x
Sistema Reprodutor Feminino - - Utero
Fornix posterior vaginae
Myometrium
Fig. 416. Corte longitudinal da porção espessa (cérvice e corpo) do útero humano (jovem de 15 anos) com os recessos limitantes adjacentes (fornix vaginae). Estes circundam a porção da cérvice (= portio vaginalis cervicis) que protrui para dentro da vagina. A estreita luz uterina se continua com o óstio uterino externo na porção vaginal. Coloração: H. E. Aumento 5 X.
Fig. 417. Maior aumento do fundo cego do cavum uteri do preparado anterior para ilustrar a mucosa com suas glândulas tubulosas ainda não ramificadas. Coloração: H. E. Aumento 23 X.
Fig. 418. Vista de um corte transversal completo do útero humano ao nível da porção vaginal. Além do canal cervical cheio de restos de muco, são visíveis três cistos de Naboth. Estas estruturas revestidas porepitélio atingem vários milímetros de diâmetro e têm origem a partir dos duetos glandulares, onde a secreção neles contida os transforma gradativãmente nesses cistos. Coloração: H. E. Aumento 5 X.
Fig. 419. Um maior aumento da região do canal cervical da figura anterior mostra as numerosas glândulas tubulosas intensamente ramificadas. Estas são revestidas por um epitélio prismático alto, cujas células idênticas às da superfície livre são preenchidas por uma secreção mucosa. O muco é encontrado também na luz das glândulas e no canal cervical. Coloração: H. E. Aumento 23 X.
191