2 minute read

Pode ou não pode fumar nas áreas comuns do condomínio?

Next Article
Denuncias

Denuncias

ros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados. Além de multa para quem não cumprir a lei.

Porém, se o morador está fumando dentro da sua unidade, ele está amparado pela lei. Se o condomínio possui muito espaço externo aberto, é recomendado que seja criado um fumódromo com bituqueiras, tipo comercial. Como vocês já sabem, essa medida deve ser levada à assembleia

Advertisement

A situação fica mais delicada quan - do a fumaça sobe ao apartamento de cima

Neste caso, o morador que se sentir incomodado pode abrir uma ocorrência para que o síndico seja mediador nesta situação.

Vida “fácil” essa do síndico né?

Se o número de reclamações for alto, o síndico pode ad - vertir o morador e aplicar multa se for necessário.

Porém, o melhor caminho é o diálogo, evitando problemas maiores, e até mesmo, desnecessários. Inicie comunicando os condôminos informando qual local é possível fumar. Um dos comunicados deve conscienti -

Bullying – O perigo de não estarmos atentos

Você já percebeu como nós estamos intolerantes e insensíveis?

No dia a dia, em decorrência de todo tumulto e rotina, acabamos não atentando para muitas coisas que acontecem ao nosso redor, sem perceber, deixamos passar muitos fatos que estão a ocorrer, pois, agimos de forma automática.

Ir à escola, a faculdade, ao mercado, ao trabalho, levar as crianças à escola, acompanhar os pais, os avós, enfim, diversas tarefas extenuantes e corriqueiras.

Recentemente um episódio lamentável me chamou atenção, e, a resposta dada para o acontecimento foi admirável e um grande alerta do quanto estamos errando e desprezando o que nossa fala pode causar ao próximo.

O treinador do time de futebol profissional do Goiás, Guto Ferreira foi humilhado e ridiculariza - do em razão de sua condição física por estar acima do peso.

O jornalista Lucas Nogueira, da TV Brasil Central de Goiânia, GO, durante a transmissão do clássico entre o Atlético e Goiás, pelo Campeonato Goiano “brincou” perigosamente com a condição do treinador dizendo que ele não conseguiria utilizar um microfone de lapela em razão da ausência do pescoço, e, foi acompanhado por outros dois jornalistas que gargalharam e enfatizaram a humilhação.

Repugnante, especialmente pelo fato de tudo acontecer em um meio de comunicação que atinge centenas de milhares de pessoas.

A resposta do treinador Guto foi imediata e precisa, esclarecendo que tinha sua condição resolvida, e que tamanha ofensa não lhe afetava, entretanto alertou que tal conduta estimula e torna normal a ridicularização de pessoas em razão de sua condição física e que atinge diretamente as crianças, que podem entender que é normal zombar das pessoas.

A postura dos jornalistas denota tamanho desprezo com o ser humano, uma vez que para se acharem engraçados utilizaram de elementos preconceituosos, impactando toda a sociedade.

Devemos es - zar os morados a não fumar na varanda do condomínio. tar alertas e atentos, bloqueando qualquer tipo de discriminação, saindo do tal automático, encerrando de uma vez por todas a cultura estrutural e perniciosa de não pensar no próximo. Após perceber o erro, o jornalista admitiu o erro e se desculpou, mas, fica aqui a lição de casa, depois de tamanha grosseria e indelicadeza é válido o pedido de desculpas?

Lembre-se, utilize todos canais de comunicação (e-mail, plataformas etc..) para que essas informações cheguem aos moradores.

Fiquemos atentos.

Eduardo Ferrari Geraldes Advogado e Conselheiro da OABSP

Referências: https://www.cnnbrasil.com.br/ esporte/treinador-do-goias-gutoferreira-e-alvo-de-gordofobia-emtransmissao-tv-pede-desculpas/ https://www.uol.com.br/ esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/01/23/guto-ferreira-evitima-de-gordofobia-em-tv-degoiania-nao-tem-pescoco.htm https://diariodegoias.com.br/aposhumilhacao-em-transmissao-datbc-guto-ferreira-alerta-para-consequencias-do-bullying/273023/

Expediente:

Diretor de Redação Lima Sobrinho Jornalista Responsavel: Geraldo Junior MTB 0082571/SP Diagramação Danilo Sanches email: jornalismo@ guarulhosemdestaque.com.br publicidade@guarulhosemdestaque. com.br

Produção e distribuição: G.A.S PRODUTORA DE JORNALISMO Whatsapp 11 99782-1291

This article is from: