__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


Coro de Grilo é o resultado sonoro da afinidade de dois compositores-instrumentistas interessados em explorar o limite entre o popular e o erudito na América Latina. Ambos formados em composição pela escola de música da ECA/USP, procuram fazer soar as muitas vozes da música latinoamericana, valorizando o contraponto entre mestres de países onde se misturaram culturas negras, brancas e indígenas O duo é formado pelo pianista Gustavo Sarzi e o flautista Enrique Menezes, que a partir da pesquisa acadêmica e a vivência na música popular brasileira revelam em suas composições e arranjos essa pluralidade sonora também permeada pelo improviso. Para somar a esse repertório autoral o duo elegeu alguns compositores latino americanos que despertam grande interesse para a elaboração de releituras: Astor Piazzolla com a História do Tango (suíte para flauta e violão), Jacob do Bandolin com o Vôo da Mosca, e Abel Ferreira com “Chorando baixinho”


http://www.youtube.com/watch?v=c17dlckUH2U

http://www.youtube.com/watch?v=DR_DOqUOFR4

http://www.youtube.com/watch?v=11wnv3UhbvE


Gustavo Sarzi nasceu em Botucatu e é graduado Bacharel em Música com habilitação em Composição pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) sob a orientação de Aylton Escobar e colaboração de Antonio Adolfo. Estudou piano MPB/Jazz e improvisação com Paulo Braga e André Marques no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (CMDCC). Durante sua formação participou de vários festivais e master classes com importantes nomes da música brasileira como César Camargo Mariano, Hermeto Pascoal, Toninho Carrasqueira e Guinga. Foi premiado nos festivais “Botucanto” (Botucatu/SP, 2005) e “Americanta” (Americana/SP, 2004 e 2005) na categoria “Música Instrumental”. Realizou gravações com os artístas: Fabiana Cozza, Amélia Rabello, Miucha, Olivia Byigton, Danilo Caymmi, e shows com Lívio Tragtenberg, Cida Moreira, entre outros. Fez direção musical dos shows “São Ismael Silva” (com Cristina Buaque, Jards Macalé, Barão do pandeiro e Ná Ozzetti), “Um Grito Solto No Ar” (com Georgette Fadel) e “Na Boca do Lobo” (com Cida Moreira); e das peças teatrais: “Pedrinho Jaçanã ”, projeto de inclusão social realizado pela secretaria do Estado de São Paulo, “Luis Antonio Gabriela”, documentário cênico com a Cia Mungunzá e “Sete gatinhos” peça de Nelson Rodrigues e direção de Nelson Baskerville. Atualmente trabalha como músico pesquisador da cultura regional brasileira, da linguagem musical no teatro com a Cia Mungunzá, além de pianista, acordionista, arranjador e diretor musical na cidade de São Paulo.


Enrique Menezes Graduado em composição musical pela Universidade de São Paulo, realiza doutoramento pela mesma instituição. Integrante-fundador dos grupos Cadeira de Balanço e do grupo Sintoma de dança-teatro, o primeiro atuante na cena paulista do choro e do samba e o segundo especializado em experimentações de cena e música. Com peças escritas para esses dois grupos vence em o Prêmio Nascente de Composição nas categorias Música Erudita e Música Popular, que lhe rende também a Bolsa de Composição Nascente para o ano de 2013/2014. Com o grupo Cadeira de Balanço lança em 2013 os discos “Bagunça Generalizada” na Salle Lúcio Costa, em Paris, e “Fonte de emoção” com a cantora Dona Inah, no Sesc Pompéia, em São Paulo. Como instrumentista tem acompanhado nomes como Monarco, Elton Medeiros, Carlos Lyra, Eduardo Gudin e Toninho Ferragutti.


Profile for Gustavo Sarzi

Coro de Grilo  

Gustavo Sarzi e Enrique Menezes

Coro de Grilo  

Gustavo Sarzi e Enrique Menezes

Advertisement