Sistema Reprodutor Feminino - - Tuba Uterina
Fig. 413. Corte transversal da tuba uterina humana (trompa de Falópio) ao nível da ampola. A mucosa da tuba uterina possui pregas longitudinais que são numerosas, longas e ramificadas nesta região. Outra característica da trompa é que a túnica muscular não se apresenta subdividida em camadas distintas, chegando até a serosa. Para o diagnóstico diferencial, ver o Quadro 15. Coloração: H. E. Aumento 22 X.
Células ciliadas
Células glandulares
414
Fig. 414. Corte transversal da tuba uterina humana ao nível da pars uterina. Observe, em comparação com a ampola, a luz estreita em forma de fenda, a ausência do pregueamento da mucosa e a musculatura compacta organizada circularmente. Coloração: H. E. Aumento 24 X.
190
Fig. 415. Pregas da mucosa da tuba uterina humana na região da ampola. O epitélio cilíndrico simples é constituído por células ciliadas e células glandulares, cuja quantidade, morfologia e função refletem as variações cíclicas. Imediatamente antes da ovulação, quase 50% das células epiteliais são ciliados, e na fase lútea tardia, apenas 5%. Pequenas células escuras alongadas aparecem na segunda metade do ciclo; são as células expulsas do epitélio. Inclusão em plástico. Coloração: H. E. Aumento 200 X.