3 minute read

Menos familiar, mais eficiente

Next Article
GUIA DE PREÇOS

GUIA DE PREÇOS

Advertisement

A versão e-Hybrid Xcellence do Tarraco alia um aspeto mais requintado à eficiência híbrida plug-in. Mantém-se o habitáculo extra espaçoso e um conforto de excelência, contudo a cadeia cinemática elétrica obriga a perder os sete lugares e alguns litros na bagageira.

Irmão” do Skoda Kodiaq e do Volkswagen Tiguan Allspace, o maior dos SEAT foi o primeiro modelo da marca espanhola a disponibilizar uma versão híbrida plug-in. O Tarraco e-Hybrid assenta na mesma plataforma MQB do Ateca, mas apresenta mais 152 mm de distância entre eixos e mais 354 mm de compri- mento. Ou seja, uma boa opção para quem deseja um SUV desafogado e eficiente.

A nível técnico, o Tarraco e-Hybrid herda o mesmo sistema híbrido de outros modelos compactos do grupo VW. Na prática, trata-se do motor a gasolina 1.4 TSI de 150 CV, acompanhado de uma unidade elétrica de 116 CV (85 kW) e de uma bateria de 13 kWh, cuja capacidade útil é de 10,4 kWh. A potência combinada ascende aos 245 CV e o binário aos 400 Nm, enquanto a transmissão é, em exclusivo, automática DSG de dupla embraiagem com seis relações. A SEAT anuncia um consumo a gasolina homologado de 1,8 l/100 km (WLTP) e uma autonomia elétrica de 53 km.

Nota, ainda, para o facto do Tarraco e-Hybrid abdicar da possibilidade de oferecer a terceira fila de bancos e de a volumetria da bagageira (na configuração de cinco lugares) perder 120 litros devido à posição da bateria no veículo; total de 610 litros com fundo duplo para guardar os cabos de carregamento.

Interior Gigante

Com exceção disso, a bordo pouco ou nada muda face às restantes versões da gama, nomeadamente a excelente habitabilidade (uma das maiores do segmento) ou a possibilidade de regular os bancos traseiros no sentido longitudinal. O tablier foi o primeiro da SEAT a dispor de comandos táteis e apresenta um ecrã de 9,2” com o sistema de infoentretenimento com navegação, controlo por voz e compatibilidade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto. Com um carregador embarcado que aceita uma potência máxima de 3,6 kW (3h30 para carregar a bateria até 100% desde zero) este e-Hybrid vê as suas possibilidades de carregamento limitadas às tomadas e corrente domésticas e pouco mais. É praticamente impossível utilizar carregadores de 7,4 ou de 11 kW, por isso, carregá-lo em autoestrada acaba por não ser fácil. E a verdade é que, sem energia na bateria, ou seja, sem modo híbrido, os consumos deste Tarraco sobem para valores algo elevados, a rondar os 8,8 l/100 km. Já com a bateria cheia e em modo híbrido, o consumo baixa para os 6,5 l/100 km e aí é possível percorrer quase 80 km até que esta fique vazia. Porém, o habitat por excelência deste e-Hybrid é a cidade, onde conseguimos percorrer 42 km em modo sem emissões. Fica atrás de alguns rivais, mas só porque estes têm baterias de maior capacidade.

Conforto Em Fam Lia

No comportamento, é um automóvel confortável, ainda que se revele um pouco firme em cidade a velocidades mais baixas. Neste ambiente e com a bateria cheia, o Tarraco comporta-se como um 100% elétrico, como uma aceleração suave, combinando vivacidade e descrição acústica.

Fora dela, em estradas sinuosas, a direção progressiva fica mais precisa à medida que viramos o volante e aumenta a sensação de agilidade, até porque o peso da bateria ajuda a que se “agarre” um pouco mais ao asfalto. Não é um carro ágil, pois nota-se uma certa tendência para subvirar, e também sofre de perdas de motricidade no arranque, princi-

Ficha T Cnica

SEAT TARRACO 1.4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA 1.395 cm3

POTÊNCIA 150 CV entre as 5.000 e as 6.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 1.550 e as 3.500 rpm

TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 6 vel. (DSG, dupla embraiagem)

SISTEMA ELÉTRICO

MOTOR Dianteiro, síncrono de íman permanente

POTÊNCIA 116 CV (85 kW)

BINÁRIO 330 Nm

AUTONOMIA (WLTP) 53 km (em cidade)

SISTEMA HÍBRIDO

MOTOR Elétrico/gasolina, PHEV

POTÊNCIA (TOTAL) 245 CV

BINÁRIO (TOTAL) 400 Nm

BATERIA Iões de lítio, 13 kWh

V. MÁXIMA 205 km/h

ACELERAÇÃO 7,5 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP) 1,8 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP) 41 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A) 4.735 / 1.839 / 1.658 mm

PNEUS 245/55 R19

PESO 1.868 kg

BAGAGEIRA 610 l

PREÇO 47.974 €

GAMA DESDE 39.242 €

LANÇAMENTO Junho de 2021 palmente em piso molhado, ainda assim, convém lembrar que a sua vocação é familiar. As prestações são boas e a função S-Boost é fantástica nas ultrapassagens, onde os 5 segundos que demora a passar de 80 para 120 km/h permitem que estas sejam muito rápidas. carga aqui e no ecrã central.

Existem quatro programas de condução – Eco, Normal, Sport e Individual – e mais três dedicados – e-Mode (elétrico), Hybrid Auto e Hybrid Manual (permite utilizar o motor de combustão para carregar a bateria).

JEEP RENEGADE 4XE 1.3 PHEV TRAILHAWK

This article is from: