Cartilha Ensino Religioso no Acre

Page 62

Primeira Cartilha da Diversidade Religiosa

A opção pelos pobres marcou sempre a vida da Igreja. Com a formação de suas lideranças, defesa da terra e de seus posseiros, criação de sindicatos e associações, defesa dos povos indígenas e seus direitos, centros de defesa de direitos humanos, defesa da selva, manifestações, romarias..., foram criando uma consciência cristã e social do povo, ao longo desses anos. Os bispos que deram continuidade a todos esses trabalhos na Prelazia do Acre e Purus, posteriormente Diocese de Rio Branco, foram: Dom Júliuo M. Mattioli, Dom Giocondo M. Grotti, Dom Moacyr Grechi e Dom Joaquín Pertíñez. E os bispos da Prelazia do Juruá, posteriormente Diocese de Cruzeiro do Sul, foram: Dom Henrique Klein, Dom José Hascher, Dom Henrique Ruth, Dom Luis Herbst e Dom Mosé João Pontelo.

5. CONCÍLIO VATICANO II (1962-1965) Novo Sopro do Espírito para renovar a vida da Igreja O Papa João XXIII revelou que a idéia de convocar um Concílio Ecumênico fora uma “inspiração divina”. Um Concílio da Igreja, naquele momento, sem a simplicidade evangélica do Papa João, seria extremamente ousado. Quando o Papa entrou em São Pedro e viu, nas arquibancadas altíssimas mais de 2.500 bispos de todos os Continentes, ficou sem fôlego. Na cerimônia inaugural o Papa fez um longo discurso. Entre outras coisas ele disse: “A Igreja considera estar indo ao encontro das necessidades de hoje, mostrando a validade de sua doutrina, mais do que renovando suas condenações... Com o Concílio, a Igreja quer se mostrar mãe de todos. Às pessoas de hoje oferece não riquezas antigas, mas partilha com elas os bens da graça divina que favorecem uma vida mais humana. Abre a fonte de sua doutrina, que permite aos seres humanos compreender aquilo que realmente são. Alarga o horizonte da caridade cristã, para favorecer a concórdia, a paz justa, a união fraterna...” Não se poderia imaginar a Igreja atual sem aquele acontecimento histórico que a fez explodir como um novo Pentecostes. A) Seus principais documentos - Sobre a Igreja. Definiu a Igreja como Povo de Deus, guiada em sua missão pelo Espírito Santificador, anunciando e construindo o Reino de Deus, em comunhão fraterna entre clero e laicato, todos irmanados pelo Sacerdócio Comum, com os Ministérios caracterizados como “serviços”.

Vista das reuniões do Concílio Vaticano II

62

- Sobre a Sagrada Liturgia. Transformou a massa dispersa dos católicos em comunidades atentas, vivas e participativas. - Sobre a Igreja no mundo de hoje. Abriu as portas e as janelas da Igreja ao mundo moderno, falando da dignidade da pessoa humana, da dignidade do matrimônio e da família, do progresso e da promoção da cultura, da vida econômica e social, da vida da comunidade política, e da promoção da paz internacional.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.