Revista Hípica - Edição Novembro/Dezembro

Page 1

REVISTA HÍPICA

1


2

REVISTA HÍPICA


SUMÁRIO

13

61 BAILE BEM VIVER

45

Mark Rio traz tributo a Elvis Presley e coloca os sócios para dançar rock’ n’ roll

HÓQUEI Seleção brasileira composta por atletas da Hípica conquista o título de campeã sul-americana em Buenos Aires (Argentina)

4

Editorial

5

Nossa Hípica

8

70 Anos de História

65

Feijoada da Cultura

Festa de Aniversário da

66

Hípica Gourmet

SHC

68

Espetáculo Pés

13

63

63

Exposição 70 Anos de Hípica

25

Badminton

26

Basquete

27

Beach Tennis

30

Dança

70

Música no Coreto

36

Futebol

71

O Ciclo do Café

38

Futevôlei

72

Papo de Quinta – Perfil

39

Ginástica Artística

42

Ginástica Rítmica

44

Grupo de Corrida

45

Hóquei

73

Projeto Bem Viver

ATP CHALLENGER

46

Karatê

75

CSN** 70 Anos

Campeonato Internacional

47

Pré-esportes

80

3º Etapa do Ranking de

de Tênis é realizado nas

48

Natação

Volteio

quadras do clube, que

53

Tênis

6º Etapa do Ranking

recebeu os melhores atletas

59

Vôlei

Interno de Salto SHC

do país e renomados tenistas

61

Bem Viver

Dia das Crianças

estrangeiros

Descalços 69

Orquestra - Homenagem a Laércio de Freitas

do Pai de Carlos Gomes 72

56

EXPOSIÇÃO Vinte e quatro sócios artistas homenageiam a instituição com mostra temática “Hípica 70 Anos” na Senzala

Papo de Quinta – Reforma Trabalhista

81 83

REVISTA HÍPICA

3


EDITORIAL

Três anos

de dedicação, altruísmo e transparência

M

issão cumprida. Encerro minha gestão de três anos à frente da Sociedade Hípica de Campinas com a sensação de que foram atentamente olhadas as necessidades e premissas de cada departamento para a realização de um bom trabalho em equipe, cujo interesse esteve sempre no investimento de pessoas e voltado ao bem da comunidade. Dias de dedicação integral foram vividos com a proposição altruísta de quem participou do clube, tanto no esporte quanto no lazer, desde a infância. Senti ainda mais forte e intrinsecamente o carinho que minha família cultiva ao longo das gerações pela Hípica, começando por meu pai, José Luiz Fernando, que presidiu por três vezes essa instituição. Assim como ele, grandes homens assumiram o clube e me sinto extremamente honrada em ser a primeira mulher, e filha de ex-presidente, a integrar esse time. Aceitei o desafio com humildade para aprender, olhando cuidadosamente as demandas, dialogando com os associados e ouvindo a equipe, sobretudo, os conselheiros. Afinal, antes de Cristo, o pensador chinês Lao Tsé já dizia que “o grande líder é aquele que as pessoas dizem: ‘nós o fizemos’”.

aulas de danças, fitness e artes marciais. Fizemos uma Assembleia Geral consultando respeitosamente o sócio proprietário, que não aprovou a obra. As realizações do triênio estão registradas no relatório de gestões, cujo conteúdo simboliza a transparência que galgou o governo 2016/18. Finalizo este mandato com o sentimento de dever cumprido e ciente de que ainda há muito para fazer e que muitas outras pessoas são capazes de fazê-lo. Tenho certeza de que a renovação faz-se necessária para que haja novas lideranças. “O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê”, afirmou o filósofo grego Platão ao refletir sobre a ética e moral humana. Desejo que os próximos comandantes desse barco deem continuidade à travessia sem privilégios, compromissando suas ações aos 17 mil associados. Sigo na embarcação, agora como conselheira. Muito obrigada a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para este trabalho que tenho a humilde certeza de que engrandeceu a Sociedade Hípica de Campinas.

Desta forma, foram criados muitos projetos, outros foram aprimorados, mudamos metodologias de esporte, de entender a cultura, de viver as festas. Tudo com muito zelo e principalmente cuidado. Mantivemos em todo o momento a preocupação com a saúde financeira e o resultado está no caixa com superávit quase duplicado. Esse balanço positivo, sistematicamente crescente, reforçou a solidez da entidade. Desde 1º de janeiro de 2016, priorizamos algumas ações como a reforma da pista de hipismo, que se transformou na melhor do Brasil, a manutenção das instalações e a do patrimônio (otimização das vagas de estacionamento e reajuste do sistema de energia visando a redução de custos), a criação de um complexo para esportes de areia – Beach Tennis, a concepção de uma ouvidoria, além de sediarmos grandes torneios nacionais e internacionais de diversas modalidades. Propusemos também no Plano de Obras – 2017 uma ação que solucionaria muitas demandas dos sócios: piscina coberta, nova sauna, liberação do espaço existente para 4

REVISTA HÍPICA

Stella Rogê Ferreira Presidente


NOSSA HÍPICA

NOSSA HÍPICA

Reforma no Ginásio I é concluída Após cinco meses de ampla reestruturação em conformidade com o Plano de Obras, o Ginásio I voltou a receber aulas no dia 16 de outubro e foi reinaugurado oficialmente durante a abertura do Festival de Ginástica Rítmica (8/11). Dentre as dezenas de ações, destaca-se a troca de piso por um de material esportivo flutuante e flexível, feito de madeira maciça, o mais moderno e qualificado revestimento para o exercício das diversas modalidades.

Além disso, houve a pintura das paredes internas e externas, do deck, dos caixilhos, das portas e do gradil, a substituição de toda a iluminação, da tela de proteção, das cortinas – por painel e trilho – e do vidro das janelas, a confecção de armários, a execução do deck de madeira de 60 m² e do paisagismo no entorno e a reforma elétrica, do vestiário, da arquibancada – de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros – e do bar (modernização).

Clube se livra de hóspedes indesejados Desde que as capivaras começaram a aparecer no clube, em maio, a administração tem se empenhado em combater esses hóspedes indesejados oriundos do Parque Ecológico de Campinas. O último animal foi capturado no dia 14 de setembro, em ato coordenado com as normas indicadas pela Secretaria do Meio Ambiente e pela Polícia Militar Ambiental, que esteve presente nas quatro ações realizadas até o momento. Além da captura, foram feitas a destinação e a soltura em área de proteção ambiental por se tratar de fauna silvestre. A equipe de veterinários da Hípica, com o auxílio da equipe de manutenção, montou armadilhas e conseguiu pegar os roedores sem nenhum ferimento.

Medidas preventivas, como a instalação de ultrassons repelentes onde elas entraram e a instrução para os funcionários da portaria terem mais atenção durante a noite – por ser uma espécie com hábitos noturnos –, estão sendo tomadas para minimizar as chances de que novas capivaras cheguem ao clube. No entanto, há a suscetibilidade das que já se adaptam bem ao ambiente urbano, reproduzem-se com facilidade e não têm predadores. Por causa disso, a Hípica está acompanhando a situação de perto, mas, em caso de reincidência, serão tomadas as medidas necessárias para a manutenção das questões de saúde pública e do bem-estar dos animais. REVISTA HÍPICA

5


NOSSA HÍPICA

Beleza, conforto e bem-estar por meio das plantas O Departamento de Manutenção se empenhou em levar aos associados sensações de bem-estar, conforto e beleza por meio do cuidado com o vasto universo verde da Hípica. Mediante estudo cuidadoso do paisagismo em torno da identidade do local e da integração com o conjunto arquitetônico, foram feitas as escolhas das novas plantas, sempre optando por espécies perenes e de simples manutenção. As adequações e multiplicações de canteiros através da utilização de plantas e mudas existentes foram também práticas adotadas com sucesso. Dispomos de um viveiro onde são mantidas algumas espécies para reposição. 6

REVISTA HÍPICA

Análise do projeto de paisagismo do local

Antes


NOSSA HÍPICA

Preparação do solo e plantio

A capacitação da mão de obra adquirida com cursos de poda/corte, manejo do solo, utilização de ferramentas e segurança contribuiu para uma compreensão maior dos processos em todas as partes. Investiu-se também em ferramentas novas e mais adequadas, em equipamentos como o trator Giro Zero, de uso multidepartamental, gerando maior produtividade e qualidade no corte das grandes áreas gramadas da Hípica.

Recentemente foi realizada uma revitalização nos jardins e canteiros das quadras de basquete externas juntamente com a subida entre as quadras 1, 2, 3 e 4 do tênis. Nesta área, antes do plantio, houve um processo preparatório com a descompactação do solo, adubação com composto orgânico, calcário, utilização de adubo com micronutrientes e nivelamento do terreno. Áreas de taludes ganharam mantas feitas de fibra de coco que ajudam a estabilizar o solo, garantindo assim o melhor enraizamento e a diminuição da perda de terra por conta das chuvas, além de servir de acabamento escondendo o solo nu.

Preparação do solo e plantio

Essa gestão de plantio proporcionou melhor aproveitamento do tempo e dos recursos, além de reduzir os desperdícios e enriquecer o patrimônio verde. A integração entre as diretorias e departamentos assegurou a otimização das plantas utilizadas em eventos, sendo as mesmas integradas posteriormente ao clube, como, por exemplo, as samambaias utilizadas como decoração em uma das feijoadas que, logo após a festa, transformaram-se numa agradável parede verde no centro de hidroginástica. Tudo pensado e planejado com antecedência.

Depois REVISTA HÍPICA

7


HÍPICA – 70 ANOS DE HISTÓRIA

Centro de Memória é criado para resgatar e preservar a história da Hípica

E

m 1931, o artista plástico Salvador Dalí anunciava o esvaecimento da memória nos tempos modernos através da tela surrealista A Persistência da Memória. Atenta à importância de preservar a história da Sociedade Hípica de Campinas, a administração desenvolveu no ano do 70º aniversário do clube o projeto de guarda digital do acervo histórico que terá como berço físico um dos charmosos cômodos do casarão-sede, batizado de Centro de Memória da SHC.

Baile Espora de Ouro 1983 8

REVISTA HÍPICA

O trabalho de resgate foi protagonizado pela doutoranda em história Isabela Salgado, tendo como principal missão recuperar, organizar, identificar, produzir conteúdo e disponibilizar a memória da Hípica para a comunidade interna e externa. “A Hípica é um patrimônio de Campinas. O resgate da sua história tem importância para o associado e para a cidade, vez que o clube está inserido na sociedade. Além disso, são 70 anos de existência, uma Hípica que deu certo, então o conhecimento de sua trajetória também é relevante para o Brasil”, afirma.


HÍPICA – 70 ANOS DE HISTÓRIA Documentos de valor histórico, em diferentes suportes (textual, iconográfico, museológico, peças e objetos, testemunhos e depoimentos orais), foram reunidos para acesso virtual e uma parte está disponível na sala dentro da sede social. São centenas de textos institucionais, de esportes, 30 entrevistas com expresidentes, sócios e funcionários, cerca de 15 mil fotos, todos os exemplares do jornal Hípica Informa ao longo dos seus 50 anos, entre outros documentos.

O investimento no CM representa uma parcela significativa do conjunto de ações que contribuem para a perenidade do clube, agregando sentido às celebrações dos 70 anos da Sociedade Hípica de Campinas. Esse projeto teve a iniciativa do Departamento de Cultura, dirigido por Antoine Kolokathis, juntamente com a Presidência e o apoio de todos os outros departamentos.

20º Aniversário (1968)

Segundo a historiadora, a SHC teve muito cuidado com seu patrimônio, guardando e preservando boa parte dele, o que contribuiu para a qualidade do acervo, porém, “a criação do Centro de Memória é apenas o começo do trabalho”, reforça. Isabela acredita que novos documentos que fundamentam as diversas fases da instituição virão a conhecimento futuramente, a partir do reconhecimento do legado por parte dos visitantes. “Nos últimos anos, diversas instituições têm investido na reflexão e no resgate da própria história. Isso contribui para a disseminação dos valores e para a gestão de conhecimento da organização”, disse.

II Torneio de Duplas (1965) REVISTA HÍPICA

9


HÍPICA – 70 ANOS DE HISTÓRIA

10

REVISTA HÍPICA


HÍPICA – 70 ANOS DE HISTÓRIA

Foto aérea da SHC REVISTA HÍPICA

11


12

REVISTA HÍPICA


HÍPICA SOCIAL Ivete Sangalo

70 anos celebrados

com elegância, axé e alto astral

A

festa de aniversário da Sociedade Hípica de Campinas ficará marcada na história do clube e na memória das 4,3 mil pessoas, entre sócios e convidados, que prestigiaram a megaestrutura de seis mil metros quadrados totalmente cobertos e preparados para receber a estrela Ivete Sangalo. A noite do dia 27 de outubro foi regada a muito axé da baiana, show de rock, bebidas à vontade distribuídas em três bares e dez pontos de buffet completo por Claudia Porteiro.

A animação continuou madrugada adentro com os dj convidados, Kefing e Alexandre Ferro, no comando da pista. Para um evento com expoentes numéricos como esse, é necessário muito trabalho. Além dos departamentos do clube, especialmente a Diretoria Social, aproximadamente 600 prestadores de serviços estavam envolvidos no projeto, incluindo 120 seguranças, os quais garantiram a tranquilidade dos associados com o apoio de monitoramento por câmeras.

Logo na entrada, realizada pelo portão da lateral da sede, em frente ao Hipismo, as pessoas se deparavam com uma grata surpresa. O salão social foi cercado por grandes telões que projetaram durante todo o evento um video mapping cujos 70 anos do clube era a narrativa, passando imagens de competições e fotos de figuras emblemáticas na trajetória da instituição. Passado que se defrontava com a contemporaneidade na imediata passagem para o evento. Ao fundo, o palco elevado recebeu a Banda Rock Boxx e Orquestra Allegro como “esquenta” para Ivete Sangalo que, com um repertório vasto de grandes sucessos, levantou o astral da galera. Nesta hora foi fundamental a rasteirinha, a qual esteve disponível desde o início - 2.380 pares foram retirados e ninguém ficou no querer.

Stella Rogê Ferreira, Ivete Sangalo e José Francisco Veiga REVISTA HÍPICA

13


HÍPICA SOCIAL

Trajetória de trabalho e glórias Há exatos 70 anos da data da festa, em 27 de outubro de 1948, A Sociedade Hípica de Campinas era criada por 113 sócios-fundadores. Oito membros oficializaram a proposta em reunião na Cantina Sorrento, então localizada à Rua Thomaz Alves, esquina com a Dr. Quirino, no centro da cidade e Fernão Pompeu de Camargo presidiu a primeira administração do clube, cujas atividades iniciaram no ano seguinte em terras adquiridas da Fazenda Tapera. Com o crescimento do clube e o ingresso de novos associados, foi necessária a transferência da sede para uma área de cerca de quatro alqueires, desmembrada da Fazenda Tapera, da família Von Zuben. Apenas em 1953, a instituição mudou para área atual, que pertenceu à viscondessa de Campinas, cabendo posteriormente a sede e os 13 alqueires (aproximadamente) a Judith Álvaro de Souza Santos, que a vendeu a Osvaldo Prudente Corrêa e para sua esposa, Iracema Lapa Prudente Corrêa. Na ocasião, as terras eram de Luís Gastão Vidigal, proprietário da antiga Fazenda Lapa, que mandou construir a capela, hoje totalmente restaurada. A história completa poderá ser conhecida agora também por meio do Centro de Memória, inaugurado no último dia 28. 14

REVISTA HÍPICA


HÍPICA SOCIAL

REVISTA HÍPICA

15


HÍPICA SOCIAL

16

REVISTA HÍPICA


HÍPICA SOCIAL

Números da Festa de Aniversário

Hípica 70 anos

REVISTA HÍPICA

17


HÍPICA SOCIAL

Homenagens

Ana Maria Guimaraes Pompeo de Camargo Jannuzzi, Stella Rogê Ferreira, Luciana Salvucci Rodrigues e Paulo Castro de Padua

18

REVISTA HÍPICA

Nilton e Juliane Lage, Denise e Sérgio Milanez, Vanessa e Rogério Milanez

Grace e Vinicius Figueiredo, João e Miriam Figueiredo, Débora e Rubem Figueiredo

Emerson José Moreira Neto, Salvador Scarpelli Jr., Admir Tozo e Marcelo Picolotto

Marcelo Piccolotto, Fábio Chebabi, Carla Octaviani, Luiz Gustavo Chaves do Amaral, Emerson José Moreira Neto e Carol Rogê


HÍPICA SOCIAL

Rosana Chiminazzo Moreira e Emerson José Moreira Neto

Stella Rogê Ferreira e José Francisco Veiga

Marco Aurélio e Aline Orosz, Guilherme Bastos e Raquel Strazzieri, Katia e Thiago Gargantini, Geraldo e Camila Fonseca

Thomas Ricardo e Vera Lia Schiller REVISTA HÍPICA

19


HÍPICA SOCIAL

André Lanza e Egle Nascimento, Leandro e Regiane Silva, Katia e Thiago Gargantini

Bia Passos, Maria Letícia Granja Lopes, Stella Rogê Ferreira e Vera Lia Schiller

Marcela e Luiz Baldochi, Felipe e Inês Baldochi, Leila Alvarenga e Cris Ziggiatti

Marcela Junqueira, Giuliana Cesar, Wilton de Oiveira, Camila Barbosa, Karine e Manuel Campos, Eduardo Palma

Sérgio Vilela, Walter Hige, Flavia Gomes, Lilian e Cassio de Paula, Michele e Antonio Mingue 20

REVISTA HÍPICA

Antonio Mingue, Cássio de Paula, João Paulo Silva, Edison Lisboa, Toni Doderson, Renzo Bossolan,

Fabiane Garbbelini e Renato Cabral, Viviane Salles, Liza e Fábio Oliveira, Patrícia e José Fernando Bastos

Andres Massoni e Izabel Mello Mattos Massoni, Vera Lia e Thomas Ricardo Schiller


HÍPICA SOCIAL

Alexandre Valle e Adriana Salzani, Gabriel e Fernanda Picossi, Raquel Picossi e Sebastian Butto

Abelardo, Beatriz e Regina Lemos

Luiza, Bia e Francisco Passos

Renata e Orlando Burghos, Fábio e Gisela Fernandes, Lygia e Ricardo Burghos

Luisa Amaral, Ana Carolina Moutran, Maria Luiza Abreu, Carol Manzano e Juliana Guimarães

Joyce e Thiago Iaderoza, Rodrigo e Renata Silva, Priscila e Thomas Ferreira

Admir e Stella Tozo

Rodrigo Pieri e Josy Bittencourt, Maira Pieri Ribeiro e Paulo Ribeiro, Maine Pieri Ribeiro e Felipe Fonseca

Adriano Sanchez e Zica Rogê, Carol Rogê e Fábio Chebabi

Vanessa Estrella, Adriana Brocchi, Mariana Teixeira e Juliane Lazzaretti REVISTA HÍPICA

21


HÍPICA SOCIAL

Marisa Morato, Glaucia Chiliatto, Marialice e Luiz Inácio Passos, Fernanda e Fernando Perches, Pedro Chilliatto

Ricardo Velloso Cavalcanti, Ricardo e Inah Velloso Cavalcanti, Geórgia e Lorenzo Velloso Cavalcanti

Bruno Gianfrancesco, Leon Naday, Gustavo Pavan, Ricardo Scarparo,Juan Camargo, Douglas Bouças

Bianca Cervone, Maira Vitale, Manuela Palma ,Verena Gouveia e Flavia Wallauer

Luiza Dutilh, Elisangela Aguirre, Andréa Rossi, Ligia Steimberg, Thais Lisboa e Virginia Almeida

Lauren Maine Meandro, Augusto Leandro Marenco, Carlos Eduardo e Hebe Marenco, Maria Eugênia Marenco e Ricardo Rocha 22

REVISTA HÍPICA

Lauter Alegretti, Yuri Vieira, Alice Alegretti, Mariana Vieira, Cecilia Souza e Antonio Gomes Souza

Luciano e Juliana Antonello, Paulo e Andréa Hermann, Patricia e Rodrigo Gimenez

Pedro Henrique e Roberta Reis, Sônia e Ruy Felipe, Camila Pereira e Rafael Felipe

Juliana e Itagiba Pazim, Demétrio e Michele Stoiahov, Talita Serra


REVISTA HÍPICA

23


24

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE Maurício Silveira, Eloísa Martin, José Carlos Silveira, Ivone Wicher, José Antonio Gonçalves e José Antonio da Silva

Badminton sênior

sobe ao pódio no torneio estadual

N

ossos sócios conquistaram sete medalhas na 3ª Etapa Estadual Sênior, Veterano e Máster de Badminton, no dia 29 de setembro, em Serra Negra (SP). OURO Dupla masculina máster 1 José Carlos Silveira e Maurício Silveira

Eloísa Martim e Ivone Witcher

Dupla masculina sênior 2B Rafael Imenes e José Antonio G. da Silva PRATA Simples masculina veterano 2 José Antônio G. da Silva Simples masculina sênior 2C Rafael Imenes Dupla mista sênior 2B

Rafael Imenes e José Antonio da Silva

Ivone Whicher e Maurício Silveira Dupla mista sênior 2C Eloísa Martin e Rafael Imenes BRONZE Dupla feminina sênior 2B Eloísa Martin e Ivone Whicher

Rafael Imenes, José Antonio da Silva, José Carlos Silveira, Eloísa Martin, Ivone Whicher e Maurício Silveira REVISTA HÍPICA

25


HÍPICA ESPORTE

Malas pesadas no desembarque de Curitiba em Campinas Nossos atletas voltaram carregados de medalhas da II Etapa Nacional de Badminton, realizada em Curitiba (PR), entre 13 e 16 de setembro. Rafael Cabral foi bronze (simples masculino sub-15), Vitoria Brunetti ganhou duas de ouro (dupla fem. e dupla mista sub-19) e uma de bronze (simples sub-19), Tamires Santos levou duas de ouro (simples fem. sub-19 e dupla fem. sub-19) e uma de bronze (dupla mista principal), Caio Coutinho foi bronze (dupla masc. sub-19), Gustavo Pereira também trouxe bronze (dupla masc. principal), e Jeisiane Alves ganhou duas de ouro (dupla mista e fem. principal).

Luis Fernando Martin (técnico), João Bajer, Rafael Cabral, Felippe Cury, Caio Coutinho, Gustavo Pereira e Gabriel Marques

Basquete

finaliza outubro com bons resultados

O

time sub-12 fez bonito no campeonato da Liga Metropolitana de Basquete (LMB), com uma sequência de cinco jogos sem derrota, sendo a ultima vitória contra o Sesi Indaiatuba, no Sesi Campinas, no dia 20. Por sua vez, o sub-15 participou das interligas pela ARB no último fim de semana de outubro em Avaré (SP), terminando a fase na segunda colocação ao perder o primeiro jogo para o time de Franca e ganhar os outros dois jogos contra São José do Rio Preto e os donos da casa, porém, não se classificou para final do interior por saldo de cestas. A disputa foi com Bauru para definir o quarto time para as finais, e o adversário levou a melhor. Nossos atletas ficaram em quinto, conquistando, sobretudo, um aprendizado enorme. Além disso, o sub-14 continua evoluindo no campeonato, sendo a mais recente vitória registrada no dia 25 contra o Clube de Campo de Piracicaba.

Enquanto isso, o sub-17 segue firme na disputa da ARB, fazendo ótimos jogos contra os times de Rio Claro Basquete / SETUR, Associação Esportiva Mocoquense e XI de Agosto / AABT / Tatuí. Os atletas do sub-19 participaram do Campeonato Paulista da Federação Paulista de Basquetebol e representaram Campinas nos Jogos Regionais de 2018 em Santa Bárbara d’Oeste e nos Jogos Abertos de 2018 em São Carlos, sendo que dois de seus principais jogadores, Caio Alexandre e Gabriel Anderson, foram convocados para a Seleção Brasileira 3x3 sub-18, enquanto Gabriel disputou o Mundial da Juventude, na Argentina.

26

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Complexo de Beach Tennis recebe

A

Olimpesec 2018

Hípica sediou o Torneio de Beach Tennis Olimpesec 2018. O festival reuniu atletas dos clubes Círculo Militar e Alphaville aos nossos da categoria infantil (crianças dos 10 aos 14 anos). Ao todo, havia 13 duplas, que disputaram mais de 20 jogos na ensolarada manhã de 30 de setembro. Os jogadores foram premiados com medalhas de participação e ganharam sorvetes ao final do evento.

REVISTA HÍPICA

27


HÍPICA ESPORTE Atletas das equipes Esquinica e Tegra antes do aquecimento

Inauguração do quiosque

lota quadras de beach tennis A Hípica reuniu cerca de 300 pessoas na inauguração do quiosque das quadras de beach tennis, no dia 22 de setembro, quando promoveu também a 5ª edição do Torneio Interno da modalidade. O evento contou com 122 jogadores inscritos, que disputaram nas quadras novas mais de 50 jogos, representando as duas equipes patrocinadoras: Esquinica (amarela) e Tegra (laranja). O sol escaldante e o clima festivo ao som de Niba e sua banda e do DJ Biro deram as boas-vindas ao novo espaço. Parabéns a todos por mais essa conquista!

Fachada do novo quiosque do Beach Tennis

Linda tarde ensolarada do 5º Torneio Interno 28

REVISTA HÍPICA

Encerramento com entrega de medalhas aos participantes


HÍPICA ESPORTE

Mais de 300 associados circularam pelo evento

Rogerio Outsubo, Stella Roge e Daniele Cabrino

Aquecimento com Marcelo Med

Patrocinadores:

REVISTA HÍPICA

29


HÍPICA ESPORTE

Dança da Hípica apresentou

A Pequena Sereia Com quatro sessões e dois elencos, que reuniram cerca de 380 dançarinos, a peça foi montada no Teatro Castro Mendes e comemorou os 25 anos do departamento

O

tradicional espetáculo de encerramento do ano da dança da Hípica levou ao Teatro Municipal José de Castro Mendes, neste fim de semana, a peça A Pequena Sereia, com elenco de aproximadamente 380 alunos, além de atores convidados e da participação especial da sócia Livia Bernarde, semifinalista do The Voice Kids 2018 (Globo). Trata-se de uma montagem tecnicamente complexa e grandiosa, assim como “Nossos pede a expressividade dos 25 anos do espetáculos são Departamento de Dança do clube, o qual, sempre uma grande por sua vez, celebra seu 70º aniversário. festa, na qual As apresentações - com dois elencos nossos alunos são ocorreram no sábado (6/10), às 16h e os protagonistas. 20h, e no domingo (7/10), às 15h e 19h. O foco é gerar uma experiência rica, positiva, e que possa ficar na memória dos associados e familiares.”

Úrsula 30

REVISTA HÍPICA

Lágrimas A

Os desafios foram inúmeros. O primeiro deles, segundo a supervisora Ana Zoppi, foi integrar as coreografias de forma a criar um espetáculo leve, dinâmico e agradável de assistir. Depois tiveram os problemas técnicos, dos quais o maior era a cena em que Ariel salvava o príncipe de se afogar. “Foi uma cena de voo tecnicamente muito complexa, que exigiu enorme planejamento e envolveu profissionais de diferentes áreas. Outra questão foi a de como solucionar o deslocamento da sereia. Não queríamos que ela andasse, e optamos por ela patinar. Foram meses de preparação para que a Pri [Junqueira, atriz que interpreta Ariel] pudesse se locomover de patins, ao mesmo tempo em que canta e interpreta a personagem”, revelou Ana, que tem 30 anos de profissão, sendo 13 deles dedicados à Hípica.


HÍPICA ESPORTE SINOPSE Ariel é uma sereia jovem e muito curiosa por saber sobre o mundo humano. Mesmo proibida por seu pai, o rei Tritão, de subir à superfície, e vigiada de perto por Sebastião, o compositor da corte, ela vai acumulando itens em sua preciosa coleção de peças da terra dos humanos. Acompanhada dos divertidos amigos Linguado e Sabidão em suas aventuras, ela acaba sal`vando um jovem náufrago de se afogar. Agora, para poder viver seus sonhos bem longe do fundo do mar, ela precisará fazer um pacto com Úrsula, a bruxa dos mares. Agradecimento final

Conforme a diretora, a escolha do tema se deu pela empatia com a narrativa. “Já fizemos histórias de outras personagens da Disney, como Rapunzel, Cinderela, Aladdin, Peter Pan, Alice. Neste ano, escolhemos A Pequena Sereia porque achamos que a princesinha sonhadora e rebelde, que sonha com um mundo diferente do dela, poderia gerar muita empatia com nossas alunas. Além disso, Ariel tem um entorno muito divertido, com seus ‘escudeiros’ Sabidão, Linguado e Sebastião. O potencial poético e cômico é bem alto, por isso o tema nos interessou.”

Ariel, Sabidão e Linguado

ELENCO Alunos do Departamento de Dança da Sociedade Hípica de Campinas, em todas suas modalidades: balé clássico, jazz, jazz musical, danças urbanas, sapateado americano, dança irlandesa, dança contemporânea e tecido acrobático.

Aqui no mar

Aproximadamente 2,5 mil pessoas assistiram a uma produção da melhor qualidade, pensada nos menores detalhes com o intuito de transmitir uma experiência positiva para nossos alunos e toda a equipe. Teve ainda uma homenagem aos funcionários mais antigos – Maria Helena Francisco, Juventino Nascimento, Mauro Correa, Anézia Nascimento, Eliana Evangelista, Giovana Passos e Maria Clair Gandolfi – , como forma de agraciar aqueles que fazem, com seu trabalho, a Hípica acontecer todos os dias há 70 anos.

Beije a moça REVISTA HÍPICA

31


HÍPICA ESPORTE

Livia Bernarde e elenco

Artistas convidados

FICHA TÉCNICA

Ariel – Pri Junqueira

Direção geral: Flávio Carucio, Nina Guth e Ana Zoppi

Úrsula – Ananda Ismail

Direção artística: Nina Guth e Ana Zoppi

Sebastião – Alexandre Souzah

Coordenação técnica: Ana Zoppi

Sabidão – Gustavo Pires

Direção cênica: Lilian Lazarette

Príncipe Eric – Leonardo Ferrari

Direção de arte: Jésus Seda

Rei Tritão – Rodrigo Rocha

Roteiro: Rodrigo Rocha

Linguado – Mariana Schiezaro

Coreografia: Alessandra Lona, Ana Luiza Sá, Ana

Moreias – Lilian Lazaretti e Fernanda Xavier

Zoppi, Felipe Chepkassoff, Kico Brown, Nina Guth,

Participação especial: Livia Bernarde

Priscila Soares, Rafaela Forti e Thais Galanti Cenografia: Jésus Seda e Wagner Pavarin Desenho e operação de luz: Maristela Mota Desenho e operação de som: Ademir Moraes Jr. e Miro Dottori Criação de figurinos: Emerson Mosca Perucas: Rogério Barbatti Destruição

Estrutura e operação de aéreos: Grupo Aerius – Diego Ferreira Preparação vocal: Tiago Bezerra Preparação de corpo: Ana Zoppi, Luís Roberto Fifo e Rafaela Forti Fotografia: Samuel Lorenzetti

Flamingos B 32

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Irmãs de Ariel

Vestimenta A

Festa

Noite

Cavalos marinhos A

Siris A

Príncipe Eric e marinheiros

Lágrimas B

Brugunzumba A

Cozinheiro e Sebastião REVISTA HÍPICA

33


HÍPICA ESPORTE

Pérolas B

Rei Tritão

34

REVISTA HÍPICA

Pérolas A

Siris B

Peixinhos A

Peixinhos B

Tubarões B

Brugunzumba B

Conchinhas A

Por do Sol B

Tubarões A

Chimbaco

Por do sol A

Cavalos Marinhos B


HÍPICA ESPORTE

Moreias

Conchinhas B

Flamingos A

Vestimenta B

Marinheiros

Corações infelizes

Poções A

Seu olhar

Voz

Vestimenta elenco A

Gaivotas A

Poções B REVISTA HÍPICA

35


HÍPICA ESPORTE Unimart sub 10

6ª Copa Unimart traz resultados positivos

E

m sua segunda participação na Copa Unimart de Futebol, que ocorreu de agosto a outubro, a Hípica marcou presença em cinco categorias,

obtendo bons resultados em cada uma delas. A sub-8 (society) teve sua primeira experiência em jogos contra outras equipes e conseguiu uma vitória em quatro jogos. A sub-10 (society) terminou a primeira fase na liderança do grupo, com duas vitórias e duas derrotas, mas não avançou nas quartas, quando enfrentou a forte equipe do Corinthians. Nesse grande jogo, a Hípica saiu na frente (2 a 0), mas, no final, sofreu dois gols, dando empate, o que a levou a perder nos pênaltis. A categoria sub-12 (campo) também terminou a primeira fase como líder (duas vitórias e uma derrota), bateu o Corinthians nas quartas por 2 a 1 e perdeu para a escolinha do Santos na semifinal. Na disputa pelo

Unimart sub-12

A sub-14 (campo) terminou a primeira fase invicta após três jogos, porém, com importantes desfalques, foi derrotada pelo Santos nas quartas. Já a categoria sub17 (campo) teve duas vitórias e um empate, mas ficou fora da fase seguinte, pois o regulamento classificou apenas duas equipes.

terceiro lugar, empatou (1 a 1) com a equipe do Projeto

Durante

Bugrinho e levou a melhor nos pênaltis.

associados foram envolvidos no campeonato.

36

REVISTA HÍPICA

os

três

meses,

aproximadamente

130


HÍPICA ESPORTE

Festival Olimpesec na Hípica As categorias sub-8 e sub-10 de futebol da Hípica participaram do Festival Olimpesec, ocorrido no clube em 15 de setembro. Os meninos nascidos em 2008/2009 conseguiram uma grande vitória (6 x 2) sobre o Tênis Clube, enquanto os mais novos (2010/2011) perderam para o Clube Fonte São Paulo por 4 a 3.

Sub-9 Olimpesec

Sub-7 Olimpesec

Paineiras premia Hípica no futebol As equipes de futebol da Hípica conquistaram bons resultados no segundo fim de semana do XXXII Festival de Escolas de Esportes, realizado no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, no dia 22 de setembro. O futsal feminino da categoria sub-15 levou o título de campeão após bater o time da casa por 5 a 2 na final. Já os garotos da equipe sub-11 ficaram em terceiro lugar.

Categoria sub-11 visitando o Paineiras

Equipe feminina de futsal – 1º lugar Thea Ivanova, Valentina Oliveira Russell, Gisela Gindler Diniz, Ana Laira Ortega Bueno, Bianca Perboni de Abreu, Giulia Gonçalves Maia e Lais Branquinho Alfonsi. Equipe masculina de society – 3º lugar Ian Tannuri Verni, João Ferreira Furcolin, Tiago Bianchesi Cetolo, Rodrigo Augusto Horta Gomes, Alexandre Henrique Horta Gomes, João Vitor Berbel de Souza Marcelino, Felipe Vasconcellos Cazzoli, Rafael Haddad Seabra, André Ribeiro Zavickis, Guilherme Antunes Malavazzi, Enzo Pupo Chaves Gomes Aro e Lucas Nogueira de Almeida da Silveira. Futebol feminino SHC com o professor Caio REVISTA HÍPICA

37


HÍPICA ESPORTE

Torneio de futevôlei reúne 16 participantes

A

3ª etapa do Ranking Interno de Futevôlei contou com oito duplas de alto nível no dia 1º de novembro. Confira o pódio:

1º lugar: Sergio Bortoletto e Gustavo Zampieri 2º lugar: Caio Coelho e Bruno Liozzi 3º lugar: Armando Salvador e Daniel Akio

38

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Festival Olimpesec de

ginástica artística

A

s meninas da ginástica artística da SHC realizaram séries nos aparelhos salto, solo, trave de equilíbrio e paralelas assimétricas no festival Olimpesec, realizado em setembro no Clube Fonte São Paulo, em Campinas. Participaram 20 associadas, além de atletas dos clubes Regatas, Círculo Militar e Cultura, totalizando 250 ginastas. Todos receberam medalhas de participação. Parabéns aos nossos pequenos atletas e professores!

REVISTA HÍPICA

39


HÍPICA ESPORTE

GA se apresenta em festival paulistano

Equipe de treinamento de ginástica artística e professores

As atletas do treinamento de ginástica artística da Hípica participaram do desfile de abertura e das séries de ginástica artística do XXXII Festival de Escolas de Esportes do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, no dia 15 de setembro. Estiveram presentes vários clubes da capital, totalizando mais de 500 ginastas. Todas receberam uma linda medalha. Parabéns às ginastas e à equipe técnica!

Fernanda Silva

Equipe de treinamento de ginástica artística no desfile

Equipe de treinamento de ginástica artística 40

REVISTA HÍPICA

Mariana Campos


HÍPICA ESPORTE

Ginastas da Hípica brilham na segunda fase da Copa Campinas No dia 01/09, no Colégio Liceu Salesiano, foi realizada pela Prefeitura municipal de Campinas a segunda fase da Copa Campinas de Ginástica Artística, com a presença de 500 ginastas de Campinas e região. A Hípica participou com dez ginastas e os resultados foram excelentes! Três ginastas receberam a segunda medalha de destaque individual geral: Equipe de treinamento de ginástica artística e professoras Isabel Camargo e Aline Merki

5º lugar: Julia Felício 8º lugar: Pietra Laureano 10º lugar: Ana Beatriz Senatore Também representaram a Hípica: Fernanda S. Silva, Maria Eduarda Pazinatto, Antonella Santis, Rafaela Pernicone, Tais Campagnolli, Gabriela Campos e Bettina Dudorenko.

Parabéns a todas as ginastas e às famílias que tanto apoiam os pequenos ginastas, parabéns também aos professores e a toda a direção da SHC.

Julia Felício, 5º lugar

Equipe de treinamento de ginástica artística e professores Renato Aggio e Ingrid Zaggo

Pietra Laureano, 8º lugar

Ana Beatriz Senatore, 10º lugar REVISTA HÍPICA

41


HÍPICA ESPORTE

IX Fórum Internacional de

F

Ginástica para Todos

oi realizado de 18 a 21 de Outubro no Sesc – Campinas o IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos, em parceria com a Faculdade de Educação Física da Unicamp, do Sesc e da ISCA – International Sports and Culture Association.

A Sociedade Hípica de Campinas esteve presente neste evento, participando do festival de abertura no dia 18, sendo representada pelas ginastas da equipe infantojuvenil com a coreografia Andorinhas, utilizando os aparelhos oficiais da Ginástica Rítmica e alternativos. Nossas ginastas foram muito aplaudidas pelo público presente. Os Festivais foram abertos a profissionais da área de Educação Física e ao público em geral e contaram com a participação de grupos do Chile, da República Tcheca, Argentina, Dinamarca e Grécia, além de vários grupos nacionais convidados.

A equipe de Ginástica Rítmica da SHC sempre foi convidada e participou de todas as edições do Fórum. Este evento é um dos mais importantes do Brasil na área de ginástica para todos. Representaram a SHC as seguintes ginastas: Luisa Antonello, Dora Gamberger, Julia Mc. Partlin, Manuela Olmos, Nina Gamberger, Raissa Guedes, Manuela Precaro, Amanda Samara, Carolina Ferreira, Luisa Yagui, Marina Pettená, Clara Lee, Nina Basset, Maria Clara Gonçalves, Maria Eduarda Cruvinel, Eugenia Alvim, Vitoria Ferreira, Ana Luísa Frias, Sofia Maudonnet e Isabela Morano. Professoras: Adriana Correcher Pitta, Thaís Gonçalves Martini e Maria Sílvia Meneghetti.

42

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Pré-infantil de GR traz o 4º lugar de torneio em Piracicaba A equipe pré-infantil da Hípica conquistou o quarto lugar do II Torneio Attitude 2018 - Ginástica Rítmica de Conjuntos, realizado em 15 de setembro, no Instituto Baroneza de Rezende, em Piracicaba. Com o tema Anos 1960, a equipe executou muito bem o conjunto de mãos livres. A competição contou com vários conjuntos de todo o estado, divididos em quatro categorias, e a Hípica esteve presente apenas na categoria pré-infantil, com ginastas de até 10 anos. São elas: Carolina Morano, Sara Zago, Sara Maudonnet, Livia Palombo e Gabriela Moreira. Elas estiveram sob a orientação das professoras Adriana Pitta e Thaís Cristina Gonçalves Martini.

REVISTA HÍPICA

43


HÍPICA ESPORTE

Hípica marca presença na Integração

N

ossa equipe suou a camisa na 35ª Corrida Integração Campinas, no dia 23 de setembro. Com a manhã ensolarada, aproximadamente 20 associados participaram das provas de 5k e 10k na Praça Arautos da Paz. Assim como em outras corridas, o clube oferece ao associado que faz a inscrição pela Hípica a comodidade de retirar seu kit no clube ou no dia da corrida na barraca SHC. A barraca oferece frutas, água gelada e barras de cereais, além da presença de um ou dois professores para uma assessoria no aquecimento pré-prova. Que venha a próxima edição!

Alessandra, Luis, Henrique, Jamer, Renata, Roberto, Luciana, Rachel, Daniel, Luci, Leonardo e professor Paulo

Grupo SHC

Corrida Integração 2018

Barraca SHC esperando os associados 44

REVISTA HÍPICA

Atletas da Hípica


Brasil é campeão

HÍPICA ESPORTE

sul-americano de hóquei com atletas da Hípica

A

Hípica foi representada na seleção brasileira, campeã do Campeonato Sul-americano de Hóquei realizado em Buenos Aires (Argentina) nos dias 7, 8 e 9 de setembro, com atletas das categorias infantil/sub-12 e juvenil/sub-16. Na primeira, participaram Arthur Jannini (capitão auxiliar) e Bruno Bevilacqua. E entre os mais velhos estavam Murilo Inacarato (capitão principal), Luigi Oliveira, Mateus Colucio, Felipe Gallo, Yuberth Rocha, Nuno Alves, Victor Lacerda e Rodrigo Santos.

Segundo o técnico Luís Custódio, o Fifo, essa foi a primeira competição internacional da seleção brasileira nas categorias de base, que, desde o segundo semestre de 2017, vêm trabalhando juntas com o objetivo de preparar a nova geração para futuros desafios.

REVISTA HÍPICA

45


HÍPICA ESPORTE

Entre os tatames do Festival Olimpesec

E

ntre os 50 caratecas participantes do Festival Olimpesec, realizado no Clube Cultura Artística, em Sousas, no dia 29 de setembro, 14 eram do

clube. Todos os alunos fizeram parte das categorias kata (série de técnicas predeterminada, que simula uma luta contra vários oponentes) e shiai kumitê (luta esportiva), recebendo a merecida medalha ao término delas. Além

Equipe de 2018

de nossa equipe, estavam presentes os clubes Cultura, Campineiro de Regatas e Natação e Fonte São Paulo.

A SHC foi representada por João Pedro Gardin, Rafael Marim Maia, Marcelo Yagui de A. Souza, Pero Vilela, Guilherme Siqueira Amaral, Artur Andrade Orsi, Gabriel M. Alves Gracioli, Henrique Casonato, Alberto Pitta Bertolini, João Pedro Manieri, Luiz Henrique C. Breternitz, Tiago Sakamae J. de Castro, Giovanni Ferreira Passos e André Hipólito Rinco.

Categoria 8-9 anos

Tiago Sakamae de Castro, João Pedro Mainieri e Luiz Henrique Caria Breternitz 46

REVISTA HÍPICA

Categoria 13-14 anos


HÍPICA ESPORTE

SHC leva crianças ao

A

Circuito Lúdico e Esportivo do Paineiras

Hípica levou 14 crianças do Pré-Esportes ao Complexo Esportivo do Vale do Clube Paineiras do Morumby para participar dos circuitos Lúdico (4 e 5 anos) e Esportivo (6 e 7 anos). O evento, realizado no dia 16 setembro, faz parte do Festival de Escolas de Esportes do Paineiras e recebeu dez clubes de todo o estado de São Paulo. Nos circuitos, foram realizadas estações em que as crianças puderam desenvolver várias habilidades motoras com diversos materiais, dando ênfase a corridas, saltos, lançamentos, rolamentos e equilíbrios. No final, todos foram premiados. A atividade foi muito gratificante, pois nossas crianças puderam participar com outras de um intercâmbio esportivo, além de conhecer novos professores, ambientes e materiais. Alguns pais acompanharam e prestigiaram os pequenos.

Representaram a SHC: Frederico Chanoft, Guilherme Chanoft, Alex Ceccato, Raul Ceccato, Rafael Palma, Rafael Ramos, André Penteado, Lucas Santoro, Luca Aro, Lucas Mazzotini, John Gudwig, Thiago Vicente, Arthur Breternitz e Marcelo Piantoni. Os professores responsáveis foram Adriana Correcher Pitta e Ricardo Augusto Esteves, com o auxílio do estagiário Pedro Baptistella. REVISTA HÍPICA

47


HÍPICA ESPORTE Clovis Guilherme Silva, Marcelo Silva, Ana Paula Hofman e Natalia Negri

Quarteto representa SHC na

M

Maratona Aquaman

ais uma vez, a Hípica compareceu à Maratona Aquática Aquaman, uma das mais requisitadas pelos fãs da modalidade. O clube

foi representado por quatro atletas: Clovis Guilherme e Marcelo Silva nadaram na prova dos 7 km, enquanto Ana Holfman e Natalia Negri estiveram na disputa do 1,5 km. Com o mar mexido e aproximadamente 900 participantes, essas provas difíceis ocorreram em 16 de setembro, na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba.

Marcelo Silva

Clovis Silva 48

REVISTA HÍPICA

Marcelo Silva e Clovis Guilherme Silva


HÍPICA ESPORTE Isis Rangel com o professor Lucas

Circuito maluco diverte as crianças na piscina O Festival de Encerramento da Natação Infantil com os Níveis I e II recebeu aproximadamente 70 sócios de 3 a 7 anos na piscina semiolímpica da SHC, dia 20 de setembro. As crianças puderam demonstrar suas habilidades desenvolvidas em aula e se divertir em um circuito maluco, com direito a medalha e busca na caixa do tesouro no fundo da piscina.

Equipe de professores e salva-vidas

Carolina Moreno com sua medalha

Professoras Ciça, Izamara e Loredana com os alunos no Nível II

Nível I A com os professores mostrando o carimbo da natação

Representantes do Nível I B

Momento da apresentação REVISTA HÍPICA

49


HÍPICA ESPORTE

Nadadores do clube conquistam medalhas no ARN em Paulínia Dezesseis nadadores entre 8 e 16 anos representaram a Hípica na XII etapa do Circuito ARN, realizada no dia 21 de outubro, em Paulínia, e trouxeram bons resultados. Julia Bertuzo Tavares conquistou três ouros, Lucas Marinho Rosa voltou com duas medalhas douradas e uma prateada, e Maria Thereza Franco Piccolotto garantiu uma de prata e outra de ouro. Confira a seguir os medalhistas e as provas com seus participantes.

Medalhistas Julia Bertuzo Tavares 1º colocada 100 m livre 1º colocada 100 m medley 1º colocada 50 m peito Lucas Marinho Rosa 1º colocado 50 m costas

Provas

1º colocado 50 m borboleta

100 m livre e 100 m medley

2º colocado 200 m medley

Gustavo Negrão Assis

Maria Thereza Franco Piccolotto

Giovana Leite Beloni

2º colocada 100 m medley

Valentina de Almeida David

3º colocada 100 m livre

Luiza Prado 50 m livre e 50 m costas Joaquim Negrão Assis Caio Katayama Livia Viegas Raiane Souza Rafael Formazari 25 m livre e 25 m costas Matheus Menegazzo Matheus Salim Barros Luiz Antonio Franco Piccolotto 50 m borboleta e 100 m livre Arthur Bertuzo Tavares Matheus Salim de Barros, Luiz Antonio Piccolotto e Matheus Menegazzo 50

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ESPORTE

Atletas SHC nadam bonito no circuito da ARN Mais uma vez, nossos nadadores arrasaram nas piscinas, na segunda etapa do Circuito 2018 da ARN (Associação Regional de Natação), que ocorreu na cidade de Bragança Paulista, no dia 16 de setembro. Parabéns à turminha toda: Luiz Picolotto, Caio Lucarel, Rafael Fornazari, Matheus Menegazo, Helena Ferreira, Joaquim Assis, Caio Katayama, Rafael Giarola, Yasmim Katayama, Robert Russel, Lucas Rosa, Gustavo Assis, Valentina de Almeida, Felipe Fornazari, Arthur Tavares e Júlia Tavares.

Desfile de abertura do evento

Nadadores da Hípica brilham na UNAMI Os nadadores masters da Hípica, Gustavo Tavares e Carlos Dudorenko, garantiram três medalhas cada um na VII Etapa da UNAMI – União da Natação Máster do Interior, dia 20 de outubro, no Clube Barbarense, em Santa Bárbara d’Oeste. Tavares foi campeão nos 100 m e nos 50 m peito e vice nos 50 m livre. Dudorenko venceu a prova de 100 m medley e ficou em terceiro nos 200 m e nos 50 m costas.

Gustavo Tavares e Carlos Dudorenko

Palestra de nutricionista esportivo é oferecida aos pais A convite da Hípica, o nutricionista Antônio Pedro Tavares, especialista em nutrição esportiva, deu orientações e explicações, no dia 1º de outubro, aos pais dos atuais e futuros atletas das modalidades natação e tênis do clube. Foi muito gratificante a todos.

Antônio Pedro Tavares REVISTA HÍPICA

51


HÍPICA ESPORTE Equipe da SHC reunida

Turminha da natação brilha na Apesec Crianças da Sociedade Hípica de Campinas brilharam na mais recente etapa de natação da Apesec, evento esportivo festejado entre os clubes de Campinas, ocorrido no Tênis Clube em 30 de setembro. De acordo com o departamento da modalidade, a turminha, de 6 a 12 anos, apresentou excelentes resultados. Parabéns aos atletas, professores e pais!

Equipe pronta para o desfile de abertura

Carolina Tardin, Gustavo Menegazzo e o técnico Ivan Pereira no hasteamento da bandeira

Natação máster ganha dez medalhas em torneio do Tênis Clube de Campinas Em competição pelo XXV Torneio de Natação Máster, realizado no dia 15 de setembro no Tênis Clube de Campinas, a equipe da Hípica conquistou dez medalhas. Foram cinco de ouro: Luciana Katayama (400 m livre), Gustavo Tavares (50 m livre, borboleta e peito) e revezamento (4 x 50 m livre na categoria masculino 60+). Luciana Katayama

Equipe reunida 52

REVISTA HÍPICA

Gustavo Assis, Caio Moretzohn, Gustavo Tavares, Carlos Dudorenko e o técnico Ricardo Montenegro

Tivemos três de prata: Caio Moretzsohn (50 m borboleta), Gustavo Assis (50 m livres) e Carlos Dudorenko (200 m medley), e conseguimos duas de bronze: Caio Moretzsohn (50 m livre) e Gustavo Assis (50 m borboleta).


HÍPICA ESPORTE

Crianças batem bolão no 3º Torneiro da

O

Escolinha de Tênis

final de semana foi de muito bate-bola nas quadras de tênis da Hípica pelo 3º Torneiro Multijogos da Escolinha de Tênis. Vinte crianças entre 4 e 7 anos participaram com jogos de dupla e simples do chamado Mini Tênis, no sábado (1/11), que visa unir, aprender e motivar os pequenos. Para tanto, não há classificação de campeão ou vice e todos foram premiados com medalhas. Domingo foi a vez do Bola Vermelha, com 32 crianças de 6 a 11 anos, em disputas simples e de duplas.

REVISTA HÍPICA

53


HÍPICA ESPORTE

Dupla da Hípica leva troféu na Semana Guga Kuerten A equipe do Tênis da Hípica carimbou presença no pódio da 10ª Semana Guga Kuerten, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC), no final de setembro. A dupla Stella Grieco Sanchez e Maria Eduarda dos Santos levou o título da categoria 8 anos ao vencer as também paulistas Manuela Cotrim e Laura Faria por 6/0 e recebeu o troféu das mãos de Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros e ex-nº 1 do mundo. Gustavo Albieri e Sofia Albieri chegaram perto, disputando as semifinais. Eles integram o grupo de Treinamento Competitivo de 8 a 11 anos ao lado de Matteo Chagas e Silvio Chebabi (categoria 8 anos), Beatriz Chebabi (10) e João Vitor Souza (11).

Maria Eduarda Santos, Gustavo Kuerten e Stella Sanchez

Irmãos tenistas se destacam nos Estados Unidos Os gêmeos Gustavo Fredericci e Paula Romeiro, que faziam parte do grupo avançado da escolinha de tênis da Hípica, representam hoje as escolas norte-americanas Ovid-Elsie (Michigan) e Trenton (Ohio), respectivamente. Aos 17 anos, os irmãos concluem os estudos colegiais nos Estados Unidos, onde o esporte é muito valorizado e ainda contribuiu para uma adaptação mais fácil às novas cultura e sociedade. Gustavo Fredericci

“Foi por meio do tênis que as amizades começaram. Estar na equipe da escola, conviver com os americanos e participar da mesma rotina que a dos esportistas foi agregador. Assim, a adaptação e as amizades, aqui, não foram um grande problema. Disputar campeonatos, perder, ganhar e ter o seu nome e o da escola divulgados é gratificante. O tênis ajudou a gente a se integrar socialmente”, diz Paula.

Paula Romeiro 54

REVISTA HÍPICA

As disputas com outros colégios são constantes, bem como os resultados. Recentemente, Gustavo venceu um torneio intercolegial na terra do Tio Sam. Eles começaram a praticar o esporte no clube campineiro com 12 anos e nunca mais largaram as quadras. Parabéns a nossos dois jovens atletas, que tão bem representam a Hípica no exterior!


HÍPICA ESPORTE

Torneio Multijogos fecha o ano com chave de ouro O último Torneio Multijogos da Escolinha de Tênis do ano, ocorrido na Hípica entre os dias 20 e 21 de outubro, teve formato de simples das categorias verde, amarelo e laranja e contou com a participação de aproximadamente 40 alunos de 10 a 16 anos (verde e amarela) e entre 7 e 12 anos (laranja). Confira os resultados:

Quadra de honra Amarelo Campeão: Henrique Guth Vice-campeão: Lucas Frias Verde Campeão: Alexandre Strachmann Vice-campeão: Luís Cabrino Laranja (masculino) Campeão: Martin Nunes Rosales Vice-campeão: Mustapha Zogbi Laranja (feminino) Campeã: Carolina Hachmann Vice-campeã: Fernanda Ferreira

REVISTA HÍPICA

55


HÍPICA ESPORTE

Hípica sedia Campeonato Internacional de Tênis

Final

A Sociedade Hípica Campinas recebeu a oitava edição do segundo mais tradicional evento do tênis no Brasil, o Campeonato Internacional de Tênis - ATP Challenger, entre os dias 29 de setembro e 7 de outubro, com os brasileiros melhor ranqueados do país e renomados jogadores internacionais. O troféu ficou com o chileno Christian Garin, de 22 anos, ao vencer o argentino Federico Delbonis, cabeça de chave 2, por 6/3 e 6/4. E o brasileiro melhor colocado foi o cearense Thiago Monteiro, cabeça de chave 4 e 115º, que lutou bastante mas acabou superado por Delbonis, com parciais de 6/0, 6/7(3) e 6/2, após 2h05 de jogo pelas semifinais. Thiago Monteiro

Thiago Wild

Monteiro tirou do páreo Thomaz Bellucci, segundo tenista brasileiro mais vitorioso da história, em simples, e um dos nomes mais esperados para o torneio ao lado de Rogério Dutra Silva, Gulherme Clezar – dos quatro brasileiros mais bem ranqueados na atualidade –, e do uruguaio Pablo Cuevas, seis vezes campeão na ATP. Cuevas estava voltando ao circuito após sofrer uma lesão no pé direito, em julho, durante o Masters 1000 de Hamburgo, e perdeu na primeira rodada para Ulises Blanch, aposta do tênis norte-americano. 56

REVISTA HÍPICA

Para Danilo Marcelino, diretor do campeonato e então presidente do Instituto Sports, realizador do evento, o ATP Challenger de Campinas consolidou-se no calendário internacional do tênis e atualmente é considerado o segundo torneio mais tradicional do País e o terceiro em grandiosidade, atrás apenas do Rio Open e Brasil Open. “A cada edição realizada, o público cresce e o torneio atrai melhores tenistas para a chave em função das referências positivas que os próprios jogadores e a ATP compartilham sobre este evento”, afirma Marcelino.

Christian Garin


HÍPICA ESPORTE A competição totaliza US$ 50 mil em prêmios (o equivalente a R$ 208 mil) e contabiliza pontos para o ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Já foram campeões nas quadras do clube os argentinos Diego Schwartzman, atual campeão do Rio Open e top 15 do mundo, e Guido Pella, 62º do ranking. O saibro campineiro também já recebeu as principais estrelas do tênis nacional, como os três brasileiros mais bem-posicionados atualmente na ATP: Thiago Monteiro, Rogério Dutra Silva e Guilherme Clezar, este campeão em 2013.

Lista de inscritos Campeonato internacional de tênis 1º Pablo Cuevas (URU) – 68º do ranking 2º Federico Delbonis (ARG) – 100º 3º Hugo Dellien (BOL) – 103º 4º Guido Andreozzi (ARG) – 108º 5º Thiago Monteiro (BRA) – 117º 6º Juan Ignacio Londero (ARG) – 118º 7º Christian Garin (CHI) – 137º 8º Facundo Bagnis (ARG) – 140º 9º Rogério Dutra Silva (BRA) – 149º 10º Gastão Elias (POR) – 154º 11º Carlos Berlocq (ARG) – 161º 12º Guilherme Clezar (BRA) – 207º

Hugo Dellien e Guillermo Duran

13º João Domingues (POR) – 218º

Parceria Bolívia e Argentina leva o título de duplas

14º Pedro Cachin (ARG) – 250º

A dupla formada pelo boliviano Hugo Dellien e o argentino Guillermo Duran sagrou-se campeã da ATP Challenger Campinas ao fazer frente ao brasileiro Fernando Romboli e o argentino Franco Agamenone, com parciais de 7/5 e 6/4. Esta foi a primeira vez que Dellien e Duran jogaram juntos na carreira e o desempenho não poderia ser melhor, já que a dupla não perdeu um set ao longo de toda a campanha no saibro campineiro.

17º Martin Cuevas (URU) – 287º

15º Thomaz Bellucci (BRA) – 274º 16º Andrea Collarini (ARG) – 285º 18º Facundo Arguello (ARG) – 314º 19º Carlos Gomez-Herrera (ESP) – 320º 20º Marcelo Tomas Vera – (CHI) – 334º 21º Federico Coria (ARG) – 341º 22º Ulises Blanch (EUA) – 344º

“Foi incrível jogar diante de um grande público em uma partida bastante equilibrada em que conseguimos manter o alto nível de tênis o tempo inteiro”, disse Duran, que já ganhou quatro troféus no nível ATP World Tour (ATPs 250 de Kitzbuhel, Umag, Quito e Marrakech).

Christian Garin

Thiago Monteiro

Thomaz Bellucci

Para Romboli, que está próximo de entrar no top 100 mundial das duplas, a experiência de jogar em casa foi especial. "Foi uma semana muito boa, este torneio está crescendo cada vez mais e é muito difícil encontrar no mundo um evento de tênis deste porte com tanta gente assistindo", disse o santista.

Pontos & premiação Chave de Simples Campeão – 80 pontos – US$ 7.200 Vice-campeão – 48 pontos – US$ 4.240 Semifinalistas – 29 pontos – US$ 2.510 Quadrifinalistas – 15 pontos – US$ 1.460 Oitavas de final – 6 pontos – US$ 860 Primeira rodada – 0 ponto – US$ 520 REVISTA HÍPICA

57


HÍPICA ESPORTE Quadro de Campeões ATP Challenger de Campinas 2017 – Gastão Elias (POR) 2016 – Facundo Bagnis (ARG) 2015 – Facundo Arguello (ARG) 2014 – Diego Schwartzman (ARG) 2013 – Guilherme Clezar (BRA) 2012 – Guido Pella (ARG) 2011 – Maximo Gonzalez (ARG) Christian Garin e Federico Delbonis

Tênis da Hípica é campeão paulista interclubes

Priscila Walker, Julie Labelle, Ana Sylvia Sanchez, Amanda Belgini, Daniela Frizzo, Maria Carolina Zoppi e Alexandro Santos

A Sociedade Hípica de Campinas conquistou dois títulos de campeã no Campeonato Paulista Interclubes, cujos jogos foram disputados entre os meses de setembro e outubro. A equipe de 2ª classe masculina (19 a 34 anos), formada por Fábio Albieri, Rogério Albieri, Rafael Paes, Henrique Meloni, Guilherme Narducci, Valdir Oliveira, Fabrício Ribeiro e Breno Lodis, venceu o Esporte Clube Pinheiros por 2 sets a 0 e o Alphaville Tênis Clube por 2 a 1, na final, garantindo o primeiro lugar. A equipe de 2ª classe feminina (35 a 49 anos), formada por Julie Labelle, Ana Sylvia Sanchez, Patrícia Adib, Débora Costa, Priscila Walker e Raquel Casarin, eliminou na primeira fase o Hebraica de São Paulo (2 a 0) e o São Paulo Futebol Clube (W.O.). Na grande final, as tenistas bateram o Club Athletico Paulistano pelo placar de 3 a 1. 58

REVISTA HÍPICA

Fábio Chebabi, Henrique Meloni, Breno Lodis, Fábio Albieri, Rogério Albieri e Fabrício Ribeiro


HÍPICA ESPORTE Todos os presentes e parceiros do dia

Manhã Recreativa

com vôlei e brindes

A

3ª Manhã Recreativa 2018 contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, incluindo sócios, atletas-militantes e convidados, na linda e ensolarada manhã do dia 29 de agosto. O evento foi realizado nas duas quadras de areia ao lado da Senzala, sendo que, na primeira, ocorreu o torneio 4 x 4 dos adultos e atletas das equipes máster, sub-19, sub-17 e sub-15, que foram divididas em seis quartetos e fizeram bonito, suando a camisa e se divertindo bastante em cada um dos dez jogos. Na outra quadra, foram realizadas diversas brincadeiras para as crianças e os adolescentes. A criançada se divertiu com muito vôlei e também se refrescou no final da manhã com uma guerra de bexigas d’água.

Primeiros colocados do Torneio 4x4

Crianças após a guerra de bexigas d'água O divertido jogo vôlei de toalhas para os adolescentes

Participantes da Manhã Recreativa

Promovida pelo Vôlei da Hípica, a ação teve o apoio da NN Corretora de Seguros, parceira desde a 1ª edição do evento, do 1700 Pizza Bar, em Sousas, que gentilmente trouxe dois vouchers, sorteados entre os participantes ao final do evento, do Oba Hortifruti (loja de Sousas), que fez uma mesa de frutas incrível para os participantes, da Casa de Bolos (de Sousas), que disponibilizou algumas delícias para degustação, e das Óticas Carol (de Sousas), que forneceram um brinde, também sorteado entre os participantes. REVISTA HÍPICA

59


60

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA Banda Som Especial

Bem Viver

Baile do Bem Viver

ao som do Rei do Rock

O

baile de aniversário de 15 anos do Bem Viver, no dia 14 de setembro, foi ao som do Rei do Rock, Elvis Presley, interpretado por Mark Rio, um dos principais covers da lenda americana no mundo, reconhecido pela BBC de Londres e detentor do comprovado título de melhor artista em tributo a Elvis da América Latina. Depois do show de Mark, a Banda Som Especial assumiu o palco e animou o resto da noite.

Show Elvis Presley Tributo

Maria Tereza Pinotti Ribeiro e José Geraldo Ribeiro

O programa Bem Viver é direcionado aos associados na melhor idade como estímulo à socialização, com atendimento especial, e elevação da qualidade de vida. Teve início na área esportiva (caminhadas, hidroginástica, musculação, entre outras modalidades) e aos poucos foi sendo estendido às áreas culturais, com passeios a museus, a vinícolas, a fazendas históricas, saraus, jantares dançantes e bailes. As atividades são acompanhadas por Thaís Galli, educadora física do Departamento de Esportes. Para tanto, tem a parceria das equipes de cultura, dirigida por Antonie Kolokathis, e esportes, chefiada por Sergio Stucchi. O Bem Viver debutou em 2018 e esperamos que chegue também à terceira idade. REVISTA HÍPICA

61


HÍPICA CULTURA

Antoine e Lúcia Kolokathis, José Francisco Veiga e Stella Rogê Ferreira, Cláudio e Eliana Bragante

José Luiz e Maria Alice Moreira, Carlos Eduardo e Marisa Celeste, Darcila e Nilo Celeste, Reynaldo e Elizabeth Quagliato 62

REVISTA HÍPICA

Fernando Carbonari e Renata Palazzi, Lucy Palazzi, Claudio e Giselle Andrade Netto, Ana Cristina e Sócrates Camargo

Antonio e Lisete Paiva Carvalho

Wilson e Clélia Alonso, Ellen e Marcilio Pazinatto


HÍPICA CULTURA

Aniversário

é tema de exposição

N

a comemoração do aniversário da Sociedade Hípica de Campinas, a tradicional Exposição dos Sócios Artistas ganhou uma particularidade: o tema 70 Anos de Hípica. Sobre esse mote, 24 associados se debruçaram para produzir um trabalho cada um, utilizando técnicas diversas, como óleo sobre tela, fotografia, aquarela, colagem e acrílica, entre outras. O resultado ficou a mostra até o dia 21 de outubro na senzala.

Exposição

José Geraldo de Carvalho Ribeiro, Joslaine Pinotti Salazar, Maria Tereza Pinotti Ribeiro, Marco Antonio Bottcher

O belo prédio também contribui para evidenciar as obras – devidamente distribuídas de modo a dialogar entre si –, cujo conteúdo atingiu a alta expectativa da curadoria. “O tema foi um diferencial neste ano, o que, a princípio, pode ter assustado alguns sócios, mas eu vejo como positivo porque estimula a criatividade das pessoas ao forçá-las a pensar em elaborar algo diferente do que estão acostumadas a fazer”, diz Vera Lúcia Arico Orsini, uma das organizadoras e expositoras. Após a concorrida vernissage, realizada em 5 de outubro, a sala ficou aberta para visitação.

Margareth e Marlene Mac Fadden, Silvia Silva e Cláudia Monterossi REVISTA HÍPICA

63


HÍPICA CULTURA Sócios expositores Ana Cristina Costa Ferrari Penteado Camargo Ana Maria Borges Duprat Ribeiro Beatriz Pereira De Souza De Moraes Alves Cinthia Meirelles Picelli Stevanato Ely Elizabeth Ellwanger Gilberto De Martino Jannuzzi Helena Bragaglia Pompeo Da Silva

Silvia Mattos, Heloisa Tannuri, Luciana Leme, Letícia Checchia e Cari Lopes

Heloísa Collier Tannuri Hermínio Garbellini Filho João Bachiega Kolokathis Juçara Ribeiro De Sá Cofiño Juvenal Antunes De Oliveira Filho Lucília Stenghel Fróes Luizamélia Viegas Rodrigues Marcelo Cleber Postal Maria Lúcia Bachiega Kolokathis

Vera Orsini e Hermínio Garberllini, Sandra Carratu, Céia Achcar e Luis Henrique Paula Freitas e Márcia Xavier de Campos

Maria Tereza Pinotti Ribeiro Marilene Laubenstein Pereira Nale Amélia Taiar Simionatto Neide Nascimento Alvarenga Roberto Baldin Simionatto Silvia Botelho Da Silva Tania Maria De Oliveira Pinto Kise Vera Lúcia Arico Orsini Lúcia e Antoine Kolokathis, Alcibiades Rigas, Cristina e João Kolokathis

Letícia Arantes, Jarbas Viana, Matheus Baré, Marcos Celeste, Maria Eduarda Celeste, Marcelo e Denise Postal, Sandra e André Pierro 64

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA Livia Bernarde

Jovem brilha na

Feijoada da Cultura

L

ivia Bernarde mostrou aos sócios por que chegou às semifinais do programa The Voice Kids 2018 (Globo) ao estrelar a Feijoada da Cultura e Talentos da Hípica de setembro, organizada pelo Departamento de Cultura e realizada, no dia 15, no Restaurante da Piscina. Aos 13 anos, a jovem arrasou com flauta doce, ukulele e violão, além de sua linda voz. Quando ela tinha apenas 7 anos, os pais a levaram ao Conservatório Carlos Gomes, um dos mais tradicionais da cidade, que despertou sua paixão pela música. Campineira, Livia planeja fazer faculdade de Música ou Direito. Nilva Prestes Toledo, Hermínio Garbellini, Vera Orsini, Sílvia Toledo

Rose, Livia e Daniel Bernarde

Sérgio e Daise Stucchi

Maria Eduarda de Almeida e Silva, Marília, Gustavo e Acácia Abreu REVISTA HÍPICA

65


HÍPICA CULTURA

Gastronomia para todas as estações

A

na Soares, chef do Restaurante Mesa III, ensinou o passo a passo de um cardápio incrível com o tema Primavera à Mesa, realizado no Hípica Gourmet de setembro (18 e 19). De entrada, teve tatin de tomate com chèvre e brotos de rúcula com azeite de manjericão. O prato principal foi cappellacci de alcachofra, com manteiga de sálvia e amêndoas tostadas, panceta assada na lenha, com mel de aceto, e vegetais à siciliana, harmonizados com o vinho tinto feito da uva sangiovese. Para finalizar, clafoutis e Tatin Choco-Pera, servida com calda de chocolate e fromage blanc.

Chef Ana Soares

Arquiteta de formação, há 20 anos na área de gastronomia, Ana faz parte do grupo de chefs brasileiros que deu “cor e sabor” à profissão. Começou como consultora na área de hotelaria. Foi chef do Bar Nabuco e do restaurante Badaró. Abriu a Mesa III em 1995, ano de início também dos trabalhos de consultoria. 66

REVISTA HÍPICA

Ela criou e implantou mais de 60 cardápios de bares, restaurantes e cafés de sucesso no país. Em 2009, a chef recebeu do Prêmio Paladar o título de personalidade do ano. Hoje ela ministra aulas como chef convidada na Escola Wilma Kövesi de Cozinha e Gastronomia e em eventos como Paladar Cozinha do Brasil e Mesa Tendências, congresso internacional de gastronomia da revista Prazeres da Mesa.


HÍPICA CULTURA

Marcos e Regiane Sponchiado, Luis Alexandre e Evania Marini

Fernanda Crivelari e Lucas Ursolino, Luis Antonio e Cinthia Stevanato

Maria Célia Maciel, Chef Ana Soares, Lygia Coghi, Adriana Haddad, Carmen Vieira, Sylvia Ferro Naday e Cassia Coudry Bellucci

Silvia e César Gon, Fernando Matt e Bia Ferrari

Edgar Schwenck, André Lanza, Erika Fortes, Egle Nascimento, Lilian Seixas e Leandro Yoshida, Zélia Zilda Camargo Bittencourt REVISTA HÍPICA

67


HÍPICA CULTURA

Morpheus Teatro encena

Pés Descalços

A

s crianças ficaram encantadas com o espetáculo Pés Descalços, apresentado na Boate pelo grupo Morpheus Teatro na manhã do dia 16 de setembro. A peça fala de forma simples sobre a beleza do encontro, da aceitação do outro, do despojar-se de ideias preconcebidas, da força da imaginação e do ato criativo. Ao narrar o encontro de um menino (Rodolfo) com uma menina (Florência), é mostrada a criação de um mundo que eles são capazes de construir dentro de um simples tanque de areia, sem muros e com os pés descalços. Dessa forma, a diferença entre as pessoas, os medos e receios, a timidez e a sensação de inadequação são inerentes a todos nós, seres humanos, desde a mais tenra idade.

João Vitor, Raphael, Cintia e Helena de Queiroz Guimarães

Anelisa Frazatto, Evaldo Batista e Rafael Batista

Isabela, Rafael, Mateus e Grasiela Simionato 68

REVISTA HÍPICA

Ricardo, Paula e Catarina de Candia, Marcia Oliveira, Joaquim e Rafaela Martinelli, Isabel e Maurício Cardoso


HÍPICA CULTURA

Orquestra de Choro homenageia Laércio de Freitas

Orquestra de Choro Campineira

A

Orquestra de Choro Campineira homenageou o pianista e compositor conterrâneo Laércio de Freitas com seu primeiro álbum, intitulado OCC Visita Laércio de Freitas, apresentado em grande estilo aos sócios da Hípica na Boate, no projeto Música na Senzala, em 27 de setembro. Paulo Roberto Lavorini, Ademar Spironello, Helena e Pedro Donzeli

Criado em agosto de 2014, o grupo tem como proposta fazer releituras do choro com formação e sonoridade que fogem do que se considera convencional ao gênero. Com as diferentes vivências musicais dos envolvidos, os arranjos criados resultam em uma identidade ímpar, que transita entre o tradicional e o contemporâneo. O trabalho teve como base São Paulo no Balanço do Choro – disco de Freitas lançado em 11 de novembro de 1980 – e contou com a participação do próprio artista como arranjador e pianista e de Léa Freire, grande flautista e compositora paulistana. Cintia Byczkowski, Heitor Penteado, Marcelo e Amanda Piovezanni

Cristina e João Bosco Mendes

Mariazinha Azeredo, Leila Mercadante, Sônia Scarpelli, Ana Maria Assis Rodrigues REVISTA HÍPICA

69


HÍPICA CULTURA

Abre alas para

Chiquinha Gonzaga

O

coreto foi palco de uma belíssima homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga, sob a batuta do grupo batizado com o nome da artista. Das 9h30 às 10h50 do dia 23 de setembro, o público conheceu um pouco do vasto trabalho da artista, uma das mais renomadas personalidades femininas da história da música popular brasileira e autora da primeira letra de marcha de Carnaval: Ó Abre Alas (1899). No show, o grupo Chiquinha Gonzaga também relembrou clássicos do choro dos melhores compositores do gênero.

Francisco e Cidinha Gomes

Manuela Seixas, Thaís e Christian de Paiva

Renata, Gualter e João Afonso

Mariza Medeiros e Ademar Strachman 70

REVISTA HÍPICA

Maria Alice Cremasco, Thassia e Leonardo Gushiken e Maria Cristina Moliterno da Cruz


HÍPICA CULTURA Heyttor Barsalini

O Ciclo do Café e a Imigração Italiana

Enquanto o chef transmitiu seus conhecimentos, os sócios, além de prestarem atenção à palestra, apreciavam deliciosas receitas: radicci à moda colonial (entrada), temperado com vinho tinto e bacon, polenta com ossobuco de vitela La Zia Assunta, regado com molho de vinho tinto e alecrim (prato principal) e o bolo de café Oro Verdi (sobremesa). Como digestivo, eles experimentaram o café de cana. Para beber, foram oferecidos a cachaça de alambique e o vinho tinto cabernet sauvignon.

Barsalini mora atualmente em Ubatuba, mas tem boas referências sobre nossa cidade, onde cursou artes cênicas, na Unicamp. Para ele, as artes, seja a do palco, seja a da cozinha, estão relacionadas por causa da ligação com as relações humanas. Além de palestrar por todo o Brasil sobre alimentos, o mestre-cuca dá cursos de formação de atores, dirige o espetáculo Por que os Homens Mentem? e comanda o programa #NaCozinha.

D

iretor teatral e pesquisador da história da alimentação brasileira, Heyttor Barsalini revelou curiosidades e histórias do país durante o Ciclo do Café, na Palestra Degustação Receitas Históricas – O Ciclo do Café e a Imigração Italiana, realizada no dia 26 de setembro no Espaço Gourmet. Orlando e Mônica Borghi, Geraldo Fonseca e Cid Manicardi

Regina Leme Lopes Carvalho, José Galvão Ramos e Ester Nicola, Linei Landini

Heitor Teixeira Penteado e Cintia Byczkowski, Virgínia e Marcos Almeida REVISTA HÍPICA

71


HÍPICA CULTURA

Livro traz o perfil do pai de

Carlos Gomes

O

livro Maneco Músico: Pai e Mestre de Carlos Gomes (Pontes Ed.) foi o tema central da palestra conduzida por sua autora – Lenita W. Mendes Nogueira, docente do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e curadora do Museu Carlos Gomes – durante o Papo de Quinta, ocorrido no dia 13 de setembro, na Senzala. A obra conta a história de Manuel José Gomes, pai do maestro campineiro e grande compositor lírico do século 19. De acordo com o prefácio, a obra traz o perfil do músico, do progenitor e preceptor, do mestre de capela e da banda, que exerce a síntese do erudito e do popular, do compositor também responsável pela execução e pela preservação do fartíssimo material musical da obra de autores que o precederam, copiando-a nas próprias mãos, que a executavam e regiam em sua labuta cotidiana. Ao término da conversa, a escritora autografou exemplares, e o público pôde apreciar as apresentações musicais da soprano Ana Beatriz Machado e do pianista José Francisco da Costa, com a participação de Antoine no acústico.

Lenita leciona História da Música e da Música Brasileira na Unicamp, além de atuar na pós-graduação orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Bacharel em música pela mesma universidade, mestre em artes pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em ciências sociais pela Unicamp, ela tem como foco principal de suas pesquisas a música brasileira, em especial a dos séculos 18 e 19.

Reforma trabalhista

é debatida entre os sócios

L

úcia Avary de Campos, professora titular de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Processo

Civil especialista em processo e Direito do trabalho, foi a palestrante do Papo de Quinta, em 4 de outubro, na Senzala. A conversa fez-se em torno das inovações e dos desafios que surgiram após a nova lei da reforma trabalhista e a aplicabilidade prática dessa norma no cotidiano empresarial. A associada Christiane Vital, proprietária da Contec, foi convidada a participar da palestra junto de Lúcia.

72

REVISTA HÍPICA


HÍPICA CULTURA

Viver bem

também é arte

O

s sócios fizeram um delicioso – e produtivo – passeio à 33ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo por meio do projeto Bem Viver,

realizado pelo Departamento de Cultura da Hípica no dia 3 de outubro. Com visita monitorada, os 28 participantes puderam aprender e contemplar a arte contemporânea exposta no pavilhão do Parque Ibirapuera durante uma hora e meia. Depois, a turma foi almoçar no Mercado Municipal.

REVISTA HÍPICA

73


74

REVISTA HÍPICA


HÍPICA HIPISMO Caroline Blaauw

CSN** 70 Anos tem recorde de inscrições

O

CSN** do 70º Aniversário da SHC, realizado nas pistas de grama e areia do clube entre os dias 3 e 7 de outubro, teve recorde de participantes, com 855 inscrições. Atletas da primeira grandeza do hipismo nacional e o público caloroso de aproximadamente três mil pessoas promoveram um nobre evento que premiou o conjunto Lucio Osório e Amareto Cooper, representando a Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, na Copa Ouro, e o mineiro Sergio Marins, montando Nutreal Hex-Lup, na Copa Clássico. Além dessas duas provas, o concurso inovou com o salto para iniciantes, voltado a alunos da escola, com séries de 60 e 80 centímetros de altura.

Carmen Negrão

Júnior Blaauw

Ao todo, foram 27 disputas de 0,60 a 1,45 metro de altura com obstáculos armados pelo course designer internacional Anderson Lima, com séries nacionais de Salto Iniciante e de Cavalos Novos que somaram 340 animais e 250 competidores. “Na Ouro, tivemos 13 saltos, um triplo e um duplo, em um belíssimo piso e equipe espetacular. A Clássico também foi extraordinária, com 41 conjuntos, de pré-júnior ao profissional, registrando dez zeros numa primeira passagem muito interessante. Acabou ficando bastante rápido. Estou muito feliz e me sentindo privilegiado por participar dessa festa de 70 anos da Hípica”, disse Lima. REVISTA HÍPICA

75


HÍPICA HIPISMO O veterano e um dos favoritos, Artemus de Almeida, campeão brasileiro do ranking Senior Top 2017, fechou com 40s38 montando M.E.C.G. Casillero e garantiu a quarta colocação, seguido por Rafael Ribeiro e Laurentan JMen (40s86), e Victor Consorti Evangelista com Chacal TB (42s56). Os três últimos por São Paulo.

André Camargo

Copa Clássico Grande prêmio do concurso, a Copa Clássico (1,45 m) teve 39 conjuntos na primeira volta, dos quais os 12 melhores retornaram para a segunda passagem. Disputaram o desempate os dez que zeram o percurso e seis mantiveram sem falta. Sergio Marins foi o mais veloz com seu Hex-Lup, marcando 38s22 no cronômetro. “Estou Estreia do Hino da Hípica feliz demais da conta. Tenho O Hino da Hípica, composto pelo muitos amigos em Campinas, maestro Oswaldo Antônio Urban ganhar aqui é muito importante, (1919-2018), foi apresentado gratificante e emocionante. O concurso vem melhorando a cada pela primeira vez aos sócios, dia, principalmente depois da durante a abertura oficial do reforma da pista (em 2016). É só CSN, no dia 6 de outubro, com comemorar”, disse o cavaleiro. hasteamento da bandeira e Hino Nacional na pista de areia. Carioca radicado em São Quem deu voz à canção foi o Paulo, Marcello Ciavaglia ficou Coral do clube, formado por 24 em segundo com seu Theron vozes mistas, sob regência de RJ (38s75), e Marcelo Gozzi, Jairo Silveira e técnica vocal de bicampeão paulista da categoria Junior, conquistou o terceiro Vanessa Spíndola. lugar com Little Joe II (39s30).

Artemus de Almeida

Copa Ouro Na Copa Ouro (1,35 m), Lucio Osório e Amareto Cooper (Sociedade Hípica de Ribeirão Preto) saíram vitoriosos sobre os 72 concorrentes, dos quais 17 completaram sem faltas a primeira passagem e 14 terminaram o desempate, sendo seis zerados. Lucio, campeão paulista Senior Especial, foi o mais rápido com 37s20, seguido por Pedro Henrique Tavora de Matos com Quattro's Boy (39s13).

“O nível foi alto, o desempate ficou rápido. Saltei um cavalo que é especialista na velocidade e consegui usar o melhor que ele tem que é ser rápido, virar perto, ele é um cavalo muito limpo. Então eu me beneficiei um pouquinho pela característica do cavalo”, avalia o vencedor. Completaram o pódio Gabriel de Queiróz Gouveia e Lucrécia do Triunfo, empatados em 3º lugar no tempo de 39s59. Artemus com Acarole do Refúgio cravou mais um quarto lugar (39s78). Na 5ª colocação, Adolpho Carlos Lindemberg com Upsilone de Bliniere (41s13), e Maria Luiza Martha Vieira com Arica du Caillou (45s63) ficou em 6º. Todos são representantes de São Paulo.

Alexandre Troitino 76

REVISTA HÍPICA

O diretor de hipismo da SHC, Carlos André Mendes Gargantini, ficou satisfeito com a organização do torneio, que envolveu cerca de 80 funcionários durante três meses. “Com a reforma da pista e a reestruturação do concurso, voltamos a figurar entre os torneios mais


HÍPICA HIPISMO importantes do Brasil. E com o inédito Salto Iniciante conseguimos maior integração dos alunos ao poderem, ainda tão jovens, participar de um grande evento com os melhores cavaleiros do país”, disse.

Série 1,10 m Amador A / Máster A 1º Miriam Maffei / Stella Nova - FPH - 68 pontos 2º Paula Motta Maluf / Fonna GMS - FPH - 62 pontos 3º Priscilla Caterine Blatt / E3I Berlinda das Umburanas - FPH - 62 pontos Jovem Cavaleiro A / Pré-Mirim 1º Carol Sztamfater Chocolat / Chiya Z - FPH - 43 pontos 2º Gabriela Alves Estelles / Sunshine - FPH - 39,5 pontos 3º Manoela Roismann Rodrigues / Expoente da

Beatriz Lemos

O CSN** foi organizado pela SHC com homologação da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Paulista de Hipismo (FPH). Tem o apoio de VQ Joias, Rouge Brasil, 4House, Equistore, OMN Imobiliária, Realitz Empreendimento, Das Mina Coffee, Andrea Ponte Gourmet, Dona na Rua, Sabor de Paris, Liquid Coquetel, Techorse, Victória Eventos, Stella Nanni Tattoo, P7 Burgers, Caveirão do Chopp, Kauana, Ração Vale, Agg Empreendimentos e Urbanização, Colégio Integrado, Hipismo Shop, Adriana Rosales Joias Personalizadas, Mister e Miss Unhas e Vila Paraíso. Vencedores do CSN** 70 Anos da SHC Série 1 metro Amador B / Máster B 1º Giulia Bitar Malfatti / MSML Zebrino - FPH - 71 pontos

Cabana - FPH - 38 pontos Série 1,20 m Amador / Máster 1º Pedro Cury Maia / Baccarat JMen II Realitz - FPH - 48 pontos 2º Renata Afonso Scafuro / I Pony - FPH - 48 pontos 3º Mayara de Andrade Urban / Stain Corradino FPH - 47 pontos Jovem Cavaleiro / Mirim 1º Camila Alvares Correa de Siqueira / Emily Polana - FPH - 50 pontos 2º Geraldo de Melo Campos / Dourado WV - FPH 42 pontos 3º Vivian Katherine Park Kang / Luna Pullman - FPH

2º Lisana Pauldo Mondin / Balder - FPH - 61 pontos

- 41 pontos

3º Julia Amaral Corchetti / Zamfir - FPH - 59 pontos

Júnior / Sênior

Jovem Cavaleiro B / Mini Mirim

1º Fernando Nascimento Saragioto / FM Dom

1º Carol Sztamfater Chocolat / Chiya Z - FPH - 43 pontos

Melchior - FPH - 41 pontos

2º Gabriela Alves Estelles / Sunshine - FPH - 39,5 pontos 3º Manoela Roismann Rodrigues / Expoente da Cabana - FPH - 38 pontos

2º Alexandre Vasconcelos Costa / Quintero JMen FPH - 34 pontos 3º Guilherme Dutra Foroni / Theria Quilate da Braido - FPH - 31 pontos

REVISTA HÍPICA

77


HÍPICA HIPISMO Salto Iniciante As provas foram abertas apenas para sócios da Sociedade Hípica de Campinas e convidados e não pontuam para o ranking. Preliminar - 0,60 m 1º Henrique Penteado Soares de Aguirre / Cacharrel TG - FPH - 27 pontos 2º Lilianna Ianes Valbert / Apollo - FPH - 19 pontos 3º Giovana Bufarah Rodrigues / JCR Lanin - FPH 19 pontos Intermediária - 0,80 m

Carlos André Gargantini

Copa Nacional de Cavalos Novos 4 Anos

1º Isabella Cardoso Rodrigues Bittencourt / Summer Winner - FPH - 43 pontos 2º João Gabriel Frota / Valet - FPH - 33,5 pontos 3º Tatiana Ruiz / MC Jagube Thunder - FPH - 32 pontos

1º Rafael Miranda / Calvano C JMen - FPH - 0 pontos perdidos 2º Marcia Rozo Cury / Ayla do Guarita - FPH - 0pp 3º Rafael Miranda / LF Jolly Girl - FPH - 0pp 5 Anos 1º Luiz Guilherme Ciampi / FSL Caran Dache - FPH - 1pp 2º Ricardo Machado Pironhe / Comanchero C JMen I - FPH - 4pp 3º Ricardo Machado Pironhe / Cascarella JMen FPH - 6pp 5 Anos 1º Luiz Guilherme Ciampi / Retina Tok - FPH - 0pp 2º Marcio Alexandre Salles / Chandora JMen - FPH - 0pp 3º Felipe Ferreira Figueiredo / Premier 2S - FPH -

Lauro Lima

0pp

78

6 Anos

NÚMEROS DO CSN**

1º Luiz Guilherme Ciampi / Cassandra Girl Loar FPH - 0pp

855 inscrições 27 disputas

2º Pedro Henrique Tavora de Matos / George SI FPH - 8pp

340 animais

3º Artemus de Almeida / Cornet Superstar JMen FPH - 16pp

370 baias

REVISTA HÍPICA

250 competidores Aproximadamente 9 mil quilos de ração


Carmen Negrão

Ismar Augusto

Shaila Fabi, Verena Gouveia e Estella Rôge

Adriana Antoine, Marcia Germano, Celisa Carvalhaes, Helena Faber, Claudia Azobel e Sérgio Lucio

José Roberto Reynoso

Pedro Cury sendo premiado por Adriana Antoine

Sérgio Marins

Pódio alunos da escola no CSN com os pais e instrutores

Ismar Augusto premia o cavaleiro Lúcio Osorio

Lilianna Valbert, Henrique de Aguirre e Giovana Bufarah

Ismar Augusto, Marcia Cury, Magda Ricci, Roberto Teixeira e Carlos André Gargantini

Tiago Camargo REVISTA HÍPICA

79


HÍPICA HIPISMO

Pedro Cury em 1° no pódio, no chão Marcia Cury, Estella Rôge e Tomas Rossilho

Saiury Inoue e Rafael Miranda

Lorenzo Pernicone e Priscila Strelow

Júlia Amaral e Rodolpho Cury

Maithe Caminada

Ranking de Volteio recebe 25 competidores

A

3º etapa do Ranking de Volteio e Prova de Atrelagem, realizada dia 23 de setembro no picadeiro coberto e na pista de grama da Hípica, contou com 25 competidores.

Milena Szeles, Beatriz Adala e Vick 80

REVISTA HÍPICA

Vick, Gabriela Marsaioli e Victoria Ilieva

Alunos no aquecimento


HÍPICA HIPISMO Maria Eduarda Zini

Centenas de atletas participam de

Ranking de Salto

C

om quase 600 inscrições, a 6ª Etapa do Ranking Interno de Salto SHC reuniu conjuntos de Campinas e região entre os dias 14 e 16 de setembro nas pistas de grama e areia do clube. Os competidores tiveram que suar a camisa para conquistar pistas zeradas, cujo percurso foi desenhado por Vailton Cordeiro (Baica).

Anna Shophya Zini

Lorenzo Strelow Pernicone

Priscila Strelow, Lorenzo Strelow, Henrique de Aguirre, Beatriz Horta REVISTA HÍPICA

81


82

REVISTA HÍPICA


HÍPICA ATIVIDADES INFANTIS Crianças no show da Banda Estralo

Dia das Crianças:

música, gincana, pipoca e chupe-chupe

O

Dia das Crianças na Hípica foi celebrado com a Banda Estralo, que colocou toda a turminha para cantar e dançar nesse show especial. Ao embalo de músicas autorais e clássicos, como Aquarela (Toquinho) e Só a Bailarina Que Não Tem (Adriana Calcanhotto), a brincadeira rolou solta na Praça de Eventos do Bar Tropical, das 9h30 às 12h, na manhã de 6 de outubro.

Repetindo o sucesso do ano passado, as Estações de Atividades trouxeram brincadeiras muito criativas e lúdicas para nossos sócios. Teve circuito na selva, caça às borboletas na área das jabuticabeiras, lançamento de ferraduras e rabo no cavalo em homenagem aos 70 anos da Hípica, além de muita pipoca, chupe-chupe e brinquedos infláveis. No final, as crianças receberam um brinde para lembrar desta data especial. O evento realizado pela Diretoria de Atividades Infantis, contou com o apoio das Diretorias de Esportes, Manutenção, Geral, Cultura, Compras e Patrimônio, que prepararam com muito carinho essa celebração para as crianças.

Show com a banda Estralo

Infláveis e barracas de atividades REVISTA HÍPICA

83


HÍPICA ATIVIDADES INFANTIS

Staff SHC

Brindes

Gabriela Talli Polezi e Bruno Barbosa

Vanessa Trevisan Breternitz e Arthur Caria Breternitz 84

REVISTA HÍPICA

Raiane e Maria Eduarda Guimaraes de Souza

Mel e Suellen Cristina Alves Van Parys de Wit

Marcela de Oliveira Barcelos, Lorena Soares Barcelos e Guilherme Joia Barcelos

Atividade – rabo no cavalo

Banda Estralo, Raquel Menezes, Rebeca Vieira, Maria Fernanda Cardoso, Adriana Pitta e Maria Letícia Granja Lopes

Rafaela Mandato Monteiro e Guilherme Pupo Nogueira Monteiro

Joaquim Piazzon Atra Maluf e Ana Paula Moraes

Eduardo e Maria Eduarda Bocatto

Fernanda Aggio Pelissari, Ricardo Forti Pelissari e Ricardo Pelissari


Nosso maior presente ĂŠ te proporcionar momentos de felicidade!

REVISTA HĂ?PICA

85


TRIÊNIO 2016/2018 DIRETORIA EXECUTIVA

CONSELHO DELIBERATIVO - TRIÊNIO 2016/2018

Presidente – MARIA STELLA ROGE FERREIRA GRIECO Primeiro Vice-Presidente – ADMIR TOZO Segundo Vice-Presidente – EMERSON JOSÉ MOREIRA NETO Primeiro Secretário – EMERSON JOSÉ MOREIRA NETO Segundo Secretário – ANDRÉ NERY LUPORINI Primeiro Tesoureiro – MARCELO ADRIANO CASARIN Diretor-Geral – GEORGES CHAGAS SCHWARZSTEIN Diretora Social – VERA LIA SCHILLER Diretor de Manutenção, Engenharia e Patrimônio – RENATO WILSON KRIEGEL Diretororia de Manutenção - Serviços Gerais FERNANDO LUIS PEREIRA CAZZOLI Diretor de Informática/CPD – JAIME KHATER Diretor de SAA – HAROLDO LUIZ BRETAS PRADO FILHO Diretor Cultural – ANTOINE KOLOKATHIS Diretor de Hipismo – CARLOS ANDRÉ MENDES GARGANTINI Diretor Comercial – EDUARDO CABRAL E SILVA Diretor de Bares e Restaurantes – RICARDO MOURTADA Diretor de Saúde e Ambiente – ROBERTO TEIXEIRA MENDES Diretor de Marketing – EDUARDO BASSITT NOGUEIRA PORTO Diretor-Geral de Esportes – SÉRGIO STUCCHI Diretor de RH – LUIZ ROBERTO HEFFER DA COSTA DE LUNA ALENCAR Diretora de Atividades Infantis – MARIA LETÍCIA M. M. GRANJA LOPES

Presidente – ABELARDO PINTO DE LEMOS NETO 1º Secretário – SALVADOR SCARPELLI JÚNIOR 2º Secretário – CRISTIANO DE CASTRO RIOS

MEMBROS ADRIANA ROSALES ANTOINE, ALEXANDRÉ SIGRISTI DE MARTIN, ALEXIS JOSÉPH STEVERLYNCK FONTEYNE, ANA BEATRIZ CAMPOS SALLES DE MELLO BUENO SILVEIRA, ANA CAROLINA ROGE FERREIRA GRIECO, ANA LUISA POMPEO DE CAMARGO TISSELLI MORISCO, ANA MARIA GUIMARÃES POMPEO DE CAMARGO JANNUZZI, ANA SYLVIA ROGE FERREIRA GRIECO SANCHEZ, ANDRÉ RUBIM PODOLSKY, ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA STAUT JUNIOR, ARTHUR PINTO DE LEMOS JUNIOR, ARTHUR PINTO DE LEMOS NETTO, BENTO LUPÉRCIO PEREIRA NETO, CARLOS EDUARDO MARENCO, CARLA OCTAVIANI, EDUARDO JOSÉ PEREIRA COELHO, FÁBIO GINDLER DE OLIVEIRA, FRANCISCO ARTUR DE QUEIROZ MAIS, FRANCISCO DE ANGELIS NETO, HOMAR SIQUEIRA SAMARA, JOSÉ HENRIQUE FERDINANDO DELAMAIN FILHO, JOSÉ PICCOLOTTO, JOSÉ ROBERTO DUARTE DE CAMARGO FILHO, LUIZ JOSÉ CARVALHO MELLO MATTOS NETO, MARCELO CAPPELLETTI VIEIRA, MARCELO DUCHOVNI SILVA, MARCELO PICCOLOTTO, MÁRCIO URBANO, MÁRCIA DE ARRUDA ROZO CURY, MARCOS DE ARRUDA, MAURÍCIO DE CASTRO LEITE SILVEIRA, ORLANDO PASCHOAL JÚNIOR, PEDRO HENRIQUE RODRIGUES PUPO NOGUEIRA, REGINA FANELLI, REGINA HELENA DE CARVALHO MOREIRA, RICARDO AUGUSTO FABIANO CHIMINAZZO, SAULO APARICIO DUARTE PINTO JÚNIOR, SÉRGIO ARIANI MANGABEIRA ALBERNAZ E WALDEMAR PASCHOAL JUNIOR

SHC

DIRETORIA ADJUNTA

70

Diretora Adjunta da Escola de Equitação – NOREEN CAMPBELL DE AGUIRRE Diretor Adjunto de Atletismo – AUGUSTO TERRANOVA ROCHA Diretora Adjunta de Ações Sociais – LEONOR APARECIDA CHAIB MOUSSALI Diretor Adjunto do Bem Viver – CLAUDIO LEVI BRAGANTE Diretor Adjunto Geral de Esportes – MAURÍCIO CRUZ GONTIJO Diretora Adjunta Geral de Esportes – BEATRIZ LEME PASSOS CARVALHO Diretor Adjunto de Atividades Especiais – FÁBIO MARTINS Diretora Adjunto de Badminton – MARCIA RAMOS FONTES CABRAL Diretora Adjunta de Balé, Jazz e Sapateado – ADRIANA REGINA C. SPALETTA Diretor Adjunto de Basquetebol – ROGÉRIO DUARTE FERNANDES Diretores Adjuntos de Beach Tennis – DANIELE MARSAIOLI CABRINO OLIVEIRA / ROGÉRIO ITIHEI OUTSUBO Diretor Adjunto de Boccia – LUIZ PAULINO MOTTA Diretor Adjunto de Futebol Adulto e Veterano – RODRIGO DE SOUZA COELHO Diretor Adjunto de Futebol Infantil – ANDRÉ DE CAMARGO RIBEIRO PONCIANO Diretor Adjunto de Futevôlei – FERNANDO VELLOSO DA COSTA MACHADO Diretora Adjunta de Ginástica Artística e Rítmica – LUCIANA BRUGNOLI PRADA Diretora Adjunta de Hóquei – LIEGE GALLO VETTORAZZO Diretor Adjunto da Lareira – ROBERTO TRABULSI Diretor Adjunto de Muay Thai – DIEGO VEIGA MACHADO TOJAL Diretor Adjunto de Musculação – CLAUDIO NATAL ORLANDI Diretor Adjunto de Natação, Hidro e Deep – GUSTAVO MOURA TAVARES Diretor Adjunto de Raquetinha – RICARDO HENRIQUE CEREGATTI VALENTE Diretor Adjunto de Squash – ADRIANO JERONYMO DE TOLEDO Diretor Adjunto de Tamboréu – AIRES ALBERTO DA COSTA Diretor Adjunto de Tênis – ROGÉRIO FERREIRA ALBIERI Diretor Adjunto de Tênis Recreativo – RAUL DORIA VESCOVI Diretor Adjunto de Sauna – ANDRÉ DE SOUZA BORGES Diretora Adjunta de Voleibol – ALICE LOBO PAES Diretora Adjunta do Hípica Gourmet – ADRIANA MENDES HADDAD Diretor Adjunto de Sinuca – APARECIDO PASCHOAL Diretor Adjunto de Pesca – BERNARDO SILVEIRA GUTIERREZ

CONSELHO FISCAL TRIÊNIO 2016/2018 Presidente: JOSÉ ROBERTO MORATO Membros: IZABEL MARIA MELLO MATTOS MASSONI, JOSÉ ROBERTO MIGUEL TRINCA, SÓCRATES PENTEADO DE CAMARGO E WILLIAM SANCHES CAMPAGNONE

ANOS

CONSELHEIROS NATOS PEDRO HENRIQUE DELAMAIN PUPO NOGUEIRA, VITOR TRABULSI, RAUL TEIXEIRA PENTEADO FILHO, ELVINO SILVA NETO, PETER B. B. WALKER, HAMILTON DE OLIVEIRA E OSVALDO URBANO

1948-2018

86

REVISTA HÍPICA

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA TRIÊNIO 2016/2018 Presidente: ROBERTO CERQUEIRA DE OLIVEIRA ROSA Membros: CARLOS ALBERTO FIORI CASTELLI, FABRIZIO ROSA, JOSÉ MÁRIO QUEIROZ REGINA, MÁRCIA AMARAL GERMANO E RICARDO DE ASSIS.

EXPEDIENTE A Revista Hípica é uma publicação bimestral da Sociedade Hípica de Campinas. www.hipica.com.br Diretor de Marketing: Eduardo Porto Coordenação: Ana Carolina Mazini Conteúdo: Marita Siqueira (FSB Comunicação) Projeto Gráfico: Jeanny Gouvêa (Prado Editora) Departamento de Marketing - Informações e Anúncios: revista@hipica.com.br (19) 3794-6037 Tiragem: 5.500 exemplares

Sugestões e dúvidas - ouvidoria@hipica.com.br


REVISTA HÍPICA

87


A chave para o seu sonho de consumo, seja lá qual for a marca dele.

Diante da velocidade que a tecnologia automotiva avança e do número de lançamentos que não param de chegar ao Brasil, fica até difícil escolher que carro colocar na garagem. Com mais de 30 anos de estrada, o Grupo Dahruj é o principal conglomerado automotivo do interior de São Paulo e um dos maiores do Brasil. Quer dizer, seja qual for a sua opção, uma coisa é certa: o melhor negócio, o atendimento inigualável, os carros mais modernos estão numa concessionária do Grupo Dahruj. É só escolher.

CONSULTE E SAIBA MAIS SOBRE CARROS BLINDADOS

Dahruj Honda

Realizar sonhos é o nosso negócio.

88

(19) 3344-1200 REVISTA HÍPICA

(19) 3772-7000

Av. Prestes Maia, 707 (19) 3772.7000 www.dahrujhonda.com.br

(19) 3500-2479

(19) 3284-2500


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.