Atlas colorido de Histologia - Sobotta

Page 38

Inclusões Citoplasmáticas - - Microscopia Óptica

Fig. 55. Células da zona fasciculata do córtex adrenal humano preenchidas por vacúolos vazios. São vacúolos lipídicos cujo conteúdo foi perdido durante o processamento do material (compare com a página 1). Coloração: azan. Aumento 600 x.

Fig. 56. Corte da pele de macaco rhesus, feito no limite entre o epitélio e o tecido conjuntivo. As células basais do epitélio da epiderme contêm grânulos marrom-escuros de pigmento (melanina), que não é produzido por estas células, mas que se origina nos melanócitos. Para a sistematização dos pigmentos, ver Tabela 2. Coloração: azan. Aumento 600 x.

Fig. 57. Macrófagos na luz de alvéolos pulmonares humanos. As células aqui contêm hemossiderina, um pigmento rico em ferro, derivado da hemoglobina. A hemoglobina pode alcançar os alvéolos pulmonares quando, nas doenças cardíacas, chega ao nível da circulação pulmonar; os macrófagos alveolares, que então degradam os eritrócitos, são portanto chamados de células da doença cardíaca. Reação do azul de Turnbull para evidenciação do ferro. Aumento 600 x.

Fig. 58. Corte do seio medular de um linfonodo do hilo (pulmão, homem) contendo macrófagos carregados de partículas de fuligem (um pigmento exógeno). Este fenômeno é conhecido como antracose (anthrax = carvão). Coloração: azan. Aumento 380 x.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.