2 minute read

Portal & Você

Prevenção de quedas: saiba o que fazer para evitar acidentes entre idosos

Todas as medidas de prevenção são fundamentais para que menos incidentes ocorram.

Advertisement

Com a chegada do envelhecimento, certas doenças, assim como o desgaste natural dos músculos, ossos, uma menor flexibilidade e equilíbrio, histórias prévias de quedas, imobilidade, baixa aptidão física, fraqueza muscular, marcha lenta com passos curtos, danos cognitivos, doença de Parkinson e o uso de sedativos, hipnóticos e ansiolíticos, assim como outros remédios, acabam por causar acidentes que preocupam, mas que podem ser evitados.

Anderson Sorroche Cover, fisioterapeuta, nos explica que quedas podem ocasionar fraturas graves ou não aparentes e a movimentação inadequada do corpo. Por isso, quando ocorrer algum acidente, é necessário buscar ajuda especializada na mesma hora. No entanto, o melhor remédio ainda é a prevenção – para aumentar o bemestar, a independência e a qualidade de vida dos idosos.

Exercícios de força, flexibilidade e equilíbrio diminuem a incidência de quedas. Além disso, melhoram o controle motor. Não se exercitar em jejum, permanecer hidratado antes, durante e após as atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas, a obesidade, ter uma dieta saudável, consumir alimentos ricos em cálcio, tomar sol antes das 10 horas ou após às 16 para absorver cálcio, atravessar a rua na faixa de pedestre, usar calçados antiderrapantes, evitar roupas longas para não tropeçar e evitar o consumo de medicações sem orientações médicas são algumas formas de se prevenir.

Além disso, não andar em pisos úmidos ou molhados, instalar pisos antiderrapantes e suportes de apoio no box e no vaso sanitário, colocar utensílios em locais de fácil acesso, não deixar tapetes e objetos soltos pela casa, não subir em bancos e escadas, não transportar objetos pesados, manter uma iluminação adequada na casa e ter contatos e endereços úteis em locais de fácil acesso são mais medidas úteis que devem ser adotadas.

Realizar exames oftalmológicos e físicos anualmente, instalar suportes, corrimões e acessórios de segurança, dormir em camas baixas, deixar ambientes e corredores sempre com livre acesso, instalar interruptores de luz nas entradas das dependências para não andar no escuro ou comprar interruptores que brilhem, não subir em cadeiras ou caixas para alcançar objetos no alto, manter uma lanterna guardada em casos de apagão e colocar tapetes anti-derrapantes ao lado da banheira ou do box evitarão que novos acidentes aconteçam.

Esperamos que com essas dicas os imprevistos diminuam e parem de ocorrer as quedas entre os idosos. Além disso, os familiares também devem estar informados desse tema para auxiliar nas mudanças pedidas ao prevenir acidentes e saberem o que fazer nessas situações.