Issuu on Google+

TÉCNICA DE DECO-NAIL Adesivos caseiros e unhas decoradas com caixinha de leite

http://4.bp.blogspot.com/-OMXovooayV0/TrkcdXgYHMI/AAAAAAAAB-E/KR-j67Zb5ac/s1600/fazendo+a+unha.jpg

Consigo fazer minhas unhas da mão esquerda muito bem, mas sempre tenho problemas ao decorar e até mesmo pintar minha mão direita. Como AMO unhas decoradas, gastava mais tempo consertando os erros da minha mão direita do que pintando mesmo. Não peço decoração às manicures mais porque as daqui de onde moro só sabem fazer florzinhas e estou enjoada de flores. Há um ano mais ou menos minha prima me ensinou esta técnica da caixinha de leite e meus problemas foram resolvidos!! É tipo um adesivo caseiro para as unhas. Dá pra decorar as duas mãos com perfeição! Além disso, é mais barato que esses adesivos para unhas (tipo os TENSHI da Eliana) e demoram mais pra começar a descascar a pontinha. Dá pra desenhar o que quiser, é só ter um pouquinho de paciência e criatividade!

MATERIAL INDISPENSÁVEL:     

Caixa de leite vazia Esmaltes coloridos, tintas (para tecido ou para artesanato em geral) ou qualquer outra coisa que você quiser utilizar para fazer a arte Pincel nº0 para decorar Base de unha Top Coat ou Extra-brilho


PASSO-A-PASSO DA Tร‰CNICA: 1- Planifique a caixinha de leite, lave e seque bem. Vamos utilizar a parte interna, metรกlica da caixinha.

2- Recorte um pedaรงo da caixinha, suficiente para dez unhas. Evite as partes amassadas.

3- Posicione seu dedo na tira recortada e utilize um objeto com ponta resistente para marcar mais ou menos o tamanho do seu dedo. Eu utilizei uma Lapiseira de ponta metรกlica sem grafite.

4- Aplique base de unha em cada lugar marcado para as unhas. Espere secar um pouco.


5- Desenhe o tema escolhido sobre a base. Em caso de erro, cuidado para não remover a base de baixo do desenho. Se o erro for muito grande, é melhor remover a base com acetona e começar de novo.

6- Não jogue as partes amassadas fora! Utilize-as como paleta para os esmaltes na hora de desenhar caso você não tenha uma. É mais fácil na hora de utilizar o pincel e dá pra ir tirando o excesso nelas. Aproveite também as partes pouco amassadas para testar o desenho antes de começar a fazer pra valer.

7- Após desenhar o tema escolhido, espere secar bem, principalmente se o desenho não tiver sido feito com esmalte. Após seco, aplique uma camada generosa de Top coat ou extra-brilho. Deixe secando.

8- Enquanto seus adesivos secam, aproveite para pintar uma base de cor na sua unha, com a cor da sua preferência. Não é legal fazer os adesivos com as unhas feitas, pois é possível manchar as unhas sem perceber. Além disso, pra colar mais fácil, é bom que a unha não esteja completamente seca, só o suficiente pra não amassar sob uma leve pressão.


9- Agora, a magia acontece! Pegue seus “adesivos” caseiros e verifique se estão realmente bem secos, senão eles vão esticar e estragar na hora de destacar. Com cuidado, levante uma pontinha e vá puxando devagar até ele soltar todo da caixa de leite.

10- Vai parecer uma pelinha. Cuidado pra não dobrar. Posicione sobre a unha. Nessa parte você vai entender porque é melhor que o esmalte esteja “fresco” na unha: como a pelinha não é autoadesiva, o esmalte da unha vai segurar ela no lugar e fazer com que ela grude sobre a unha após uma leve pressão. Atenção: se o esmalte estiver mole ainda e você colocar o desenho, na hora de ajeitar sobre a unha ela vai amassar. Se sua unha tiver sido feita de um dia pro outro, passe uma camada de base de unha sobre ela antes de colar a pelinha com o desenho.

11- Apare os excessos e utilize um palito ou uma espátula para encaixar o desenho nos cantinhos da unha. Umedecer o palito em acetona ou removedor de esmalte facilita esse serviço, pois amolece um pouco a pelinha e ela cola nos cantinhos.


12- Limpe normalmente em volta da unha. Se quiser proteger mais a pintura ou quiser mais brilho, aplique mais uma camada de top-coat, extra-brilho ou glitter. Quando enjoar, é só tirar com removedor de esmalte.

DICA DE OURO: Dá pra fazer vários designs e deixar guardado dentro de um saquinho plástico, prontinhos para aplicar nas unhas. Não sei por quanto tempo eles duram assim porque sempre utilizo bem rápido, mas o primeiro que usei já tinha uns dois meses que tinha sido feito e ainda estava perfeito.

PARA DESENHOS MAIS COMPLICADOS 1. Copie o desenho desejado em um papel ou imprima o tema desejado no tamanho da unha.

2. Utilize uma superfície transparente para criar os adesivos, no lugar da caixa de leite. Neste exemplo eu utilizei vidro, mas você pode testar outros materiais. Marque no vidro com canetinha de tinta permanente (ou canetinha própria pra vidro ou marcador para CD) a área do adesivo, pouco maior que o tamanho do seu dedo. Aplique uma camada de base e espere secar. Após seco, posicione a área marcada no vidro sobre o desenho e copie com uma canetinha de ponta fina de tinta permanente.


3. Pinte normalmente, com esmalte ou tinta. Utilize um fundo branco para não errar nas cores. Caso você cubra as linhas do desenho, olhe ele contra a luz para facilitar ou confira as linhas no verso do vidro. Espere secar.

4. Cubra a pintura com uma camada de top coat ou extra-brilho (o desenho precisa estar seco, pois caso contrário, ao aplicar o top coat o desenho irá borrar). Espere secar muito bem.

5. Com as unhas preparadas com uma base quase seca, retire o adesivo com mutíssimo cuidado. Se o adesivo não tiver secado muito bem (sugiro preparar de um dia para o outro), na hora de puxar do vidro, ele pode rasgar ou esticar. É mais difícil retirar o adesivo do vidro do que da caixa de leite, então muita paciência e cuidado!


6. Aplique na unha da mesma forma que o adesivo feito na caixinha de leite. Cuidado para não dobrar a pelinha ou enrugar na hora de colar na unha.

7. Se sua unha não aderir muito bem o adesivo por estar bastante seca, aplique mais uma camada de top coat / verniz / extra-brilho sobre o adesivo. Cuidado pra não dar bolhinhas!

Resultado Final Na minha mão: desenhei linhas retas pretas com marcador pra CD preto usando uma régua pra ajudar. Corações em tinta de artesanato acrilex vermelha e branca. Base da unha em cintilante cor prata, da Extravasa.


Na mão da maninha: base preta e francesinha na cor Júpiter da linha da turma da Mônica jovem, da mereje (o contrário no polegar). O quadriculado foi feito com tinta branca e colado sobre a unha preta. Lembra o clip Taxi do SNSD!

Na mão fofa da mamãe: base na cor brisa, da Estravasa. Cores linda e charmosa, ambas cremosas, da Dote style, Yufon da Dote Neon e Disco Ball da Impala. Esse design é a das fotos do passo-a-passo.

Minha mão: base na cor branco puríssimo (risqué) e batida de coco (colorama). Pokebola: beijo, da risqué, preto, da dote, e tinta branca.


tecnica de deco