Livro raquel pacheco

Page 15

aspecto unitário da juventude. Para esta corrente, em qualquer sociedade, há várias culturas (dominantes e dominadas) que se desenvolvem no quadro de um sistema dominante de valores. As culturas juvenis são culturas específicas de uma geração, a “geração dos jovens” .

B) Corrente Classista (2003: 56) - a reprodução social é fundamentalmente vista em termos de reprodução de género e de raça, enfim, de classes sociais. São críticos ao conceito de juventude como “fase de vida”, e afirma que a transição para a vida adulta estará sempre pautada por desigualdades sociais, daí porque as culturas juvenis devem ser entendidas como culturas de classe.

Segundo a corrente geracional as culturas juvenis definem-se por sua oposição à cultura dominante das gerações anteriores, e, para a corrente classista, as culturas juvenis são uma forma de resistir à cultura da classe dominante e tudo o que esta classe dominante representa. Pais acredita que dependendo do tipo de sociedade, podemos privilegiar uma ou outra teoria, como também manter um tipo de interligação entre elas (2003:388). As duas correntes tem como ponto em comum concordarem com o conceito de cultura aplicado a juventude. Para a sociologia da juventude, este conceito tem servido para discernir os diferentes significados relativos aos comportamentos juvenis como processos de internalização e socialização.

Trajectórias e Identidades Juvenis “As trajectórias dos jovens tomam a agilidade de uma fita cinematográfica.” (Machado Pais, 2003:75)

As culturas juvenis, analisa Paulo Carrano (2002), são exemplares da efectividade desse sistema global de comunicação, pois em grande medida se definem pela adopção de determinados signos de identidade que as interconectam num mercado cultural global. A partir da “década de 1950 o surgimento de uma cultura juvenil específica que marcou profundas diferenças entre as gerações, ainda que não tenha sido apenas uma “invenção” dos fabricantes de bens de consumo. Tem sido em grande

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.