como são tons mais pastéis, em conjunto com o fundo de amarelo claro, forma-se uma combinação retrô.

C 2 M 3 Y 32 K 0 R 251 G 239 B 187 Pantone 1205C

C 10 M 33 Y 90 K 0 R 229G 173 B 58 Pantone 124C

C 55 M 0 Y 33 K 0 R 111 G 199 B 181 Pantone 2135C

C 9 M 81 Y 100 K2 R 218 G 85 B 38 Pantone 180C

C 48 M 68 Y 75 K 55 R 80 G 52 B 40 Pantone 476C

26


APLICAÇÕES | PAPELARIA

PAPELARIA PAPEL TIMBRADO OPÇÃO COR

Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos/SBC

Papel: Alta Alvura 90 g/m² Tamanho: 210 x 297 mm Processo de impressão: Offset Logotipo: 2x2 cm Endereço: Fonte GOTHAM Book (8 pts)

OPÇÃO P&B

Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos/SBC

Papel: Alta Alvura 90 g/m² Tamanho: 210 x 297 mm Processo de impressão: Offset Logotipo: 2x2 cm Endereço: Fonte GOTHAM Book (8 pts) 28


APLICAÇÕES | PAPELARIA

ENVELOPE OFÍCIO

Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos/SBC

Papel: Offset Processo de impressão: Offset Colorida Tamanho: 11,4 x 22,9 cm Gramatura: 90 g/m² Logotipo: 3x3 cm Endereço: GOTHAM Book (9 pts)

29


APLICAÇÕES | PAPELARIA

ENVELOPE SACO

Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos/SBC

Papel: Offset Processo de impressão: Offset Tamanho: 340 x 240 mm² Gramatura: 90 g/m Logotipo: 5x5 cm Endereço: GOTHAM Book (10 pts)

30


APLICAÇÕES | PAPELARIA

CARTÃO DE VISITA

NOME

ATENDIMENTO Rua Alfeu Tavares, 149 Rudge Ramos - SBC/SP 4366-5000 nome.sobrenome@agenciavintage.br

Comprimento: 2,9 cm Largura: 7,1 cm Papel: Couche Fosco 350g Acabamento: Laminado Fosco Logo: 2x2cm Nome: GOTHAM Black 9 pts Cargo: GOTHAM Book 8 pts Endereço: GOTHAM Light 7pts

31


APLICAÇÕES | PAPELARIA

CD E CAPA DE CD

Logo: 3x3cm Tarja Branca: 7x2 cm

Comprimento: 12cm Largura: 12cm Logo: 8x8cm Tarja Branca: 9x3,5 cm

32


APLICAÇÕES | PAPELARIA

CRACHÁ

Comprimento: 8,6 cm Largura: 5,5 cm Logo: 3X3 cm Nome: GOTHAM Bold (8pts) Função: GOTHAM Book (6pts) Impressão: Transferência Térmica em PVC

33


APLICAÇÕES | DIVERSOS

DIVERSOS

CLIPES

RÉGUA

BOTTONS

LÁPIS

34


APLICAÇÕES | DEVERSAS

SKETCHBOOK SACOLA

PEN DRIVE

COPO DE CAFÉ 35


APLICAÇÕES | DIVERSAS

PAPEL DE PAREDE PARA IPHONE

PASTA PORTFÓLIO

36


APLICAÇÕES | DIVERSAS

CAMISETA PERSONALIZADA

CAMISETA

37


APLICAÇÕES | DIVERSAS

SINALIZAÇÃO SINALIZAÇÃO BANHEIROS Para a sinalização dos banheiros* da agência, foram criados pictogramas no formato 22x22cm, que devem ser aplicados em placa de PVC com espessura de 1 mm e impresso em adesivo.

* Aplicação ilustrativa

38


APLICAÇÕES | DIVERSAS

SINALIZAÇÃO DE SALAS Para a sinalização das salas, foram criados padrões de placas como observado abaixo*. Devem ser impressos em folhas couché 170gr e colocados nas estruturas de acrílico distribuidas nas salas.

* Aplicação ilustrativa 39


APLICAÇÕES | DIVERSAS

SIMULAÇÃO FACHADA*

* Projeção para 2016

40


Manual de Identidade Visual AgĂŞncia Vintage @2013


AgĂŞncia Vintage @2013


Manual de Identidade Visual Agência Vintage