Page 1

Informativo do Hospital das Clínicas da FMUSP

p.2

p.4 Título de Cidadão Paulistano é concedido ao Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Jr.

A partir de abril, o HCFMUSP contará uma história.A nossa. p.5

Disponível na Intranet

nº 8257 - Março de 2014

HC cria Central de Relacionamento da Saúde Suplementar Programa do ICESP reduz em 90% a ida de pacientes diabéticos a PS oncológico

p.3

p.4 Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri é homenageado durante Congresso de Anestesiologia USP 2014

HC lança cirurgia endoscópica inédita no SUS para tratar hérnia de disco. Pouco invasiva, a técnica passa a ser disponibilizada no IOT.

p.8

Encarte: Instrução de Serviço ER-ICHC 001/2014 Dispõe sobre informações a familiares e colaterais de pacientes na Unidade de Emergência Referenciada do ICHC. A instrução estabelece normas referentes à entrada e permanência de visitantes e acompanhantes de pacientes internados ou em observação na Unidade de Emergência Referenciada.


Fique por Dentro O HC acaba de criar uma Central de Relacionamento da Saúde Suplementar para melhor atendê-lo(a). Ligue 4177 6100 e agende consultas e exames com mais facilidade. Mais de 8.000 clientes, usuários de planos de saúde e particulares, serão beneficiados com a agilidade do novo serviço de agendamento de consultas e exames. Para confirmar se o HC atende o seu plano de saúde Acesse: www.hc.fm.usp.br e clique em Informações Úteis. Permanecem inalterados os números das Centrais: Instituto do Coração (3067.0400); Instituto de Ortopedia e Traumatologia (3145.4050); Instituto de Medicina Física e Reabilitação (5549.0111).

Demonstrativo de pagamento de honorários médicos A Fundação Faculdade de Medicina está disponibilizando no Portal do Colaborador FFM o demonstrativo de pagamento de honorários médicos, onde é possível visualizá-lo mês a mês. Para consultá-lo digite www.ffm.br e clique em Portal RH.

A identificação será o seu número de CPF com o dígito, sem pontos ou traço e a senha, caso seja seu primeiro acesso, será sua data de nascimento no formato ddmmaaaa.

Ao ser direcionado para a página inicial do Portal do Colaborador, será necessário fornecer identificação e senha para a autenticação.

Caso haja alguma dificuldade ou dúvida no acesso, a área de Suporte poderá ser contatada no número/ramal 3087-1124 ou 3087-1125 ou email: cpdrh@ffm.br

EXPEDIENTE

Cronograma da entrega da cesta nos postos e residências

2

Mês

Residência

Posto

Abril/14

01 a 24

04 a 24

Maio/14

02 a 23

06 a 24

Junho/14

01 a 23

06 a 24

Julho/14

01 a 23

07 a 24

Agosto/14

01 a 23

06 a 23

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Presidente do Conselho Deliberativo: Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri - Diretora Clínica: Profa. Dra. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá - Superintendente: Dr. Marcos Fumio Koyama - Conselho Editorial: NCI e CCIs HC em Notícias é uma publicação do Núcleo de Comunicação Institucional da Chefia de Gabinete da Superintendencia do HCFMUSP - (Disponível na intranet: www.phcnet.usp.br) - Prédio da Administração - 3º andar - Telefone: 2661-6818 - Fax: 2661-7036 - Site: www.hc.fm.usp.br - Twitter: https://twitter.com/hospitalHCFMUSP - e-mail: hcemnoticiasnci.adm@hc.fm.usp. br - Jornalistas responsáveis: Ana Cláudia O. Ananias Mtb 43448/SP; Isamélia S. S. Cavanheira Mtb 066/MS - Layout/Diagramação: Solange Cirélo e Rita de Cássia da Silva Fotos: Agnaldo Dias Correia Mtb 65339/ SP CTP, Impressão e acabamento: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - Tiragem 10 mil exemplares HC em Notícias reserva o direito de editar e-mail e cartas encaminhadas à redação.


Fique por Dentro Programa reduz em 90% ida de pacientes diabéticos a PS oncológico. Um programa inédito desenvolvido pelo ICESP reduziu em 90% a procura de pacientes com câncer e diabéticos ao setor de Pronto-Atendimento do hospital. O programa de orientação e monitoramento dos pacientes, realizado pelo Serviço de Endocrinologia do ICESP, foi criado porque muitos pacientes com câncer apresentam nível glicêmico descompensado devido aos efeitos adversos causados por quimioterápicos e, por isso, precisam de um controle rápido para continuar o tratamento oncológico. Uma equipe multidisciplinar trabalha de forma continuada no monitoramento individualizado de cada paciente. A primeira etapa do atendimento é educá-los sobre a doença, ensinando-os a fazer o automonitoramento glicêmico em casa e a realizar ajustes nas doses de medicação, interagindo com a equipe médica semanalmente, via e-mail. A orientação é feita por um enfermeiro referência, de forma didática, com ilustrações, demonstrações teóricas e práticas, para orientá-los sobre a aplicação da insulina. O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, evitando interrupções ou atrasos do tratamento causado por descontrole glicêmico. Com o desenvolvimento do projeto, o ICESP realizou uma pesquisa que constatou que após 30 meses da implantação, 361 pacientes foram atendidos, dos quais 185 mulheres e 176 homens, com idade média de 62 anos. Dos pacientes encaminhados pelo controle pré-operatório, nenhum teve a cirurgia adiada por nível glicêmico inadequado. Outro indicativo é que antes da intervenção do grupo, 40 pacientes compareceram ao Pronto-Socorro e, depois, apenas quatro, o que representa redução de 90%

Profissionais do SESMT promovem Capacitação da NR-32 no IMREA

No dia 20 de março, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT/ HCFMUSP promoveu a capacitação da NR-32 para os colaboradores do IMREA-V.Mariana. A NR-32 estabelece diretrizes na implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. Todas as unidades: Lapa, Umarizal, HC, e Rede de Reabilitação Lucy Montoro participaram através de videoconferência. Estiveram presentes participantes de todos os setores do IMREA. A equipe multiprofissional do SESMT ministrou aulas referentes aos riscos biológico, físico e químico, bem como quanto ao risco de exposição acidental a material biológico através de matéria perfurocortante, a que estão expostos todos os profissionais do hospital.

Geriatria conquista Espaço Ecológico no Complexo HC.

O Serviço de Geriatria do HCFMUSP inaugurou em 17/03/14 um Espaço Ecológico nas dependências do complexo Hospital das Clínicas (em frente ao prédio da Medicina Nuclear). O local será preservado pelos facilitadores e colaboradores do Programa Gero Saúde, que buscam a troca de conhecimento e vivência. No local serão cultivadas hortaliças, flores e plantas medicinais. Além do plantio, oficinas serão oferecidas aos participantes. Segundo a coordenadora do programa, Rosany dos Santos, o objetivo do projeto é estimular mecanismos naturais de integração com o meio ambiente e também convívio social. As atividades no novo espaço serão desenvolvidas, de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 15h. Informações pelos fones: 2661-8021/6639.

3


Fique por Dentro Congresso Anestesiologia USP 2014 Atualização e III Encontro de ex-residentes de Anestesiologia Promovido pelas Disciplinas de Anestesiologia das Faculdades de Medicina da USP e de Ribeirão Preto, o Congresso Anestesiologia USP 2014 - Atualização e III Encontro de ex-residentes de Anestesiologia, realizado nos dias 21, 22 e 23/03/14, no Centro de Convenções Rebouças, gerou a atualização e interação dos profissionais que atuam nas diferentes áreas da anestesiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP e em outras instituições de referência do Brasil e do exterior. Durante o evento, diversos aspectos da assistência e pesquisa foram abordados, com treinamento prático em workshops e sessões com especialistas, convidados internacionais e egressos da Instituição. Na cerimônia, o Professor Dr. Giovanni Guido Cerri, Diretor da Faculdade de Medicina da USP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP foi homenageado, recebendo do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, uma placa. Em comemoração aos 70 anos da Anestesiologia da USP foi também realizada a solenidade

de formatura dos médicos residentes das Faculdades de Medicina da USP e de Ribeirão Preto. Além da presença do Governador do Estado e do Diretor da FMUSP, participaram da solenidade a Profª Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, o Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior, Vice-Diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP e o Dr. Marcos Fumio Koyama, Superintendente do HCFMUSP.

Professor José Otávio é Cidadão Paulistano Em sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, que foi transferida para a Sala da Congregação da Faculdade de Medicina da USP, o Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Jr. recebeu, na sexta-feira (28/03), o título de Cidadão Paulistano, por seus serviços prestados e dedicação à Medicina e à cidade de São Paulo. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Laércio Benko e aprovada pelos vereadores. “É a Universidade que se sente honrada quando o Prof. José Otávio recebe essa homenagem” - destacou o Vice-Reitor da USP Prof. Vahan Agorian, que representou o Reitor, Prof. Marco Antonio Zago. Estiveram presentes o diretor da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Giovanni Guido Cerri; a Diretora Clínica do HCFMUSP, Profa. Eloisa Bonfá; Superintendente

4

do HCFMUSP, Dr. Marcos Fumio Koyama; autoridades, vereadores, Professores Titulares, médicos, funcionários e profissionais da saúde. Vice-diretor da FMUSP e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas, o Prof. Dr. José Otávio da Costa Costa Auler Jr. também foi cumprimentado por seus familiares, que vieram especialmente da cidade de Jaú.


Nossa Gente A partir de abril, o HCFMUSP contará uma história. A nossa. Protagonista de uma trajetória especial, o gigante Hospital das Clínicas da FMUSP está prestes a comemorar 70 anos de existência. Nesta jornada, o maior complexo hospitalar da América Latina chega ao ápice de sua existência em pleno estado de excelência, sempre alçando novos voos. Aprimorando e disseminando o conhecimento em prol da vida, estimula seus componentes a sempre irem além, trilhando um caminho de muito suor e sucesso.

Eu sou HCFMUSP! Aguarde!

5


Arte, Cultura e Lazer Paço das Artes abre exposições

O Paço das Artes, localizado na Cidade Universitária USP, na capital paulista, recebe duas exposições até abril: Duplo Olhar apresenta mais de 110 obras de arte contemporânea do colecionador Sérgio Carvalho, num recorte curatorial de Denise Mattar. São apresentados trabalhos de diferentes mídias e artistas de faixas etárias diversas. Instabilidade Estável, por sua vez, é a mostra selecionada para a primeira edição da Temporada de Projetos 2014, que problematiza tanto aspectos da sociedade e do indivíduo padronizado, quanto o próprio sentido atual da arte. As duas exposições são gratuitas. O local abre de terça à sexta-feira, 10h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30 e fica na Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, Butantã. Informações pelo telefone: 3814-4832.

Mostra “Em torno de Narciso” no MAC-USP O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta o trabalho do artista Hudinilson Junior (in memorian), com a exposição “Em Torno de Narciso”. As obras mostram diversas fases da trajetória e a complexidade da prática artística de Hudinilson, caracterizada por trafegar por diversas modalidades, entre desenhos, carimbos, pinturas, objetos e colagens. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de agosto na nova sede do MAC-USP, localizada na Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, abrindo às terças das 10h às 21h, e quartas aos domingos das 10h às 18h. Informações: 2648-0258.

6


Agenda XVIII Curso Anual de Eletrocardiografia (à distância) Data: 31/03/14 a 31/12/14. Inscrições: até 1/08/14 Público-Alvo: Médicos cardiologistas, clínicos gerais, médicos da Saúde da Família, residentes e estudantes de medicina Informações: 2661-2309. E-mail: cursosmedicos.eep@hc.fm.usp.br

Congresso Clínica Psiquiátrica Data:24 a 26/04/14 Local: CCR Informações: 2661-6962

Curso de Física de Ressonância Magnética

Data: 4 a 06/04/14 Público-alvo: Médicos radiologistas, residentes, alunos de pós-graduação, biomédicos, físicos, técnicos e tecnólogos em radiologia. Local: InRad- Centro de Estudos Radiológicos “Rafael de Barros” (CERB). Informações: 2661-7067. E-mail: cerb.inrad@hc.fm.usp.br

Curso de Capacitação de Órteses em membros superiores – módulo de dedos e polegares

Data: 4 e 05/04/14 Público-alvo: Graduandos do último ano de Terapia Ocupacional, terapeutas ocupacionais e terapeutas da mão Local: Centro de Estudos Godoy Moreira – CEGOM Informações: 3086-4106. E-mail: cegom.fo@uol.com.br

Encontros Psicoeducacionais 2014- Depressão e Transtorno Bipolar Palestra “Depressão: doença do corpo ou da mente?” Data:11/04/14, das 14h às 16h Inscrições: 30 minutos antes do evento no local. Evento gratuito. Local: Anfiteatro principal do IPq Informações: 2661-6648. Site: www.progruda.com

Atualização e Técnica em Biópsia de Próstata Guiada por USTR (Ultrassonografia Transretal)

Data:11 e 12/04/14 Local: InRad- Centro de Estudos Radiológicos “Rafael de Barros” (CERB). Informações: 2661-7067. E-mail: cerb.inrad@hc.fm.usp.br

Semana da Cirurgia de Cabeça e Pescoço da USP - SECCAPE - USP 2014 Data:28/04/14 a 02/05/14 Local: CCR Informações: 2661-6425

Curso BI-RADS - Enfoque prático e correlação com Ultrassonografia

Data:25 a 27/04/14 Local: InRad- Centro de Estudos Radiológicos “Rafael de Barros” (CERB). Informações: 2661-7067. E-mail: cerb.inrad@hc.fm.usp.br

Curso Densitometria Óssea

Data:9 e 10/05/14 Público-alvo: Médicos radiologistas, clínicos em geral, residentes e ortopedistas Local: InRad- Centro de Estudos Radiológicos “Rafael de Barros” (CERB). Informações: 2661-7067. E-mail: cerb.inrad@hc.fm.usp.br

Curso de Tratamento e Prevenção de Lesões no Esporte Data: 25 e 26/04/14 Público-alvo: Profissionais da saúde Local: Centro de Estudos Godoy Moreira – CEGOM Informações: 3086-4106. E-mail: cegom.fo@uol.com.br

Curso de Atualização em Transtornos da Sexualidade, Identidade de Gênero e Orientação Sexual

Data: 12/04/14 a 29/11/14 Público-alvo: Profissionais e estudantes da área de saúde Local: Escola de Excelência/IPQ - HCFMUSP Informações: 2661-6520. E-mail: escoladeexcelencia.ipq@hc.fm.usp.br

7


Ciência e Saúde HC lança cirurgia endoscópica para tratar hérnia de disco Prestes a completar 70 anos de existência, o Hospital das Clínicas da FMUSP, maior complexo hospitalar da América Latina, passa a oferecer mais um procedimento inédito no SUS (Sistema Único de Saúde): o tratamento de hérnia de disco lombar por cirurgia endoscópica.

A técnica é aplicada com anestesia local e sedação, para permitir monitorar os movimentos do paciente. Após a anestesia, é feita uma pequena incisão e inserida u m a c â nu l a p o r o n d e p a s s a rá o endoscópio e os instrumentais apropriados para a retirada do disco lesado. O paciente tem alta no mesmo dia. “Estamos realizando um estudo comparativo entre as técnicas aberta e endoscópica e passamos a oferecer de forma regular esta cirurgia”, diz o Ortopedista Dr. Alexandre Fogaça, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia HCFMUSP. No Brasil, cerca de 300.000 pessoas são submetidas por ano a procedimentos cirúrgicos abertos para tratar a hérnia de disco. “Apesar do índice alto de sucesso neste tipo de procedimento, as complicações que podem acontecer, como infecções, além do tempo de reabilitação prolongada, estimulam o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, como a endoscópica”, explica o especialista. Segundo o Dr. Fogaça, existem estudos que mostram que a cirurgia feita com o auxílio do endoscópio é tão eficaz quanto a tradicional, com a vantagem de ser menos invasiva. Apesar da técnica englobar quase todos os tipos de hérnias de disco, cabe ao médico avaliar, individualmente, se o procedimento é indicado para o paciente.

8

HC em Notícias 8257, março 2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you