Revista Macrocosmo #4

Page 49

HISTÓRIA

ao presente mora nelas o Doutor Bernardino Pessoa de Almeida, Físico Mor deste Exercito de Pernambuco que lhe foram dadas de quartel, e as lojas lhe foram alugadas por quinze mil reis por ano a dinheiro de contado e a quartéis, que começam desde 27 de Abril de 1654 – Mesquita”. Também vemos a mesma citação do casarão ter sido morada do Dr. Bernardino na página 31 dos “Anais Pernambucanos” Vol. 03, onde cita que o mesmo passou a exercer o cargo de médico do partido da Câmara do senado de Olinda. O Dr. Bernardino Pessoa de Almeida, nasceu em Olinda era filho de Antônio Pessoa e D. Isabel Pires de Almeida, e graduado em Medicina pela Universidade de Coimbra. QUAIS FORAM OS MOMENTOS EM QUE MARCGRAVE DESENVOLVEU SUAS OBSERVAÇÕES NO RECIFE??? Conforme vemos no livro “Astronomia no Brasil” capítulo II sobre George Marcgrave, e nos excelentes trabalhos do Pe. Jorge Polman “Markgraf e o Recife de Nassau” e também no trabalho do Dr. Oscar Matsuura “Uma Avaliação dos Trabalhos Astronômicos de George Marcgrave no Brasil”. Vemos que houve três momentos bem distintos das observações de Marcgrave, onde nesses trabalhos acima citados apresentam um dado de Pingré (1901), onde após ter estudado mais de 150 medições de altura meridiana feita por Marcgrave, chegou a encontrar três latitudes. A saber: • Entre 15/09/1639 à 18/03/1640 na latitude 8° 15’ a 16’ • Entre 11/06/1640 à 07/02/1641 na latitude 8° 05’a 06’ • Entre 02/11/1642 à 22/06/1643 na latitude 8° 15’a 16’ Ora, nos lembremos que o acidente ocorrido com Marcgrave do teto de sua casa ter caído, foi no dia 18 de Março de 1640, então faço crer que o local do primeiro observatório tenha sido na latitude - 8° 15’a 16’ Inclusive, em um e-mail a mim endereçado, pelo Dr. Oscar Matsuura em 25/04/2003 argumenta o seguinte raciocínio: “...Mudando um pouco de assunto você se lembra da pergunta que eu fiz

revista macroCOSMO.com | Março 2004

no Simpósio sobre Marcgrave, sobre onde seria a casa de Piso que ruiu? Pois bem, Marcgrave fazia observações astronômicas nessa casa antes de se mudar para a famosa Primeira Residência do Conde. Analisando só as observações meridianas do Sol, encontrei que essa casa que ruiu estaria a uns 45 metros mais para o Norte da Primeira Residência do Conde,, o que me fez pensar que a casa que ruiu poderia estar na Ilha de Recife, no prolongamento da Ponte Maurício de Nassau, a uns 450 metros da Primeira Residência. Devo esclarecer que os dados de que disponho só me permitem analisar discrepâncias em latitude, não em longitude, pois a variação de declinação do Sol entre uma longitude e outra fica totalmente obscurecida em outros erros. É uma mera conjectura minha. O que você acha?” Em um segundo momento do observatório na latitude -8° 05’a 06’ Pe. Polman relata em seu trabalho e também o Dr. Matsuura, que a latitude do casarão corresponde a -8° 03’ 51” tendo também o local onde abrigava o Palácio Friburgo ou Palácio das Torres, em que encontramos diversas referências que apontam uma das torres como ter sido o primeiro observatório astronômico de Marcgrave, com uma latitude -8° 03’37”. No terceiro momento, tudo leva a crer que Marcgrave retorna ao seu primeiro local de observatório. Como os documentos históricos que tratam do período de Nassau em Pernambuco existe muitos deles ainda não pesquisados e traduzidos na Holanda, carecemos de maiores dados para determinar de uma vez por todas o verdadeiro local do observatório de Marcgrave. Mas uma coisa não nos resta a menor dúvida, foi na cidade do Recife, no período de Nassau, o local que abrigou o primeiro Observatório Astronômico das Américas. Evidentemente que não se vem tratar aqui dos observatórios précolombianos surgidos bem antes de Nassau e Marcgrave. Mas em termos considerados modernos, com instrumentos tipo telescópio, sextante, quadrantes, etc, foi sim o primeiro. Quanto a este fato, nós Pernambucanos e por que não dizer brasileiros, nos sentimos honrosos pelo fato dessa brilhante ciência que é a Astronomia, em ter raízes tão profundas em nossa terra.

49


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.