Hoje Macau 21 DEZ 2011 #2516

Page 8

QUARTA-FEIRA 21.12.2011 www.hojemacau.com.mo

8

MACAU E GUANGDONG ASSINAM PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO No âmbito do “Acordo-Quadro de Cooperação Guandong-Macau”, a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) assinou dois “Protocolos de Cooperação entre Macau e Guangdong” para melhorar a política de recursos humanos e gestão de pessoal. O objectivo é o de elevar o nível de técnicas profissionais dos residentes de Macau, aproximando-se gradualmente do nível internacional, e aumentar as oportunidades de progressão nas suas carreiras profissionais para que possuam um desenvolvimento sustentável e um certificado de técnicas profissionais inter-regional.

Chefe do Executivo discursa no aniversário da transferência

Joana Freitas

O

joana.freitas@hojemacau.com.mo

desenvolvimento económico e a melhoria das condições de vida vão continuar a ser as prioridades do Governo de Macau, afirmou ontem o chefe do Executivo, ao garantir “novas medidas de apoio” se houver subida de preços. “Caso a taxa de inflação continue a subir, o Governo irá lançar, atempadamente, novas medidas de apoio”, disse Fernando Chui Sai On na cerimónia que marcou o 12.º aniversário da transferência de administração de Portugal para a China. O Executivo de Macau, prosseguiu, “continuará a acompanhar de perto a situação dos preços dos produtos, irá abrir mais canais de importação de produtos alimentícios e irá concretizar diversas políticas de apoio”. Chui Sai On invocou também, como prioridades do Governo, a conclusão da construção de 19 mil habitações públicas, melhorias no trânsito, desenvolvimento de acções de protecção ambiental, reforço dos apoios aos idosos e camadas vulneráveis, e implementação de regimes eficientes no âmbito da segurança social. Por outro lado, o líder do Governo antecipou “oportunidades e desafios” para o próximo ano, mas considerou que “apesar da complexidade e instabilidade da conjuntura económica a nível internacional”, Macau conseguirá “enfrentar os desafios” e “acumular bases sólidas para o desenvolvimento a longo prazo”. O Chefe do Executivo de Macau voltou ainda a sublinhar o seu empenho na “transformação de Macau num centro mundial de turismo e de lazer”, na aposta no “papel de plataforma de serviços de cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, e na “diversificação da economia”.

A prioridade é o Povo

INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS E INDIVIDUALIDADES MACAENSES RECEBEM PRÉMIOS DO GOVERNO

Um futuro “com mais responsabilidade” A

Casa de Portugal em Macau e o Banco Nacional Ultramarino foram duas das 38 instituições e personalidades distinguidas ontem pelo Governo da RAEM. No dia em que se comemoraram 12 anos da transferência de Macau para a China, a Casa de Portugal foi listada para receber a medalha de Mérito

Cultural e o BNU a de Mérito Industrial e Comercial. Apesar das condecorações estarem apenas apontadas para Janeiro, Maria Amélia António – presidente da Casa de Portugal -, falou ao Hoje Macau. “Isto significa que temos muito trabalho pela frente e agora mais acrescido de responsabilidade.”

A nomeação da associação implica, refere a responsável, continuar a desenvolver actividades para divulgar a cultura portuguesa e formar pessoas, de forma a que esta não se esvaneça não só no dia-a-dia, como também na identidade de Macau. “Esse é o papel principal da Casa de Portugal.”

O cônsul de Portugal em Macau, Manuel Cansado Carvalho, disse à agência Lusa estar “muito satisfeito” pela distinção feita às duas entidades. «Fiquei muito satisfeito, são duas instituições que são estruturantes da presença portuguesa aqui em Macau e fico não só satisfeito pelas instituições, mas pelo reco-

nhecimento que receberam das autoridades da RAEM.” A lista inclui ainda três individualidades: a tradutora Manuela Sousa Aguiar - Medalha de Dedicação -, o arquitecto Nuno Jorge - Medalha de Mérito Altruístico - e o advogado António Dias Azedo - Medalha de Mérito Profissional.

Manuela Sousa Aguiar, tradutora há 20 anos, afirmou à TDM estar surpreendida pela nomeação. “Para mim é um grande reconhecimento do Governo ao que tenho feito. É uma honra, porque nunca imaginei poder ser agraciada. Hoje consigo ver reconhecimento.” - J.F.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.