HANDS ON 14

Page 1

ON TRAVEL

O glamour do verão: Rep. Dominicana + temporada de cruzeiros

Para os melhores, o melhor! 18 de abril de 2023 8h às 19h (Exposição, painéis e almoço de networking) Centro de Convenções Rebouças www.onnatv.com.br Presencial | Digital | Plataforma B2B Platina Ouro Prata Bronze EMPRESÁRIOS BRASIL
Realização e Promoção Media partner Apoio Institucional Apoio Sustentabilidade eccaplan Consultoria em Sustentabilidade Apoio NETHOSPITALITY BRASI L Produção Executiva
12 EDITORIAL Novos tempos, novos desafios 14 SPEAKERS ON Luiz Marins 16 ON INTERVIEW Paulo Ventura 24 SPEAKERS ON Willy Herrmann 42 SPEAKERS ON Suely de Souza 44 ON SUSTENTÁVEL RadiciPlastics conquista a cada ano espaço de mercado com foco em inovação e sustentabilidade 62 ON TRAVEL Punta Cana de sonho 54 ON TRAVEL Glamour a bordo 52 ON STYLE A elegância proporcionada pelos óculos de sol 48 ON IMAGES Sinergia, networking & gastronomia 38 ON CULTURA Nada será como antes 70 GALERIA DOS NOTÁVEIS
REZENDE/ASSUNTO DIGITAL CARLOS PRADO
RAFA

NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS

Definida as futuras ações sociopo líticas em nosso país com o fim das eleições, seguimos em frente com a 14ª Hands On, destacando nesta edi ção o empresário Carlos Prado, um Líder (com “l” maiúsculo, mesmo) que destaca a importância do turismo como um grande negócio para o Bra sil, neste novo governo, e sua impor tância para a economia brasileira. Importante não esquecermos que, com o arrefecimento da pan demia e a ascensão de um novo governo, o turismo ressurgirá com força total a partir de 2023, pela sua importância em uma cadeia que passa pela geração de empregos, atingindo inúmeros setores. E, não é demais reforçar, por conta de seu impulso à economia.

O potencial está aí: mais de oito mil quilômetros de praias, rios, par ques nacionais, a Amazônia, e inú meros outros atrativos. Temperando tudo, a hospitalidade e o bem-rece

REPÓRTER

Vanda Fulaneto

CONSELHO EDITORIAL

Adelson Coelho

Carlos Eduardo Oliveira Otavio Neto Rogério Macadura

DEPARTAMENTO

COMERCIAL

Otavio Neto otavio@onnatv.com.br

UMA PUBLICAÇÃO DO GRUPO ON Media

ber natos do brasileiro. Um potencial que tem ainda muito a crescer, em função da natural vocação do país.

Por esse conjunto, não é coinci dência que na Hands On que encer ra editorialmente 2022, tenhamos também uma grande entrevista com Paulo Ventura, presidente da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, diretor exe cutivo do Expo Center Norte e líder nato do segmento M.I.C.E.

E como sempre em nossas pági nas, o melhor do lifestyle, dessa vez com foco em Punta Cana, na Repú blica Dominicana, bem como na re abertura da temporada de cruzeiros marítimos de altíssimo padrão.

No mais, de toda a equipe da Hands On e da plataforma #Sempre JuntosBR, nossos mais sinceros votos de Boas Festas e um espetacular fim de ano a todos, com muita saúde.

Porque 2023 promete e continu aremos juntos.

ASSINATURA E DISTRIBUIÇÃO +55 (11) 11 98803-0299

COLABORADORES

Adelson Coelho

Luiz Marins

Helena de Mendonça Godoy Luciana Albuquerque

Rodrigo Januário Suely de Souza Toni Sando Willy Herrmann

Redação e administração: Radar Comunicação e TV LTDA. (CNPJ 36.398.837/0001-88)

Av. Fernando Nobre n. 11 - Vila de São Fernando Golfe - Cotia /São Paulo Tel.: +55 (11) 11 98803-0299

A HANDS ON não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados.

Não é permitida a reprodução total ou parcial sem a prévia autorização.

Data de publicação: 28/11/2022

12 HANDSON 14 EDITORIAL
CEO e PUBLISHER Otavio Neto otavio@onnatv.com.br
EDITOR
E JORNALISTA RESPONSÁVEL Carlos Eduardo Oliveira MTB: 2401/DF PROJETO GRÁFICO E DESIGN Purim Comunicação Visual
CEOGrupoOnMedia e Publisher HANDS ON OTAVIO NETO
DESENVOLVIMENTO PROJETOS ESPECIAIS Luiz Octavio Pinto Neto (JAKA) luizoctaviopn@icloud.com +55 (11) 98400-9130 FOTOS E ILUSTRAÇÕES Rafa Rezende/Assunto Digital (Capa), Gregory Gregoragi (Galeria) Adobe Stock, Divulgação e Freepik Premium

LUIZ MARINS

Antropólogo, escritor e consultor www.anthropos.com.br

A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

Muitas pessoas me perguntam qual é a verdadeira responsabilida de social das empresas?

A grande responsabilidade so cial das empresas é gerar emprego e renda para as pessoas.

Essa é a gran de missão do setor empresarial. Tudo o mais que as em presas possam fa zer, será bem-vindo, mas pouco adian tará uma empre sa fazer muito pela comunidade se ela não gerar emprego e renda, não crescer, não se desen volver, pois o que ela fizer terá um tempo curto, pois ela não sobrevi verá se não tiver lucros, resultados, desenvolver novos produtos e serviços, portanto não gerar mais empregos e mais renda a seus colaboradores.

emprego, renda, enfim, riqueza para a sociedade.

A GRANDE RESPONSABILIDADE

SOCIAL DAS EMPRESAS É GERAR EMPREGO E RENDA PARA AS PESSOAS

Mas para que isso seja possível é preciso lembrar que uma em presa é feita de pessoas, de seus colaboradores em todos os níveis da hierarquia. Isso significa que cada um de nós, colabo radores, temos que dar o melhor de nós para que a empresa cresça, se desenvol va, tenha sucesso.

Uma empresa também é feita por seus fornecedores e, assim, como fornecedores temos que dar o melhor de nós para que nossa empresa cliente cresça e se desenvolva e possamos crescer com ela.

Assim, o grande papel social de uma empresa é desenvolver produtos e serviços que vão ao encon tro das necessidades das pes soas. Esse é o grande serviço que uma empresa presta.

Por isso e para isso ela precisa ter resultados finan ceiros positivos, para que esse lucro possa ser revertido em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e novos serviços que, tendo a preferência do mer cado, faça a empresa crescer, se desenvolver e, novamente, gerar

E é preciso lembrar que uma empresa também é feita por seus clientes que devem usar os pro dutos de acordo com as especifi cações, conversar com a empresa dando a ela sugestões de melhoria de produtos e serviços e compre endendo que só através de um lu cro justo a empresa poderá ampliar sua capacidade de produzir, servir e, novamente, cumprir o seu papel social de gerar emprego e renda. Assim, somos todos parte nessa responsabilidade social, cada um fazendo o seu papel da melhor for ma para que o todo, a sociedade, as pessoas e o País cresçam de for ma justa e responsável. Pense nisso. Sucesso!

14 HANDSON 14
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
SPEAKERS ON
16 HANDSON 14 INTERVIEW ON
JOYCE CURY

UMA DÉCADA DE DESAFIOS

Diretor Executivo do Expo Center Norte e Presidente da UBRAFE e destaque por sua longeva atuação à frente do Expo Center Norte, Paulo Ventura comenta o momento vivido pelo setor após o lockdown e projeta o futuro do Grupo Baumgart através da criação do complexo Cidade Center Norte

Profissional de destaque exponencial no seg mento M.I.C.E. ao longo dos últimos anos, Paulo Ventura tem na bagagem uma sólida gestão à frente do Expo Center Norte, em São Paulo, templo de algumas das mais prestigiosas feiras e congressos no país, além de importante equipamento do entretenimento na capital.

Após o período conturbado por força do lockdown, o também presidente da UBRAFE – União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios – partilha em entrevista à HANDS ON sua visão otimista na retomada e crescimento do setor, destaca a solidez do mes mo (“uma verdadeira fortaleza”, comenta), bem como revela os novos projetos e (grandes) investimentos do Grupo Baumgart, o qual o Expo Center Norte integra, para 2023. “Aos poucos, estamos voltando aos patama res de 2019. Nossa expectativa é seguir o planeja mento de expansão e revitalização dos ativos, que incluem os novos projetos da Cidade Center Norte”.

HANDS ON – Em relação ao segmento M.I.C.E., é seguro afirmar que hoje já vivemos o pós-pandemia? Paulo Ventura – Creio que sim. Com o avanço da vacinação e a retomada gradual dos eventos, aos poucos estamos voltando aos patamares de 2019. As pes soas estão começando a se sen tir mais seguras para atividades sociais e com isso, o setor volta a ser impulsionado.

HANDS ON – Como o Expo Cen ter Norte atravessou o período de lockdown?

PV – Assim como em todas as empresas no Brasil e no mun do, por conta da COVID-19 e a restrição sanitária de eventos, o nosso espaço permaneceu fechado até a au torização do governo para a retomada gradu al. Durante o período, acionamos nosso plano de contingência e não medimos esforços para manter o nosso quadro de funcionários e a saú de financeira do espaço.

17 HANDSON 14
“AS
PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A SE SENTIR MAIS SEGURAS PARA ATIVIDADES SOCIAIS E COM ISSO, O SETOR VOLTA A SER IMPULSIONADO”

HANDS ON – Em relação a cronograma, existem eventos adiados ainda a programar?

PV – Com a retomada gradual, muitos eventos, inclusive recorren tes, estão retornando o seu calen dário. Um deles, por exemplo, foi o Brasil Game Show, evento de gran de relevância no setor e na América Latina e que há dois anos não tinha uma edição presencial.

HANDS ON – Com 2022 se aproximando do final, quais as tendências dos atuais indicadores econômicos, no Expo Center Norte, e no segmento? Os índices de 2019 já foram atingidos?

PV – Estamos fechando o ano com resultados acima do esperado, com índices muito próximos ao de 2019. A retomada dos eventos se mostrou forte e consistente. Visitação acima de médias históricas. Estes dados aumentam nossas expectativas para o ano de 2023.

HANDS ON – E quais as expectativas para 2023?

PV – Enquanto grupo, nossa expectativa é se guir nosso planejamento de expansão e revitaliza

PROPÓSITO

ção dos ativos, iniciar os novos projetos da Cidade Center Norte e manter nosso calendário de eventos o mais movimentado possível, tal qual acontece em 2022. Nosso propósito é ofere cer o melhor do entretenimento para os paulistas e os melhores equipamentos de lazer, com pras e negócios do Brasil.

HANDS ON – O que promotores de eventos têm tido que fazer diferente no presente, por conta da pandemia? Que eventuais adaptações são essas?

PV – A pandemia mudou muito os hábitos de to dos. Alguns dos cuidados que os promotores incor poraram em sua rotina é atenção redobrada, à ao uso de álcool em gel e, em alguns casos, máscara. Essa atenção passa, da mesma forma, pelo pro cesso de montagem, onde a obrigatoriedade do uso de EPIs se tornou tácita. Neste ano, a amplia ção dos prazos de montagem e entrada antecipa da aos pavilhões foi mais generosa, sabíamos da nossa responsabilidade e atuamos neste sentido, provendo o promotor destes benefícios.

18 HANDSON 14 INTERVIEW ON
DIVULGAÇÃO
“NOSSO
É OFERECER O MELHOR DO ENTRETENIMENTO PARA OS PAULISTAS E OS MELHORES EQUIPAMENTOS DE LAZER, COMPRAS E NEGÓCIOS DO BRASIL”

HANDS ON – Qual o momento da empregabi lidade, terceirizada ou não, no setor M.I.C.E., no Brasil?

PV – A retomada gradual dos eventos faz com que o setor seja impulsionado, gerando, também, mais oportunidades de emprego. Somos responsá veis por uma gigantesca cadeia produtiva. Impul sionamos o turismo, o consumo, o transporte, lo gística, entre tantos outros setores da economia. O setor M.I.C.E. é forte e deu várias demonstrações de sua fortaleza ao longo deste ano. Foram 18 meses parados e ainda assim voltamos com força total.

HANDS ON – Como surgiu o conceito termo Ci dade Center Norte?

PV – O complexo Center Norte, que contempla Shopping Center Norte, Lar Center, Novotel e Expo Center Norte são grandes ativos independentes que movimentam mais de 50 mil pessoas ao dia. Embora funcionem de modo autônomo, eles pos suem grande sinergia entre si e terão cada vez mais, conforme o bairro planejado seja construí do. Levando esse cenário em consideração, o ter mo Cidade Center Norte nasceu para traduzir, de forma simples e prática, o que realmente o maior complexo da zona norte pratica: ofertar as mais variadas modalidades de entretenimento e, em breve, moradia, saúde e educação em um único espaço para as famílias.

HANDS ON – Acaba de ser anunciado um aporte de R$ 120 milhões até 2023 relativos à expan são e revitalização do Shopping Center Norte. Em um segundo momento, os investimentos podem chegar a R$ 1,2 bilhão. Em que esses investimentos envolvem o Expo Center Norte e o projeto maior, a Cidade Center Norte?

PV – A expansão do shopping propõe um adi cional de mais de 10 mil metros quadrados de área construída, que acrescenta um potencial de qua se 30 novas lojas no complexo. As obras já fo ram iniciadas e serão divididas em duas fases, com previsão de inauguração do novo espaço em setembro de 2023. Junto ao Center Norte, o Shopping Lar Center irá passar por um pro cesso de revitalização, com a chegada de novas lojas, opções de entretenimento e gastronomia. As obras no espaço têm objetivo de modernizar e criar atrativos para o público no empreendi mento, oferecendo uma experiência completa além das já consagradas opções de arquitetura, decoração, design. Ambas as iniciativas fazem parte do primeiro movimento de investimento de mais de R$ 1,2 bilhões na construção da nova centralidade que promete transformar a Cidade Center Norte e torná-la uma referência em São Paulo. Sobre os demais ativos, por se tratar de um assunto estratégico, por enquanto, não abri mos informações.

19 HANDSON 14
DIVULGAÇÃO

HANDS ON – De que consiste o segmento de saúde que pretende ser implantado no complexo?

PV – Como disse, por se tratar de um assunto estratégico, por enquanto não abrimos informa ções sobre esse ativo.

HANDS ON – Como diretor do Expo Center Norte, como funciona o organograma interno, a intersecção com os demais “braços” do grupo, uma vez que todos – shoppings, hotel – atendem ao setor de hospitalidade?

PV – Trabalhamos para que todos os ativos da Cidade Center Norte tenham completa sinergia entre si, um complementando o outro. Embora sejam ativos do setor de hospitalidade, cada um cumpre uma proposta diferente, desde eventos de grande porte para públicos de nicho, até programas em família. Dessa forma, atendemos a todos os gostos e necessidades de nosso público.

HANDS ON – Como avalia a chegada à região de outro grande projeto de hospitalidade, o Distri to Anhembi, já em andamento?

PV – Acreditamos muito na força da zona nor te da capital. O nosso maior intuito é desenvolver, ainda mais, este pedaço tão es pecial da cidade. Com isso, qual quer empreendimento que venha para contribuir com o desenvol vimento da região, é bem-quisto por nós.

HANDS ON – Alguns eventos são muito longevos e plenamente identificados com o Expo Cen ter Norte. Olhando em retros pecto, quais os que realmente fizeram a história do complexo, e por que?

PV – Todos os eventos fize ram e fazem parte da nossa história. O que é mar cante, nesse caso, é o relacionamento em comum que temos. Criamos literalmente uma “via de mão dupla” com nossos “parceiros de negócio”. Sim, me

20 HANDSON 14
ON
INTERVIEW
MARCOS HONMA
“ACREDITAMOS MUITO NA FORÇA DA ZONA NORTE DA CAPITAL. O NOSSO MAIOR INTUITO É DESENVOLVER, AINDA MAIS, ESTE PEDAÇO TÃO ESPECIAL DA CIDADE”

refiro aos nossos clientes como parceiros, porque sem a existência desta verdadeira parceria, não teríamos construído essa relação de sucesso mú tuo. O segredo do sucesso do Expo Center Norte é intrinsecamente ligado ao sucesso dos eventos que aqui acontecem.

HANDS ON – Qual o atual momento da UBRAFE? Quais os frutos da anunciada parceria com a Live Marketing Consultoria?

PV – A UBRAFE é uma associação de 36 anos de existência e que até o inicio de 2020 contava com promotores de feiras de negócios em seu quadro associativo. No início da pandemia, o setor teve a necessidade de se unir em torno de propósitos co muns e desta forma abrir a entrada de centros de convenções e exposições no quadro associativo da entidade. De lá para cá, a UBRAFE vem se reestru turando e se fortalecendo. A parceria com a Live Marketing faz parte da estratégia de reestruturação e crescimento e nossos objetivos são audaciosos. Queremos fechar o ano com 60 associados e mais do que isso, com um plano de trabalho para 2023 coeso e factível, entregando valor ao associado.

HANDS ON – Que balanço faz hoje de uma carreira de gestor iniciada na hotelaria, e ultimamente muito identificada com o Expo Center Norte?

PV – O saldo é exponencialmente positivo. Muita gratidão à família Baumgart pela confian ça e oportunidade. Tenho verdadeira adoração pelas histórias que ainda hoje escuto do Dr. Curt Otto Baumgart. No Expo Center Norte, tive a fe licidade de conhecer um sujeito extraordinário, Sérgio Pasqualin, de quem tenho muita saudade e que me ensinou tudo sobre feiras. Esse lugar é mágico! Aqui, pude ser autêntico, transparente e principalmente, viver os valores que aprendi com meus pais e que se fundem com os valo res do grupo. Não existe alquimia mais sincera e produtiva. Em 2022 completo dez anos de de dicação ao Expo Center Norte. Parece que foi ontem, mas lá se vão 3650 dias de muitas emo ções. Que venham mais!

22 HANDSON 14 INTERVIEW ON +
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
CONTEÚDO
SOLUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA SEUS PROJETOS Rua Joaquim de Almeida, 230 São Paulo/SP CEP: 04050-010 Tel: 55 11 5593-5120 programasom@programasom.com.br www.programasom.com.br Atendemos em todo o Brasil Unimos talento e tecnologia para proporcionar experiências inesquecíveis. Trabalhamos com projetos corporativos, esportivos, culturais e de entretenimento. Programasom Programasom Programasom Programasom ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO CAPTAÇÃO DE IMAGENS, TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA, STREAMING E SATÉLITE PRODUÇÃO DE CONTEÙDO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOS PROJEÇÕES PANORÂMICAS E MAPEADAS. PAINÉIS DE LED

UM DIA VOCÊ TERÁ UM CARRO ELÉTRICO!...

SERÁ?

Só tem uma resposta para esta pergunta... Talvez!

Cada vez fica mais claro que a mobilidade elétrica é uma alternati va regional, sazonal e social. Deixan do bem claro que esta é uma avalia ção de momento, que dependendo do avanço das tecnologias, que são cada vez mais rápidas, de situações geopolíticas e acima de tudo da nossa mãe natureza.

A geração ener gética sempre foi, e provavelmente sem pre será, um exercício tão regional como fa zer pesca submarina no Sahara ou visitar uma colônia de Sherpas nudistas no inverno Nepalês!

sa os países produtores de petróleo têm se valido do seu potencial estra tégico para obter vantagens elevan do os seus preços.

Felizmente aqui no Brasil, como em alguns outros poucos países, po demos contar com a produção de etanol biocombustível sem impactar a matriz de produção de alimentos.

CADA VEZ FICA MAIS CLARO QUE A MOBILIDADE ELÉTRICA É UMA ALTERNATIVA REGIONAL, SAZONAL E SOCIAL

Este ano o mundo se deparou com a dura realidade da invasão Russa na Ucrânia que nos mostrou a fragilidade energética da Europa que radicalmente mudou a percepção da mobilidade elétrica na região. Os car ros elétricos até agora vistos como baluartes da ecologia neste final de ano poderão ser interpretados como os algozes de comunidades encaran do o racionamento de energia. O fato é que prioridades serão estabelecidas e certamente os passeios com luxu osos Teslas, Audi eTrons ou Porsches Taycans diante de monumentos as escuras, arvores de Natal sem luzes, residências com aquecimento reduzi do ou pessoas literalmente passando frio serão uma triste demonstração de falta de bom senso.

Porém não podemos esquecer que no rastro da crise energética Rus

Em constante evo lução as novas gera ções de etanol, como o celulósico, minimizam ainda mais a geração de poluentes em toda a cadeia produtiva. Sim, toda a cadeia produti va! Vamos lembrar que hoje em dia para atender a demanda alguns países tem recorrido as usinas a carvão para gerar eletricidade!

Os dias de hoje demostram clara mente que a flexibilidade, como a do carro FLEX (etanol ou gasolina) ou os veículos híbridos e o potencial de ge ração local de energia, seja solar, eó lica, geotérmica, cinética etc. são uma absoluta necessidade para manter o progresso e a independência.

A indústria automobilística já apresentou a alternativa do Hidrogê nio Combustível que ainda é limitada pela logística de abastecimento algo que certamente será equacionado. Até a próxima, Willy.

24 HANDSON 14 SPEAKERS ON
Representanteda
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
SPOT ON RAFA REZENDE/ASSUNTO DIGITAL

O ALTRUÍSTA

Fundador e presidente do Grupo Tour House e liderança inconteste da retomada do turismo pós-lockdown no país, a trajetória de sucesso do empresário Carlos Prado reafirma valores como empatia, diversidade e senso de coletividade

Um dos nomes mais representativos no setor de turismo, o empresário Carlos Prado, fundador e presidente do Grupo Tour House, e Conselheiro da Abracorp - Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, é também cofundador do Movimento Supera Turismo Brasil. Não é pouco.

Não por coincidência, foi elei to Personalidade do Turismo Skål 2021, premiação assinada pela Skål International São paulo. Líder setorial e empresário apaixonado pelo turismo, o executivo se colo cou à frente das movimentações do setor no momento mais deli cado dos últimos anos.

Paulista nascido na zona rural de Atibaia, aos 19 anos Prado mu dou para São Paulo buscando es tudar e trabalhar. “Pulei de empresa em empresa, tive dois, por vezes três empregos, para me manter, pagar as contas, longe da família. Em 1997, fui con tratado pela Nascimento Turismo como contador e, depois, gerente financeiro da empresa. Eu só ti nha 20 anos, e fiquei lá por três anos”, lembra.

Dali em diante Prado foi construindo sua tra jetória até que, em 1999, criou a Tour House, em

presa hoje com 32 anos que o enche de orgulho. “Falo sempre que estudar é a melhor alternativa, e se eu sou o que sou hoje, tudo que conquis tei foi pela educação. Meu lema é: estudo e mais empatia nos levam onde temos que chegar”.

Movimento Supera Turismo Brasil

O movimento Supera Turismo Brasil foi idealizado por Carlos Prado e Aldo Leone Filho, CEO da Agaxtur, e lançado em 1 junho de 2020, apenas três meses após o decreto da pandemia de Covid-19 no Brasil. “Tínhamos três objetivos: levar o máximo de informações e protocolos para os viajantes des locarem-se com segurança, mo bilizando veículos de comunica ção e companhias áreas; manter o máximo de empregos possível; e o terceiro, mas não menos importante, manter a chama do turis mo acesa mesmo durante a pandemia. Com muito trabalho, agora conseguimos ver o resultado”.

A retomada dos grandes eventos, congressos e seminários pelo país impulsionou o crescimento do turismo de negócios no primeiro semestre de 2022. Mas o fato de o setor ter retomado gradualmente,

27 HANDSON 14
“UM DOS TRAÇOS MARCANTES DO MOVIMENTO SUPERA BRASIL É QUE TODOS OS PROTAGONISTAS DA INICIATIVA FORAM VACINADOS CONTRA O PERSONALISMO E O MANDONISMO. IMPEROU O SENSO COLABORATIVO E VOLUNTÁRIO”

MUITO MAIS QUE UMA AGÊNCIA

A Tour House é uma empresa voltada a viagens de lazer, corporativas, e eventos de incentivos. Com foco especial no setor corporativo, oferece inteligên cia artificial e muito mais facilidades ao setor corpo rativo na hora de programar as viagens de executi vos e colaboradores. A Tour House é especializada na criação, produção e logística para eventos nacionais e internacionais, com desenvolvimento de campa nhas e elaboração de viagens de incentivo, cuidan do da criação, produção, logística terrestre e aérea e gestão de custos, com soluções criativas e inovado ras alinhadas às principais tendências do mercado. Além disso, a empresa tem seu braço para viagens de lazer, através de uma equipe de especialistas.

com protocolos de segurança, e não ter estendi do o fechamento por mais tempo, contribuiu para uma retomada mais rápida.

“Um dos traços mais marcantes do Movimen to Supera Brasil é que todos os protagonistas da iniciativa foram vacinados contra o personalismo e o mandonismo. Imperou o senso colaborativo e voluntário. Nesse sentido, foi uma experiência de gestão horizontalizada, onde a comunicação online funcionou plenamente”.

Unidos Pela Vacina

O Movimento Supera Turismo só teve sucesso porque conseguiu unir a cadeia de turismo. Juntou associações e empresas do setor em torno do mes mo objetivo. E da mesma forma aconteceu com ou tro movimento encabeçado por Carlos Prado. “Em 2020, o pessoal estava achando que a pandemia já tinha acabado e eu vendo os dados que o Instituto Butantã mostrava, dados da Organização Mundial de Saúde, sabia que não era isso que estava acontecen do. E não dava pra ficar parado. Então começamos a falar sobre a vacina”, lembra. “Com o Movimento Supera Turismo Brasil tínhamos muitas restrições, nós não podíamos falaram da vacina por ele, mas então surgiu algo ainda maior, o ‘Unidos Pela Vacina’, que ganhou uma forte liderança, com visibilidade, caris ma do público e da mídia, que foi a empresária Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Adminis tração do Magazine Luíza”, completa.

O avanço da vacinação era essencial para a retomada do setor e Carlos abraçou mais esse mo vimento para trabalhar em prol da retomada da área que tanto ama. “Já tínhamos a ideia de que as viagens voltariam com o efeito cebola, camada por camada: primeiro os vizinhos de São Paulo, Rio de Janeiro, depois América Latina e, por fim, Estados

28 HANDSON 14 SPOT ON
DIVULGAÇÃO

DIVERSIDADE É PROPULSORA DOS NEGÓCIOS, AJUDA A VENDER. QUANDO TENHO DENTRO NA EMPRESA PESSOAS DE ETNIAS DIFERENTES E DE CULTURAS DIFERENTES, MAIS FÁCIL SERÁ PARA ENTENDER COMO ELES SÃO E CRIAR PRODUTOS PARA ESSE PÚBLICO”

Unidos, que estavam com as fron teiras fechadas. Depois de um tem po, com mais de 70% das pessoas vacinadas, as fronteiras começa ram a abrir. Tudo que eu ganhei na minha vida foi pelo turismo, e eu queria retribuir, então investi muito dinheiro”, diz.

Ele conta que o movimento conseguiu mais de R$ 50 milhões em doações e 2,5 milhões de itens para a saúde, como caixas, refrigeração, ar condicionado, computador. “Tudo que era essencial para que a va cinação, que não fosse agulhas e seringas, que o go verno comprava, nós conseguíamos”, lembra. “Apoia mos a compra da vacina. Nossa equipe não tinha o objetivo de comprar vacinas apenas para nossos funcionários, e sim trazer tudo para o Programa Na cional de Imunização. Trabalhamos lado a lado com o Ministério da Saúde e temos ciência de que salva mos milhares de vidas”.

Retomada promissora

Os números da retomada do turismo no Brasil caminham posi tivamente. E não só para o setor, mas para a própria economia, já que eles representam uma gran de geração de empregos e mo vimentam uma grande cadeia que conta com hotéis, restauran tes, passagens áreas, terrestres e marítimas, agências de via gens, etc. “Eu acredito que tudo isso que tínhamos previsto, está acontecendo. Eu não vejo o turismo como uma coi sa que não se conecta a outra, o turismo pode ser maior que o que já temos, se todos trabalharem juntos, então a palavra que nos conectou sempre foi a união. Tínhamos informações vinda de fora e queríamos ajudar. Com todas essas informações e essas pessoas brilhantes juntas, vimos que o tu rismo só voltaria de forma completa no final de 2023. Acreditamos que agora, com a vacinação, o turismo começou sua retomada. Já temos quase a mesma quantidade de voos de 2019”, analisa.

“O setor está voltando, mas como foram dois anos paralisados, vai demorar um tempo para se

29 HANDSON 14
REZENDE/ASSUNTO DIGITAL
RAFA
“A

ajustar, já que infelizmente várias empresas pa raram no meio do caminho. Para voltar com sua plenitude prevemos que será somente do último semestre de 2023 para o primeiro de 2024”.

Tendências e oportunidades

Mirando o futuro, Carlos Prado, já apontava algumas tendências que surgiram na pandemia como algo que ficaria. Estava começan do uma nova era, onde as pessoas estão dando mais valor ao bem -estar e as viagens de negócios se fundiam com as de lazer. “Nosso comportamento mudou. O pico de viagens agora é às quintas-feiras, já muitas as pessoas estão em ho me-office”, diz.

POVO SOMOS NÓS.

É MEU GRANDE SONHO. QUERO VER UM BRASIL MUITO MELHOR”

Nesse contexto, a Tour House criou uma plataforma onde dis ponibiliza condições diferencia das para funcionários das empresas – executivos e colaboradores em viagens de negócios são esti mulados a aproveitar mais das cidades para onde vão, estendendo suas estadias por mais alguns dias para o turismo de lazer.

O país tem a maior rede hoteleira da Amé rica Latina e conta, hoje, com mais de 150 em

preendimentos hoteleiros em construção. Para Carlos Prado, com os novos investimentos sendo feitos e nesse ritmo de retomada, o sonho é de que, na próxima década, o turismo chegue ao patamar de 12% do PIB brasilei ro. “As dimensões continentais do país favorecem a diversidade de ofertas de parques naturais. No entanto, a atividade turística requer investimentos planeja dos e adequados, para valori zar a experiência do visitante. É preciso dedicar atenção à re vitalização dos nossos parques naturais, para elevar o grau de atratividade dos mesmos. In vestir em campanhas voltadas para a divulgação e orientação do turista, seja ele doméstico ou estrangeiro. Dentro da ideia de Turismo de Proximidade, só no estado de São Paulo, há uma riqueza imensa de parques naturais, onde a Mata Atlântica é exem plo”, comenta Prado.

O fato é que o país poderia usar muito mais seu turismo, se olhasse para ele como um negócio e não somente como lazer. Carlos Prado acredita que a iniciativa privada e poder público, juntos, po

30 HANDSON 14 SPOT ON
“O
SE QUISERMOS MUDAR, A GENTE CONSEGUE, UMA PROVA DISSO É A SUPERAÇÃO DO TURISMO. O BRASIL AINDA É JOVEM, TEMOS MUITO O QUE FAZER E ESSE
RAFA REZENDE/ASSUNTO DIGITAL
49 ESFE Magazine 2020 Jornal ● Portal ● Eventos ● Revista ● Emarketing ● Redes Sociais ● Educação /mee_turismo /mercadoeeventos /mercadoeeventos /MercadoeEventos Edição Especial 47ª Abav Expo Internacional de Turismo -Setembro 2019 QUAIS OS RUMOS Agências e Operadoras, Assistência ao Viajante, Aviação, Hotelaria, Cruzeiros, Parques e Locadoras RETROSPECTIVA Relembre os fatos que marcaram o setor em 2018 SUPLEMENTOS ESPECIAIS empresários e executivos do turismo DO TURISMO? NA AVIAÇÃO COMERCIAL E LUGAR NA AGENDA POLÍTICA ABREM BOAS PERSPECTIVAS PARA O SETOR de autoridades, WWW.MERCADOEEVENTOS.COM.BR

dem promover a evolução do turismo na direção do desenvolvimento sustentável do Brasil. “O turis mo é, por natureza, agregador. O relacionamento humano e interpessoal é essencial na hotelaria, nos meios de transporte, no agenciamento de viagens e na produção de eventos. O tu rismo é um grande empregador de mão-de-obra. Gera e distribui renda. É uma indústria que cria negócio, é uma cadeia enorme. E tudo que aconteceu no turis mo mundial foi, em grande par te, por iniciativa privada, então o governo precisa parar de olhar somente para o agronegócio, precisa começar a olhar para o turismo como negócio”, discorre o empresário.

cidade aos destinos, torná-los mais conhecidos e desejados. “É preciso trazer pessoas qualificadas para os governos, porque dentro de cada muni cípio é que estão todos os artifícios para alavan car o turismo. O papel das prefeituras municipais e das demais instituições locais é determinante”, salienta.

PRECISO TRAZER PESSOAS

Turismo, um grande negócio para o Brasil Sempre em movimento, Carlos Prado acaba de lançar o livro “Tu rismo – Um Grande Negócio Para o Brasil”, durante a recente edição do Festuris, em Gramado (RS).

Para ele, a pandemia que res tringiu grandes deslocamentos, despertou a percepção de que há muitos atrativos pouco ou nada conhecidos num raio de 300 Km da origem do viajante. De carro ou de ônibus, pode-se plane jar viagens economicamente viáveis e muito com pensadoras. Mas, para isso, é preciso dar publi

A obra reúne três tripés: o pri meiro, mostrar ao mundo o turis mo como um negócio rentável e extremamente importante para a economia brasileira; o segundo, reverberar a importância do autor para a educação e as ações so ciais em prol de um país melhor, com mais opor tunidades (por isso, toda renda dos exemplares será revertida ao Instituto Educatodos, idealizado e presidido por Prado desde setembro de 2020). Por fim, o livro é uma forma de praticar aquilo que o empresário tanto proclama, de que ‘juntos so mos mais fortes’, visto a união de empresas e entidades nos movimentos em prol do turismo e da vacinação no Brasil, já que a obra é uma antologia de textos assinados por terceiros –manifestações relevantes de parceiros, empre endedores e amigos que, em comum, atuam para engradecer a atividade turística no país. Prado diz que “se trata de um gesto. De uma atitude em favor do coletivo. A pandemia Covid-19, que tanto nos desalentou e gerou so frimento, despertou e fortaleceu o sentimen to de solidariedade recíproca. Todos aprendemos que, acima das disputas concorrenciais, está a pre servação saudável da nossa ‘galinha dos ovos de ouro’, que é o turismo”. O dirigente acrescenta que “apostar na vaidade pessoal do ‘eu sozinho’ não passa de ilusão. Afinal, o turismo é uma cadeia amalgamada por elos. É um ecossistema regido pela complementaridade”, diz.

32 HANDSON 14 SPOT ON
DIVULGAÇÃO
“É
QUALIFICADAS PARA OS GOVERNOS, PORQUE DENTRO DE CADA MUNICÍPIO É QUE ESTÃO TODOS OS ARTIFÍCIOS PARA ALAVANCAR O TURISMO”
www.onnatv.com.br | bit.ly/onnatv | www.cnt.com.br O PROGRAMA QUE GERA NEGÓCIOS E CRIA RELACIONAMENTOS Otavio Neto ON na TV otaviopneto Terça-feira | às 20:45 pm | Rede CNT Business | Events | Lifestyle | M.I.C.E.

Assim, “Turismo – Um Grande Negócio Para o Brasil” chega para acrescentar ideias e reflexões, consolidar valores e propósitos que o autor vem cultivando, bem como inspirar iniciativas similares. Mas, mais do que isso, destaca o empresário, a pu blicação tem dois pilares: chamar atenção do poder público e doar a renda das vendas para o Instituto Educatodos, “pois somente com a educação é que vamos manter esse mundo”.

Governança ambiental, social e corporativa

Empreendedor nato, Carlos Prado é um ativista para que o turismo seja tratado como negócio pro missor que é, mas também incentivador do turismo responsável e sustentável que consegue agregar valor aos destinos, tanto para quem visita como para a população residente. “Esse turismo é ins trutivo e educativo, propicia a aquisição de novos conhecimentos, desmancha preconceitos e alarga horizontes. Ensina a respeitar e preservar os recur

sos naturais e a valorizar o legado histórico, arqui tetônico, artístico e cultural construído pela mão do homem. Esse conjunto vem ao encontro do con ceito fundamental de desenvolvimento sustentável. Não por acaso, o turismo é considerado a ‘indústria da paz’”, ensina.

Relembrando toda sua trajetória à frente desses movimentos nesses últimos dois anos, o empresário diz que quando o Supera Turis mo cumpriu o seu papel no enfrentamento da pandemia, todos saíram fortalecidos e melho res. Incentivador da cocriação, da construção conjunta, da colaboração e do diálogo produ tivo para chegar as melhores soluções, Prado adota a união como seu modelo de gestão, na Tour House ou em outras iniciativas que apoie ou lidere. “Acredito que, hoje, o turismo brasilei ro está bem mais amadurecido e articulado. No fundo, aprendemos a cultivar a ideia de fórum permanente, seja para lidar com questões pon

34 HANDSON 14 SPOT ON
DIGITAL
RAFA
REZENDE/ASSUNTO
Content and Information for Leaders CONFIRA AS EDIÇÕES DA ECONOMY&LAW no aplicativo da The Winners Prime Leaders Magazine (Apple Store para IOS e Google Play para Android) Disponível na Disponível na

tuais que exijam mobilização rápida, seja para dar consistência a projetos de médio e longo prazo, que requerem interface com instâncias governamentais e da iniciativa privada”.

Na Tour House, ele conta que após o período pandêmico gerar algumas demissões, a recontra tação está in progress. “E em uma pegada de one love, de união. A Tour House está muito mais pro dutiva, para gerar mais riqueza, e aumentando a taxa salarial, consequentemente, aumentando a qualidade de vida dos nossos colaboradores”.

Em suas palavras, os líderes precisam abraçar de fato o ESG (de Environment, Social & Governan ce, sigla referente às boas práticas socioambientais e corporativas das empresas), tirar do papel e pra ticar. “Quanto a gente começou a neutralizar o CO² muita gente nos perguntou se isso trazia cliente e eu respondi: ‘isso eu não sei, mas limpa a minha cons ciência’”, relembra. “É preciso trazer mais inclusão, mais diversidade. Isso pode gerar um custo maior no início, mas quando eu tenho dentro de casa pes soas de etnias diferentes, por exemplo, negros, asi áticos, brancos, de religiões diferentes, de cultu ras diferentes, mais fácil será para entender como eles são e criar produtos para esse público. A diversidade é propulsora dos negócios, ajuda a vender”, completa.

Para explicar seu modelo inclusivo de gestão, o empresário espera que seus colaboradores consumam o que vendem. “Já dizia Henry Ford, que todo mundo que trabalhava na Ford deveria ganhar o su ficiente para comprar um Ford. Aqui na Tour House não é diferente. Temos que dar oportunidade e apostar para que as pessoas ganhem mais, e consumam mais, assim tudo vai girar”, reflete.

Por fim, Carlos Prado reforça a importância de uma boa gestão, pilar ESG praticado na Tour House. “Temos que investir muito. Precisamos de educa ção e formação, porque tem muita gente que vai à escola, vira doutor, mas não tem caráter. Com boa formação temos a chance de construir o Brasil que queremos. O povo somos nós. Se quisermos mudar, a gente consegue, prova disso é a superação do tu rismo. O Brasil ainda é jovem, temos muito a fazer. Meu grande sonho é ver um Brasil melhor”.

RETOMADA EM ALTA

Dados do Conselho de Turismo da Fecomer cio-SP mostram que, até abril de 2022, o turis mo já tinha uma alta de 32,2% acumulada – e o faturamento do segmento mais do que triplicou logo nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões). Nos dois trimestres deste ano, a hote laria teve um salto de 31,4%, comparando-se o primeiro ao segundo trimestre de 2022. O ren dimento líquido saltou de R$ 542 milhões para

36 HANDSON 14 SPOT ON +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br

ANO DE 2022

Um hub de união de Líderes e compartilhamento de melhores práticas e ideias inovadoras que impactam a vida empresarial e a sociedade como um todo. A proposta é buscar soluções que possam ajudar as organizações a inovar

SempreJuntosBR semprejuntosbr www.sjbr.com.br
INOVAR E SE RECUPERAR NO
38 HANDSON 14 CULTURA ON MARCOS HERMES

NADA SERÁ COMO ANTES

Aos 80 anos, o eterno Milton Nascimento diz adeus aos palcos –

mas não à música

Extraído da canção homônima, o título da ma téria fala por si só.

Brindando uma torrente de comemorações no mesmo ano – oito décadas de existência, 60 anos de carreira e 50 do lançamento do mítico álbum “Clube da Esquina”, recentemente eleito o melhor disco da música brasileira em todos os tempos (ver box) –, Milton Nascimento elegeu 2022 para sair de cena.

Dos palcos, mas não da música. Milton, o “Bitu ca”, anunciou que alguns possíveis discos e partici pações especiais em obras de amigos virão. Minei ramente, no seu ritmo atual.

E que despedida! Alavancando mais de 500 mil expectadores por palcos do Brasil e do mundo (Eu ropa, EUA), a turnê “A Última Sessão de Música” não poderia ter sido mais triunfal.

O epílogo aconteceu, como não poderia deixar de ser, em sua amada BH, com direito a emoções á flor da pele de 50 mil devotos.

“Eu jamais poderia encerrar essa parte da mi nha vida de tantos anos na estrada sem homena

LEGADO UNIVERSAL

Ao longo das seis décadas de carreira, nada que Milton “Bituca” Nascimento fez ou compôs supera o seminal “Clube da Esquina”, que se gue fazendo história – acaba de ser justamente entronado por um júri de especialistas como o maior disco da história da MPB. No álbum duplo de 1972, mundialmente famoso pela foto da capa com dois meninos em contexto rural, Milton, o lí der musical inconteste da trupe, reuniu os amigos (Lô e Márcio Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, os compositores Fernando Brant e Ronaldo Bas tos) para misturar Beatles, MPB, rock progressivo e doses de psicodelia na criação de um marco da música mundial.

39 HANDSON 14

Com a cantora Simone, em show em São Paulo

gear aqueles que me acompanham esse tempo todo: os fãs. E essa turnê foi pensada especialmen te pra vocês!”, declarou, visivelmente emocionado.

Antes, após retornar da parte internacional do tour, o artista emplacou nove datas no Espaço Uni med, em São Paulo – um marco. Com o feito, a casa entra literalmente para a história da música nacional.

No último deles, o penúltimo da consagrada car reira, o cantor passou em revista os hinos da consa grada carreira.

Bituca! Bituca! Qual arquibancada em dia de clássico, antes e durante todas as apresentações brasileiras da turnê, Milton era saudado carinhosa mente pelo público em uníssono com o apelido.

Repertório? De arrepiar: “Ponta de Areia”, “Paula e Bebeto”, a maravilhosa “Clube da Esquina No. 2”, “Maria, Maria”, “Nos Bailes da Vida”, “Cio da Terra”, “O Que Será”, “Coração de Estudante”, “Tudo o Que Você Podia Ser”, “Cais”, “O Trem Azul”... e contando. Acompanhado de grande banda, as duas horas de show emocionavam o público com as gemas da carreira do cantor.

Retomando a leta de “Nada Será Como Antes”: “qualquer dia a gente se vê”. Obrigado, Milton.

Agradecimento Especial: Espaço Unimed

UMA LÁGRIMA PARA GAL COSTA

Chorando, em seu derradeiro show, no Minei rão, Milton dedicou a apresentação “à minha que rida amiga Gal Costa”, falecida dias antes. A pre coce e repentina saída de cena da cantora (“antes do combinado”, como dizia outro totem falecido na mesma data, o excepcional Rolando Boldrin) deixa um vácuo na MPB. Baiana de Salvador, Gal (Maria da Graça Costa Penna Burgos), carisma imenso, voz inigualável, é a maior cantora brasi leira em todos os tempos após Elis Regina.

40 HANDSON 14
CULTURA ON
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
+CONTEÚDO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA | Plataforma de relacionamento | Networking | Geração de Negócios | Conteúdo e Conhecimento ON na TV Otavio Neto otaviopneto www.onnatv.com.br Business | Events | Lifestyle

SUELY DE SOUZA

AS INFLUÊNCIAS DOS MESES UNIVERSAIS, PELA NUMEROLOGIA, TÊM SIGNIFICADOS EM TERMOS DE SITUAÇÕES E ATITUDES

Novembro de 2022 será Mês Universal “8” (2022 + 11= 17=8)

Mês Universal “8”

O mês 8 é o mês da execução. É hora de colocar em prática tudo que se aprendeu e mexer nas peças que impedem a che gada ao topo ou aos objetivos mais impor tantes da nossa vida. Não se deve perder tempo com assuntos menores e nem dar guarida para desa venças pessoais. É fundamental ser prá tico e objetivo, visar a resultados e preferir substituir a remendar. Durante o mês de Novembro, será um período propicio para estabelecer relações de negócios, colocar pla nos em ação. Há crescimento e ex pansão comercial. Favorável para atividade intencionalmente dirigi da, para tomar grandes decisões comerciais. A tendência é para me lhorar os negócios e as finanças. Alianças e grandes desenvolvimen tos na área comercial, tanto inter na como externamente. Ascensão na economia e interesses voltados para assuntos de negócios. É tem po de prosperidade, ocasião em

É PRECISO

TRABALHAR, DIRIGIR, ORGANIZAR, GERIR E, SOBRETUDO, TOMAR AS RÉDEAS DOS ACONTECIMENTOS,

PARA NÃO TER MÁS SURPRESAS

que planos de grandes escalas são postos em ação. É momento em que ocorrem fusões e novos ne gócios se formam e a maquinaria comercial se expande. Prevalecem os assuntos materiais; é preciso trabalhar, dirigir, organizar, gerir e, sobretudo, tomar as rédeas dos aconteci mentos, para não ter más surpresas. É mui to importante que te nhamos consciência de que 8 representa a colheita, portanto só colheremos o que plantamos. 17= exige autoconfiança e fé, desafiados pela bus ca de harmonia para lidar com o poder.

Dezembro de 2022 será Mês Uni versal “9” ( 2022 + 12 = 18=9)

Mês Universal “9”

O mês 9 é o mês da conclusão. Assuntos antigos que ficaram em aberto devem ser concluídos e re visados de maneira minuciosa. Re almente durante esse período tere mos o sabor de fim , pois 2022 está terminando. E não podemos nos es quecer de que para o 9 o sucesso e a felicidade resultam da compaixão, das atividades humanitárias e do

42 HANDSON 14
SPEAKERS ON

desapego emocional. “9”é um mês voltado para o trabalho voluntário, para amizade, tolerância e compre ensão. Durante o mês de Dezembro, personalidades bem conhecidas es tão nas notícias e recebem atenção. O comércio e a indústria eliminam pessoal desnecessário. São feitos inventários pessoais e comerciais, assim como avaliação de esto que, de eficiência e produtividade. O ciclo chega ao fim e com isso a tendência é mudar e ajustar-se ao ciclo novo que está chegando. Tem po favorável para acabar ou con cluir qualquer coisa, para usufruir das amizades, presentear, e fazer gentilezas aos outros. A comple

mentação, a conclusão e o térmi no cobram os seus direitos aqui. Um tipo de limpeza geral acontece e muita sujeira é varrida. Durante este tempo as coisas inúteis são descartadas; negócios antigos são terminados; extremidades soltas são atadas; relacionamentos não satisfatórios são rompidos; coisas são perdidas. É necessário traba lhar desapego, generosidade e per dão. Ganância, ciúmes e egoísmo têm reações mais fortes do que o normal. Muitos esforços passados, ações e palavras colhem agora seus frutos. 18= autoconfiança para resolver assuntos materiais , mas desafiados pela fé.

+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br

RADICIPLASTICS CONQUISTA A CADA ANO ESPAÇO DE MERCADO COM FOCO EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Especializadanofornecimentodeplásticosdeengenharia,indústriadointerior paulistatemoperaçãosustentadaemprocessosecologicamentecorretos, viáveisesocialmentejustos,alinhadaaoGrupoRadici,doqualfazparte

No mês em que olhos do mundo todo se volta ram à COP27, cujo foco este ano foi chamar aten ção para a tomada de ação, de que é urgente tirar as iniciativas sustentáveis do papel, a indústria de Plásticos de Engenharia Italiana, com sede no Brasil,

Radici Plastics, situada em Araçariguama, no interior de São Paulo, segue crescendo e ganhando espaço no mercado com gestão baseada em três pilares de sustentabilidade: ecologicamente correto, ecologi camente viável e socialmente justo. “Como diz An

44 HANDSON 14
SUSTENTÁVEL ON

gelo Radici, Presidente do RadiciGroup, ‘um futuro sustentável pertence àqueles que fazem acontecer, não àqueles que apenas imaginam’. E assim, se guimos superando resultados e nos destacando por inovação tecnológica no forne cimento de plásticos com soluções que não agridem o meio ambiente e ainda transformam o que seria sucata em produtos de uso final, visando o crescimento sustentável dos negócios. O fato é que, para a sustentabilidade de fato acontecer nas empresas, é preciso que ela seja parte do negócio. E aqui é assim”, conta Jane Campos, CEO da Radici Plastics na América Latina.

O FATO É QUE, PARA A SUSTENTABILIDADE DE FATO ACONTECER NAS EMPRESAS, É PRECISO QUE ELA SEJA PARTE DO NEGÓCIO

O RadiciGroup, de acordo com seu Relatório de Sustentabilidade 2022, nos últimos 10 anos, reduziu em 17% o uso de energia e em 61,5% a emissão de CO₂ por tonelada processada; e reduziu em 8,6% no

uso de água por tonelada processada. Em 2021, atin giu a meta de 49,4% da energia de fonte renovável. No Brasil, a Radici Plastics segue alinhada ao gru po italiano cumprindo suas metas de ESG. “A Radici Plastics ressaltou a eficiência energéti ca através de investimentos em ensa camento e transporte automático dos produtos, mudança da iluminação de todo o parque industrial por LED, aqui sição de equipamentos mais produtivos e modernos com melhor aproveitamen to energético, sistema de tratamento de agua com nova ETE tendo a redução imediata de 20% no consumo de água e novo sistema de exaustão, tornando a planta mais eficiente energeticamen te e aumentando da capacidade produtiva em 35%. Com isso, preparamos a empresa para o objetivo em 2023 de atingir a excelência no consumo cons ciente de energia”, destaca Jane.

45 HANDSON 14
ASSUNTO DIGITAL/#DIGAXIIISS
Jane Campos, CEO da Radici Plastics

Exemplo de projeto de sustentabilidade da Radici Plastics

A companhia é certificada na ISO 14001 desde 2017 e, em 2020, conquistou a certificação 45001 –Saúde e segurança Ocupacional. Dentre os cases de sucesso está o projeto Aterro Zero, onde todo o resíduo gerado na Radici Plastics tem um des tino, seja ele reciclável ou passível de tratamento. Nada mais vai para o lixo. “Além disso, a empre sa obteve 90% de satisfação dos colaboradores na Pesquisa de Análise de Clima Organizacional e contamos também com o programa OCS (Opera tion Clean Sweep), projeto global e verticalizado com a intenção de que nenhum grão/pellet che gue ao solo e por sua vez termine nos oceanos”, explica a CEO.

Além de investir em ações socioambientais em suas fábricas, com um know-how ecológico de lon ga data, a Radici sempre deu vida nova aos resíduos gerados dentro da própria indústria com aplicação final e soluções ecologicamente corretas, e lançan do recentemente a nova marca RENYCLE, produto feito com participação de material pós-consumo, com qualidade assegurada e selo verde.

Segundo Jane Campos, para 2023, a compa nhia, que tem foco no crescimento socioambien tal, continuará investindo em economia circular

e produtos de menor impacto ecológico (green products) e de alta performance. “Investimos este ano R$ 13 milhões em ações para revitalizar nosso parque industrial brasileiro provando que susten tabilidade é um negócio dentro da companhia”, finaliza Jane Campos.

46 HANDSON 14 SUSTENTÁVEL ON +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
ASSUNTO DIGITAL/#DIGAXIIISS

CONFIRA AS EDIÇÕES DA VIDI nas principais bancas digitais

SINERGIA, NETWORKING & GASTRONOMIA

Tarde agradável de sábado, amigos reunidos, boa gastronomia, boa coquetelaria, ótimos rótu los da adega, descontração e negócios. Foi assim, em clima festivo, o encontro “Experiências Gastro nômicas Ibéricas Germânicas”, promovido pelos empresários Carlos Clur, CEO da Eletrolar Show e restaurateur do novíssimo restaurante lounge Vick Barcelona, em conjunto com o empresário Otto Baumgart, presidente do Club Transatlântico. Em

comum, a recepção aos amigos da plataforma Sempre Juntos BR (#SempreJuntos BR), do publi citário Otavio Neto, publisher da revista Hands On, que reúne lideres de empresas públicas e privadas. Ainda no cardápio, bom humor, descontração, siner gia e networking. E o que começou com um menu irretocável no Vick Barcelona, progrediu para o brin de cervejeiro na tradicional Bierfest, evento anual do Club Transatlântico.

48 HANDSON 14
IMAGES ON IMAGENS: GREGORY GRIGORAGI
49 HANDSON 14
Carlos Clur Fabio Zelenski, Ana Paula Mendes Oliveira Zelenski e Toni Sando Carlos e Silvana Corrêa Otavio Neto Carlos Clur, Raquel Wolf e Otavio Neto Jane e Luiz Campos
50 HANDSON 14
IMAGES ON
Alexandre Senra, Otavio Neto, Dilnara Titara, Carlos Clur e Tirso Meirelles Henrique e Cristina Mascarenhas Adelson Coelho Otto e Paloma Baungart com os filhos
51 HANDSON 14
Carlos e Silvana Corrêa, Carlos Clur, Otavio Neto e Alexandre Kelsher Adelson e Marlene Coelho e Otavio Neto Ibrahim Georges Tahtouh e Raquel Tahtouh, Romano e Rose Pansera Jane Campos, Luiz Campos, Raquel Wolf e filhos e Celso Santi Toni Sando e George Niemeyer

A ELEGÂNCIA PROPORCIONADA PELOS ÓCULOS DE SOL

O Povo Inuit ( grupo indígena de esquimós, membros de regiões árticas, como a Groelândia o Canada e o Alaska), foram os responsáveis pelo surgimento dos óculos de sol, que evitavam a cegueira da neve   Hoje, os óculos de sol, protegem os olhos dos raios de sol,na praia, na montanha, tanto no verão, como no inverno, prevenindo contra doenças oculares e proporcionando conforto a quem os usa. Existe uma infinidade de opções de cores e materiais. A revista Hands On traz abaixo, alguns dos modelos que podem ser facilmente encontrados.

É da Lacoste o óculos clássico que pode ser encontrado na www.compreoculos.com.br.

Da Calvin Klein é o óculos com a assinatura colorida da www.compreoculos.com.br.

Óculos uni sexy da Gustavo Eyewear Shopping Cidade Jardim Avenida Magalhães de Castro, 12.000 2º piso - Tel.3198-9448

52 HANDSON 14 STYLE ON

É da Brioni o óculos de sol de acetato preto

Shopping Cidade Jardim Avenida Magalhães de Castro, 12.000 Piso térreo - Tel. 3198-9458

Óculos de sol da Gustavo Eyewear.

Shopping Cidade Jardim Avenida Magalhães de Castro, 12.000 2º piso - Tel.3198-9448

Da Converse é o óculos de sol todo preto da www.compreoculos.com.br.

+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br

53 HANDSON 14

BORDO GLAMOUR A

54 HANDSON 14
TRAVEL ON

Reabertura da temporada de cruzeiros marítimos de altíssimo padrão reaquece o segmento no Brasil

MSC SeashorePiscina com borda infinita

55 HANDSON 14
Por Carlos Eduardo Oliveira

Luxo, conforto, alta gastronomia, entreteni mento e muito glamour. Com a reabertura pós lockdown da temporada de cruzeiros marítimos 2022/2023, sete dos glamorosos navios da gi gante MSC Cruzeiros navegarão pelo Brasil, sen do que cinco cumprirão embarques no país: o MSC Seaview, o MSC Fantasia, o MSC Armonia, o MSC Preziosa e o novíssimo MSC Seashore, a estrela da temporada – o maior e mais moderno

MSC SEASHORE

O MSC Seashore fará roteiros de 6 a 8 noites com embarques em Santos e escalas alternadas em Ilha Grande, Búzios, Maceió e Salvador. Tam bém será possível embarcar em Salvador e Maceió.

Novíssimo, o navio fará sua estreia na região e será o destaque da temporada. Famoso por seu design inovador e glamoroso, o MSC Seashore, lan

navio a navegar em águas territoriais brasileiras na história.

O sexto navio, o MSC Musica, terá embarques na Argentina e Uruguai, com escalas em belíssimos destinos brasileiros. O sétimo, o MSC Magnifica, vi sitará incríveis destinos no país, enquanto realiza o seu cruzeiro de volta ao mundo.

Ao todo, serão 132 partidas de 5 portos brasilei ros, com roteiros de 3 a 14 noites.

çado em 2021, é uma evolução da classe de navios Seaside e conecta, mais profundamente, os hóspe des com o mar. Com 169.400 toneladas, 339 metros de comprimento, 41 metros de largura e 76 metros de altura, o MSC Seashore, oferece o mais genero so espaço ao ar livre de quase 13 mil metros qua drados, além do maior e mais luxuoso MSC Yacht

56 HANDSON 14 TRAVEL ON

O

Club da frota – o conceito de ‘um iate dentro de um navio’ que fornece aos hóspedes uma experiên cia de cruzeiro premium all-inclusi ve com comodidades e serviço de mordomo 24 horas.

NAVIO POSSUI SEIS

PISCINAS ESPETACULARES, INCLUINDO UM NOVO PARQUE AQUÁTICO INTERATIVO E UMA ESPETACULAR PISCINA COM BORDA INFINITA NA POPA DO NAVIO, BEM COMO DUAS HIDROMASSAGENS TAMBÉM COM BORDA INFINITA

O navio possui seis piscinas es petaculares, incluindo um novo par que aquático interativo e uma es petacular piscina com borda infinita na popa do navio, bem como duas hidromassagens também com bor da infinita. Com 18 bares e lounges, cinco restaurantes de especialida des e quatro restaurantes principais - uma aventura gastronômica com menus de inspiração global aguar da os hóspedes a bordo do MSC Se ashore , incluindo uma nova área de refeições ao ar livre na churrascaria Butcher’s Cut.

Há ainda o teatro principal, uma “disco” high-te ch e bares esportivos com perfil para cada tipo de viajante. Na popa, um novíssimo lounge, o Le Cabaret Rouge, oferece entretenimento ao vivo e original todas as noites. A área para crianças é a maior da frota, com mais de 700m² de área, e tem um tema futurista dedicado à exploração especial e planetária.

57 HANDSON 14
Restaurante Butcher’s Cut externa Solário - The One Pool

MSC ARMONIA

O elegante MSC Armonia partirá de Itajaí entre 10 de dezembro e 25 de fevereiro oferecendo, de forma inédita, dois perfis de roteiros: cruzeiros para a Argentina e Uruguai ou para as paradisíacas praias brasileiras. O navio realizará cruzeiros de 6 e 7 noites, visitando alternadamente Ilha Grande, Rio de Janeiro, Búzios, e Ilhabela e itinerários de 7 noi tes visitando Ilhabela, Punta Del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina.

No dia 4 de março, o MSC Armonia partirá de Santos para um roteiro de 8 noites por Pun ta Del Este, Buenos Aires, Ilhabela e Ilha Gran de. O navio possui 5 restaurantes, incluindo um de especialidades Surf & Turf com sua culinária mediterrânea, 9 bares e lounges, além de varia das opções para o entretenimento de crianças e adolescentes, com áreas destinadas a cada faixa etária desse público, teatro com show ao estilo Broadway, lojas, discoteca, 3 piscinas, hi dromassagens, o autêntico spa balinês MSC Au rea SPA, academia e solário.

58 HANDSON 14
Bar Duomo The Red Bar Aurea Spa

MSC FANTASIA

O moderno MSC Fantasia realizará, dentre os seus roteiros, o aclamado itinerário que inclui os principais destinos da Bacia do Rio do Prata, no Uruguai e Argentina. Ele partirá de Santos e ofe recerá minicruzeiros de 3 a 5 noites com escalas alternadas em Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Balne ário Camboriú e Porto Belo além de itinerários in ternacionais de sete noites visitando Montevidéu e Buenos Aires, com alguns roteiros oferecendo per noite na capital portenha.

A embarcação conta com 27 mil metros de áreas comuns, cinco piscinas, sendo uma com teto retrá til, 12 hidromassagens, tobogã, a panorâmica Liquid Disco e o futurista teatro L’Avanguardia. São 18 ba res e lounges, além de variadas opções gastronômi cas com cinco restaurantes, dentre eles a churras caria ao estilo americano Butcher’s Cut. Há também espaços dedicados às crianças, spa, além de ampla academia equipada. Ainda no “cardápio”, o produto premium da MSC Cruzeiros, o MSC Yacht Club.

59 HANDSON 14
Top Sail Lounge, no Yacht Club Le Vele Lounge

MSC SEAVIEW

O elegante MSC Seaview terá o Rio de Janeiro como opção de embarque, com minicruzeiros de 3 e 4 noites partindo do Rio de Janeiro e escalas alter nadas em Ilhabela, Ilha Grande e Búzios; e itinerários de 5 a 7 noites com visitas a Ilha Grande, Búzios, Sal vador e Ilhéus. Além disso, o navio fará roteiros de 8 noites com embarques no Rio de Janeiro e esca las em Ilhabela, em Montevidéu e Punta Del Este, no Uruguai, e em Buenos Aires, na Argentina

O MSC Seaview possui um design que privilegia a vista do mar e a luz solar, com amplas áreas ao ar livre e uma promenade externa de 360°, que circun da todo o navio. Seu imponente atrium se estende por quatro andares e suas laterais possuem duas passarelas com piso de vidro que oferecem aos hóspedes vistas espetaculares do oceano. O navio possui amplas áreas de lazer com parque aquático para as crianças, cinco piscinas e 13 hidromassa gens, duas tirolesas com 105 metros de comprimen to cada, a Ponte dos Suspiros - uma passarela com piso de vidro a 40 metros de altura, toboáguas, 17 bares e lounges, boliche, cinema XD, simulador de Fórmula Racer, teatro com shows ao estilo Broa dway, discoteca, espaços exclusivos para crianças em parceria com a LEGO® e Chicco®, além de aca demia equipada com aparelhos de última geração da Technogym, diversas lojas, e o MSC Aurea SPA. De quebra, também possui o produto premium da MSC Cruzeiros, o MSC Yacht Club.

60 HANDSON 14 TRAVEL ON
Champagne Bar Atrium

MSC PREZIOSA

Até abril de 2023, o MSC Preziosa oferecerá minicruzeiros de 3 noites, com visitas alternadas a Búzios e Balneário Camboriú, e de 4 noites, visitan do Balneário Camboriú e Porto Belo. Além disso, o navio fará roteiros de 6 e 7 noites, visitando belíssi mas praias do litoral brasileiro, como Búzios, Angra dos Reis, Ilha Grande, Rio de Janeiro, Ilhabela, Porto Belo, Balneário Camboriú, Salvador e Maceió, bem como as cidades de Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, na Argentina.

O navio conta com cinco piscinas e um toboágua com 120 metros de comprimento, com uma curva que se projeta por cima do mar, além de quadra po liesportiva, simulador MSC Formula Racer, cinema

4D, teatro com shows ao estilo Broadway, 17 bares e lounges e 6 restaurantes. O MSC Preziosa também possui o MSC Aurea Spa, autêntico SPA balinês com inúmeras opções de tratamentos corporais e faciais, e academia equipada com aparelhos da Techno gym ampla área infantil equipada com brinquedos e produtos das marcas LEGO® e Chicco®, além de uma equipe de monitores treinada para entreter os pequenos, de acordo com as faixas etárias. Esse navio também possui o produto premium da MSC Cruzeiros, o MSC Yacht Club.

61 HANDSON 14
ON
TV
+CONTEÚDO @hands_on_magazine
na
onnatv.com.br
Platinum Theatre MSC Aurea Spa
62 HANDSON 14 TRAVEL ON
THIAGO DA CUNHA

PUNTA

63 HANDSON 14
CANA
SONHO Em imagens espetaculares, revelamos o the best do luxuoso Tortuga Bay Puntacana Resort & Club, paraíso na República Dominicana
DE
Por Carlos Eduardo Oliveira

GLAMOUR & SOFISTICAÇÃO

Mais premiado resort da República Dominicana, o Tortuga Bay Puntacana Resort & Club tem loca lização privilegiada, espetacular, entre a praia e a montanha. As instalações são magníficas, e incluem 13 luxuosas villas com o oceano por testemunha.

PROGRAMA AGRICULTURA

SOSTENIBLE

– FUNDACIÓN GRUPO PUNTACANA

Muito do que chega às cozinhas do resort vem do conceito de desenvolvimento sustentável e o respeito aos recursos naturais que pauta não apenas a agricultura da região em que o resort se insere, mas também o conceito de turismo ofere cido ao visitante.

64 HANDSON 14 TRAVEL ON
FOTOS: DIVULGAÇÃO THIAGO DA CUNHA

CORALES GOLF COURSE

À beira mar e cercado de muito verde e paisagem de tirar o fôlego, um dos mais espetaculares e exclusivos campos de golfe do planeta.

65 HANDSON 14
66 HANDSON 14 TRAVEL ON
Restaurante La Yola GUSTAVO ARBONA

OJOS INDIGENAS ECOLOGICAL RESERVE

O respeito à cultura local e à natureza é par te da experiência no resort, com visitas à Reserva Ecológica Ojos Indigenas, santuário de 1500 acres de vida natural intocada, com múltiplas atrações ao visitante.

67 HANDSON 14
GUSTAVO ARBONA

SIX SENSES SPA

Hospedar-se no Tortuga Bay Puntacana Re sort & Club faz ainda mais sentido após uma passagem pelos tratamentos do Six Senses Spa (“Spa Sexto Sentido”) e suas patenteadas técni cas e terapias holísticas.

INICIATIVA PROTECION DE TORTUGAS

A vida marinha (e o respeito a ela) é funda mental na experiência da visita à região. Assim, desde 1994, a Fundación Grupo Puntacana com promete-se na proteção e conservação das tarta rugas marinhas, “estrelas” do mar caribenho.

68 HANDSON 14 TRAVEL ON +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
rogerio@purimvisual.com.br | rogeriomacadura@gmail.com | 55 11 98382.8021 www.purimvisual.com.br purimvisual
Associada
Empresa

GIOVANNI MARINS

anos), já conta com mais de quatro mil colaborado res diretos (mais de dez mil indiretos) e um share de 37% do mercado nacional de eletroportáteis. Parte de um seleto grupo de altos executivos do varejo do país, Marins atualmente consolida o objetivo de toda grande companhia varejista: inserir sua grife e seus produtos como referências de padrão de qua lidade no dia a dia dos consumidores.

70 HANDSON 14
CEO da Mondial NOTÁVEIS GALERIA DOS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.