HC em Notícias - Fevereiro de 2015

Page 1

Informativo do

Hospital das Clínicas da FMUSP

nº 826 8 - Fevereiro de 2015

Disponível na Intranet

p.2

SAMSS foco VOCÊ com

em

p.3

p.3

Comissão de Bioética implantou Termo que institui as diretrizes na Relação entre Paciente, Profissional da Instituição e HCFMUSP.

p.4

Parceria com a SABESP incentiva a redução do consumo de água no Complexo HCFMUSP

p.8

Certificação ISO 9001:2008 Conquista abre novas perspectivas de mercado para as tecnologias de informação desenvolvidas no InCor.

p.6 e 7

Programe-se Nas páginas 6 e 7 você encontrará dicas de entretenimento com mostras, passeios e informações sobre a Virada Cultural 2015 e ainda os eventos que estão sendo organizados pela Instituição

Estudo mostra que a o samba traz benefícios, como redução de peso e aumento da massa magra.

p.5

Conheça em Nossa Gente a história de um

campeão da saude

No Encarte deste mês: Confira a nova composição do Conselho Deliberativo, Diretoria Clínica, Conselhos Diretores dos Institutos e Comissão de Planejamento e Controle


2

Fique por Dentro

HC em Notícias

Usufrua das parcerias firmadas pelo NGP O Núcleo de Gestão de Pessoas tem firmado parcerias com o intuito de obter descontos especiais para os funcionários. Entre elas, a da Academia Competition, que oferece: 30% nos planos de débito e semestrais e 25% de desconto nos planos anuais; extensão dos benefícios aos familiares (cônjuge e filhos); isenção de taxa de matrícula; carteirinha grátis; 20% de desconto em outros serviços, como avaliação física, exame médico e chave TGS (treino eletrônico) e acesso ao Competition Club (clube de vantagens).

Unidades Competition Oscar Freire

Higienópolis

Paulista

Endereço: Rua Oscar Freire, 2066 Cerqueira César - São Paulo Telefone: 3060-5555

Endereço: Rua Dr. Albuquerque Lins, 1080 - Higienópolis - São Paulo Telefone: 3660-8400

Endereço: Rua Cincinato Braga, 520 - Bela Vista - São Paulo Telefone: 3149-9777

Esses e outros descontos em restaurantes e salões de beleza podem ser conferidos na intranet, em Núcleo de Gestão de Pessoas. Aproveite!

Participe das atividades desenvolvidas pelo SAMSS, ajude-nos a garantir sua saúde e segurança

1 Questões

Expediente

mais frequentes

SAMSS foco VOCÊ com

em

- O que é PPRA? PPRA é a sigla de Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Esse programa está estabelecido em uma das Normas Regulamentadoras (NR-9) da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo a sua redação inicial dada pela Portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

2

- Qual o objetivo do PPRA? Estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HC em Notícias é uma publicação do Núcleo de Comunicação Institucional da Chefia de Gabinete da Superintendência do HCFMUSP Presidente do Conselho Deliberativo: Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior - Diretora Clínica: Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá Superintendente: Eng° Antonio José Rodrigues Pereira - Conselho Editorial: NCI e CCIs Jornalistas responsáveis: Isamélia S. S. Cavanheira Mtb 066/MS; Ana Cláudia O. Ananias Mtb 43448/SP Diagramação: Ricardo Alves Gomes - Revisão: Solange Cirelo - Fotos: Agnaldo Dias Correia Mtb 65339/ SP CTP Impressão e acabamento: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Tiragem 10 mil exemplares Disponível na intranet: www.phcnet.usp.br - Prédio da Administração - 3º andar - Telefone: 2661-6818 - Fax: 2661-7036 Site: www.hc.fm.usp.br - Twitter: twitter.com/hospitalHCFMUSP - e-mail: hcemnoticiasnci.adm@hc.fm.usp.br HC em Notícias se reserva o direito de editar e-mails e cartas encaminhadas à redação.


Fique

por Dentro

Fevereiro de 2015

Bioética do HC lançou em 1º de março Termo que institui nova relação entre Pacientes, Profissionais de Saúde e a Instituição

A

Comissão de Bioética da Diretoria Clínica do HCFMUSP desenvolveu, ao longo dos últimos anos, um importante e significativo trabalho para transformar o atual Termo de Responsabilidade para Pacientes Maiores e Capazes em um instrumento que trará mudanças qualitativas à relação: médico – paciente – Instituição. Uma das novidades do novo Termo é que ele passa a ser único para toda a Instituição; os demais termos já existentes servirão como termos de esclarecimentos para elucidações de intervenções específicas. O Termo garante autonomia ao médico na relação com o paciente e este terá autonomia para aceitar ou não o tipo de tratamento a ele oferecido. O Termo será entregue ao paciente quando admitido na Instituição. O paciente poderá indicar um representante (familiar ou não) para tomar decisões a respeito da sua saúde, caso se torne incapaz de fazê-lo ou ainda poderá determinar as diretivas antecipadas de sua vontade em relação a tratamentos a que venha a ser submetido.

Feche as torneiras

A

conscientização e a educação são fundamentais para mudanças em hábitos, colaborando na conservação da água. Seja um Guardião das Águas! O HC, junto com a Sabesp, apoia esta causa. Compartilhe suas ideias em: hcemnoticiasnci.adm@hc.fm.usp.br

O Termo foi padronizado e, portanto, será utilizado em todo o Sistema FMUSP-HC, deixando claro quais são os direitos e deveres do paciente, dos profissionais de saúde e da Instituição, e em qual contexto do SUS está inserido o HCFMUSP. Outro benefício que o novo documento assegura é a redução do tempo de permanência do paciente pós-alta, de 24h para 8h, o que vai possibilitar a liberação do leito para o atendimento de outra pessoa. Os procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de pesquisa serão executados após a concordância do paciente, depois de ter sido esclarecido pelo profissional, podendo ser apresentados por meio de Termo de Esclarecimento, que elucide intervenções específicas, ou Termo de Assentimento Livre Esclarecido, exclusivo para a pesquisa. Esses e outros detalhes podem ser conferidos no novo Termo que, desde o dia 1º de março de 2015, está em vigor em toda a Instituição e disponibilizado na intranet, em Administração Superior, Diretoria Clínica, Comissões e, por fim, Comissão de Bioética do HCFMUSP.

3


4

Fique por Dentro

HC em Notícias

Informática do InCor conquista

selo de qualidade internacional

O

Serviço de Informática do Instituto do Coração (SInfo) foi criado em 1978, já com o DNA do pioneirismo e da busca da excelência presente em sua constituição. O SInfo foi, por exemplo, precursor no Brasil no desenvolvimento do prontuário eletrônico do paciente e, em parceria com o Centro de Tecnologia Biomédica do InCor, do aparelho móvel de monitoramento de pacientes em leito de UTI (Medkart). Desde 2007, o serviço se configura como a única equipe em hospital credenciada, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para o desenvolvimento de projetos no âmbito da Lei de Informática e Inovação.

Ao findar 2014, o Serviço novamente comprovou a sua vocação para abrir fronteiras com mais uma conquista relevante: a obtenção do ISO – 9001:2008, selo de certificação de qualidade internacional. “Conseguimos atingir um resultado muito importante, não só para a Instituição, para o nosso cliente interno, mas para toda a equipe do Serviço, uma vez que tal conquista é consequência direta do trabalho e empenho conjunto de todos”, diz Marco Antonio Gutierrez, Diretor da área, parabenizando sua equipe.

Diretoria e equipes

N

de mãos dadas

a opinião do Prof. Dr. Edison Tayar, Diretor-Executivo do Instituto, a obtenção do selo de qualidade resulta de dois aspectos sinérgicos. Do ponto de vista institucional, houve nos últimos anos o alinhamento do Conselho Diretor, da Diretoria Executiva, da Presidência da Fundação Zerbini e da Superintendência do HCFMUSP em torno da meta de ampliar o escopo de certificações dos produtos e serviços do InCor. Isso não apenas com relação a novas acreditações como a ONA – 1 (conquistada pelo Instituto no final de 2014), mas também à ISO (lembrando que o Laboratório de Análises Clínicas – LAC é certificado ISO – 9001 desde 1999). Pelo lado do SInfo, continua Dr. Tayar, foi fundamental o envolvimento incondicional da equipe da área com o projeto. “São profissionais de reconhecidas excelência e capacitação cujo empenho foi um grande diferencial no processo”, diz.

Vera Bonato, Coordenadora do Serviço da Qualidade, área que assessorou o SInfo no projeto, concorda com a visão da Diretoria Executiva. Ao lado do imprescindível apoio da alta liderança do InCor, da Fundação Zerbini e da própria Diretoria da área, diz ela, “sabemos que um processo como esse só vai para frente porque temos lideranças internas que apoiam a proposta estratégica institucional e levamna adiante, incorporando-a ao cotidiano da equipe”.


Nossa Gente

P

elas ruas do maior complexo hospitalar da América Latina, Nilson Pereira da Silva, 50 anos, iniciou uma solitária jornada. O encarregado do Setor de Equipamentos de Combate a Incêndios do PA, do HCFMUSP, resolveu ir além, combatendo um inimigo que tem prejudicado a saúde de milhares de pessoas ao redor do planeta: o sedentarismo. “Um dia, há cerca de 10 anos atrás, ao terminar o expediente troquei o uniforme, coloquei meu tênis e, ao invés de pegar o ônibus de volta para casa, resolvi correr em volta do HC. Esse foi o começo de tudo”, contou. Após fazer os exames periódicos e verificar que tudo estava bem, foi em busca de superar seus próprios limites. Correndo sempre em volta do HC foi conquistando cada vez mais resistência, até que resolveu fazer o trajeto de volta para sua casa, localizada no bairro do Rio Pequeno. Nesta trajetória, após anos de treinamento e condicionamento físico, voltando para casa sempre correndo, começou a praticar a atividade física também aos fins de semana em parques, pelas ruas, e em seguida vieram as maratonas. Uma consequência natural de quem já tinha alma de atleta. “Primeiro me inscrevi nas corridas de rua; depois de completá-las com boas classificações eu me preparei para a São Silvestre”. Nilson sempre participa da maratona mais famosa do País e, na última, ele ficou entre os primeiros 5 mil. “Considero uma boa classificação, pois foram 34 mil inscritos. O importante é completar o longo trajeto que tem 15 km”, vibra. Nesta década de prática esportiva, Nilson perdeu 10 quilos e ganhou além de medalhas, mais saúde e vida, chegando aos 50 anos esbanjando vitalidade. “Quando eu corro não penso em nada, só em chegar” e quando perguntado sobre aonde pretende chegar ele responde: “aos 100 anos”.

Projeto Cuidando do Cuidador

O

Projeto do AMS/SAMSS, Cuidando do Cuidador CDC, é uma forma de assistir o servidor num momento delicado, além dos cuidados médicos. Confira os depoimentos de quem já foi agraciado pelo projeto:

Fevereiro de 2015

“Quando a gente inicia

qualquer coisa é sempre difícil, dá vontade de desistir, mas o importante é continuar, vencer a si mesmo é o maior desafio.”

Um campeão

da saúde

“Estou feliz pelo atendimento. Todos são muito atenciosos.” Andreia Oracic de Araujo

“O HC permanece na constante busca pela excelência.” Nilza Carmem de Lemos Junqueira Franco

5


6

Arte, Cultura e Lazer

HC em Notícias

O

Imagem: Exposição “Todos podem ser Frida” Estação Vila Madalena

s espaços do Metrô de São Paulo acolhem momentos de arte e conhecimento em suas estações. Entre as mostras fixas estão “Vitrine de Ikebana” (Estação Liberdade, da Linha Azul); “Ipiranga: o Bairro do Grito” (Estação Alto do Ipiranga); “Santo Amaro” (Estação Largo Treze) e “O Bonde em Santo Amaro” (Estação Adolfo Pinheiro). Para as exposições itinerantes, basta parar por alguns minutos nas plataformas de estações e admirar temas como: na Estação Santana, “Pequisa em Foco: Antártica”, com fotos sobre expedição ao território gelado e, na Estação Luz; “A História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo” (1847-2013), sobre o uso da energia desde o século XIX. Já na Estação Largo Treze (Linha Lilás), o assunto é “Um Século de História da Estrada de Ferro Campos do Jordão”, com fotos e registros de época da linha ferroviária mais alta do País. Essas mostras no Metrô expressam não apenas a vida de quem utiliza esse tipo de transporte, mas o registro histórico de uma grande metrópole sempre em movimento.

Caminhos do Triângulo

Q

uer participar de um passeio pela capital? Faça um tour guiado pelo Centro Histórico de São Paulo. Este trabalho conta com o apoio da Aliança Viva o Centro, uma Associação de mais de 20 anos que vem cuidando e preservando o Centro Histórico. Ao todo são 10 guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo, que fazem dois tours diários com saídas às 10h e às 14h, com duas horas de duração. Qualquer pessoa pode fazer; basta chegar 15 minutos antes. O custo é de R$ 15,00 por pessoa. Confira a programação: vivaocentro.org.br

Virada Cultural

P

2015

ode se programar, a Virada Cultural 2015 da capital já tem data definida: 16 e 17 de maio. Como em 2014, a Virada Cultural Paulista, que acontece em 27 cidades do interior, ocorre nos dois finais de semana seguintes em 2324 e 30-31 de maio. A programação completa ainda não foi divulgada pela Prefeitura de São Paulo.


Agenda Curso de Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde Mental Período: março a dezembro/2015 Público-alvo: Psicólogos, psiquiatras e enfermeiros Local: IPq Informações: 2661-6988 com Luciana | www.amban.org.br Realização: Programa de Ansiedade (Amban) do IPq

Curso de Abordagens Nutricionais Inovadoras para o Tratamento da Obesidade Período: de 3/3 a 23/4/2015, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h Local: IPq Inscrições: ambulim.ipq@hc.fm.usp.br

Curso Básico em Artroscopia - Joelho Datas: 3 e 4/3; 31/3 e 1/4/2015 Local: IOT Informações e inscrições: 3086-4106 | 3086-4107 cegom.fo@uol.com.br

EAD – Curso Básico de Eletrocardiografia Datas: 18/3 a 31/12/2015 Público-alvo: Médicos cardiologistas, clínicos gerais, médicos da saúde da família, residentes e estudantes de medicina e especialidades afins Local: Curso a distância (online) Informações: 2661-7025 hcfmusp.org.br

Desfechos negativos associados ao comportamento sexual Datas: 13/3 a 27/11/2015, das 18h às 20h Público-alvo: estudantes e profissionais da saúde e áreas de medicina, psicologia, educação e direito Local: IPq Promoção: Ambulatório de Impulso Sexual Excessivo do IPq Informações: 2661-6520 felipe.dantas@hc.fm.usp.br compulsaosexual.com.br

Fevereiro de 2015

III Curso Intensivo de Geriatria da FMUSP Datas: 26 a 29/3/2015 Local: FMUSP Informações: geriatria.intensivo@gmail.com gerosaude.com.br

Encontro Psicoeducacional – Psiquiatria Data: 27/3/2015, das 16h às 17h30 Local: IPq Público-alvo: dirigido a todos os interessados em transtornos alimentares Informações: 2661-6975 ambulim.org.br Não é necessária inscrição.

Curso de Doopler Vascular: uma abordagem avançada da Técnica Diagnóstica – Membros Inferiores, Superiores e Carótidas Datas: 27 e 28/3/2015 Local: CERB – InRad Informações: 2661-7067

Curso de Especialização em Revisão Sistemática e Metanálise da USP Período: 28/3/2015 a 26/3/2016 Público-alvo: Médicos, pesquisadores e profissionais de saúde Local: FMUSP Realização: Departamento de Patologia da FMUSP Informações: pesquisaclinica. org.br/metanalise

Curso Teórico-prático de Fisioterapia Hospital em Ortopedia e Traumatologia Período: 6/4 a 26/8/2015 Local: 7º andar do IOT Informações: 3086-4106 cegom.fo@uol.com.br iothcfmusp.com.br. Vagas limitadas.

CIOT 2015 - Congresso do IOT HCFMUSP Data: 9 a 11/4/2015 Local: Casa Grande Hotel – Guarujá (SP) Informações: ciot.com.br

Curso de Controle de Infecção Datas: 10 e 11/4/2015 Local: Serviço de OncoHematologia do ICr (antigo ITACI) - Rua Galeno de Almeida, 148 – 3º andar – Pinheiros Informações: icr.usp.br

Curso de Física de Ressonância Magnética Datas: 10 a 12/4/2015 Local: CERB – InRad Informações e inscrições: 2661-7067

Curso Básico de Artroscopia do Ombro Datas: 16 e 17/4/2015 Público-alvo: R4 de ombro em treinamento ou formados, ortopedistas iniciantes na artroscopia do ombro Local: Laboratório de Artroscopia IOT Informações: 3086-4106 cegom.fo@uol.com.br iothcfmusp.com.br

7


Ciência e Saúde Estudo do HC mostra que a prática do samba traz benefícios, como a redução do peso e aumento da massa magra

Além de divertir,

samba faz bem à saúde

Artista: Carybé Obra: Roda de Samba

E

studo realizado no Instituto de Ortopedia do HCFMUSP comprova que sambar regularmente emagrece e melhora o condicionamento físico. “O samba como atividade física não só ajuda na perda dos tão indesejados quilos a mais, como beneficia o organismo como um todo”, diz o fisiologista Paulo Roberto Santos Silva. Durante três meses os pesquisadores acompanharam 14 mulheres sedentárias, entre 20 e 40 anos, com massa corpórea entre 52 kg e 71 kg. As voluntárias participaram de ensaios pré-carnavalescos na escola de samba, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada ensaio. Após o período, as avaliações físicas (adipômetro, ergoespirométrico, balança de bioimpedância) constataram que as passistas tiveram uma diminuição de 15% no porcentual de gordura, um aumento de 2,2% da massa magra, e uma redução de 13,8% do peso. Outros aspectos que apresentaram uma melhora com a prática do samba foram: a capacidade respiratória, que teve um aumento de 18%, e a capacidade do coração de transportar O2, que aumentou 12%. “Com estes resultados, fica claro que o samba, atividade que faz parte da cultura brasileira, faz bem a saúde e proporciona uma melhora da qualidade de vida de quem o pratica. O samba tem o potencial de provocar os mesmos benefícios que caminhada, corrida, natação, e outros esportes.”, finaliza Paulo. Fonte: Blog HC em Movimento hcemmovimento.blogspot.com.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.