2 minute read

Meu Portal

Campanha de doação de sangue

Condomínio realizou procedimento com todo cuidado necessário.

Advertisement

Ao doar sangue, ajudamos a salvar muitas vidas. Por isso, nos dias 25 e 26 junho, no auditório do clube, o Condomínio, em parceria com o Hemocentro São Lucas, realizou uma campanha de doação de sangue para os moradores interessados em participar.

Durante o procedimento, os profissionais respeitaram todas as medidas de higiene para prevenir qualquer tipo de contaminaçã o. A higienizaçã o das áreas, instrumentos e superfícies foram intensificadas devido à pandemia, além de ter sido mantido um distanciamento seguro entre os doadores durante a coleta.

Para doar sangue é preciso ter o peso igual ou superior a 55k, estar bem de saúde e estar alimentado. Se você tiver sido vacinado contra a gripe, poderá efetuar a doaçã o após 72h depois de ter se vacinado pela rede pública. Na rede privada, deverá aguardar 30 dias. Se você se vacinou contra a hepatite, a doaçã o pode ser feita após 30 dias. Tatuagens, piercings e endoscopias feitas nos últimos seis meses não permitem que você doe sangue. No uso de antibióticos ou antiinflamatórios, a pessoa deve esperar 15 dias após a finalizaçã o do tratamento para doação.

Se você tiver com sintomas de gripe, a doaçã o só acontecerá após sete dias o término dos sintomas. Pessoas que já tiveram Hepatite B ou C não poderão realizar a doaçã o, assim como diabéticos que fazem uso de insulina injetável. Somente quem faz uso de insulina via oral poderá doar. Não é permitido ingerir bebida alcoólica por 24 horas.

Vale ressaltar que a Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos para a triagem clínica dos candidatos à doaçã o de sangue relacionados ao risco de infecçã o pela Covid-19.

De acordo com as recomendações, os candidatos que viajaram ou que sejam procedentes de países com transmissão local e casos confirmados da doença serão considerados inaptos para a doaçã o por um período de 14 dias após a chegada da viagem.

Já pessoas que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecçã o pela Covid serão consideradas inaptas por um período de 30 dias

após a completa recuperaçã o da doença, isto é, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas que possam contraindicar a doaçã o.

Para os candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial da Covid, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato. Por último, os candidatos que estejam em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica por causa dos sintomas de possível infecçã o pela Covid, serão considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (mínimo 14 dias), caso não apresentem os sintomas da doença.