Plano Nacional pela Primeira Infância

Page 46

a relação entre Mídia/Comunicação e as políticas públicas destinadas a garantir os direitos de crian­ ças e de adolescentes são bastante eficazes.

2. Objetivos e metas

formação dos profissionais

para a primeira infância

ações meio

1. Promover debates nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, sobre as proble­ máticas da infância no Brasil e no mundo, delas fazendo parte a prevenção de deficiência e a in­ clusão das crianças com deficiência.

estabelecimentos públicos municipais de ensi­ no, de saúde, de assistência social, de cultura etc.

2. Incrementar, com iniciativas do Conselho Na­ cional de Educação, dos órgãos colegiados que reúnem reitores, diretores, professores e alunos de ensino superior, a revisão dos currículos dos cursos superiores de graduação, visando à in­ clusão de disciplinas sobre desenvolvimento infantil, diversidade cultural na infância, a ci­ dade e a criança, criança e sociedade, infância e mídia, direitos da criança, produção cultural para crianças entre outras, que sensibilizem, in­ formem e preparem os diferentes profissionais para atenderem aos direitos da criança em seus campos de trabalho.

7. Estimular a produção nas instituições de ensino superior de trabalhos acadêmicos sobre a pri­ meira infância, contando com a parceria de ins­ tituições da sociedade civil que atuam na pro­ moção dos diferentes direitos da criança. 8. Sistematizar em manuais e cartilhas o conheci­ mento produzido nas pesquisas e disseminá­las entre os professores ou facilitar o acesso aos técnicos e educadores. 9. Oferecer bolsas de estudo em nível superior a estudantes dos cursos de Arquitetura, Enge­ nharia Civil, Urbanismo, Cinema, Teatro, Jorna­ lismo, Rádio, Direito e outros, para formação de profissionais.

3. Estimular, por meio de projetos de incentivo, a criação de cursos de pós­graduação sobre de­ senvolvimento infantil.

10. Garantir que os cursos de formação de profes­ sores para atuar nas instituições de educação infantil, tenham como objetivo a compreensão da instituição de educação infantil como espa­ ço coletivo de educar e cuidar de crianças com idade entre zero e cinco anos e onze meses. E também que visem o compromisso profissional com o bem­estar e o desenvolvimento inte­ gral das crianças; o domínio das estratégias de acesso, utilização e apropriação da produção cultural e científica do mundo contemporâ­ neo e a apropriação do instrumental necessário para o desempenho competente de suas fun­ ções de cuidar/educar as crianças.

4. Aumentar o número de projetos de extensão, ensino e pesquisa que envolvam professores e alunos de diversas áreas de formação, visando à atuação conjunta e multidisciplinar, principal­ mente nas Unidades de Educação Infantil exis­ tentes nas Universidades. 5. Oferecer consultorias às redes municipais de educação infantil nas diversas áreas do conhe­ cimento e da prática social de atenção à pri­ meira infância. 6. Estimular a criação de parcerias/convênios com o Poder Público Municipal para a criação de campo de estágio, pesquisa e extensão nos

11. Realizar um estudo sobre a viabilidade de ins­ tituir trabalho social durante um semestre, para os estudantes de ensino superior dos cur­ sos que tenham relação com algum direito da criança. A instituição dessa prática proporcio­ naria ao aluno de graduação a oportunidade de entrar em contato com as reais necessidades das crianças pequenas e com as demandas que chegam diariamente aos profissionais que tra­ balham com a primeira infância.

88

o papel dos meios de

comunicação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.