HMAN MAGAZINE #3

Page 14

ENTREVISTA

A

Exterminate surgiu em 2005 em Porto Alegre/RS, depois de algum tempo em 2009, sai o primeiro registro uma Demo “Insane Faith”. Em 2012 a banda lança o excelente EP “Ascencion”. Após três anos, em 2015 vem o primeiro full “Burn Illusion”, registro que evidencia a qualidade sonora da banda. Mais três anos e no final de 2018 temos mais um lançamento “Pray for a Lie”.

Em sua formação, a Exterminate conta com músicos experientes, que já tocaram em outras bandas e/ou ainda tocam. Em termos de sonoridade essa bagagem é fundamental, quando se tem como norte uma sonoridade técnica e brutal como a da Exterminate. Como chegou a essa formação? E quão importante é essa bagagem? Adriano: A banda passou por diversas formações até a minha chegada. No line up atual já são mais de 10 anos de estrada. Eu tocava

Tomando Forma

FORMAÇÃO Adriano Martini - Guitarra/Vocal Marcelo Feijo - Baixo Rafael Lewandoeski - Guitarra Sandro Moreira - Bateria

LINKS ÚTeIS FACEBOOK YOUTUBE

Pág. 26

“...gravar, tocar ao vivo e firmar o nome da banda aqui no Brasil e começar a levar para fora do pais nosso trabalho. É um longo caminho, mas estamos caminhando nossa estrada com firmeza.”

na Mental Horror. Um dia surgiu a oportunidade de tocar na Exterminate e logo mais tarde trouxe o Sandro. Toda a bagagem musical é valida, vindo de shows, gravaçoes etc. Ter musicos com mais experiência sempre ajuda. Depois da Demo “Insane Faith”, saiu o EP “Ascencion”. Como foi produzir e lançar esses materiais? O que eles representam para a banda? Esses materiais foram uma espécie de laboratório. Fomos nos preparando e tomando nosso rumo musical antes do primeiro full lenght. Acho isso importante , corrigimos o que achavamos “fraco“ e mantivemos as partes boas na nossa composição. Em 2015 a banda lançou seu primeiro disco de inéditas “Burn Illusion”, que teve um retorno bem bacana para a banda, imagino. Como foi a receptividade desse material? Foi muito boa! Bem positiva! Esse disco nos

deu uma boa visibilidade. Embora não fizéssemos tantos shows quanto queriamos. Esse play nos botou na cena . Nas capas dos discos e nas letras, fica clara a proposta lírica e gráfica da banda, total repúdio ao cristianismo e as imposições da igreja. Como é o processo de composição da banda? Vocês costumam ler ou se basear em algum fato histórico até mesmo cotidiano para compor? Gosto de falar sobre o domínio da religião, não somente o cristianismo mas TODAS as religiaões. Religião é uma forma de política é uma forma de manipular as pessoas, de intimida-lás, plantando medo e receio desde que se nasce. Toda religião é manipuladora, toda! A arte gráfica de “Burn Illusion” e “Pray for a Lie” foram criadas pelo artista gráfico Marcos Miller. Por que escolheram o trabalho dele? Quão importante esse conceito lírico e gráfico é importante para a obra da Exterminate? O Marcos é meu amigo de infância, morávamos na mesma rua, começamos a ouvir metal juntos desde moleque. Ele sabia desenhar e eu tocar! Acho ele um artista formidável!!! Ele capta o que queremos e faz trabalhos primorosos não so para o Exterminate mas para muitas bandas!!! Sobre o atual momento do underground brasileiro, existem muitas bandas novas surgindo e com muita qualidade, vide a Infected Sphere de Caxias do Sul. Essa renovação tanto de bandas quanto de público é algo natural, quase que um ciclo. Como você vê esse momento apesar de tanta ladainha política e de uma crise financeira Cara o Tomasini tem nosso total apoio e respeito o cara botou a guita na sacola e foi ao mundo mostrar seu material e seu trabalho! Foda demais! Tempos atras fiz um post sobre esse assunto, renovação na cena. Cara isso e deveras importante! Temos que renovar! Receber essa galera nova e outra, esse pessoal que tá vindo tem de ser bem recebido por nós! Temos a obrigação de mostrar que somos uma grande irmandade e não ficar fazendo cara feia porque muitos não conhecem determinadas bandas e coisas afim. Cabe a nós manter a renovação!

Marcelo Feijo Baixo Foto por Day Montenegro

Pág. 27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.