Edição 233

Page 2

02

www.folhadoponto.com.br

Opinião

GUARULHOS, DE 20 A 26 DE MARÇO DE 2014

PONTO DE VISTA Gil Campos gilcampos@folhadoponto.com.br

JUSTIÇA FEITA, MAS COM POUCAS CHANCES DE SER CUMPRIDA Enfim, a Justiça foi feita. Nesta quarta-feira, dia 19, 10 PMs do Grupo de Ação Tática Especial (Gate), entre eles o coronel reformado Wanderley Mascarenhas de Souza, um dos fundadores do batalhão de elite, foram condenados pelos homicídios de oito presos no quarto andar do Pavilhão 9 do Carandiru, em outubro de 1992. Nove réus foram sentenciados a 96 anos de reclusão, mas um único réu, Silvio Nascimento, teve pena maior de 104 anos por maus antecedentes por causa de uma condenação. Foram necessários mais de 20 anos, precisamente 22, para que os réus da barbaridade que foi o massacre do Carandiru fossem julgados e condenados. Os policiais ouviram a sentença lida pelo juiz Rodrigo Tellini sentados na primeira fila da plateia e não esboçaram reação. Suas famílias foram orientadas a não comparecer pelos advogados de defesa que vão recorrer da decisão e, assim, pedir a anulação do júri. Aliás, este é o papel da defesa. No massacre, cuja tropa foi comandada pelo coronel Souza, 111 presos foram fuzilados. Os advogados tentaram desvirtuar a cena da chacina, afirmando que os apenados estavam armados com faca. Mas, os policiais estavam com fuzis. Existe aí uma grande diferença na questão de letalidade. De acordo com o Ministério Público Estadual (MPE), Souza é responsável, por exemplo, por 5 das 15 mortes em uma rebelião em São Paulo em 1982 e por outras 6 mortes de pessoas com doenças mentais em um motim em Franco da Rocha. Dos réus julgados, apenas um não tinha histórico de homicídios, informou a imprensa. Diante do júri, a sociedade escancarou em público a polícia que ela quer. Não é mais uma polícia violenta, arbitrária, que assassina, na maioria das vezes, quem está desarmado e de mãos para o alto. Claro que naquela chacina, não morreu nenhum “santinho”, mas homens que estavam sob os cuidados do estado e cumprindo suas penas, ou seja, pagando pelos seus erros. A Justiça, enfim, foi feita, mas duvido que ela será cumprida.

Redação: redacao@folhadoponto.com.br Diretor Geral: Sebastião Bispo da Silva facebook.com/sebastiao.alemao.1 Diretora Administrativa: Marilene Ferreira Editor: Gil Campos (MTb 33.028) facebook.com/marileneferreira.2012 gilcampos@folhadoponto.com.br Diagramação e Arte: Marilene Ferreira, Thais Arielle Publicação da Do Ponto Comunicação Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67, Av. Claudino Barbosa, 919, Macedo, CEP 07113 040, Guarulhos, SP. Telefone: 4574 1211

PONTO SEM NÓ redacao@folhadoponto.com.br

CAMPANHA NA CARA DURA

O PT continua fazendo em Guarulhos tudo aquilo que seus militantes contestavam no passado, ou seja, usando na cara dura a máquina pública para promover os companheiros. O maior exemplo foi dado na semana passada quando o ex-ministro Alexandre Padilha esteve em Guarulhos e, ao lado do prefeito Almeida, visitou obras públicas já falando como candidato a governador. Até na posse do bispo ele compareceu, e os petistas o colocaram na primeira fila.

FREIRE NA CIDADE Em tempos de visitas em Guarulhos, na próxima sexta feira (21), será a vez do presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire dar as caras na cidade a convite do assessor e amigo Adalmir Abreu. O parlamentar deverá percorrer as redações dos jornais e, à noite, participar de um jantar oferecido por lideranças da cidade.

AS RAZÕES DE WAGNER FREITAS Após criticas aos vereadores do seu partido, dizendo que se não fosse ele, Ramos, estAria fazendo pão e Matogrosso dirigindo caminhão, Wagner Freitas levou o troco na Câmara, recebendo críticas de todos os lados. Mas, afinal Wagner tem ou não tem razão? Com certeza o cowboy se expressou mal, mas a verdade é que se não fosse o seu trabalho, pelo menos um dos vereadores não estaria no Legislativo. Agora, fazendo o quê, ninguém sabe...

FHC NO SENADO

Boa fonte garante que integrantes do PSDB paulista tentam convencer o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a disputar uma vaga no senado. FHC e José Serra, que deverá disputar uma cadeira na Câmara Federal seriam grandes esperanças tucanas para aumentar a bancada do partido.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.