Microscopia Óptica - - Artefatos
Conjunto de algumas falhas especialmente freqüentes que produzem os artifícios de técnica chamados artefatos. Os mais usuais são as fendas de retração, que surgem sobretudo pela desidratação (ver página l) de tecidos com conteúdos muito diversos de água. Fig. 13. Causadas pela distensão defeituosa do corte sobre a lâmina de vidro de suporte (feita pelo aquecimento cuidadoso do corte em parafina), podem aparecer pregas ou dobras que sempre captam maior quantidade de corante e podem dar a impressão de espessura aumentada nessa região (grande artéria da cápsula da vesicula seminalis humana). Na parte inferior da fotomicrogratia são visíveis nítidos espaços de retração e laceração do tecido conjuntivo. Coloração: azan. Aumento 75 x.
Fig. 14. Defeito do corte causado por uma irregularidade (dente) do fio da navalha do micrótomo, mostrando as pequenas lacerações do tecido nesta região (válvula aórtica humana). Coloração: resorcina-fucsina. Aumento 100 x.
Fig. 15. A oscilação da navalha do micrótomo causa a espessura desigual do corte, que no preparado pronto aparece com uma intensidade variável da coloração. A região mais delgada e mais fracamente corada é vista neste caso como uma faixa transversal desbotada sobre o corte (medula espinhal cervical humana). Coloração: método de Weigert para bainhas de mielina. Aumento 60 x. 15
10