Boas Práticas na Truticultura

Page 45

B OA S P R ÁT I C A S N A T R U T ICULTURA

tanques. Para fazer esse cálculo, o melhor jeito é pesar alguns peixes para calcular o peso médio de cada peixe. A biomassa total que tem no tanque vai ser igual o peso médio multiplicado pela quantidade de peixes. Depois, é só ir na tabela e cruzar a informação da temperatura com o tamanho de cada peixe. O número na coluna é igual a quantidade de ração que deve ser dada por cada quilograma de biomassa que tiver no tanque. Daí é só multiplicar pela biomassa total para saber quanto de ração deve ser dado por dia.

Exemplo de cálculo da quantidade de ração usando a tabela: Tanque com 2000 peixes de 57 gramas de peso médio 57 gramas x 2.000 peixes = 114.000 gramas ou 1 14 Kg = biomassa Temperatura da água = 13 ºC Pela tabela deve ser dado 16,2 gramas de ração por Kg de biomassa 114 Kg x 16,2 = 1846,8 gramas de ração por dia

Algumas dicas sobre alimentação dos peixes: •

Para os alevinos que começaram a se alimentar, o produtor deve ajustar a quantidade de ração em intervalos de 7 a 14 dias, pois nesta fase as trutas crescem muito rápido.

A quantidade diária de ração pode ser dividida em várias refeições. O número de vezes depende do tamanho dos peixes. Alevinos podem comer até 8 vezes ao dia. Já reprodutores podem comer uma ou duas vezes no dia.

43


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.