Eletroquímica - Caderno de Atividades - 3.ª edição

Page 24

Capítulo

3

Potencial de Eletrodo e suas Aplicações 1. Conceito de potencial de eletrodo (E)

2. Medida do potencial de eletrodo-padrão (E0)

Para medir ddp (diferença de potencial) ou voltagem ou fem (força eletromotriz) da pilha devemos usar um voltímetro entre os dois eletrodos.

A escolha de um eletrodo como referencial (o eletrodo-padrão de hidrogênio) permite calcular o potencial de eletrodo de uma semicélula. O valor de E0 para o eletrodo-padrão de hidrogênio foi convencionado como sendo 0 V (zero volt), quer ele atue como ânodo, quer como cátodo. O eletrodo-padrão de hidrogênio (EPH):

voltímetro leitura digital

+

fio de platina

Para medir a ddp inicial da pilha deve haver pouca passagem de corrente elétrica, portanto, a resistência interna do voltímetro deve ser elevada.

H2 a 1 atm

+

solução 1 mol/L de H+(aq)

+

KNO3 Cu

Zn

25 °C Zn2+ [Zn2+] = 1 mol/L

Cu2+ [Cu2+] = 1 mol/L

O valor 1,10 V demonstra que cada semicélula tem um potencial elétrico chamado potencial de eletrodo (E), isto é, a diferença desses potenciais resultou 1,10 V. Concluímos que • a diferença de potencial elétrico é de 1,10 V; • o potencial do eletrodo de cobre (polo positivo) é maior que o do eletrodo de zinco (polo negativo). A diferença de potencial elétrico entre os eletrodos de uma pilha, medida com voltímetro numa situação em que a pilha esteja fornecendo pouca corrente elétrica para um circuito, é representada por ΔE. Se essa diferença de potencial for medida nas condições-padrão, isto é, concentração dos íons igual a 1 mol/L e temperatura de 25 ºC, ela é denominada diferença de potencial-padrão e é representada por ΔE0. Pilha de Daniell ΔE0 5 1,10 V.

22

H2

placa de Pt porosa

1,10

Pt

Evidências mostraram aos cientistas que a platina negra tem a propriedade de adsorver o gás hidrogênio, ou seja, de reter em sua superfície as moléculas desse gás. Como a quantidade de elétrons (nuvens de elétrons) é grande na platina, o hidrogênio irá emparelhar os seus elétrons mais facilmente com a platina do que o próprio hidrogênio; como consequência, enfraquece a ligação covalente entre os átomos de hidrogênio. superfície de Pt negra

H

H

Pt Pt grande nuvem de elétrons

cátodo: 2 H1 1 2e2 ânodo: H2

H2

E0 5 0 V

2 H1 1 2e2

E0 5 0 V

Eletroquímica | Caderno de Atividades

EQ_C03_022a46.indd 22

12/4/15 11:10 AM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.