Revista_EspiritoLivre_007_outubro09

Page 33

CAPA · ENTREVISTA COM BRUNO COUDOIN

le tempo eu estava procurando conteúdos educativos para meus 2 filhos, mas não havia quase nada para GNU/Linux.

Figura 1 - Bruno e sua família aguardando pelo Tux na saída do labirinto

Eu comecei com uma única atividade em que as crianças poderiam aprender a movimentar o mouse, clicando sobre a passagem dos peixes. Como meus filhos se divertiram com ele eu decidi publicá-lo. Claro que eu liberei sob a licensa GPL, pois eu queria que todas as crianças pudessem se beneficiar com o meu trabalho e permitir que outros pudessem contribuir. Todos da minha família se juntaram a mim. Meus filhos estão a testar todas as novas atividades e a minha esposa gravou sua voz, mude o seu GCompris para francês para ouví-la ;)

ta? BC: Eu comecei usando GNU/Linux em 1993, mas comecei a contribuir somente em 2000 quando comecei o projeto do GCompris. Eu usei Mandriva por muitos anos mas mudei para o Ubuntu. No trabalho, uso RedHat/CentOS. REL: O que é GCompris? Como o projeto GCompris se iniciou e quem é o "pai" do GCompris? BC: Bem, como costumamos dizer, na nossa página inicial, que o GCompris [1]é uma suite de aplicações educacionais de elevada qualidade que compreende numerosas atividades para crianças de 2 a 10. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas no entanto, ainda de ensino educacional.

REL: Como é seu trabalho no projeto GCompris? BC: É muito trabalho, eu trabalhei em quase todas as noites e finais de semana desde 2000. Nos últimos anos isso mudou um pouco em termos de tipo de trabalho. Na verdade, eu comecei a comercializar a versão do GCompris para Windows, mantendo-o sob a licença GPL. Isso cria uma nova carga de trabalho e, infelizmente, eu tenho um tempo dificil focando codificação.

Para aqueles de vocês que não falam francês, o trocadilho é bonito: GCompris soa como a expressão "J'ai compris", que se traduz como "I've Got IT", que traduzido para o português ficaria "eu entendi". Um ponto bônus vai para o nome começando com a letra 'g', se dá a uma homenagem ao projeto GNU e open-source Filosofia [2]. Segundo bônus, IT - é também de Tecnologia da Informação. Eu comecei esse projeto em 2000. Naque-

Revista Espírito Livre | Outubro 2009 | http://revista.espiritolivre.org

Figura 2 - Respendendo questões de álgebra

|33


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.