2.1. Introdução Iniciaremos aqui o estudo da Mecânica, que é o ramo da Física em que se estuda o movimento. Estudar o movimento significa, antes de tudo, entender como os objetos se movem. É necessário sabermos descrever, de modo preciso e quantitativo, como esses objetos se deslocam com o passar do tempo. Por exemplo, quando observamos uma pedra que cai, não basta dizer que ela se move cada vez mais rapidamente à medida que se aproxima do solo; é preciso fazer medidas de tempo e de espaço, para especificar onde a pedra se encontra em cada instante, de modo que possamos entender quais são as causas que a fazem mover-se e de que maneira efetivamente se move. A Mecânica se divide, para efeitos de estudo, em: I
I
I
Cinemática – parte da Mecânica que descreve os movimentos, sem investigar suas causas; Dinâmica – parte da Mecânica que propõe modelos para a causa dos movimentos e suas alterações; Estática – parte da Mecânica em que se estudam os sistemas físicos em equilíbrio. Neste capítulo, iniciaremos o estudo da Cinemática. Procuraremos nos preocupar apenas com os movimentos e as grandezas físicas que podem descrevê-los, como velocidade, espaço percorrido, tempo e aceleração.
PA
NT
HE
RM
ED
IA/
KE
YD
ISC
2.2. Conceito de Movimento Quando estudamos um assunto cientificamente, devemos tomar muito cuidado com a escolha do vocabulário utilizado, pois as palavras podem representar conceitos específicos, integrando um jargão (e, portanto, só apresentando um sentido especial, próprio, em meio a determinado grupo de pessoas). No caso da Física, por exemplo, a palavra movimento adquire significado mais preciso e restrito do que o geral, usado no dia a dia: movimento é sempre um conceito relativo, ou seja, só faz sentido falar em movimento de um corpo em relação a um referencial. Veja, por exemplo, o caso de um passageiro sentado em uma poltrona de um ônibus que percorre uma avenida; para um físico, descrevê-lo como em movimento, em relação a um poste na avenida, ou parado, em relação ao motorista do ônibus, são atitudes igualmente plausíveis e úteis.
Velocidade, deslocamento, aceleração. Para o estudo de um objeto em movimento esses conceitos são fundamentais.
cap02_volp.P65
16
7/10/2010, 15:45