Issuu on Google+


2

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre


O PROJETO

Desde 1950, nos primórdios do TBC, ENTRE QUATRO PAREDES é um clássico sempre revisitado, marcando a carreira de prestigiados atores, tais como Lilian Lemmertz, Sérgio Cardoso, Cacilda Becker, Paulo Autran, Tônia Carreiro, Nathália Timberg, entre outros. A montagem contará com Larissa Maciel (Minissérie Maysa/Rede Globo) e Marcello Airoldi (Novela Viver a Vida/ Rede Globo), nos papéis de Estela e Garcin respectivamente. Os atores Tatiana Passarelli e Tiago Adorno completam o elenco como Inês e o Mensageiro. A direção é de Sérgio Salvia Coelho, assim como a tradução da obra.


SINOPSE

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Três pessoas que não se conhecem se encontram instaladas após a morte em um salão mundano, procurando entender qual o castigo que lhes espera. Presos em uma situação embaraçosa e em um cenário de outra época, os três protagonistas de ENTRE QUATRO PAREDES, de Jean-Paul Sartre, descobrem ao longo da peça que estão condenados a um inferno feito à imagem e semelhança da vida que tiveram na Terra: sórdido, dissimulado e altamente funcional, já que cada um servirá de carrasco para o outro, ao desmascarar sua hipocrisia. Um inferno self-service.

4


UM CLÁSSICO NOS DIAS DE HOJE ENTRE QUATRO PAREDES será um vigoroso exercício de atuação, pois optamos por uma proposta de encenação com maior referência a uma situação real. Levando em consideração possíveis caminhos de trabalho que possam tornar obras do gênero um espetáculo monocórdio e intelectual, a montagem tem o intuito de aproximar o público em geral de uma obra clássica, em uma linguagem mais abrangente e compreensível. Escolhemos acentuar os aspectos metalingüísticos presentes no texto, para refletir sobre o atual impasse do teatro do mundo inteiro, quando as novidades se esgotam e as velhas formas se desvanecem. Nesse ponto, ENTRE QUATRO PAREDES pode servir como um balanço geral.

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Desta forma, a montagem tentará corresponder tanto às expectativas de quem quer assistir simplesmente uma fábula interessante, quanto dos que buscam uma leitura inovadora, na tentativa de sair desse beco sem saída do teatro super compartimentado, com fregueses fixos. Desde o TBC, passando pelo Arena e o Oficina e de volta ao Teatrão, quem são estes que recomeçam a cada noite, se expondo ao julgamento dos outros?

5


JEAN-PAUL SARTRE AUTOR (Jean-Paul Charles Aymard Sartre, Paris, 1905-1980)

Escritor, filósofo e crítico. O francês é o representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e sua obra. Repeliu as distinções e as funções oficiais e por estes motivos se recusou a receber o NOBEL de Literatura em 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir e por isso sem ter uma essência posterior à existência.

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

SÉRGIO SALVIA DIRECAO & TRADUCAO COELHO

6

Formado em direção teatral, com mestrado em dramaturgia, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Dirigiu Gotas ao Dia, de Alessandro Toller e Tatiana Passarelli (Teatro Augusta, 2009); UmBigo, de Rubens Rewald (Centro Cultural São Paulo, 2003). Foi mentor do projeto Uroborus, espetáculo composto por 78 citações de clássicos do teatro representado durante 78 horas ininterruptas por 78 grupos paulistanos durante As Satyrianas de 2005;. É autor de Só Ifigênia, sem Teu Pai (apresentada no Teatro Popular do SESI, por ocasião da Mostra de Dramaturgia Contemporânea em junho de 2002, com direção de Márcio Aurélio); É professor de roteiro na Universidade AnhembiMorumbi e entre 2001 e 2008 foi Crítico de Teatro do jornal Folha de S.Paulo.


FICHA TÉCNICA Tradução e Direção Elenco

Cenário Figurinos Light Design Trilha Sonora Fotos Designer Gráfico Assessoria de Imprensa

Administração e Leis Produtores Associados

Idealização

Realização

JEAN-PAUL SARTRE SERGIO SALVIA COELHO LARISSA MACIEL MARCELLO AIROLDI TATIANA PASSARELLI THIAGO ADORNO CARLA BERRI CLO OROZCO ALINE SANTINI LIVIO TRAGTENBERG PRISCILA PRADE HALLAN MOULIN MORENTE FORTE COMUNICACAO ANDREIA PORTO MARCO GRIESII, DANIELLA GRIESI E ANDREZA LENZI FERNANDO PADILHA & CLARISSA ROCKENBACH PADROK PRODUCOES CULTURAIS SOLO ENTRETENIMENTO

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Autor

7


ELENCO

Marcello Airoldi

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Larissa Maciel

8

Tatiana Passarelli

Thiago Adorno


Bacharel em Interpretação Teatral, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Protagonizou a minissérie Maysa – Quando fala o Coração (2009), quando teve grande projeção nacional. Sua elogiada interpretação na minissérie, redeulhe o Prêmio APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo) de melhor atriz de Televisão. Participou também da novela Passione (2010). Fez diversos especiais da RBS TV (Filial da Rede Globo do Rio Grande do Sul), tais como: A Visita – Série Escritores, A Ferro e Fogo – Tempo de Solidão, entre outros. Em cinema participou do longa-metragem A Festa de Margarete, de Renato Falcão.

TATIANA PASSARELLI como Ines Formada em teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo) e pelo Teatro Escola Macunaíma. Estrelou o espetáculo Gotas ao Dia, de Alessandro Toller e Tatiana Passarelli, com direção de Sérgio Sálvia Coelho, no Teatro Augusta e em Miligramas por Mililitros, também de Alessandro Toller e Tatiana Passarelli, com a direção de Sérgio Sálvia no Espaço dos Sátyros.

MARCELLO AIROLDI como Garcin Formado pela EAD (Escola de Arte Dramática da USP). Estudou teatro físico, mímica e interpretação no Birkbeck College – University of London e Cit Lit of London. Atingiu grande projeção nacional com o personagem Gustavo, da novela Viver a Vida, ao lado das atrizes Camila Morgado e Letícia Spiller. Também participou das novelas Belíssima e A vida da Gente. Participou das minisséries Divã (Lilia Cabral), Som e Fúria, (direção Fernando Meirelles) e do especial Por Toda a Minha Vida, interpretando Adoniran Barbosa. Em teatro, funda e integra o núcleo de pesquisas Teatro de Perto. Dirige e atua no monólogo Café com Torradas (de Gero Camilo), escreve e atua em Um Segundo e Meio. Atuou em diversas peças, como: Pedra no Rim e O Beijo da Última Hora (ambas de Leo Lama), Os Penetras, Bodas de Sangue (Cia. Ventoforte), Se o mundo fosse bom o dono morava nele, Victor Hugo, Onde você está, entre outros.

THIAGO ADORNO como Mensageiro Foi dirido por Georgette Fadel em Santa Luzia passou por aqui com seu cavalinho comendo capim, por Marcelo Lazaratto em O homem a besta e a virtude, de Luigi Pirandello e por Newton Moreno em Deus sabia de tudo... (Cia Os Fofos Encenam). Seu último espetáculo: Um dia (quase) igual aos outros, de Dario Fo e Franca Rame no Teatro Bibi Ferreira, teve direção de Neyde Veneziano. Em cinema participou de Ensaio Sobre a Cegueira, com direção de Fernando Meirelles.

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

LARISSA MACIEL como Estela

9


EQUIPE DE

CRIAÇÃO CARLA BERRI CENOGRAFIA

Criadora e proprietária de uma das marcas mais expressivas do universo da moda, Huis Clos (marca que tem o mesmo nome do espetáculos no original). Em trinta anos de carreira, Clô é referência no meio, por elaborar roupas que gostaria ela mesma de vestir, equilibrando universos opostos: o esporte com tecidos nobres; feminino atenuado pelo masculino; Ocidente e Oriente; bordado para usar de dia; tecido de alfaiataria no vestido de noite.

Integra a Cia. Armazém)Rio de Janeiro) sendo uma das mais talentosas cenógrafas contemporâneas.

LÍVIO TRAGTENBERG TRILHA SONORA

ALINE SANTINI LIGHT DESIGN

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Entre diversos espetáculos que a iluminadora têm criado a luz, podese destacar nos últimos tempos, os seguintes espetáculos: A Dócil (Galpão Folias - 2010), O Anjo de Pedra (Dir. Inês Aranha, Teatro Coletivo), O Fantástico Reparador de Feridas, de Domingos Nunes, Terra em Trânsito e Brasas no Congelador, ambas com direção de Gerald Thomaz.

10

CLÔ OROZCO FIGURINISTA

Compositor experimental e saxofonista. Escreve música para teatro, vídeo, cinema e instalações sonoras. Seu catálogo inclui várias obras instrumentais, sinfônicas, eletroacústicas e também ópera. Em 1987 ganhou o Prêmio Vitae pela composição da ópera Inferno de Wall Street. Em 1991 ganhou uma bolsa da Fundação Guggenheim pela composição da ópera Tatuturema. Foi professor de composição musical no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na ULM e PUC-SP.

PRISCILA PRADE FOTOS Fotógrafa de destaque, teve exposição de fotos lançadas no Espaço Cultural Porto Seguro em 2011, intitulada Da Capivara ao Professor. Entre seus trabalhos teatrais de destaque estão O Avarento (com Paulo Autran), Ricardo III (com Marco Ricca) e Terça Insana (2011).


PROJETO APROVADO LEI ROUANET PRONAC No. 11.11703

PROJETO APROVADO ProAc - ICMS PROPOSTA No. 5784

LEIS DE INCENTIVO

O espetáculo conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo a Cultura - Rouanet, enquadrada no artigo 18 e também conta com os benefícios da Lei Estadual de São Paulo - ProAc - ICMS

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA ROUANET (no.: 8.313/91) Pronac: 11.11703 Valor aprovado: R$ 468.050,00 LEI ESTADUAL DE SÃO PAULO ProAC/ICMS (no.: 12.298/06) Proposta: 5784 Valor aprovado: R$ 471.540,00

aa

Assessoria de Imprensa;

aa

Anúncios semanais em Jornais como: Folha e Estado de SPaulo;

aa

Inserções nos periódicos: Guia Off, Guia de Teatro e Guia Boca a Boca;

aa

Distribuição de 50.000 marcadores de livros em livrarias, em papel reciclado (formato 28 X 6,5 cm);

aa

Comunicação do projeto em Sites das empresas envolvidas;

aa

Divulgação nos canais Enox Mídia;

aa

Divulgação especializada em Redes Socias;

aa

Divulgação nas demais produções da Pad Rok Produções Culturais.

aa

Envio de e-marketing semanal para mais de 30.000 nomes atualizados;

aa

Parceria com blogueiros e artistas para divulgação do espetáculo e sorteiro de ingressos através de Facebook, Twitter, Foursquare, Orkut e demais redes sociais.

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

COMUNICAÇÃO

11


INVESTIMENTO & CONTRAPARTIDA CREDITO APRESENTA aa

Inserção da logomarca em todo o material de divulgação, apresentando, ao lado da logomarca do Ministério da Cultura;

aa

Sessão exclusiva;

aa

Exibição de filme promocinal de até 60' segundos;

aa

Agradecimento em todas as entrevistas concedidas pelo elenco;

aa

Uma página de anúncio dentro do folder do espetáculo;

aa

Distribuição de brindes da empresa para o público;

aa

Desconto de até 50% nos ingressos para clientes e funcionários, com direito a acompanhante.

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

CREDITO PATROCINIO

12

R$ 450.000,00

R$ 250.000,00

aa

Inserção da logomarca em todo o material de divulgação;

aa

Sessão exclusiva para parceiros, com direito a 50% da lotação do teatro;

aa

Exibição de filme promocinal de até 30' segundos;

aa

Agradecimento em todas as entrevistas concedidas pelo elenco, sempre que possível;

aa

Meia página de anúncio dentro do folder do espetáculo.


R$ 125.000,00

aa

Inserção da logomarca em todo o material de divulgação;

aa

Sessão exclusiva para parceiros, com direito a 25% da lotação do teatro;

aa

Exibição de filme promocinal de até 15' segundos;

aa

Agradecimento em todas as entrevistas concedidas pelo elenco, sempre que possível;

aa

1/4 página de anúncio dentro do folder do espetáculo.

CREDITO APOIADOR aa

Inserção da logomarca no material promocional do espetáculo.

aa

Exposição da logomarca do apoiador em vídeo promocional da peça.

R$ 50.000,00

IMPORTANTE! * Fornecimento de ingressos semanais para a ação de marketing de relacionamento, para Patrocinadores e parceiros cuja quantidade será estipulada conforme cota adquirida. * Vídeos promocionais, anúncio da empresa e brindes deverão ser fornecidos pelos Patrocinadores.

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

CREDITO COPATROCINIO

13


Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

CURRÍCULO

14

A Alma Imoral

A Caixa

A Entrevista

A Última Miragem

As Meninas

Closer

Como Entrar Mudo e Sair Calado

Cordélia Brasil

Desaforados

Fora do Normal


Nocaute

Os Homens são de Marte e é pra lá que eu vou!

Outono e Inverno

Palavras na Brisa Noturna

Rádio Nacional

Sobre Anjos e Grilos

Exposição Dina Sfat - Retratos da Atriz

Mostra Diálogos Cênicos Brasil-Espanha

1a Mostra Paulista de Stand-up Comedy

2a Mostra Brasileira de Stand-up Comedy

Projeto Humor no Verão

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Fútilidades Públicas

15


Fernando Padilha

Vivo: (11) 9698-9950 Nextel: (11) 7809-6385 ID: 07*47067 fernando@padrok.com.br

Clarissa Rockenbach

Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre

Vivo: (11) 9697-8353 Nextel: (11) 7809-6438 ID: 07*47136 clarissa@padrok.com.br

16

PADROK PRODUÇÕES CULTURAIS Telefax: (11) 3871-0316 Al. Min Rocha Azevedo, 495 - cj. 41 Cerqueira César - São Paulo - SP CEP 01410-001


Projeto Entre Quatro Paredes de Jean-Paul Sartre