Atlas colorido de Histologia - Sobotta

Page 83

Tecidos Conjuntivo e de Sustentação - - Ossificação, Articulação

Fig. 158. Corte mostrando uma terceira fase, ainda mais tardia, da ossificação endocondral. A cavidade medular diafisária estendeuse acentuadamente em direção às duas epífises e atinge a cartilagem hialina. Nesta região limítrofe, podem ser reconhecidas a calcificação preparatória da matriz (coloração mais intensa), bem como a presença de células vesiculares organizadas. Ocorrem também aqui, como preparação para a redução subseqüente da cartilagem, os mesmos processos já descritos para a formação dos centros de ossificação primária (comparar com a Fig. 152). Restos calcificados da matriz cartilaginosa servem como guias na orientação dos osteoblastos para seus primeiros sítios de fixação, e funcionam como guias da ossificação, permanecendo ainda nos centros de ossificação primária. Coloração: H. E. Aumento 80 x.

Fig. 159. Representação esquemática de uma articulação típica (diartrose). Na cartilagem articular está indicado o trajeto das fibrilas colágenas. A cápsula articular é constituída pela membrana fibrosa e pela membrana sinovial. As células A, frouxamente ligadas umas às outras, são macrófagos especiais; as células B são fibroblastos ativos, que produzem colágeno e proteoglicans, além do ácido hialurônico da sinóvia. A tenda articular é preenchida por sinóvia (o líquido articular), que representa um dialisado do sangue. Os capilares da membrana sinovial são do tipo fenestrado.

78


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Atlas colorido de Histologia - Sobotta by Héber Bensi - Issuu