Órgãos Linfáticos - - Timo
O timo é subdividido em lóbulos, cuja estrutura microscópica é caracterizada por uma região cortical e uma região medular, bem como pela presença de corpúsculos de Hassall. É constituído por um arcabouço ramificado de células epiteliais, e os espaços intercelulares são preenchidos por Hnfócitos T em vários graus de diferenciação.
Fig. 262. Timo humano, criança. O corte de três lóbulos do timo permite visualizar a organização em zona cortical rica em Hnfócitos (timócitos, Hnfócitos T) e zona medular contendo um número menor de linfócitos. Os cordões ramificados de células epiteliais heterogêneas do timo, com seus núcleos irregulares relativamente grandes, que constituem o estroma do timo, não são bem visualizados nos aumentos menores. Inclusão em plástico. Coloração: H. E. Aumento 40 X.
Fig. 263. No timo do adulto, a organização lobular é parcialmente perdida devido à "involução gordurosa" da região cortical. Nos cordões medulares remanescentes encontram-se grandes corpúsculos de Hassall com células epiteliais achatadas queratinizadas e contendo em parte restos celulares. Coloração: hematoxilinacromotrópio. Aumento 24 X.
Fig. 264. Corpúsculos de Hassall bem-desenvolvidos do timo de criança. Estes corpúsculos são formados por células medulares dispostas concentricamente e representam a característica mais notável desse órgão linfático. Com a idade, apresentam maior degeneração da porção central, transformando-se finalmente em cistos (compare com a figura anterior). Coloração: carmim-alúmen. Aumento 230 X.
125 ku